A Canção dos Shenlongs

A Canção dos Shenlongs Diogo Andrade

Resenhas - A Canção dos Shenlongs

Nath 29/09/2017

Resenha do blog Pobre Leitora
Começo essa resenha na intimidade já com o autor e falando pra você, caro Diogo: escreve mais que tá pouco fio!

A Canção dos Shenlongs é uma fantasia/aventura maravilhosa! Dizer que é bem escrita é pouco, sinceramente fico sem palavras pra escrita do Diogo. A história traz uma nova terra, monges, artes marciais, magia... Elementos suficientes pra te prender na leitura e te deixar querendo mais.

Eu fiquei boba em ver como uma história tão curta (são 100 páginas, levando em conta o gênero é um livro curtíssimo) conseguiu trazer tantos detalhes e sentimentos.

[...]
LEIA A RESENHA COMPLETA NO LINK

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2017/09/resenha-cancao-dos-shenlongs-diogo.html

Sedrasark 26/09/2017

Mayar ti tao
Adorável e incrivelmente humano. É muito fácil entrar no mundo do autor e viver ali, junto com o Mu. Sofrer junto dele com a partida de Ruk, aceitar que toda ação tem consequências e que as vezes, cada um deve lidar com a suas sozinho. Impossível não se encantar com os personagens, os rituais e principalmente a fé no próximo.
Diogo.Andrade 28/09/2017minha estante
Fico feliz que tenha gostado! Obrigado =)

Amanda @litera.pura 21/08/2017

Mu é um shenlong. Vivendo desde criança em Shanjin, o Templo da Montanha, é ali entre...
os monges e aprendizes que ele tem sua referência de família. Ruk é seu melhor amigo, praticamente um irmão. O destino uniu os dois quando ainda eram crianças, apenas dois órfãos que não tinham onde viver e acabaram encontrando um lar naquele lugar.
Entre as tarefas diárias e os treinos, a vida segue pacífica até a noite em que Ruk se envolve em uma briga no vilarejo e acaba matando um homem. Seu castigo é a expulsão do Templo. Ruk não é mais um shenlong e está banido de Shanjin.
Mu, impotente, apenas assiste enquanto seu irmão vai embora, humilhado e sangrando. A tristeza que sente divide espaço com um outro sentimento difícil de ser explicado. Ruk sempre fora muito impulsivo e Mu temia que qualquer hora, o problema acabasse sobrando para ele. Talvez a partida de Ruk tenha sido uma coisa positiva, embora seja difícil aceitar que aquilo que está em seu coração seja alívio. Ruk apenas colheu o que plantou, no final das contas.
Algum tempo depois, as coisas mais uma vez saem do normal quando um espadachim misterioso chega ao Templo. Ninguém sabe como ele foi capaz de chegar ali, já que apenas os shelong eram capazes de encontrar o local. O homem traz uma notícia: Shanjin está em perigo e pode ser atacado a qualquer momento pelo Imperador.
Logo, paredes são erguidas e os treinos se intensificam, já que todos precisam estar muito bem preparados para enfrentar a batalha que surge no horizonte. O Imperador tem um objetivo: quer roubar o Tomo das Formas, o livro sagrado que contém a sabedoria de séculos e séculos, e os shenlong não podem permitir que isso aconteça.
Em meio à tensão e ao medo de enfrentar as terríveis tropas do imperador, conhecidas por sua crueldade e habilidade, outra batalha acontece no coração de Mu. Talvez a expulsão de Ruk não tenha sido só por causa do homem que ele matou, mas por algo que já estava presente em sua mente e ninguém imaginava. Mu precisará escolher um lado e selar o destino de todos no Templo.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Joao.Vitor 30/07/2017

Um bom livro
Canção dos Shenlongs é um livro com uma temática muito interessante, vemos na trama monges, artes marciais e poderes místicos.A história é contada em primeira pessoa através do monge Mu, que vive no templo de Shanjin e acaba vendo seu irmão ser expulso do templo por um crime que cometeu.

A escrita do autor é muito fluída e agradável, fazendo a leitura ficar muito dinâmica, além do livro ser extremamente curto. A trama deixa diversas pontas soltas, assim dando espaço para uma sequência, que espero que aconteça logo.

