As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica

As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica Alexandre Varela
Viviane Varela

Resenhas - As Grandes Mentiras Sobre A Igreja Católica

Barbara.Tomaz 19/11/2022

Mais pra lá do que pra cá
Escrito para reafirmar e incentivar a fé católica romana, esse livro contém linguagem descontraída, o que torna fácil a leitura ?. Todavia, o excesso de humor ácido, ironia, exagero e frases tendenciosas prejudicaram a abordagem e o desenvolvimento das explicações em alguns temas doutrinários. Assim, acredito que poderiam ter tido mais equilíbrio para o texto se desenvolver mais e melhor, ou escrito com mais seriedade.

Escrevo isso porque tive a impressão de que cada resposta era uma tentativa de "lacrar" um debate, aliás, esse era o tom (competitividade ou provar algo), isto é, não é apenas informar ou reafimar algo sobre dogmas instituídos e praticados pela igreja católica, mas sim, uma tentativa de dar aos fiéis católicos respostas para conversar/debater (foi isso que percebi).

Porém, o esforço acaba sendo um tiro no pé, pois assuntos históricos polêmicos e entre outros pontos doutrinários são tratados com vista grossa, de maneira superficial e, muitas vezes, se tenta justificar o posicionamento com base em exemplos de outro assunto ou com passagens bíblicas fora de seu contexto, enfim, as explicações em alguns momentos pareceu verdadeiras tentativas de "tapar o Sol com a pereneira". As respostas podem até parecer boas e sãs, mas quando se para para refletir, analisar e comparar com outros livros sobre história...as respostas ficam bem a desejar (e forçadas).

?Embora seja incentivado a leitura da Bíblia e a continuação da pesquisa/estudo na área, muitas conclusões são baseadas precipitamente e a dúvida não é um direito, o leitor é estimulado a aceitar, "porque é isso que a igreja disse ou crê".

Outro ponto foi sobre o protestantismo. Percebi que houve algumas falácias históricas e preconceitos doutrinários. Faltou esclarecimento e mais pesquisa sobre o movimento, sobre as implicações positivas e negativas que a reforma gerou na igreja católica romana, e sobre o contexto histórico-social que originou o movimento. Por exemplo, alguns equívocos foram:

1."Que a reforma se resume em Lutero", volta e meia eles citam Lutero como se ele fosse o único reformador e porta-voz de todos. Sim, ele foi importante, mas ele não foi o único reformador e não agiu sozinho. Ninguém sabe quem desenvolveu as "5 Solas", elas surgiram a medida que as idéias iam sendo debatidas entre os estudiosos. E houveram concílios e conselhos protestantes também para se discurtir idéias e doutrinas.

2. Usaram Testemunhas de Jeová como exemplo de igreja protestante na pergunta " igrejas cristãs não defendem a mesma fé?" . Ora, Testemunhas de Jeová não são protestantes por motivos doutrinários! Tanto é que eles crêem em outras doutrinas, são exclusivistas e não se incluem nem se identificam no segmento de igrejas cristãs tradicionais.

3. Usar exemplos que desqualifiquem ou que zombem de igrejas protestantes sérias, não é uma atitude ética. Apresentar posicionamentos heréticos como via de regra e usá-los como algo que represente todo segmento protestante não é algo que permite um diálogo e uma investigação madura sobre os assuntos, isso ainda vai contra o bom senso.

Contudo, apesar da discordância doutrinária, na pergunta sobre autoridade biblica , além dos estudiosos católicos, acabaram usando também, 2 estudiosos protestantes para justificarem/reforçarem sua resposta a favor da autoridade e do uso da Bíblia hoje: Lee Strobel e F.F.Bruce. (Que ironia, não?! Hehe) . Ou seja, algumas informações convém usar, outras convém omitir ou censurar. ?????

? Dei 2 estrelas pois teve perguntas, como por exemplo, sobre a natureza divina e humana de Jesus e sobre o uso da ciência, que tiveram boas respostas ( apesar do humor ácido e de tudo o mais). Sentir falta de falarem sobre a igreja católica ortodoxa e suas peculiaridades.

Obs: Se você for católico e esteja lendo ou deseje ler esse livro, leia também livros de História da Igreja, se possível livros imparciais, para se tirar conclusões melhores a respeito dos temas históricos abordados/citados neste livro.
Barbara.Tomaz 19/11/2022minha estante
Obs dá para ler na internet, pelo Scribd.

Paulo 19/11/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns pelo seu texto ele ficou muito bem escrito e esclarecedor.

Barbara.Tomaz 20/11/2022minha estante
Obrigada, me esforcei para escrever aquilo que pensei e senti com a leitura. Teve horas que eu rir de alguns absurdos.

