O Maior Espetáculo da Terra

O Maior Espetáculo da Terra Richard Dawkins

Resenhas - O Maior Espetáculo da Terra

livia156 07/03/2024

Lindo
Existe uma versao de mim antes de ler esse livro e uma versao depois de ler que é completamente diferente da primeira. serio cada informaçao que o richard dawkins jogava deixava meus olhos brilhando. amo a evoluçao, amo aprender sobre como tudo se encaixa e se complementa.

acho que esse livro deveria ser obrigatorio em todas as escolas do país, mas infelizmente a gente ainda vive em uma sociedade mt retrograda e preconceituosa, que se recusa a aceitar a ciência. minha vontade genuina era de sair jogando esse livro na cara de todo mundo.

apesar de conter muitas informações, achei a escrita do richard dawkins didatica e facil de compreender, muitas vezes ele usa metaforas e comparações lúdicas pra explicar um conceito mais complicado. ele definifivamente virou um dos meus mais novos idolos academicos e espero ler várias outras obras dele.

carol.haupczz 03/02/2024

Livro pra Ateu
Não sei dizer ainda minha posição certa sobre religião, mas ainda é claro límpido que eu não tenho, sobre esse livro. Que inspirou a minha sintonia favorita (The Greatest Show on Earth), eu simplesmente tenho uma conexão imensa com esse livro, toda evolução humana, pautado na grandiosidade que foi toda a caminhada até aqui, me emociona sempre que ouço e leio sobre, uma mistura harmoniosa de crença e ciência, com uma pitada bem boa de humor. Richard Dawkins é o cara.

Vinicius Ciongoli 06/08/2023

Uma obra prima
Meu livro favorito da vida e o que me fez (finalmente) entender de uma vez por todas a seleção natural e a evolução das espécies.

Richard Dawkins mostra nesse livro com maestria e de forma super fácil de entender como a Evolução das Espécies de Charles Darwin é, na verdade, um fato científico extensivamente testado e comprovado.

Taylor 16/03/2023

O melhor livro de biologia que já li
Se tem algo que eu gosto em Dawkins é a sua capacidade de, ao tratar sobre um tema, abordar o máximo possível os pormenores do assunto. Isso está espalhado ao longo desse livro inteiro. O livro é sobre a evolução e suas evidências mas, ao tocar em cada questão, ele nos leva a uma jornada através da compreensão daquilo em toda a sua complexidade ? tanto quanto for possível.

Dito isso, gostei demais desse livro porque pude aprender bastante com ele. Movimento de placas tectônicas, comportamento celular, alguns detalhes de embriologia... Até mesmo uma dúvida que eu tinha sobre a datação de fósseis me foi mais do que sanada nesse livro.

Se o objetivo do livro era fornecer uma melhor compreensão da história da vida na Terra ? sua evolução ?, esse objetivo foi atingido completamente. E ainda mais.

kk.rine 29/01/2023

diretamente de alguém que só lê romance/ficção
eu não leio livros "inteligentes" com frequência, então talvez minha resenha seja tendenciosa por achar tudo muito maravilhosamente interessante
gostei muito do jeito que cada tema foi abordado, apesar de que o autor pareça estar muito preocupado com a existência de uma força superior e como ele precisa provar para nós leitores de que Ele/essa força não existe
o livro é uma fonte ininterrupta de conhecimentos diversos que interessariam qualquer um de qualquer área, não falando só sobre evolução em si, mas sobre as comprovações da evolução e como elas funcionam
obrigada por fornecer conteúdo para minhas conversas aleatórias, richard dawkins

EduardoCDias 06/10/2022

Evolução explicada
Um passeio pela evolução da vida na Terra, explicada de modo bem didático e provando de uma vez por todas que a teoria do evolucionismo é muito mais plausível que o criacionismo. Exemplos e explicações das melhores e piores ?ideias? da evolução. Fatos que nem o próprio Darwin sabia.

