AS GRANDES MENTIRAS SOBRE A IGREJA CATÓLICA

AS GRANDES MENTIRAS SOBRE A IGREJA CATÓLICA Alexandre Varela
Viviane Varela

Resenhas - As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica

Cristiano.Zuliani 17/02/2024

Barato, linguagem acessível, descontraído e muito esclarecedor e informativo. Recomendo a qualquer leitor: católico ou não. Desde a página O Catequista nas redes sociais e todos os conteúdos de livros deles. Alexandre e Vivi, parabéns pelo empenho! ??

Elisa 31/01/2024

Esclarecimento de muitos fatos
Esse livro é abordado de uma forma leve e descontraída,esclarece muitas dúvidas e questionamentos que infelizmente prevalecem a muito tempo contra a Santa igreja.
Ele é claramente indicado para os católico recém convertidos para aprofundar os conhecimentos nas doutrinas.

Sabrina 29/01/2024

Só se ama aquilo que se conhece!
Esse livro é essencial para todo católico, principalmente para os recém convertidos que estão cheios de dúvidas e não gostam muito de ler, pois traz um resumão de todos os temas mais discutidos da nossa fé católica e nos traz conhecimento e respostas para também trazer os irmãos para o caminho da Verdade.
Com linguagem acessível a todos, o livro traz respostas bem humoradas e perspicazes que realmente nos fazem entender os temas difíceis. Sem dúvidas recomendo a leitura!

Ruth167 09/01/2024

Conhecimento
Achei o livro muito legal em geral, por ser escrito de uma maneira leve ajuda o leitor a conseguir se interessar mais. Ótimo para quem está iniciando seus estudos sobre a posição da Igreja em diversos assuntos e um bom local para encontrar referências adequadas para aprofundamento.

Arlete 12/10/2023

Esclarecedor, mas puxa a brasa para a Igreja Católica
Leitura interessante, onde esclarece muitos pontos dos quais conhecemos de forma torta pela boca dos outros que não conhecem os assuntos e vão passando a Fake News para frente. Muitos conceitos reaprendi neste livro. Mas é claro que o livro defende o cristianismo católico, mas independente da religião do leitor, é um conhecimento válido, não será perdido.
#PartiuVolume2

Rafael1905 07/10/2023

Baita livro!
Livrão! De fato ILUMINADOS!!!

Livro cheio de referências, descontração, seriedade, verdades na lata e muita informação verídica que a sociedade insiste em questionar!

Eu particularmente AMEI! Baita livrão!

Helen2330 06/12/2022

Quebrando tabus
O livro vai tratar de questão bíblicas, dúvidas diante os sofrimentos da humanidade, histórias distorcidas sobre a Igreja (ex: que a Igreja apoiou a escravidão), fatos, etc.

Gostei do livro. Mas, devido ter diversos conteúdos não há um aprofundo neles, assim, tendo algo mais introdutório.

Vemos que o mundo realmente quer esconder a verdadeira beleza da Igreja Católica.

Viva a Igreja de Cristo!

?Contém humor ácido etc. ->Em um momento, pode ter dito outras vezes, não lembro, mas foi estranho.

Barbara.Tomaz 19/11/2022

Mais pra lá do que pra cá
Escrito para reafirmar e incentivar a fé católica romana, esse livro contém linguagem descontraída, o que torna fácil a leitura ?. Todavia, o excesso de humor ácido, ironia, exagero e frases tendenciosas prejudicaram a abordagem e o desenvolvimento das explicações em alguns temas doutrinários. Assim, acredito que poderiam ter tido mais equilíbrio para o texto se desenvolver mais e melhor, ou escrito com mais seriedade.

Escrevo isso porque tive a impressão de que cada resposta era uma tentativa de "lacrar" um debate, aliás, esse era o tom (competitividade ou provar algo), isto é, não é apenas informar ou reafimar algo sobre dogmas instituídos e praticados pela igreja católica, mas sim, uma tentativa de dar aos fiéis católicos respostas para conversar/debater (foi isso que percebi).