Pode ser um livro usado para católicos iniciantes ou usado para evangelizar jovens e crianças no catolicismo, mas reforço a recomendação de lerem livros sobre História da Igreja pois as citações e explicações sobre algumas coisas polêmicas que aconteceram foram simplesmente "amaciadas" ou ignoradas. Para se ressaltar a autoridade e as atitudes da igreja como sempre corretas, eles supervalorizaram muita coisas e ignoraram ou omitiram outras. Deixou muito a desejar...

Drika 05/02/2017

Catequese de boteco, caçadores de tretas
"Catequese de boteco", é assim que o casal de catequistas, Alexandre e Viviane Varela, definem o estilo do projeto que abraçaram como apostolado, levar a fé àquelas pessoas que estão distantes do linguajar mais rebuscado dos livros de teologia, diga-se de passagem, a grande maioria de nós.

Com uma linguagem irreverente e informal criaram um dos maiores blogs católicos da atualidade no Brasil, "O Catequista" e como consequência de anos de trabalho lançam agora o livro "As grandes mentiras sobre a Igreja Católica".

A proposta do livro é derrubar os grandes mitos criados em torno da Igreja Católica e sua doutrina (inquisição, ciência; idolatria, Maria, e muito mais), tudo isso numa linguagem fácil, irreverente, bem humorada,às vezes ácida, mas sem perder de linha a verdade doutrinária e histórica do catolicismo.

Obviamente a obra não aborda todas as mentiras contadas, mas já traz luz as principais delas. Nos dá uma boa dose de conhecimento e desperta o desejo de buscar mais.

Cristiano.Santos 02/08/2017minha estante
Peguei emprestado para ler. Pela sua descrição, boa parte do conteúdo eu devo conhecer, tendo já lido livros do professor Felipe Aquino, como Para entender a Inquisição, Uma história que não é contada, Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental, Todos os caminhos levam à Roma, Ortodoxia, além de livros do pe Alberto Ganbarine, Pe Paulo Ricardo (cujo site é mais que recomendado para quem quer aprofundar).

Drika 17/11/2017minha estante
Cristiano.Santos, para quem já tem um conhecimento mais aprofundado da doutrina a obra não traz novidades. A grande sacada do livro é realmente a linguagem que torna mais fácil a assimilação do conteúdo para os que estão iniciando e ajuda também aos que já tem um conhecimento maior para que saibam explicitar a fé aos que não dominam essa forma mais rebuscada.

Lthsgabriel 30/06/2020minha estante
Esse primeiro livro é mais para explicar as crenças básicas da igreja para aqueles que não conhecem.
O segundo livro dos mesmos autores: "As verdades que nunca te contaram sobre a igreja católica" se aprofunda mais nos assuntos polêmicos como as cruzadas, as inquisições e a corrupção do clero na idade média.

Gabriela2248 05/12/2020

Muito bom!
Este livro me ajudou a compreender uma série de coisas que envolvem a fé católica, além de ter refutado várias das acusações ruins que são feitas contra ela (especialmente nas escolas e universidades). A forma que os autores explicam temas complexos é bastante acessível e clara, além de divertida (tão "divertida" que em alguns momentos, na minha opinião, se excederam nas piadas).
Minha única ressalva é sobre as partes em que eles comentam o tema santidade, pois achei bastante superficial e estranha. Para mim, deu a entender que santos seriam pessoas que pecam até o último dia da vida, mas que são salvas por terem "boa vontade". Sendo que, na verdade, parar de pecar é o mínimo que um cristão deve fazer. Mesmo alguém que já não comete pecados não é automaticamente santo, pois a santidade está para bem além disso; se trata de estar profundamente unido a Cristo.
Enfim, no geral é um ótimo livro. Recomendo principalmente para quem está em processo de conversão ao catolicismo.
Thalia Bastos 14/03/2023minha estante
Vish... Sobre a santidade, para ser santo tem que ter pelo menos passado da via ascetica já e entrado na via mística, nem sei se os que estão na fase dos progredindo (via iluminaria) possam ser chamados de santos ou só a dos perfeitos (via unitiva). Enfim... Complicado dá uma ideia errada de santidade, complicado mesmo. ?

Além de nós processos de canonizações as virtudes dos santos terem que ser comprovadamente de grau heróico, ou seja, superior ao que o ser humano conseguiria naturalmente, aqui um link sobre a santidade nas crianças: https://permanencia.org.br/drupal/node/5714

Erika 02/07/2022

Todos deveriam ler
Muito bom para quem deseja conhecer o mínimo sobre a Igreja Católica. Eu como Católica, confesso que não sabia da metade dos fatos abordados no livro.. E infelizmente é uma realidade da grande maioria dos católicos, por isso muitos se afastam e se convertem ao protestantismo. Também esclarece dúvidas acerca de vários temas polêmicos que envolvem a Igreja. Ao final do livro, só tenho a dizer que me apaixonei mais ainda pela verdadeira Igreja deixada por Jesus Cristo!! E aconselho a todos recém convertidos a comprarem esse livro e deixá-la na cabeceira!!
brendaflleal 21/07/2022minha estante
Concordo, gostei muito também. ?

