The Gentleman

The Gentleman's Guide To Vice and Virtue Mackenzi Lee

Resenhas - The Gentleman's Guide to Vice and Virtue

Camilla 09/01/2021

Uma bagunça
Esse livro é estranho de resenhar porque eu amei a escrita mas a história foi uma zona completa.

Henry Montague, nosso protagonista, está prestes a viajar pela Europa com seu maior crush, Percy, e sua irmã estudiosa, Felicity. O livro acompanha a jornada, em que eles visitam lugares de tirar o fôlego e entram em muitas confusões.

A primeira metade do livro foi puro entretenimento e eu gostei muito do estilo de escrita divertido da Mackenzi Lee. Quando a história mudou para um tom de aventura com objetos mágicos e piratas, eu comecei a perder o interesse porque os acontecimentos foram bagunçados demais. Eu ainda não sei se eu gostei de ver o Monty e o Percy juntos, e a Felicity foi minha personagem favorita.
Meu Querido Livro 09/01/2021minha estante
Achei uma zona também kkk esperava mais, quero ler o o livro da Felicity

Camilla 09/01/2021minha estante
Talvez eu leia também, mas não estou com pressa KKKKKK

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 19/01/2023

E o futuro chegou !
Quando Monty percebe que não vai conseguir fugir das suas responsabilidades ele resolveu tirar um ano de folga e viajar por toda a Europa, e pra isso ela vai contar com o seu melhor amigo o Percy, que é o oposto do Monty.
E vamos acompanhar as aventuras deles, e as descobertas, principalmente as descobertas !

Alê 07/07/2021

INCRÍVEL!!!
O texto é muito leve e super fácil de entender, as narrações te dão bastante detalhes, mas mesmo assim deixando você imaginar tudo da sua cabeça.

Os personagens são incríveis, Monty é o tipo de personagem que você sente várias emoções por ele, Percy é um muito do bem, companheiro e com uma vontade de ser feliz gigantesca. E o que devo falar de Felicity, essa menina é da pesada, irônica, inteligente e bem estresadinha kkkkkkkkk ela é uma personagem importantíssima na história, impossível não gostar dela.

'duarda 01/07/2020

Eu quero socar o Monty e depois cuidar dele
Esse livro, dado a sua contextualização histórica e os temas que trata é um teste para a minha boa vontade, principalmente com o protagonista sendo tão egoísta e sem noção no início. Ele evolui, é claro - ou essa resenha teria um tom totalmente diferente -, mas passar pelo processo todo testou meus nervos.

Felicity por sua vez é maravilhosa (o comentário sobre a sexualidade do Monty me doeu, mas de novo: é a época), e estou ansiosa para acompanhar as suas aventuras.

Percy meu filho perfeito que nunca errou e merece todo o amor do mundo!

Ryan 13/09/2020

Estranhamente envolvente
A história que acompanha a trajetória do protagonista Henry Montague se torna uma trama envolvente e totalmente fora do que a gente toma como primeira impressão. Adorei!!

estantedogabs 11/11/2022

Aumentou de 4 estrelas pra 5 e ainda entrou pra lista de favoritos.

Gosto muito dessas jornadas onde personagens completamente perdidos vão se encontrando e se redimindo. Juntando isso com aventura, mistério e um humor ácido que me divertiu bastante, foi sucesso puro!

O desenvolvimento de Monty foi incrível e Percy e Felicity foram as companhias perfeitas.

Esse é um livro que conversa sobre conflitos familiares, homofobia, racismo, machismo e a falta de conhecimento a respeito de doenças antigamente.

A série é formada por títulos focados em cada irmão Montague, mas estou ansioso mesmo para ler a sequência direta desse, focada no que aconteceu com Monty e Percy.

Nati 30/01/2019

"We're not courting trouble," I say. "Flirting with it, at most."
Um livro extremamente divertido e gostoso de ler, com um toque de aventura e pitadas de romance para dar aquele gostinho a mais. Porém, admito que pelo hype esperava um pouco mais. Sim, foi uma leitura extremamente prazerosa, porém não incrível e tem seus defeitos - ele promete algumas coisas que definitivamente não entrega.

