Juntando os pedaços

Juntando os pedaços Jennifer Niven

Resenhas - Juntando os Pedaços

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/10/2016

Jennifer Niven, você roubou meu coração. (De novo)
Jack Masselin tem prosopagnosia, uma doença neurológica rara que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Todos os dias acorda e não reconhece o rosto que o encara de volta no espelho. Não reconhece as pessoas com quem mora em casa, sua família. E ninguém sabe disso. Nem sua família, seus amigos, ou sua quase namorada. É considerado o bam-bam-bam da escola, bonito, sempre com os populares, namorado da garota mais disputada.. como ele esconde a doença? Identificando as pessoas através de aspectos não-faciais, como cabelo, cor da pele, e voz.
Libby Strout foi considerada a Adolescente Mais Gorda dos Estados Unidos. Literalmente. Após perder sua mãe por um aneurisma repentino, aos 10 anos de idade, a garota perdeu seu rumo da vida, começou a ter crises de pânico e ansiedade e a temer a morte a cada segundo. Descontou tudo isso na comida, e chegou a pesar 296 kg, ficar presa em casa, deitada, mal conseguindo mexer o pescoço sozinha, até precisar ser resgatada de casa, onde uma parede foi completamente destruída para que a garota fosse retirada de lá por um GUINDASTE. Isso mesmo, você leu certo.
Agora, após perder quase 140 kg, e passar anos estudando em casa, ela vai enfrentar o Ensino médio. Pessoas. Pessoas más.
Mas ela se recusa a baixar a cabeça, afinal, como ela diz: "NÃO PERDI QUASE 140 KG E DEIXEI DE COMER PIZZA E BOLACHA PARA SER HUMILHADA".
Quando os caminhos de Jack e Libby se cruzam, de forma NADA amigável, tudo indica que os dois irão se bicar o tempo todo, afinal tal situação é totalmente humilhante.
Mas Jennifer Niven, com sua magia expressada através da escrita, bagunça tudo, e quebra nosso coração, mais uma vez.
Os pontos de vista são alternados entre Jack e Libby, a maioria dos capítulos são curtíssimos, mas foi realmente uma sacada genial, e você vai entender o motivo quando ler.

Recebi o exemplar de prova da Editora Seguinte, e logo entrei em pânico, porque a princípio, não estava muito "contagiada". Apesar de a escrita continuar linda, não estava conseguindo sentir aquela conexão com a história. Mas, o que eu não levei em consideração, foi que, a Jennifer fez uma abordagem diferente de seu outro livro. Em "Por lugares incríveis", Violet e Finch têm uma interação instantânea devido às situações pessoais similares pelas quais passam. Em "Juntando os pedaços", Jennifer Niven primeiro nos apresenta o mundo individual de cada personagem e seus dilemas, para depois fazer uma encruzilhada entre eles.

No caso da Libby, encontramos uma garota acima do peso que teve que aprender a lidar com preconceitos, maus olhares, pena e perdas. Mas mesmo mediante isso, não deixa seus sonhos se apagarem, sua paz se esvair. Que não se deixa intimidar por padrões. Sempre sonhou em ser bailarina, então dança sempre que pode, e vai se inscrever para a seleção de líderes de torcida diante de gargalhadas e vaias, porém, sorri de volta e devolve um olhar de: "E daí?"

E Jack, um garoto que sempre se escondeu dentro de si, com muros tão altos que ele mesmo teme não poder derrubar. Que sempre foi o que as pessoas quiseram que ele fosse, sempre fez o esperado, disse o desejado, aparentou um bem-estar de espírito inexistente. Sempre se focou tanto na aparência que teme perder sua própria alma. Não tem objetivos, ou perspectivas para o futuro, pois sua doença o incapacita de ser normal. Mas o que ele não sabe? Que o normal, é muito chato. E que as coisas vão muito além de reconhecimento alheio e aparência.
Adivinha quem vai ensiná-lo isso da forma mais contraditória e linda possível?