Luiza.Castro 20/04/2021

É um livro complicado. Apesar de apresentar algumas boas referências, não aparenta solidez nos argumentos, principalmente em 3 situações: sobre a homossexualidade (na verdade o livro não apresenta argumento sólido nenhum), sobre os índios (ainda lançaram uma cartada muito parecida com "racismo reverso"), e sobre a igreja não ser machista. O próprio texto argumentativo é machista e não faz sentido.
Ainda assim, os autores ressaltam a importância de estudar os pontos levantados e reforçam a necessidade de o cristão questionar tudo o que, para ele, não faz sentido.
Barbara.Tomaz 08/07/2023minha estante
Tive a mesma impressão, em alguns momentos parecia que o autor queria mais mesmo é "lacrar" ou vencer um debate do que explicar e desenvolver seus argumentos.

Ana Flávia 16/07/2017

Tipo catequese
O livro explica muitas coisas que sempre escutamos falar mas sem saber a realmente verdade, este livro nos mostra o que e verdade e ainda coloca exemplos e pessoas que realizaram as pesquisas.
Que nem disse os criadores do livro desvendando tretas de um jeito mais "jovem" de se entender e com algumas brincaderinhas no meio.

Cristiano.Santos 25/08/2017

Um "descolado" guia destruidor de mitos
Livro "da hora", principalmente para jovens e mais ainda aqueles que estão na "facul", onde muitos mitos são despejados na "caixola" da rapaziada, acerca da Igreja Católica.
Para quem já acompanha algum programa de TV de formação católica, muito do conteúdo do livro é conhecido. No meu caso, boa parte do conteúdo eu já conhecia de outras leituras, como "Uma história que não é contada" e "Para entendera a Inquisição", ambos do prof. Felipe Aquino; "Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental" - Thomas Woods, além de cursos disponíveis na internet de História da Igreja, como o do Pe Paulo Ricardo.
Em geral, o livro desmascara uma pilha de mentiras espalhadas há séculos e, portanto, você aprende, independente se católico ou não. Tudo que o livro coloca está muito bem embasado e documentado, nos fatos.
Como costuma dizer o prof. Felipe Aquino, "Contra fatos não há argumentos."

Cristiano.Zuliani 17/02/2024

Barato, linguagem acessível, descontraído e muito esclarecedor e informativo. Recomendo a qualquer leitor: católico ou não. Desde a página O Catequista nas redes sociais e todos os conteúdos de livros deles. Alexandre e Vivi, parabéns pelo empenho! ??

Greziella.FAtima 19/04/2018

#erro
Os mitos são erros claros, de interpretação ou criados propositalmente, para tentar destruir a Igreja de Cristo.

É fundamental para a nossa salvação desmistificar, trazer esses mitos à luz da verdade. Os mitos só causam confusão e atrapalham os planos de salvação. O fato é que a Igreja será sempre perseguida, até o último instante, mas nunca destruída.

??Católico: Se decidir mudar de religião, mude. Mas não use a desculpa de que irá deixar a barca devido aos 'erros' que existem na Santa Igreja, pois é bem provável que você não a conheça verdadeiramente e não tenha por ela verdadeiro amor e confiança como deveria ter.

Esse livro é bem prático. É pra carregar e consultar. São tantos mitos (uns eu nem conhecia), tanta mentira sobre a Santa Igreja, que não dá para gravar.rs

Linguagem jovem, bem humorada, descolada. Gostei bastante. ??

E aí?? Seguirá na barca de Pedro até o fim???!!! Então, estude!

clertoncord 09/08/2018

Interessante
Esse livro é uma excelente ferramenta para conhecer versões diferentes de páginas polêmicas da história da Igreja. Para quem gosta de apologética, essa obra pode ser um ponta pé inicial, pois ela também apresenta uma vasta referência bibliográfica que pode ser muito útil para quem deseja se aprofundar nas questões abordadas no livro.

MrsMon 04/03/2020

Achei um bom livro. Um livro q pode servir como guia, já q ele se baseia em muitas fontes, das quais eles disponibilizam no final do livro. Para quem for curioso e quiser suprir as dúvidas q o livro gera, pode servir pra fazer um estudo inicial, já q essa história é tão vasta, é bom um guia para uma pesquisa mais direcionada.

Sergio330 09/03/2020

Esclarecedor
Livro muito interessante não só pra quem é católico , mas também para pessoas leigas que leem ou escutam coisas sobre a Igreja , de acordo com o interesse do informante mas não verificam a veracidade e no caso do livro a história da instituição . Os autores vão em busca de fontes sérias , historiadores , religiosos e outros .

Rafa 27/07/2020

Básico
Desmistifica bastante coisa sobre o tema de forma cômica. Mas a comicidade da forma que foi falada, às vezes não convém com a seriedade daquilo que está sendo exposto.