Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos

Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos Tostão

Resenhas - Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos

Thiago 17/11/2023

Curti. Muito. Por aí em 2007 comecei a ler as crônicas do Tostão que saíam na Folha e sempre ficava admirado com a análise sensata, a clareza do texto e o conhecimento técnico e histórico do futebol. Dou aula de português para um colombiano, torcedor do Millonarios, que é apaixonado por esporte. Ele tinha me perguntado por indicações de escritores brasileiros. Enviei para ele uma lista com Machado de Assis, Fernando Sabino, Chico Buarque, Marçal Aquino e Lygia Fagundes Telles. Depois me lembrei de acrescentar o Tostão. Passei este livro para ele e, por minha vez, comecei a ler para que pudéssemos debater. Que surpresa boa. Devorei a obra em poucos dias. E agora recomendo-a para quem quer entender melhor as histórias e a evolução do futebol por quem o vivenciou de dentro, primeiro como craque e logo como jornalista.

Disotelo 06/02/2023

Essencial pros Amantes do Futebol.
Recomendo bastante pra quem ama futebol, Tostão é muito lúcido, gente boa, entende muito do esporte, tem uma escrita bastante leve e fluída.

Marcos 08/07/2021

O livro é interessante no que se diz sobre a parte técnica e alguns bastidores das copas principalmente. Peca na questão do eco do escritor que as vezes se manifesta e a mistura de questões políticas na narrativa.
10/7,5

Thiago.Shoda 23/08/2020

Genial
Tostão é tão craque com as palavras como foi jogando, fala das histórias que viveu sem medo de expor a verdade dos fatos e com todo o contexto de quem vivenciou. Leitura obrigatória aos amantes de futebol.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

"Um banho de cultura futebolística e de vida, com a sabedoria, a simplicidade e os toques geniais de quem conhece o futebol pelo direito e pelo avesso. Os destinos cruzados do craque e do homem comum desembocado na mais equilibrada e aguda visão dos destinos do futebol brasileiro." - José Miguel Wisnik, autor de Veneno remédio

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-359-2791-7

Sebastião Junior 02/09/2018

As habilidades literárias de Tostão
Eu alimento aquele clichê, de brasileiro perna de pau que, em diversos momentos, gosta de dar pitacos em escalações de times de futebol. Tostão é um fã, como eu, mas, ele, ultrapassa o básico de simplesmente analisar de fora do espectro. Ele jogou, conhece as quatro linhas como ninguém. Ora, pois. O que poderia dizer do titular do tricampeonato mundial da seleção brasileira, o último de Pelé. Tem-se, neste livro, o relato mais intimista de um cronista muito habilidoso, assim como do médico extremamente estudioso que conhece muito do psicológico e físico dos maiores atletas. É invejável - no mesmo tempo que estimulante - imaginar algum dia exercer o papel de comentarista de futebol e, no mínimo, tentar alcançar a maestria de Tostão.

lucasbuzele 04/05/2018

Uma autobiografia incomum, que mescla análise de futebol e comentários sobre temas variados. Tostão tem uma escrita pragmática, sem firulas, bastante acessível. O livro serve como um apanhado do que ele já disse em suas colunas e comentários na época de TV, não há muita novidade. As histórias são as mesmas e em alguns momentos os capítulos parecem desconectados, havendo repetições de informações. Fora isso, a vida de Eduardo Gonçalves de Andrade é cheia de acontecimentos interessantes. De craque do Cruzeiro e da seleção a médico e analista de futebol, Tostão sempre impressionou pela paixão por aprender e ensinar. Um sujeito único na história do nosso esporte.

Gustavo 01/03/2017

Misto de autobiografia com a visão de cronista acerca do futebol brasileiro e mundial, dentro e fora dos campos. Um passeio pela história do esporte mais importante da humanidade, com o melhor cronista esportivo do país há décadas. E como diria Juca Kfouri, e nunca é demais lembrar, "Tostão escreve como jogava".