É impossível não gostar do Monty como protagonista, apesar de algumas atitudes do personagem, principalmente por que é pelo ponto de vista dele que a história se desenrola, então isso acaba aproximando mais do personagem. Ele é um libertino, que usa de álcool, festas e companhias (tanto de homens quanto de mulheres) para escapar de seu pai abusivo e das responsabilidades como lorde e herdeiro da família. Isso o torna impulsivo e muito inconsciente dos privilégios que ele tem, o que faz com que ele parece realmente idiota em alguns momentos, mas isso também torna a evolução dele enquanto personagem durante o livro ainda melhor. Vemos ele perceber seus erros e corrigir suas maneiras sem perder a essência do que torna o personagem divertido, que com certeza são suas trapalhadas e sua auto-estima pra lá de elevada. Adoro o Percy, o contraponto que ele faz ao Henry e o relacionamento dos dois. O romance não é algo que se sobrepõe e toma a história tão fortemente e é gostosinho de acompanhar, apesar de todos os dramas e clichês de um romance de época em que o casal só fica junto no final. Aqui, no entanto, os primeiros problemas no livro começaram a aparecer - a história se vale de que esse é um romance LGBTQ+ de época, e como isso era algo proibido e muito mal-visto na sociedade da época, era de se esperar que fosse um grande fator a ser trabalhado dentro da narrativa e um dos maiores impedimentos pro casal. Porém, o tempo inteiro, apesar de ser reafirmado repetidamente o quanto é 'condenável', o quanto é ilegal e que isso pode levar vários problemas aos nossos protagonistas, é tudo tratado com muita naturalidade e muito aberto. Percy e Henry literalmente se pegam no meio da rua, sem se importar com quem veja, apesar do próprio Monty afirmar que ele poderia ir pra forca por conta disso. O resto dos personagens olham torto, mas quase nem comentam o assunto e o máximo que fazem é falar do Henry pelas costas, mas não há nenhuma consequência real como a autora parece querer trazer. O fato do Percy ser mestiço e ter a pele mais escura causa mais tumulto dentro da história e drama para o casal. Apesar de ter gostado do romance levinho e fofo, eu gostaria que esse aspecto em particular tivesse um desenvolvimento melhor.

Felicity é uma personagem difícil - tem momentos que gosto muito dela e do fato de que ela é diferente das garotas da sua época, porém tem horas que seu ar de 'superior' e sabe tudo me irrita um pouco. Gostaria que a dinâmica entre os irmãos fosse melhor trabalhada, por que se tem uma coisa que esperei o livro inteiro foi o crescimento do relacionamento dos dois, que no início era péssimo, porém fora uma cena bem legal mais ou menos na metade, os dois pouco interagem e não tem muito espaço para eles conversarem, se compreenderem e desenvolverem uma relação que não envolve um irritar o outro o tempo inteiro. Inclusive, muitas vezes, Felicity trata Percy melhor que o próprio irmão, como se ela achasse o Monty meio inútil. Estou curiosa pra ler o livro dela e talvez entender a personagem um pouco melhor.

Apesar de tudo, foi uma leitura leve e bem divertida e quero muito continuar com o próximo volume, mesmo indo para a leitura com expectativas um pouco menores depois deste daqui.
Nagisa 26/04/2023minha estante
Esse livro já foi hypado???? Mds eu tô vivendo em outro mundo mesmo

Veronica @gatonolivro 10/08/2017

Henry 'Monty' Montague e seu melhor amigo (e paixão secreta) Percy estão se preparando para um tour pelo continente Europeu, infelizmente seu pai quer que ele tome conta dos negócios da família quando ele voltar de viajem, contratando alguém que vai ficar com eles e ter certeza que não vão beber e fazer nada de errado, estragando seus planos de diversão. Sua irmã Felicity vai junto porque ela está a caminho de sua nova escola.

Em Versailles eles vão a uma festa junto com o embaixador inglês, Monty ofende alguém importante, conhece uma garota e acaba pelado do lado de fora do palácio, isso faz com que eles acelerem seus planos e vão para a próxima parada Marseilles. No caminho eles são assaltados, os assaltantes querem algo em especifico, enquanto fogem Monty lembra que roubou algo do palácio. Monty, Percy e Felicity agora estão perdidos, sendo perseguidos por bandidos que provavelmente vão mata-los.