Canção dos Shenlongs é um livro de literatura fantástica nacional de qualidade e vale a leitura.
Diogo.Andrade 02/08/2017minha estante
Que bom que gostou, João. Se puder deixa uma nota com as estrelinhas também. Grande abraço! =)

Muninn - IG @corvosdeodin 26/07/2017

“A Canção dos Shenlongs: Guerras Épicas do Império de Housai” é um livro de leitura rápida, podendo ser finalizado em um dia. O autor explora bem as cenas de batalhas e também os cenários (mesmo sendo restritos ao Templo na montanha de Shanjin e a floresta a seu redor), além de complementar o livro com figuras que ajudam até os leitores menos imaginativos. Senti falta de maior exploração dos personagens secundários, do sistema de magias usado e uma descrição dos personagens e suas vestes, mas cabe lembrar que esta é apenas a porta de entrada de um mundo que tem um grande potencial de se tornar realmente épico.

site: https://clubedofarol.blogspot.com.br/2017/07/resenha-cancao-dos-shenlongs-guerras.html

Felipe 24/07/2017

Ótimo livro
A canção dos shenlongs é sem duvida uma fantasia que te prende do inicio ao fim, sua narrativa é sedutora faz você querer ler mais e mais e quando chega no fim você ainda quer mais.
Como o próprio autor disse (se eu não estiver enganado), este é apenas um livro para apresentar o mundo e outras coisas.
Sem sobra de duvida não me arrependo de te-lo lido.

Samuel - IG @ModernoLiteral 26/06/2017

Um boa opção de Fantasia Nacional
Não vou me estender aqui apresentando os personagens ou problemática do e-book, visto que os mesmos podem ser conferidos na sinopse. Então, indo direito ao ponto:

A história possui, como plano de fundo, um templo oriental onde moram monges guerreiros. Ponto para o autor que conseguiu desenvolver uma história com este cenário tão pouco explorado na atual literatura fantástica. Os personagens principais, Mu e Ruk são bem caracterizados e coesos. Outro ponto positivo. O plot de A canção dos Shenlongs tem bom ritmo e, se você for um leitor com um pouco mais de criatividade,conseguirá imaginar claramente as cenas. Mas se você não tiver imaginação nenhuma, ou tiver numa ressaca literária, não tem problema: o ebook 'conta com algumas ilustrações para lhe auxiliar. Mais um ponto positivo!

Porém, na minha percepção (isto é subjetivo, porém deve ser descrito aqui) os personagens secundários são pouco explorados, e o sistema de magia não ficou muito claro. Talvez isto se deva as poucas páginas deste primeiro volume: 83 páginas. Porém, acredito que tudo será melhor esclarecido no segundo volume da série (que mal posso esperar para sair).

Concluindo, se você deseja devorar uma boa fantasia, de um escritor nacional, não pode deixar de conferir A Canção dos Shenlongs, do futuro grande escritor Diogo Andrade.

Paulo 11/06/2017

Gosto bastante da escrita do Diogo. Ela consegue te passar os detalhes do que está acontecendo na cena sem ser muito espalhafatosa. Em muitas ocasiões tudo passa com uma fluidez assustadora. O livro é rápido e fácil de ser lido. Em pouco tempo o leitor consegue se assentar na escrita do autor e as páginas passam sem aquele cansaço que determinadas obras provocam. Entretanto, isso não significa que a escrita dele não tenha elegância. Em alguns pontos os detalhes ajudam a criar uma atmosfera poética para o que está acontecendo como Mu refletindo sobre aquilo que estaria enxergando a partir do templo.

A narrativa acontece em primeira pessoa, vista sobre o ponto de vista do Mu. Apesar de eu gostar da escrita do Diogo, vale frisar que as narrativas em primeira pessoa podem ser uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que elas ajudam ao leitor sentir uma empatia pelo personagem, elas servem também para o contrário. Não que eu não goste do personagem, mas uma narrativa em primeira pessoa permite uma série de brincadeiras de enredo. Admito não gostar muito deste tipo de narrativa, mas admito também curtir quando o autor brinca com as minhas expectativas. Seja um narrador não-confiável, ou múltiplas narrativas em primeira pessoa. Um exercício que ficaria sensacional em A Canção dos Shenlongs seriam capítulos alternando a história entre Mu e Ruk. Cada um dos dois exporia a sua visão dos acontecimentos. Seria possível explorar muito melhor a dicotomia entre os pontos de vista sobre a expulsão de Ruk e os acontecimentos que se seguiram. Estou apenas especulando aqui.

Os personagens são bem construídos. Gosto do Mu como protagonista. Ele não é nenhum guerreiro superpoderoso que sai devastando os seus oponentes. Mu falha, ainda é fraco, porém corajoso. Coloca para os leitores todos aqueles elementos dos filmes de artes marciais onde acompanhamos a evolução do lutador de alguém que é fraco até um futuro guerreiro. Não é aqui que isso acontece, mas permite que nós tenhamos um vislumbre disso. Todo o ambiente do templo de Shanjin se torna familiar ao leitor. Desenvolvemos laços com Aga, Nili e até com o velho Sarujin. Respeitamos a autoridade do abade Kame. Ficamos conhecendo a rotina destes monges e como eles se relacionam com o mundo fora da floresta que protege o templo. Só achei que havia a necessidade de um capítulo ou dois a mais de forma a explorar melhor os antagonistas e suas motivações. Eles aparecem como um tornado que varre a longa tradição do templo. Queria conhecer mais os mercenários escorpiões e até como acontecem as mudanças em Ruk após sua saída no templo. Provavelmente essa exploração não foi possível por conta do tamanho da história que segue o padrão de uma novella (nem um conto e nem um romance longo).

