The Gentleman

The Gentleman's Guide To Vice and Virtue Mackenzi Lee

Resenhas - The Gentleman's Guide to Vice and Virtue

Maitê 23/07/2019

O começo até me enganou, cheguei a achar que seria um livro bom, mas logo ele se revelou como desorganização que é. Personagens que não passam de caixas de papelão vazia, que estão lá só por representarem minorias para agradar uma geração; só isso não seria um problema, é até algo válido, mas se seus personagens não são nada além disso então você realmente não entendeu a questão.
Talvez fosse menos óbvio esse problema com os personagens se o livro tivesse algum rumo, mas é cheio de uma história sem nenhum sentido, que não sabe nem aproveitar as localidades que se encontram, os problemas são resolvidos em questão de segundos e as soluções Deus Ex Machinas são tantas que é até difícil contar.

Carous 14/06/2019

Bom... eu me sinto um lixo e inadequada, coisa que sempre sinto após a leitura de um livro bem avaliado pela maioria dos leitores, mas que simplesmente não rolou para mim. Isso acontece até quando o problema está no livro, como no caso de livros que romantizam atitudes machistas, preconceituosas e babacas dos personagens.
Eu sempre acho que a errada foi eu. Talvez tenha nascido com um defeito que outros leitores não têm e por isso não aprecio as obras como deveria.
Eu passo dias me martirizando tentando achar a razão de ter odiado um livro, duvidando da minha opinião, cogitando nem dar nota baixa ou resenhar nada.

Eu passarei dias me martirizando por não ter amado The Gentleman's Guide To Vice and Virtue, um livro que sonhei tanto em adquirir e mal acreditei quando f i n a l m e n t e tive a chance de pegá-lo pra ler. Eu estava preocupada de como resenharia essa pérola da literatura, pois sou péssima escrevendo sobre livros favoritos.

Mas lá pelas tantas das páginas lidas eu finalmente tive que aceitar que o livro simplesmente não rolou pra mim. O pior é que não sei exatamente o motivo, pois eu gostei do protagonista principal - me diferenciando das poucas resenhas negativas que li deste livro, então ponto pra mim! - , gostei de Felicity, como não amar o título do livro ou a capa?

Não é fácil cair de amores pelo Monty. Ele é burro, irresponsável, egoísta, autocentrado, tem espírito de white savior, acha que os seus problemas são os piores do mundo e sofre de white rich people problems.
O pai dele é um babaca, sem sombra de dúvidas, que eu queria descer o soco - além de entender o pavor de Monty ao saber que administraria as propriedades ao lado do sr. Montague. Mas eu meio que revirava os olhos quando ele reclamava de ter dinheiro e direito à educação superior pro o amigo (negro) e a irmã (mulher). Sim, Monty também não tem muito semancol.

No entanto, tão logo a história começa, ele reconhece seus privilégios e até vemos um amadurecimento nele. Que eu esperava que fosse uma linha crescente, mas acabou sendo ziguezague. Do início ao fim ele, Felicity e Percy encontram problemas e a culpa é sempre de Monty

Ao passo que gostei da composição de Monty, fico incerta se devo elogiar Mackenzi Lee por apresentar um personagem gay (ou bissexual? Honestamente, não ficou claro pra mim) com as características dele (frouxo, alienado, burro, irresponsável, beberrão, viciado em jogos, libertino).

Eu amei Felicity. Uma personagem forte, inteligente, amava as cortadas que ela dava no irmão (Monty é MUITO sem noção, coitado!). Não esperava que Felicity fosse ter essa apresentação toda e tamanha função neste livro já que outro em que ela é a personagem central já foi publicado pela autora - e eu estou ansiosa pra ler =).

O Percy... bom, quero muito falar bem dele, mas o personagem não fez a menor diferença na história. Ele é o interesse amoroso de Monty e seu papel não saiu muito disso. Mal abria a boca, mal dava opinião. Foi a cota para o assunto racismo ser tratado (cruamente. Doeu na minha alma, mas foi bem mostrado, pelo menos).
Eu demorei um tempo para entender que ele era negro por causa da escolha de palavra para descrevê-lo. O que raios é sândalo? Daí me lembrei que se trata de um livro escrito em 2017, mas narrado por um personagem que vive nos anos 1700. E naquela época se floreava cores e etnias das pessoas não brancas ao invés de irem direto ao ponto. Ainda temos resquício disso.