Porém, o esforço acaba sendo um tiro no pé, pois assuntos históricos polêmicos e entre outros pontos doutrinários são tratados com vista grossa, de maneira superficial e, muitas vezes, se tenta justificar o posicionamento com base em exemplos de outro assunto ou com passagens bíblicas fora de seu contexto, enfim, as explicações em alguns momentos pareceu verdadeiras tentativas de "tapar o Sol com a pereneira". As respostas podem até parecer boas e sãs, mas quando se para para refletir, analisar e comparar com outros livros sobre história...as respostas ficam bem a desejar (e forçadas).

?Embora seja incentivado a leitura da Bíblia e a continuação da pesquisa/estudo na área, muitas conclusões são baseadas precipitamente e a dúvida não é um direito, o leitor é estimulado a aceitar, "porque é isso que a igreja disse ou crê".

Outro ponto foi sobre o protestantismo. Percebi que houve algumas falácias históricas e preconceitos doutrinários. Faltou esclarecimento e mais pesquisa sobre o movimento, sobre as implicações positivas e negativas que a reforma gerou na igreja católica romana, e sobre o contexto histórico-social que originou o movimento. Por exemplo, alguns equívocos foram:

1."Que a reforma se resume em Lutero", volta e meia eles citam Lutero como se ele fosse o único reformador e porta-voz de todos. Sim, ele foi importante, mas ele não foi o único reformador e não agiu sozinho. Ninguém sabe quem desenvolveu as "5 Solas", elas surgiram a medida que as idéias iam sendo debatidas entre os estudiosos. E houveram concílios e conselhos protestantes também para se discurtir idéias e doutrinas.

2. Usaram Testemunhas de Jeová como exemplo de igreja protestante na pergunta " igrejas cristãs não defendem a mesma fé?" . Ora, Testemunhas de Jeová não são protestantes por motivos doutrinários! Tanto é que eles crêem em outras doutrinas, são exclusivistas e não se incluem nem se identificam no segmento de igrejas cristãs tradicionais.

3. Usar exemplos que desqualifiquem ou que zombem de igrejas protestantes sérias, não é uma atitude ética. Apresentar posicionamentos heréticos como via de regra e usá-los como algo que represente todo segmento protestante não é algo que permite um diálogo e uma investigação madura sobre os assuntos, isso ainda vai contra o bom senso.

Contudo, apesar da discordância doutrinária, na pergunta sobre autoridade biblica , além dos estudiosos católicos, acabaram usando também, 2 estudiosos protestantes para justificarem/reforçarem sua resposta a favor da autoridade e do uso da Bíblia hoje: Lee Strobel e F.F.Bruce. (Que ironia, não?! Hehe) . Ou seja, algumas informações convém usar, outras convém omitir ou censurar. ?????

? Dei 2 estrelas pois teve perguntas, como por exemplo, sobre a natureza divina e humana de Jesus e sobre o uso da ciência, que tiveram boas respostas ( apesar do humor ácido e de tudo o mais). Sentir falta de falarem sobre a igreja católica ortodoxa e suas peculiaridades.

Obs: Se você for católico e esteja lendo ou deseje ler esse livro, leia também livros de História da Igreja, se possível livros imparciais, para se tirar conclusões melhores a respeito dos temas históricos abordados/citados neste livro.
Barbara.Tomaz 19/11/2022minha estante
Obs dá para ler na internet, pelo Scribd.

Paulo 19/11/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns pelo seu texto ele ficou muito bem escrito e esclarecedor.

Barbara.Tomaz 20/11/2022minha estante
Obrigada, me esforcei para escrever aquilo que pensei e senti com a leitura. Teve horas que eu rir de alguns absurdos.

Pode ser um livro usado para católicos iniciantes ou usado para evangelizar jovens e crianças no catolicismo, mas reforço a recomendação de lerem livros sobre História da Igreja pois as citações e explicações sobre algumas coisas polêmicas que aconteceram foram simplesmente "amaciadas" ou ignoradas. Para se ressaltar a autoridade e as atitudes da igreja como sempre corretas, eles supervalorizaram muita coisas e ignoraram ou omitiram outras. Deixou muito a desejar...

Mauro Jr. 06/10/2022

Conhecimento sobre a Igreja
A Igreja católica é um instituição de 2000 anos, fundada por Jesus Cristo e envolta em muitos mistérios e histórias criadas por todos os seus inimigos ao longo desse tempo. O livro nos traz referências sobre a verdade relacionadas a essas histórias e um conhecimento mais aprofundado sobre a Igreja.