O autor deixa muitos ganchos a serem explorados futuramente. O sistema de magias parece ser muito interessante mesclando artes marciais com alguns poderes mágicos. Só isso já seria suficiente para qualquer leitor pegar o livro na hora e ler a história. Existem muitas dúvidas que parece que serão respondidas em outras histórias escritas neste mesmo universo: a ambição do imperador, os outros templos, o que acontece com uma certa personagem após pegar um certo item, e até mesmo como é o mundo fora de Shanjin. A história fecha com um gancho que deixa o leitor muito curioso sobre os próximos rumos. E esse encerramento acontece de uma maneira muito honesta, sem apelar para cliffhangers tolos (a la The Walking Dead).

A história acontece de uma maneira muito dinâmica. Apesar de compor um todo único sem muita divisão de capítulos, não senti essa necessidade na história. As frases são bem encadeadas e as descrições acontecem mais para que o leitor possa entender como é a imagem do local onde tudo acontece. Gostei de o Diogo ter saído um pouco dessa linha de histórias que se passam em um cenário retirado da Europa medieval. Só o fato de ter levado a história para o Oriente e colocando muito dessa cultura presente na história já valem muitos pontos. E fantasia com personagens que são artistas marciais não são muito comuns. Podemos contar nos dedos de uma mão quantas existem.

Seríamos nós reféns de nossas escolhas? Um dos grandes temas trabalhados em A Canção dos Shenlongs é o peso que elas provocam em nossas vidas. Ruk ao ter cometido um erro e ter sido expulso do templo fez a sua. Talvez alguns leitores questionem se a decisão não foi exagerada e não possa ter provocado tudo o que acontece a seguir. Mas, é preciso pensar que o personagem poderia não ter feito o que fez. Nós somos definidos por aquilo que escolhemos. Algumas coisas são karma bom e outras são karma ruim. Todos os dias somos norteados por uma encruzilhada de escolhas. Saber qual é a correta vai de encontro a todos os valores que nos foram incutidos ao longo de toda a nossa vida. A vida não é branco ou preto. Provavelmente alguns dos monges tenham se arrependido com a dureza na punição. Mas, novamente: a vida não é branco ou preto.

Não quero entregar mais da história para não estragar a diversão e as descobertas feitas durante a leitura. Com uma escrita fluida e dinâmica, Diogo Andrade nos entrega uma história sensacional que se passa em um ambiente exótico. Muitos ganchos são deixados para explorações posteriores o que nos deixa ansiosos por novas histórias. Os personagens também são construídos de forma muito competente apesar de eu achar que os antagonistas poderiam ter tido mais espaço. No mais, é uma obra que vale demais a pena a sua atenção e não é à toa que é um dos ebooks com melhor avaliação na Amazon.

site: www.ficcoeshumanas.com
Diogo.Andrade 26/07/2017minha estante
obrigado!

Aglainir 22/11/2017

A Cançaõ dos Shenlongs
Bom! O que mais posso falar do que já foi comentado da obra de Diogo Andrade? São tantos os elogios, avaliações e críticas positivas que fico receoso em esquecer alguma qualidade dessa história. E olha que são muitas as virtudes.
Mas, vamos as considerações. Fantasia nacional com um autor que demonstra total domínio de seu livro. Mu é um personagem denso e muito carismático. A grande habilidade de Diogo é mostrar um protagonista coeso, sem precisar de 800 páginas para contar sua história desde de bebê até a presente data. Sem falar do uso de uma cultura, geralmente não muito usual por essas bandas, a Cultura Oriental.
Resumindo. Temos aqui uma obra de arte com uma história que nos prende do começo ao fim. Esse ano já li vários livros de fantasia, tanto nacionais como internacionais, e posso afirmar que A Canção dos Shenlongs é muito melhor do que alguns livros estrangeiros que estão surfando a onda do sucesso aqui no nosso país.

allanfrancis.salgado 18/05/2017

Irresistível e poético
comecei a ler despretensiosamente e uma hora depois tinha terminado, nao conseguia parar, foi avassalador e surpreendente. O autor nos prepara com maestria para o qe esta por vir . Um verdadeiro representante da nova safra de escritores talentosos da literatura de fantasia nacional.Parabéns

DiegoEAG 15/05/2017

Fantasia nacional de qualidade
Um excelente livro, com o maior defeito ser o tamanho pequeno! Uma leitura rápida, fácil e envolvente, que nos deixa com o gosto de quero mais! Espero bastante da sequencia dessa história, que começou de maneira excelente!