A aventura pela Europa começa aqui, com eles fugindo e tentando devolver o objeto ao verdadeiro dono.

-Se passa no século 18.
-Tem todo um mistério envolvendo esse objeto roubado e piratas e alquimistas!
-O livro é narrado pelo Monty.
-Diversidade.
-Fazia tempo que não lia um livro sem perceber o tempo passar, uma leitura leve e divertida. (Também triste em alguns momentos)
-Romance.
-Adorei que no final a autora explica a história real da época, ela é formada em História. Fã de fatos históricos. 🙋
-Um dos melhores livros que li no ano.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/08/the-gentlemans-guide-to-vice-and-virtue.html

Nanda 28/08/2023

Uma aventura com 3 amigos divertida e intrigante, um romance fofo e personagem principal chato enquanto os amigos são maravilhosos kk

Marcella.Martha 13/06/2018

Quebrando a cara
É muito triste quando um livro do qual você esperava muito acaba sendo uma decepção, né? Meu fim de ano parece populado por esse tipo de leitura. Eu estava desesperada atrás de alguma coisa leve, bonitinha e gostosinha de ler para me recompor da montanha russa da depressão que foi Uma Vida Pequena e tinha certeza de que A Gentleman's Guide do Vice and Virtue seria a minha cura. A sinopse e a inundação de 5 estrelas e reviews no Goodreads me fizeram ter CERTEZA de que esse livro é meu número.

Quebrei a cara.

Antes de mais nada, eu sei que o mundo e sua mãe amaram A Gentleman's Guide to Vice and Virtue, então vou deixar claro que isso é um rant (para o caso de você não querer nem saber) e que a opinião aqui registrada é totalmente minha, pessoal. Não tô julgando ninguém que tenha gostado e se divertido com essa história, aliás, ótimo se você curtiu. Essa é só a minha opinião. Ok? Ok.

A primeira coisa que me fez desgostar do livro da primeira à última página (e que, ironicamente, parece ser a coisa preferida de todo mundo que amou) é o protagonista. O Monty é simplesmente detestável. Eu deveria achar ele engraçado, aparentemente (o goodreads at large considera esse livro HILÁRIO), mas a graça passou por mim e não deixou recado.

Henry Montague, nosso queridíssimo narrador e personagem principal, é um playboy do século XVIII que precisa urgentemente de um chá de semancol, mas por quem nós, leitores, devemos ter muita simpatia. Apesar de viver no luxo e ter tudo do bom e do melhor, ele tem uma péssima relação com o pai, o típico hipócrita babaca que bate no filho por ele ter uma certa inclinação por rapazes (e não ser nada discreto sobre isso, no século XVIII, quando a homossexualidade era, sabe, crime passível de execução e tal). É perfeitamente possível entender o drama pessoal do Monty porque, afinal de contas, o pai dele é um babaca agressivo e é revoltante que LGBTs sejam tratados como criminosos. Mas o pai dele some de cena em cinco minutos. Depois disso só o que resta é o Monty provando que ele meio que é um bosta mesmo, e não tem nada a ver com orientação sexual. Aliás, ele detesta o pai e tem pavor de pensar em se tornar o administrador da fortuna da família, mas não perde a oportunidade de dar uma carteirada de filho da nobreza.

O Monty é folgado, egocêntrico, extremamente egoísta e não tem um pingo de empatia naquele corpinho dele. O cara passa a vida INTEIRA convivendo com o Percy, seu melhor amigo por quem ele jura ter acordado apaixonado um belo dia (assim mesmo), e nunca se deu conta de que o Percy corta um dobrado por ser um negro em meio à alta sociedade britânica em 1700 e bolinha.

A história inteira do livro é, basicamente, o Monty tomando decisões estúpidas que prejudicam todo mundo porque ele simplesmente se recusa a ouvir a opinião dos outros. Ele comete um criminho de pura vingancinha boba ali pelo começo da história que coloca a vida de todo mundo em risco POR NADA. Literalmente. A irmã dele (que me pareceu a única personagem realmente carismática na história) e o melhor-amigo-crush-picolé-de-chuchu são arrastados pra cima e pra baixo, mesmo sendo decididamente contra tudo o que ele quer fazer, só porque ele vai lá e faz mesmo assim e acaba se ferrando.