Esse livro vai te fazer rir, chorar, suspirar, refletir.
Me abriu os olhos, permitindo-me ver caminhos cujos eu não sabia da existência, e possibilidades que eu nunca levei em consideração.

Eu estava em pedaços, tão pequena, tão quebradiça, tão insignificante, e esse livro me juntou. Cada pedacinho de mim.
O que eu aprendi? Que alguém gosta de mim. Que meu corpo não muda quem sou. Que eu sou importante. Que não preciso ser perfeita o tempo todo. Que eu não sou uma aberração. Que chorar não me torna fraca. Que meus sonhos não são inalcançáveis. Que alguém precisa de mim. Que eu faço diferença. Que eu tenho o poder de mudar. Que padrões não me definem. Que julgamentos não devem me abalar, porque sou melhor do que isso.

Meu amigo, preciso te dizer algo:
Você é amado. Você é importante. Você é luz. Você não é só mais um, você é único. Imperfeições e diferenças não te tornam um zero à esquerda. Você é maravilhoso. Incrível. Magnífico. Você brilha tanto, mas tanto, que nem mesmo a escuridão mais assustadora e obscura pode te ofuscar, a não ser que você permita. Me faça um favor? Não permita.
Você, eu, nós, fazemos diferença.
Não podemos ter medo de deixar o castelo. Tem um mundo enorme e maravilhoso nos esperando. Vamos aproveitá-lo. Me dá sua mão, vem comigo. Vamos.
Você não está sozinho. Alguém gosta de você.

Não é "só mais um livro".
Existem aqueles que curam com remédios.
Livros curam com palavras.

Obrigado por existir, Jennifer Niven.
Formigoni 30/10/2016minha estante
quero muito lerrrrrrrr mds

Nati 31/10/2016minha estante
Ahhh que resenha lindaaa!!! Me deixou ainda mais curiosa e ansiosa por essa leitura!

Pati 31/10/2016minha estante
Que linda essa resenha!!!! Kennia suas palavras são lindas impossível não sair correndo e compra o livro rsrsrsr

Dani 31/10/2016minha estante
Que resenha! Eu acho que não tinha lido a respeito do livro, mas já ganhou minha atenção!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 02/11/2016minha estante
Leiam, Jennifer não decepciona < 333

Fabi129 10/11/2016minha estante
eu amo livros assim que tem temas tocantes
sendo da Jennifer Niven, impossível não ler
e resenha perfect *-*

ALDI (Navio dos Livros) 20/11/2016minha estante
Me arrepiei lendo essa resenha!
Eu amo essa autora, minha favorita! Ela tem o dom de mecher com a gente de uma forma estrondante! Meu livro ainda não chegou, pois comprei na pré-venda. Queria garantir logo meu exemplar! Mas eu já sei que vou amar! Sei que vai ser incrível!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 20/11/2016minha estante
Não tem como se decepcionar com a Jennifer, cada palavra que ela escreve entra na alma < 3

@diariodeleitura 24/11/2016minha estante
Livro maravilhoso! Ameeeei tbm!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 12/12/2016minha estante
INCRÍVEL < 3

thai 23/12/2016minha estante
Vi esse livro no Insta e sim, quero muuuito ler. Amei sua resenha!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 31/12/2016minha estante
Obrigado

Camila 23/02/2018minha estante
arrasa demaissss nas resenhas ela, brasilll!!!!! quero ler

pizarrel 08/09/2021minha estante
que resenha!!! quero ler agora.

Lelê 11/11/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! ?

Josiane250 23/11/2021minha estante
Estou indo ler por causa dessa resenha

camila 23/01/2022minha estante
vc sabe qual a classificação indicativa? não achei na internet :/

Hellen 08/02/2022minha estante
Esse livro é perfeitoo

liv (taylors version) 19/02/2022minha estante
to na pagina 260, me identifiquei muito com a libby e realmente esse livro me trouxe um conforto que eu nem sabia que precisava. amei sua resenha, queria copiar e colar no meu grp do whatsapp mas não dá??