A prosa, o enredo, as confusões simplesmente não atraíram minha atenção. Eu me pegava pensando por raios Monty insistia em ir à Veneza e por que raios eu deveria me importar.
Eu achei tão distante o texto de Mackenzi... Tive problemas com o vocabulário e optei por ler a versão publicada pela Galera Record. Não sei se foi uma sábia decisão, pois a tradução me pareceu apenas tradução mesmo, sem preocupação com a beleza do texto.

Não sei muito bem o que dizer do romance. Teve seus altos e baixos. Ficou em segundo plano e demorou para chegar a algum lugar mais porque que Monty e Percy simplesmente não abriam o jogo do que outra coisa.

Gostei dos assuntos abordados no livro (racismo, o impedimento das mulheres em estudar em universidades ou herdar os bens dos pais, LGBTQfobia, preconceito com doentes, etc), mas eles me entristeceram. Havia me esquecido como era a mentalidade dessa época que aprendi na escola. Parece que a sociedade sempre se esforçou para fazer da vida de todos mais infeliz e complicada do que precisava e hoje não é diferente. É muita ignorância.

Minha resenha é mais um desabafo. Estou triste de não ter amado o livro, mas não o acho horrível a ponto de não dizer aos outros para darem uma chance. Tem muita coisa boa para se aproveitar incluindo a nota e esclarecimento da autora.
E espero que minha resenha tenha passado essa impressão apesar de tudo é um livro interessante.

caio774 29/07/2021

Abso-bloddy-lutely a YES!
The book itself talks about this viscont kid who has to deal with being a grown up man in high society in the 70?s. He has to go on a tour, the grand tour, to learn about culture and indirectly, learn about himself. However, everything changes and that?s when the book starts.
I?d rather say, I truly loved the main characters from the beginning to the end( Monty is rather annoying in the start? Yes, he is!!), but as the story goes on, it?s pretty hard not to fall in love with him, at least a bit.
There are A LOT of plots -I?m not gonna lie- it?s annoying, BUT worth it.
Loved and I?d read it all over again!!

sara 11/01/2022

chorando sofrendo passando mal
eu passei 4 anos com esse livro estagnado na minha estante com medo de começar a ler, porque eu sabia que ia ficar emocionalmente abalada. e eu estava certa. o jeito que eu me apeguei aos personagens é demais pro meu coração. o que me consola é que a série ainda tem mais livros então isso não é um adeus, mas eu tô emocionada como se fosse

carinavd 12/01/2018

Que chuchuzinho de livro.
Confesso q eu não curto a capa. E nem me interessava por esse livro. Mas vi tanta gente falando bem, mas falando muito bem mesmo, que resolvi dar uma chance. E que amorzinho.
O livro levanta várias discussões e quando você acha que ela já fez tudo o que queria, ela faz mais um. Discute sexualidade, racismo, doença mental, família, papel da mulher na sociedade...
Tudo de uma forma orgânica e muito bem feita.
E é uma romance histórico, então a autora faz uma coisa que eu curto muito, que é colocar no final o que é historicamente correto e o que foi modificado devido a licença poética. E ainda indica textos acadêmicos caso você queira estudar o assunto - não é bem uma bibliografia, é uma ou outra pessoa que ela considera relevante, uma vez que ela também é professora e estudiosa da área.
Eu só acho que não precisava ser tão grande. Depois que eles chegaram na Espanha as coisas ficaram meio lentas. Tanto que demorei muito tempo lendo o livro, bem mais do que imaginei - ainda mais considerando que as primeiras 170 páginas eu li em 1 dia.
Mas, apesar disso, curti muito o livro. Adorei viajar a Europa em companhia desse trio. Mas que tinha vezes que queria dar uns tapas no Monty tinha.
E Felicity, melhor personagem ever!
Pedro Magus 16/04/2018minha estante
To pensando em comprar ele! Vale mesmo a pena? Posso comprar sem pena?

carinavd 17/04/2018minha estante
Vale muito. tá previsto de sair em português esse ano, mas se não quiser esperar, vai fundo.