Se o Monty fosse um pouquinho menos self-centered e realmente se importasse com alguém, o livro teria 150 páginas e olhe lá. Eu não consegui ver a graça desse narrador, que é só horrível e irritante, e o plot meio sem sentido que é levado basicamente pelas imbecilidades dele não me comprou. Eu ficava só revirando os olhos e pensando porque diabos os outros dois não falavam "Ah, mermão. Se vira aí, manda um recado quando terminar, vlw flw" pra ele. Era o que eu queria ter feito com o livro, btw, mas ele custou caro, então eu me forcei a seguir em frente.

O outro ponto central da história, que é o romance, também não me fisgou. O Monty é tão horrível, em especial com o Percy, que eu shippei zero esse casal. Não desejo um Monty para ninguém. E ainda tem o fato de que esse livro tem, possivelmente, o pior slow burn que eu já vi. Nas primeiras cinco páginas fica óbvio para qualquer idiota que os dois se gostam, mas de alguma forma eles transformam isso no pior mal entendido da história e enrolam até o final? Eu não sei como. O Monty, supostamente, tem o melhor gaydar de fábrica do mundo e consegue entrar numa sala e dizer imediatamente quem é que tá afim de dar uns pegas nele - exceto se essa pessoa for o Percy, aparentemente. Depois de tudo o que acontece no desenrolar da história, o Percy ainda estar a fim do Monty é totalmente não crível.

Ao contrário do pessoal, eu vi zero crescimento de personagem. Ele termina o livro exatamente como começou, não aprende nada com os MILHÕES de erros cometidos, é uma sucessão de besteira atrás da outra. Ele faz tudo de novo até zerar a conta e se ferrar totalmente. Aí ele para e pensa "É, talvez...". Ata.

Como se protagonista, plot e romance ruins não fossem o suficiente para arrancar estrelas, eu não consegui superar alguns vícios de escrita da autora. Ela coloca um LIKE a cada duas linhas da história, sempre comparando uma coisa a outra. Sério, abra o livro em qualquer página e veja se você não encontra pelo menos uma comparação com LIKE, e às vezes umas muito bobas tipo "I was breathless like I'd been running". Esse é o tipo de coisa que eu acho que o editor deveria pegar, mas a galera anda tão sedenta por sair publicando qualquer coisa hoje em dia (o que tem seus muitos lados positivos) que parece que nem se esforça na hora de dar um tapa de qualidade nos manuscritos (que é o lado negativo). Then again, esse livro tem mais de 4 estrelas de média, so what do I know?

A falta de graça do Monty (para mim) também fez com que o estilo de linguagem me incomodasse bastante. Era um narrador do século XXI, com uma visão século XXI sobre uma história que se passa no século XVIII. E isso até funciona em alguns casos, tenho certeza de que já li livros assim e gostei. Mas não aqui. Não pra mim.

biacs 23/06/2021

Que livro meu deus
Não sei muito bem como definir esse livro, além de que amei. Tive raiva do personagem principal, adorei ele, tive dó e tive ódio. Amei o que ele amou, ri de suas piadas e me esperneei na cama frustrada com suas decisões e falas. Certamente me apeguei.
Vou descobrir se tem uma continuação, espero que sim. Vou reler esse livro um dia, tenho certeza disso, só não sei como.
Obrigada Monty, obrigado Percy e obrigado Felicity.

Gabi @gabidoslivros 29/03/2020

Esquecível
Poderia ser melhor, o Henry esgotou minha paciência e tornou a história como ele: entendiante, chata e completamente esquecível.

honeyfields 17/03/2021

ISSO AQUI É UMA OBRA PRIMA É UMA COISA MARAVILHOSA E PERFEITA LEIAM PELO AMOR DE DEUS

Eles são irritantes? Sim. São confusos? Sim. MAS VALE A PENA.

É uma história cheia de nuances, todos os assuntos abordados recebem o devido espaço e tempo, os personagens são profundos e o romance é lindo.

Leia leia imediatamente