Gaabe.Costa 15/09/2022minha estante
Chorei

Kau 10/11/2022minha estante
Caraca?

Laura 06/12/2022minha estante
Qual a faixa etária??????

Bequiman 01/05/2023minha estante
Classificação: 14 anos

Beatriz3345 18/02/2024minha estante
quero ler ??

Cami @leiturizar 28/04/2022

Uma lição sobre empatia e autoconhecimento
Tive um misto de emoções ao ler esse livro. Libby nos passa ensinamentos valiosos sobre autoconhecimento, empatia e autoestima. Não se deixa abater com o que os colegas da escola falam e Jack esconde sua insegurança devido a prosopagnosia, distúrbio causado quando criança, atrás de seu charme e arrogância.

A evolução dos personagens é algo marcante na trama e deixa mensagens importantes para nós, meros mortais: abrace sua vulnerabilidade, aprenda a lidar com ela, não esconda suas emoções e não escute a opinião dos outros, afinal os outros são só os outros.

Recomendo para todos que precisam de um carinho na autoestima. Você vai se surpreender. E se valer de alguma coisa, na minha opinião esse livro é muito melhor que por lugares incríveis.
Núbia Cortinhas 28/04/2022minha estante
Amei a resenha ?

Cami @leiturizar 29/04/2022minha estante
Ahh fico tão feliz em saber ??

Evellyn 21/01/2021

Juntando os Pedaços
"Não dá para parar de viver."

Nem sei o que sentir depois desse livro. Foi uma mistura de sentimentos. O livro trata de dois problemas sendo o personagem Jack(mais um) que tem uma doença em que não consegue formular, em sua mente, imagens dos rostos das pessoas, então ele enfrenta uma grande dificuldade porque ninguém sabe sobre isso, e a menina teve um problema em relação ao seu peso, e passa por dificuldades de aceitação.

Em si o livro aborda assuntos muito legais e interessantes de ler, mas não foi tão bem desenvolvido como imaginei. Várias coisas me incomodaram e o casal principal vivia em constante conflito e cheios de escolhas erradas e precipitadas, mas mesmo assim a leitura é bem fluida e tava até que interessante, mas tudo mudou na reta final.

As coisas começaram a acontecer muito rapidamente e se resolveram em um estalar de dedos, e esse acontecimento que foi o que definiu a nota pra mim.

Joane 14/09/2021

simples, mas maravilhosooo
Eu estava a procura de um livro que fizesse o trabalho pra eu poder catar meus caquinhos e olha, esse foi muito bom. Bem ao acaso, e eu amei de vdd. Tudo que representou para mim e as noções que me proporcionou (tipo a condição do Jack de não reconhecer as pessoas e muitas outras coisas.. a gordofobia, mas como a personagem lida bem com isso, mas ainda assim já sofreu muito com o bullying ainda que seja forte)...

Não é aquela coisa, acredito que seja algo simples mas que aborda coisas importantes de forma bem sutil, talvez.

Leitura muito fluída, e também foi bem rápido. Pois além de tudo, queria saber o que iria acontecer a seguir. E o desfecho e o romancezinho tão natural, sabe, foi algo muito bom. E é sobre pessoas que já passaram por algumas coisas, mas que não estão sozinhos nessa e se unem.

E tem algumas referências que simplesmente adorei. Na moral, não lembro do final agora que parei pra pensar, mas o livro eu sei que é ótimo, acreditem se quiser!
Um provável comfort book ou favorito, ou ambos. A leitura improvável de acontecer mas surpreendente

Silvana137 30/09/2022

Favoritei ?
Tão bom, leitura fluída ,escrita com desenvoltura, que li em um dia, não consegui parar de ler..

Personagens cativantes, Libby e Jack, nos conquistam com o jeito diferenciado de cada um.