Dani Scheibler 01/10/2022

"Não é por acidente que vemos verde por quase toda parte. Não é por acidente que nos achamos empoleirados num minús culo ramo no meio de uma frondosa e florescente árvore da vida; não é por aci dente que estamos cercados por milhões de outras espécies que comem, crescem, decompõem-se, nadam, andam, voam, cavam, espreitam, perseguem, fogem, suplantam em velocidade ou em esperteza. Sem plantas verdes que nos superem numericamente no mínimo dez vezes, não haveria energia para nos mover. Sem as corridas armamentistas em eterna escalada entre predadores e presas, parasi tas e hospedeiros, sem a "guerra da natureza" de Darwin, sem sua "fome e morte", não existiriam sistemas nervosos capazes de ver e muito menos de apre ciar e compreender. Estamos cercados por infindáveis formas belíssimas e fasci nantes, e não é por acidente, e sim uma consequência direta da evolução pela seleção natural não aleatória - única na vida, o maior espetáculo da Terra."

Outro livro incrível do Richard Dawkins para a lista de lidos ?

Huguinho Malvadão 14/07/2022

Amoral, bela e fascinante!
Estamos cercados infindáveis formas belíssimas e fascinantes, e não é por acidente, e sim uma consequência direta da evolução pela seleção natural não aleatória- única na vida, o maior espetáculo da Terra

Rodrigo.Rodrigo 12/05/2022

O mais conhecido ateu, Richard Dawkins, fornece as evidências da evolução da vida na terra, e demonstra sua preocupação com a anti ciência.

Myy 15/04/2022

Surpreendente.
Daqueles livros que trazem um aulão de vida federal. E achei com uma linguagem super leve e de fácil compreendimento. Ele tem um conhecimento amplo de diversas áreas e isso é algo admirável.

Patti Vieira 12/03/2022

Um espetáculo de livro!
Dawkins consegue usar uma linguagem que flui a cada capítulo, trazendo exemplos, comparações, dados e até uma pitada de humor em uma aula sobre a biologia evolucionária.

Robert.Leite 03/03/2022

Tonelada de evidências
Desse livro eu roubei uma frase que adapto e uso sempre depois de refutar uma objeção descabida: "Seria ótimo se os que se opõem à evolução se dessem o pequeno trabalho de aprender ao menos os rudimentos daquilo a que se opõem." Sublime.

Pam 05/07/2021

Uma aula pra levar pra vida.
Se alguém me dissesse que esse foi o trabalho da vida do Richard Dawkins eu acreditaria, porque a pesquisa feita aqui é fascinante. O Richard apresenta infinitas evidências da evolução, todas bem explicadas e com direito a imagens, fotos e gráficos esclarecendo tudo.

Uma coisa que eu admirei muito foi como ele explica tudo bem mastigadinho. Para entender algumas explicações dele é necessário conhecimento básico de áreas da química, biologia ou física - e o Richard explica TUDO. Quem já entende pode pular essas partes, mas quem não sabe com certeza vai conseguir aprender aqui. Desde decaimento radioativo até biologia molecular, o autor mostra como todas as ciências são usadas para explorar a história do nosso planeta e qualquer um pode entender.

Eu fiquei muito contente de ver ele refutando vários questionamentos feitos por leigos, como o "elo perdido" (que ele prova que não é tão perdido assim kk) e várias outras questões são respondidas. Ele também explora a evolução de diversas espécies do nosso planeta, não só humanos. A gente vê claramente diferentes tipos de seleção (natural, artificial e sexual) em flores, insetos, aves, até dinossauros. Eu amei como deu pra aprender sobre uma gama gigante de animais com esse livro, fiquei fascinada pelo trabalho do Richard, parece que a vida no planeta ficou ainda mais clara pra mim depois dessa leitura.

O que me incomodou as vezes foi a arrogância do autor... Ele tem alguns momentos "anti fé" que acho que podem distanciar alguns leitores que se ofendam, ao invés de tentar ensiná-los. Aí vai do nosso senso crítico de tentar relevar isso e aprender o que ele tem pra nos ensinar. Alguns momentos também são repetitivos, ainda mais quando ele se afasta da parte científica pra ficar divagando em reflexões. Não é nada que estrague a experiência, são apenas algumas páginas, mas acho que poderia ter dado uma enxugada.
Vinicius Ciongoli 06/08/2023minha estante
É meu livro favorito da vida