BonfimBruno 11/05/2017

Fantasia nacional de excelência!
Prova mais que real da qualidade da escrita e produção nacionais.

Narrativa envolvente. As informações sobre cultura, religião, relações interpessoais e os povos são descritas na medida certa ? sem fazer uso dos infodumps.

Qualquer leitor, mesmo os mais desatentos, consegue perceber a riqueza do mundo criado; ainda assim, o autor revela somente o necessário para contar esta parte da história ? a complexidade, a abundância de detalhes, os passados e os estilos ficam muito bem subentendidos.

O começo da leitura é realmente arrebatador, prendendo o leitor a tudo que acontece; fazendo-o captar alguns dos importantes detalhes deste cenário. Alguns pontos da Parte III poderiam ter sido mais trabalhados, ainda assim, a leitura é realmente envolvente.

Mu, o protagonista, não segue a linha mais tradicional das narrativas, superando todos os desafios, mas sim lembrando e convivendo com seus sentimentos, passado e dificuldades.

Por vezes a prosa do Diogo me lembrou Patrick Rothfuss, o que, pelo menos para mim, é algo muito bom!

Elisa 04/05/2017

Experiência magnífica
A canção dos Shenlongs, do autor parceiro @diogosdeandrade. 83 páginas. E-book.
Simplesmente um livro sensacional. Tem uma escrita muito gostosa e bem detalhada, você consegue desenhar bem a cena toda na sua mente. Eu pensei no começo: “83 páginas? Não vai ter tanta profundidade, eu acho”. Me enganei bonito. A história é tão bonita e com várias filosofias que você se encanta cada vez mais a cada página. Li tudo em um dia, mas queria que não tivesse acabado.
Mu e Ruk eram irmãos de alma. Juntos desde pequenos, passavam por várias dificuldades, sempre apoiando um ao outro e, durante uma de suas aventuras, eles acabam em Shenjin, um templo de monges no meio da montanha, protegido por uma barreira na floresta. Somente quem fosse um shenlong poderia encontrar o caminho. Lá eles recebem treinamento e trabalham, conhecem o verdadeiro significado de trabalho árduo e reconhecimento.
Lá, cada um tem uma habilidade, e quando pronto, o guerreiro recebe um yantra (uma tatuagem nas costas representando suas habilidades). Ruk recebeu antes que Mu, apesar de ser mais novo. Além disso, ele era mais festeiro e destemido, o que acaba levando-o a um grande problema.
Mu agora tem que conviver sem a presença de seu grande irmão. É um vazio imenso e um sentimento de culpa, porém ele acredita que tenha sido para o melhor.
Tudo parece normal no templo, os dias de treinamento, as horas de trabalho, as meditações. Até que aparece um espadachim com uma má notícia. Tudo vira de ponta cabeça. Shenjin não é mais um lugar calmo onde Mu pode descansar no jardim.
O que me deixou super ansiosa foi o epílogo. Me deu uma vontade imensa de ler o próximo livro.
Recomendo a todos que gostam de aventura e grandes surpresas no meio do caminho. E sim, você vai amar e se apegar aos personagens.
“Brancas são as flores. Onde seu tesouro conduz. Sou o espírito da montanha. Guardião do dragão da luz.”

site: https://www.instagram.com/p/BTrltOPB-Dt/

Gleissianne Dias 04/05/2017

Leitura maravilhosa
Achei o livro é realmente muito bom e bem escrito. O enredo é envolvente e é muito difícil não mergulhar de dentro do belíssimo universo criado pelo autor. Sem contar que todos os personagens são cativantes. Realmente me senti assistindo aqueles filmes orientais com meu pai rs". Super recomendo ?

Fabi 30/04/2017

Leitura deliciosa
Avalio esta obra com muito carinho. Em Canção dos Shenlongs, Diogo Andrade consegue tornar a leitura imersiva logo nos primeiros parágrafos, e os personagens te cativam desde o início. É muito fácil entrar na pele de Mu e sentir toda a avalanche de emoções que ele sente por seu irmão, Ruk. Não sou fã de livros em primeira pessoa, mas Diogo o faz com maestria, tornando a leitura agradável e interessante. Recomendo a todos conhecerem os Shenlongs e atrevo-me a dizer que este é um dos melhores livros nacionais que já li nos últimos anos.