Erika 02/07/2022

Todos deveriam ler
Muito bom para quem deseja conhecer o mínimo sobre a Igreja Católica. Eu como Católica, confesso que não sabia da metade dos fatos abordados no livro.. E infelizmente é uma realidade da grande maioria dos católicos, por isso muitos se afastam e se convertem ao protestantismo. Também esclarece dúvidas acerca de vários temas polêmicos que envolvem a Igreja. Ao final do livro, só tenho a dizer que me apaixonei mais ainda pela verdadeira Igreja deixada por Jesus Cristo!! E aconselho a todos recém convertidos a comprarem esse livro e deixá-la na cabeceira!!
Brenda532 21/07/2022minha estante
Concordo, gostei muito também. ?

Clarinha 17/06/2022

Aqui o senso comum cair por terra e ainda te diverte
Já começo falando que o livro é reconendadíssimo para todas as pessoas, católicos, não católicos, aqueles que não gostam da religião, enfim.
Muita coisa ruim que escutamos sobre a Igreja pelo senso comum e desmistificado nessas páginas e ainda por cima de forma descontraída e engraçada!
E um recado importante desses caçadores de tretas maravilhosos aos nossos irmãos na fé: queridos, conheçam a sua fé, estudem, pois só assim a gente consegue defender nossa Igreja da melhor forma possível e ainda ensinar aqueles que não sabem e que falam mal. É isso!

Brenda532 26/04/2022

Muito bom!
O livro responde as principais mentiras que usam contra a Santa Igreja Católica, algumas eu realmente não fazia ideia.
Interessante para quem está querendo começar a estudar sobre a igreja. A leitura é muito leve, mas relevante.

Samuel.Carneiro 13/01/2022

Livro muito bom! Explica em detalhes histórias e informações divulgadas erroneamente sobre a fé Católica!

Pedróviz 13/12/2021

As grandes mentiras sobre a Igreja Católica
O livro As grandes mentiras sobre a Igreja Católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela, é um livro que, embora dirigido ao público jovem, certamente agradará ao público veterano. O livro aborda uma ampla gama de mentiras deliberadamente concebidas contra a Igreja Católica, como a mentira da Igreja ter atrasado o desenvolvimento científico, a mentira da Igreja ter contribuído com o nazismo, a mentira sobre a Santa Inquisição, a mentira sobre o conceito de dogma e muitas outras. Embora o livro não esgote o tema, ele cumpre muito bem sua proposta através da linguagem informal e do bom humor em equilíbrio com um texto sóbrio e enxuto.
Dificilmente se encontra um livro com tal nivel de qualidade de informação sem ser enfadonho. Cinco estrelas.

Carolina 17/11/2021

Leitura essencial!!!
?Muita coisa, não? É engraçado que, quando conhecemos a visão da Igreja, acusações que pareciam tão sólidas e verdadeiras caem por terra. É impressionante como, de fato, ?as portas do Hades nunca prevalecerão sobre ela?. A Igreja Católica passa por poucas e boas há dois mil anos. Inventam muitas coisas sobre ela, questionam-na, acusam-na, deturpam os fatos e, mesmo assim, ela continua lá, sem nenhum arranhão embaixo de toda a mentira que jogam sobre ela. Neste livro, tentamos lançar luz sobre alguns assuntos. O tom de deboche característico d?O Catequista talvez o ajude a memorizar melhor algumas das questões que apresentamos. Afinal, aposto que você esqueceu boa parte do que aprendeu no colégio ou na faculdade, mas se lembra das boas piadas que ouviu por lá. O próximo passo é aprofundar o conhecimento. Encare esta leitura como o trailer de um filme que parece muito bom, mas saiba que agora é preciso levantar do sofá e ir ao cinema para vê-lo. Então, procure sua paróquia. Se ainda não tiver, engaje-se em uma comunidade. Procure por direção espiritual e aprofunde-se. Conheça sua Igreja cada vez melhor e, sobretudo, nunca mais se cale diante dos espertalhões que atiram mentiras das quais não têm certeza.?

Deveria ser lido por TODOS, católicos ou não, pois tem uma leitura fácil e direta que esclarece muitas coisas que mesmo pessoas que estão sempre na igreja as vezes não sabem.