Tem citações de músicas o que adoro, nos livros tem citações de livro ela é uma leitora o que me conquistou, enfim e uma história que nos faz pensar, e sobre aceitação, superação, confiança conhecimento, amizade bullying..enfim é sobre o mundo dos adolescentes mas fala muito aos pais ...
#recomendo e favoritei ?
Jéssi Lima 30/09/2022minha estante
??? tenho ele na estante, quero muito ler ele depois da sua avaliação ??

Silvana137 30/09/2022minha estante
Leia Jessi tenho certeza que vai gostar

Patti Spissoto 20/04/2022

Lindo, lindo, lindo!!!
Amei o livro ... Libby e Jack são fofos demais juntos e o livro mostra verdade s que vejo o tempo todo na escola e que também já vivi...

Gab 20/03/2021

TODO MUNDO DEVERIA LER
Eu não sou a maior fã de YA, mas ganhei esse livro de uma amiga e simplesmente amei! Sério, ele definitivamente não é uma história qualquer sobre um casal adolescente.
Ele me fez pensar sobre mim mesmo, sobre como eu me vejo no mundo e principalmente sobre como eu trato as pessoas ao meu redor. E isso é feito de uma forma tão simples pela autora e com tanta leveza. Todo mundo deveria ler esse livro e aprender um pouquinho com a Libby e o Jack ?
Regina.Alves 20/03/2021minha estante
APENAS VERDADES, amei dms esse livro??

Art3mis 23/11/2021

Jennifer Niven roubou meu coração e ta tudo bem
Ai gente, esse livro foi um sabor, um refresco que eu não sei explicar! Libby é uma garota gorda que passou uns anos reclusa e surge a oportunidade de voltar pro ensino médio e interagir com jovens e viver a rotina de uma adolescente normal, que assusta claro afinal lidar com um ambiente de conglomerado de jovens nos mesmo ambiente assusta qualquer um! Ao mesmo tempo que o livro divide a narrativa de Jack um adolescente com prosopagnosia (só que por medo de sofrer bullying ele esconde essa informação até de seus pais) que acaba tomando atitudes não tão legais em relação a Libby colocando os dois no grupo de apoio. Os dois tem quesões não resolvidas (inseguranças, medos, traumas, coisas no passado) que precisam melhorar em si mesmos e eles vão se aproximando e tendo conversas e momentos que me fizeram alucinar!
O livro trouxe tantas questões, e eu consegui me ver em tantas delas mesmo que em uma porcentagem menor do personagem como o luto de alguém próximo, de confiar, perdoar e seguir em frente (uma coisa que parece fácil afinal a vida continua e continua passando mas muitas vezes nos vemos presos a algo que nos marcou de forma negativa e ficamos revivendo e martelando isso) sobre se permitir a ter experiências, amor próprio, sobre o que é se apaixonar por alguém e como isso vai muito além de um rosto bonito (e o que é bonito afinal?) tantas coisas em menos de 400 páginas e escrito com responsabilidade, a autora realmente sabia o que estava fazendo e em nenhum momento foi superficial ou demais.
Me apaixonei muito fácil e muito rápido pelos personagens, e mesmo as vezes eu enchergando algumas atitudes babacas (principalmente pelo Jack) eu conseguia ver que os personagens não são babacas, situação que também foi muito fácil de se identificar, coisas que não concordamos porém acabamos fazendo ou que futuramente refletindo chegamos a conclusão de que não foi certo e que hoje seria diferente (quem nunca?) isso é crescer e amadurecer como ser humano. Livro com uma trama tocante, emocionante, que me fez sentir várias coisas, eu sou grata pela escritora ter idealizado isso sópelo fato de eu ter tido a oportunidade de ler
Ashiley.Carolina 23/11/2021minha estante
perfeitinho demais

Art3mis 23/11/2021minha estante
Simmmmmmmm eu amei muito

I.amgab 23/11/2021minha estante
Eu amo essa mulher demais tá

Luhran 07/08/2020

Juntando os pedaços
Jack Masselin é um garoto que tem prosopagnosia. Uma deficiência que o impede de gravar rostos em sua memória. Ele não foi diagnosticado por um especialista, mas nem precisava, já que seu cérebro não recorda de nenhuma imagem física daquelas pessoas que moram com ele.

