Tower of Dawn

Tower of Dawn Sarah J. Maas

Resenhas - Untitled Novella #1 (Throne of Glass)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bárbara Schneider 18/04/2024

AMEI
Sempre leio comentários de quem lê esse sofrendo ou se antecipa pra ler junto de Império de Tempestades por ele, supostamente, ser chato. Mas ele é MUITO bom. Muitas coisas do enredo são reveladas aqui, o Chaol e a Nesryn descobrem detalhes importantes pra guerra que vem no último livro.

Não me arrependi de ter lido depois de IdT e nem achei que é chato. Eu ainda gosto do Chaol e a Nesryn mereceu ter sua história aprofundada aqui.

A entrada dos personagens do Continente Sul também gostei. Sou mesmo cadelinha dessa série e vou ler tudo feliz.

Agora vem o sofrimento de Reino de Cinzas e a ressaca de quando a série acabar ?

bia 18/04/2024

Ok
Li esse livro 2 vezes sem querer pq não lembrava que já tinha lido kkkkkkk
acho que isso demonstra que não foi exatamente _marcante_, mas gostei de alguns personagens (outros são intankáveis) e achei o casal fofo juntos no final hihi

Julia 09/04/2024

Era o livro que eu queria? NÃO
Mas era o livro que eu precisava ?

O QUE FORAM ESSES CASAIS?! Achei muito bom, muito perfeitos, muito combinandinhos.

No começo, óbvio que eu estava desaminada, porque do jeito que terminou o livro anterior (com tudo dando errado pra variar kkkk), eu queria logo saber o que ia acontecer na sequência. E até perceber que ia ser uma história paralela, doeu viu...

Mas a história foi me ganhando... Essas mulheres me conquistaram. As duas são simplesmente f*das e merecem o mundo todo.

tsyane 21/02/2024

Yrene você é F0D4
Eu parei a minha leitura em 2020 nesse livro, e que arrependimento!

eu estava mt relutante pra ler esse livro mas no final valeu muito a pena. eu continuo não sendo mt fã do chaol e a redenção dele até que foi ok, mas não importa tanto pq a estrela desse livro é a yrene towers ela é incrivel e depois que vc aceita esse livro (eu demorei muito pra aceitar) a leitura fica melhor e eu não via a hora de aparecer a yrene.

mas uma coisa é fato, esse livro tem muita encheção de linguiça viu, muita coisa poderia ter ficado de fora, não precisava ter sido um calhamaço.
nathalya. 22/02/2024minha estante
sim meu deus a yrene tem tanto poder e tanta força muito icônica ?

Mayara 14/02/2024

Uma surpresa
Fiquei meio desanimada quando percebi que esse livro era focado no Chaol, mas sinceramente não deixou a desejar.
A revelação no meio do livro, por mais que tenha sido rápida, realmente me pegou de surpresa.
Comecei dia 12 e terminei do 14, uma maratona que valeu a pena.

Dana 29/12/2023

Começou bem
Mas parece que a autora quis incrementar muito a história com tanto personagem que chega a confundir.

Gabriel.Favalessa 03/12/2023

História bem envolvente, mesmo meio longos
O livro é muito bem escrita, os personagens são bem trabalhados e o novo mundo do continente sulista é apresentado com uma grande riqueza de detalhes e histórias.

O ponto que mais gostei do livro é a adição de novos personagens cativantes e que agregam à história, trazendo contextos, poderes e perspectivas diferentes pra história. Em particular, gostei da Torre e da história do Kanghanate, fiquei muito interessado em conhecer até mais. Inclusive, achei tão interessante esse mundo que acho que o único ponto que gostaria que melhorasse seria uma apresentação mais detalhada desse mundo, pra entendermos desde o princípio a dimensão das coisas.

Gosto bastante dos romances desenvolvidos, apesar de eu estar um pouco cansado de todos me passarem uma energia de enemy-to-lovers ou de pessoas que se amam, mas que são muito duronas e não se permitem viver partes desse amor. Assim, entendo que é uma dinâmica envolvente pra história do livro e que, dado o contexto da história, faz sentido. É mais um gosto pessoal mesmo, dado que estamos num mundo d féricos e demônios, acho que tudo bem trazer essa liberdade poética de amores leves e fofos pra darem uma contrabalanceada. Ah, e também gostaria de uma diversidade maior dos núcleos principais, tanto étnicas, quanto de orientação sexuais e identidades de gênero.

Por fim, um ótimo livro, bem envolvente e que te leva pra bons lugares.