Lauraa Machado 24/08/2017

Eu amo este livro e vou protegê-lo
Não existe um jeito bom o suficiente para explicar como esse livro é ótimo. Ele é perfeito, exatamente como um livro deve ser e, talvez mais importante do que todo o resto, conseguiu me conquistar completamente em poucas páginas. Li ele durante três dias, mas parece que esperei minha vida inteira para encontrar essa história e nunca vou conseguir superá-la.

Realmente, preciso ficar atenta, ou ele vai acabar me fazendo entrar em uma ressaca literária sem fim.

Apesar de ter gostado da capa de cara, fiquei adiando ir atrás de críticas sobre ele no GoodReads por bastante tempo. Até semana passada, quando fui ler algumas e descobri que precisava de qualquer jeito desse livro. Primeiro, porque ele se passa no século dezoito. Mas, principalmente, porque o protagonista, Monty, é apaixonado pelo seu melhor amigo, Percy, um cara negro que o acompanha em toda sua farra, mas é bem mais centrado do que ele (o que não é difícil, já que Monty é todo perdido!).

Ou seja, diversidade. Foi isso que mais me fez querer ler esse livro. Eu nem sabia ainda de todos os outros detalhes importantíssimos e únicos que me fariam amar essa história tanto.
No começo, parece que o livro vai ser sobre como o Monty gosta mesmo de beber, apostar dinheiro e fazer sexo sem compromisso. Bem no começo, o livro é basicamente de comédia. Mas ele, na verdade, é bem mais do que isso. Ele fala sobre assuntos bem importantes, desde o Monty ser bi, Percy ser negro em uma sociedade extremamente racista, até a irmã do Monty, Felicity, querer estudar mais do que as mulheres da época são permitidas. O enredo ainda é maravilhoso, cheio de reviravolta e viagens emocionantes, que fazem as quinhentas páginas do livro passarem em pouco tempo - e ainda te deixam sentindo falta depois.

Mas o ponto alto do livro é o Monty, não tem dúvida, e eu acabei percebendo como faltam protagonistas narradores interessantes no mundo. Ele realmente tem uma voz única, vê o mundo do seu jeito, faz comentários engraçados e às vezes até doloridos (dependendo da cena). Monty sabe ser tão divertido e intenso também, que passei várias cenas gargalhando de rir ou morrendo de aflição. Em poucas páginas, eu já estava shippando ele com Percy - e, meu deus, esse ship quase me destruiu. Fazia muito tempo que eu não encontrava um livro que conseguia descrever esse tipo de paixão tão bem! Já voltei para reler várias cenas do ship algumas vezes e sei que ainda vou reler esse livro, talvez bem logo.

Eu realmente amei tanta coisa desse livro, que é difícil de explicar. Ele é engraçado, mas é sério também e tem um romance muito bem explorado. E os personagens são extremamente bem criados, cada um único e diferente, com sua própria personalidade e suas próprias convicções. A Felicity é tudo que eu poderia pedir para uma personagem feminina ser! E o Percy é apaixonante - daqueles que dá até um pouco de raiva por não perceber como é incrível - desde o começo.
Mas o Monty ainda é o meu favorito, principalmente depois de eu entender mais sobre a história dele, sobre seus problemas e o quanto sua vida é difícil também. É maravilhoso ver a construção dele, da profundidade do personagem e do desenvolvimento até o final.

Não tem muito mais que eu possa falar a não ser LEIA ESTE LIVRO O QUANTO ANTES. Ele vai enriquecer sua vida, te fazer se apaixonar e rir loucamente. E depois vai deixar um buraco enorme em seu coração quando você acabar.

A boa notícia é que ele terá uma continuação do ponto de vista da Felicity, chamada The Lady's Guide to Petticoats and Piracy. E a melhor notícia é que a Editora Record vai publicar o livro no Brasil.

Tentei de verdade, mas ainda acho que não consegui explicar o quanto amei esse livro. Minha vontade agora é de abraçá-lo e nunca largar. Ou de começar a ler de novo agora mesmo.
Andréa Araújo 24/08/2017minha estante
Amém Record!!!!! Porque ja estou ansiosa por esse lançamento! Tu falou tão bem e ficou tão vidrada que deve ser o mais que maravilhoso! Adorei a resenha! Adorei a tua empolgação.