E é através da memorização de outros traços físicos, que Jack consegue assimilar nome e corpo. Seus irmãos pelo cabelo afro, sua mãe por ser a única mulher em casa e seu pai por ser o único branco judeu naqueles cômodos.

Por outro lado, temos Libby Strout. Que após a morte de sua mãe, o luto a consumiu de diversas formas, principalmente a comida. A garota antes considerada a adolescente mais gorda dos Estados Unidos, viralizou na internet por ser resgatada por um guindaste dentre da própria casa.

Hoje, com metade de seu antigo peso, Libby voltará para a escola. E nem todo bullying sujo descrito neste livro, apagará a vontade de viver que a garota tem dentro de si.

Para manter sua popularidade e não ser taxado como fraco, Jack se usufrui de uma atitude extremamente egoísta e aceita o desafio de pular nas costas da nova garota gorda do pedaço. E em seus pensamentos, o garoto justifica a atitude por ter prosopagnosia. Já que não lembrará no momento seguinte quem foi a pessoa que ele humilhou na frente de uma escola inteira.

Antes de ter sido um idiota completo, Jack escreveu uma carta explicando para Libby o porquê faria aquilo, e o que a prosopagnosia fazia com ele.

Depois de sua atitude tosca, de levar um soco no olho e de parar na diretoria ao lado de Libby, o garoto agora terá que lidar com alguém que sabe da existência de sua deficiência e que apesar de tudo, tentará ajudá-lo.

Juntando os pedaços possui uma representatividade enorme. Libby é uma garota encantadora e extremamente forte. Seu amor pela vida e por acreditar em seus sonhos me fizeram chorar em diversos momentos. Fora que seu pai é outro personagem incrivelmente marcante.

Jack apesar de seus erros demonstra ser extremamente carinhoso e preocupado. A forma como o garoto ajuda um de seus irmãos deixará qualquer coração orgulhoso.

De uma lição emocionante, a história de Libby e Jack deverá emocionar pelo menos, noventa por cento de seus leitores.

Ele só não foi perfeito, por dois pontos. A irresponsabilidade familiar da família de Jack que nunca percebeu que o mesmo tem prosopagnosia desde criança e pela autora infelizmente se limitar e ficar classificando os irmãos de Jack por: pele mais clara, pele mais escura. Realmente pareceu um tabu para não dizer negro. Sendo que havia diversas outras características em seus corpos para diferencia-los. Se limitar ao “tom” de suas peles foi decepcionante.
Jhonatan A. @jounalmeida 07/08/2020minha estante
Achei o começo fraco, igual a alguns que já li sobre bullying. Depois fiquei admirado pelos comentários inteligentes em algumas partes e pelo encontro dos personagens em outro. O livro não atingiu completamente minha expectativa, mas foi excelente em muita coisa.

jzschereave 23/09/2021

O LIVRO DA AUTORA QUE FOI PRO HYPE FOI O ERRADO
Esse livro é demais, perfeito.
O jack é insuportável, mas a Libby é a rainha da [*****] toda. Amo um personagem!!!
Mil vezes melhor que Por lugares Incriveis

Karol 20/12/2022

Se eu tivesse 10 anos a menos, acho que teria gostado mais
Não sei se eu ando cada vez mais amarga com a vida, mas pra mim foi uma leitura meio sem carisma.
Não conhecia o transtorno do Jack e achei que foi bem explorado, fazendo com que o leitor entendesse perfeitamente como ele enxerga as pessoas e o mundo. Amei a Libby e como ela é empoderada, mas meu ceticismo me faz pensar o quanto a sociedade seria cruel com ela, cada vez mais. Mas enfim, acho que talvez seja meus quase 30 anos que me tirou um pouco a magia do amor adolescente, mas nao foi uma leitura que me brilhou os olhos, não pela escrita ou pela história, acho que por mim mesmo
Kath 20/12/2022minha estante
Super te entendo, estou um pouco além além 30 e raramente consigo me empolgar com o amor adolescente.