Gio119 17/11/2023

Para todos os meus companheiros mundo afora que também achavam o Chaol um porre e estavam em luto por ter que ler esse livro: leiam, vale a pena! Juro como de modo muito inesperado voltei a ser Stan do Chaol, foi como se qos nunca tivesse acontecido. Mas a história não é boa só por causa dele. Os outros personagens são ótimos também e servem bastante. Contudo, tenho que dizer que fiz a tandem read (li tod e eos simultaneamente, alternando os capítulos de acordo com a linha do tempo da série) e isso deixou tudo muito mais interessante!! Talvez se eu tivesse apenas lido esse livro tivesse achado tudo bem sem graça, pois os acontecimentos importantes mesmo são só mais para o fim. Então, fica a dica de ir nessa ordem de leitura. Acho que a experiência foi 1000x melhorada por conta disso.

Lara1014 14/10/2023

Chato para 🤬 #$%!&
Não quero saber desse novos personagens, não suporto nenhum. A única exceção é a Yrene.
Livro chato juro, não sei de onde eu arranjei forças para acabar isso!!!

Lau_possi 20/08/2023

Bom?
Eu acho o Chaol patético, continuo achando, ACHO AINDA MAIS PATÉTICO AGORA.
Esse livro foi muito chato de ler, muito demorado, mas o romance secundário é per fei to!
emanuelly178 20/08/2023minha estante
O Chaol é um desserviço pra quem tem que ler este livro

Isa 20/08/2023minha estante
SIM SIM SIM
A única parte boa, é a Yrene falando pra ele tudo oq eu queria falar desde Coroa da meia noite

Betina.Reads 17/08/2023

Sim, você PRECISA ler ?Torre do Alvorecer?!
Não se enganem, eu também comecei ?Torre Alvorecer? já de saco cheio de ter que ler um livro todo sobre o Chaol. E meu deus, como eu estava errada, porque o livro é muito, mas muito mais do que um arco de redenção pro Chaol.

Nós reencontramos a Yrene e entendemos toda a jornada que ela passou até se tornar a curandeira de elite que ela é em ?Torre?. Vamos aos poucos acompanhando como ela e o Chaol se ajudam a se curarem de traumas que nenhum dos dois estava pronto para admitir e aceitar antes. Sim, é uma jornada de cura do Chaol, não só física, mas de alma. Pela primeira vez a gente consegue entender e compreender quem ele é e o porquê das atitudes que ele tomou ao longo de todos os outros livros. A gente torce por ele, torce pelos dois, para que ele possa voltar a andar e para que ambos possam se abrir e confiar um no outro de verdade, desenvolvendo uma relação de respeito e cumplicidade. Pode ter demorado um pouquinho, mas ?Torre? entrega isso com maestria.

Yrene é uma personagem com uma inteligência absurda. Todos os momentos de troca em que ela conversa, estuda e reflete no coração da Torre Cesme são ensinamentos e assim como ela consegue olhar pro seu interior, a gente acaba refletindo e olhando pro nosso interior também. Ela é mais um exemplo de personagem que claramente vai ser um player crucial no último livro da saga e todo o potencial que ela descobre que ela tem vai ser de extrema valia nos momentos finais.

E o que falar de Nesryn e Sartaq? O subplot desses dois foi simplesmente impecável. A relação dos dois foi algo tão natural, tão orgânico, que cada capítulo acompanhando eles aquecia o coração. Tivemos momentos muito tensos e que fizeram a gente chorar? Obviamente! Mas foi necessário pra que grandes revelações acontecessem e os dois se transformarem em peças chaves pro grande cenário da história.

Toda a ambientação em Antica, os personagens novos que são apresentados, todo o império dos Kaghan e a sensação de que existe um mundo melhor, uma forma melhor e mais respeitosa de governar, transformam ?Torre do Alvorecer? no livro da saga que mais nos deixa com uma sensação de esperança. Esperança de que tudo vai melhorar e toda a dor vai ter um propósito e não vai ser em vão.

Outro ponto muito importante: fazer a leitura simultânea (tandem read) com ?Império de Tempestades? é algo fundamental, do meu ponto de vista. As duas histórias se complementam e há informações que não dá pra deixar passar em ambos os livros. Além disso, acho que as duas histórias se equilibram muito bem, pois ?Império? tem um ritmo super acelerado, enquanto ?Torre? anda mais devagar, permitindo que a gente tenha ?intervalos? pra não ficar em um estado de surto constante com o tanto de coisa triste e maravilhosa que acontece nesses dois livros!

E preciso terminar essa resenha com uma frase do Sartaq que simplesmente define toda leitora de fantasia:

?Estou começando a pensar que sua obsessão por qualquer coisa relacionada à Feéricos pode não ser saudável.?

Mari 16/08/2023

Deus no céu Sarah na terra
Melhor decisão que eu tomei na vida foi fazer uma leitura paralela com esse livro e Império da Tempestade. Eu ia MORRER se eu tivesse que ler esse ainda depois de tudo que aconteceu nele.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6