Leonardo.Fernandes 10/06/2021

Que decepção!
O livro é uma bosta. Basicamente uma pregação ateísta fanática, e olha que eu sou ateu

Esperava ver as evidências da evolução, vestígios que permanecem ao longo do tempo, paleontologia etc, mas o que vi foi um chilique anti fé. Chega ao ridículo de escrever um diálogo imaginário entre ele e uma tia religiosa... af
Se quer ler um bom livro desse cara, leia A grande História da Evolução. Esse sim é um livraço

Me surpreende a nota alta recebida aqui no site. Sinal de que não devemos levar isso em conta quando for ler alguma coisa
Mello 10/06/2021minha estante
puts, queria ler

Leonardo.Fernandes 12/06/2021minha estante
acho que você deveria ler, afinal é só a minha opinião

Raphael 02/03/2021

No apêndice deste livro, Richard Dawkins apresenta dados alarmantes em diversos países sobre o percentual – baixíssimo – de pessoas que acreditam no evolucionismo. Indaga-se: se existem tantas evidências da evolução, como que as pessoas não acreditam nela? A resposta é que, a imensa maioria dessas pessoas, não sabe como a evolução opera – ou não querem saber, para não contrariar suas crenças. Diante disso, o autor ressalta a importância de livros que ensinem o que a evolução significa, como ela opera, e quais as evidências que demonstram o quanto a seleção natural é uma realidade na natureza.

Neste contexto, surge este livro, divulgando, mais uma vez, as evidências da evolução. O autor já escreveu outros livros com este tema – que já comentei aqui – e, portanto, em razão também do pouco espaço permitido, vou me restringir a comentar apenas a questão do design inteligente. Os criacionistas defensores do “design inteligente” acreditam que a complexidade – e, segundo eles, perfeição do corpo humano – não poderia ter surgido por acaso. Pense na complexidade do olho humano, por exemplo. Afirmam, nesse sentido, que existe alguém “guiando” a evolução, algum tipo de arquiteto que projetou o ser humano e todas as outras espécies.

Sucede que, os defensores dessa teoria – pseudocientífica – cometem alguns erros de premissa: a evolução não opera ao acaso. Uma modificação genética que proporciona a sobrevivência da espécie, em detrimento de seus concorrentes, tende a propagar-se de forma sucessiva, e não aleatória, ou seja, a modificação genética que melhor se adapta ao meio tende a procriar-se, e isso ocorre de forma lenta e gradativa. O olho humano, voltando ao exemplo, surgiu através de diversos aprimoramentos genéticos lentos e sucessivos através das gerações, sendo essa a explicação para o surgimento de organismos complexos. O que é inútil ou que não se adapta ao meio, a seleção natural tende a descartar. Pense neste processo ocorrendo sucessivamente por milhares de anos. O resultado só poderia ser um organismo complexo.

No mais, o autor apresenta alguns exemplos na natureza em que os corpos relevam-se dispendiosos:“Dado que uma salamandra cavernícola vive em perpétua escuridão e não precisa de olhos, por que um criador divino ainda assim lhe daria um simulacro de órgãos de visão, claramente relacionados a olhos mas não funciona?”(…) Existem grandes falhas de design compensadas por pequenos ajustes e é exatamente o que não deveríamos esperar se houvesse um design atuando”. Para mencionar um exemplo mais próximo de nós: o ser humano respira e se alimenta pelo mesmo buraco, o que, de vez em quando, provoca o engasgo. Como isso pode ser um projeto inteligente? Não é. Isso revela que a seleção natural ainda opera em nós.

Por derradeiro: “(…) o guepardo, se vamos falar em design, é esplendidamente projetado para matar gazelas. Mas o mesmo designer também se desdobrou o quanto pôde para projetar uma gazela altamente equipada para escapar desses mesmo guepardos. Afinal de contas, do lado de quem esse designer está?(...) A natureza não é bondosa nem perversa (…) A seleção natural é indiferente à intensidade do sofrimento, exceto quando ele afeta a sobrevivência e a reprodução”. Pense que um leão, por exemplo, precisa matar de forma violenta outros animais simplesmente para alimentar-se. A cadeia alimentar funciona assim. O designer não é inteligente – ele não existe – e, se existisse, não seria dotado de compaixão.