Billsmoraes 10/01/2023

Gostosinho.
Pra mim, foi um livrinho sessão da tarde, é aquele que não muda sua vida, mas é gostosinho aquele tempinho que você fica com ele.
No meu caso, claro, acho que outras pessoas podem se indentificar muito mais do que eu.

Esse livro é muito bom de ler, capítulos curtos, escrita até que boa. Os diálogos entre os personagens me deu uma certa irritação, achei que faltou.

Mas tirando isso, é muito bom.
Fala sobre: Bullying, aceitação, saber amar as pessoas sem a aparência física, autoestima, superação, perdas, etc.

Por mais que tem esses assuntos sérios, eu considero como um livro Juvenil, não é pesado, não tem cenas pesadas, ele é super leve nesse sentido de idade.

É isso.

Agnaldo 25/01/2022

As dificuldades estão por todo lugar
Esse livro me impressionou bastante pelo tema, pela forma como a autora propôs que a Libby fosse, sabemos que a adolescência não é uma fase fácil, pq muitas vezes a gente fútil com as coisas e com as situações, e o poder que a personagem tem no livro me deixou bem impressionado. E além disso a autora nos apresenta uma doença bem complicado no quesito social, pois somos tão acostumados a identificar rostos que tudo é automático pra gente, então se colocar na pele do Jack e viver aquilo foi uma experiência muito interessante e até aterrorizante. Fiquei muito feliz com a leitura.

Babis Schuina 30/03/2023

Pedacinho em pedacinho
Esse livro é tão confortável! Bonitinho, profundo, com personagens carismáticos, era tudo que eu precisava!
Confesso que esperava ser o tipo de livro cheio de choradeira (reflexos de Por Lugares Incríveis) e fiquei com medo de me apegar a Libby e ao Jack, esperando o grande momento do desastre e fui agradavelmente surpreendida. A autora consegue criar uma atmosfera acolhedora e tão confortável, nas primeiras páginas eu já me sentia totalmente imersa e parte desse universo, como se conhecesse os protagonistas a anos.
Outra coisa que amei foi a dualidade dos personagens, ninguém é 100% bom e nem 100% ruim, existem camadas, sentimentos conflitantes, emoções que mudam de acordo com o tempo.... Como somos na vida. Todos tem momentos babaquinhas, só não podemos deixar que nos definam.
A Libby é tão positiva e tem um sentimento tão grande de superação e dar o seu melhor, é realmente inspirador, e deixa uma mensagem tão legal e inspiradora. O Jack tem tantos conflitos e consegue passar o sentimento de estar entre várias escolhas e decisões.
Eu adorei, super recomendo. Eu esperava depressão e ganhei motivação.
kaká 30/03/2023minha estante
os livros da jennifer niven são incríveis

Cerqueira 02/06/2020

Incrível
Já tinha ouvido falar muito bem desse livro, geralmente não sou fã de ler livros em alta mas encarei e amei.
História linda de superação e respeito. Uma lição de vida.
Libby é uma adolescente que sofrou um grande trauma o que fez ganhar muito peso e depois de anos volta a frequentar a escola regular. Jack têm uma deficiência visual que impede de reconhcer as pessoas ao seu redor como nós reconhecermos, apesar de ser um cara popular nunca contou a ninguém esse problema.

Nem preciso dizer o desenrolar da história né. A leitura apesar de lembrar um conto juvenil é maravilhosa e te faz comer o livro. Enfim incrível!