Juntando os pedaços

Juntando os pedaços Jennifer Niven

Resenhas - Juntando os Pedaços

luiza 14/12/2021

Livro que todo mundo deveria ler!! <3
Mais um romance da maioral Jennifer Niven, não tem como ser ruim.

O livro é narrado por dois pontos de vistas, o da Libby e o do Jack.
A Libbs é uma menina que já foi considerada a adolescente mais gorda dos Estados Unidos. Após anos sem sair de casa, ela se vê de volta ao ensino médio, tendo que lidar novamente com o bullying e com os maus olhares.

Jack, por outro lado, é um menino negro que sofre de uma condição chamada prosopagnosia, que o impede de lembrar o rosto das pessoas. Para sobreviver à escola, Jack mantém esse segredo guardado pra si mesmo, criando seus próprios meios para isso.

Porém, quando conhece a Libby, ele percebe algo: ela é a única pessoa que ele, de fato, consegue se lembrar do rosto.
Juntos eles se enxergam um no outro e, do bullying, se forma uma amizade que da mãos ao amor.

"As pessoas podem ser ótimas, mas também podem ser péssimas. Às vezes eu sou péssimo, mas não totalmente. Você, Libby Strout, é ótima."

Tive medo de ler esse livro depois do final doloroso de Por Lugares Incríveis, mas juro, esse aqui vai te fazer ficar com um sorrisinho bobo na cara quando terminar.

A Libby não é uma personagem que se autodeprecia, pelo contrário, ela lida com tudo isso com confiança, mostrando que um corpo não te faz melhor ou pior que ninguém. E é isso que faz dela tão incrível.
Assim como o Jack, que mostra que até os valentões precisam de uma segunda chance. Afinal, todos estamos lutando uma batalha, e não se pode parar de viver.

"Apenas as pessoas pequenas ? pequenas por dentro ? não aguentam o fato de alguém ser grande."
tortajulia 14/12/2021minha estante
que lindo mds

luiza 14/12/2021minha estante
brigada juu

andressa 14/12/2021minha estante
eu adoro esse livro??

luiza 14/12/2021minha estante
tb! um dos meus preferidos

Lizandra39 28/11/2023

3 estrelas.
É um livro bom, de fácil leitura. A escrita é fluida e divertida. Os dois personagens principais são cativantes, principalmente a Libby. Mas apesar de ser um livro descontraído de ler e possuir muitas reflexões importantes, a história não me cativou muito.

nat 18/12/2021

"Até o fim da vida, tem sempre alguma coisa esperando, e mesmo que seja uma coisa ruim, que voce sabe que é ruim, o que você pode fazer? Não há como parar de viver.?
Quecca 18/12/2021minha estante
Fala sobre oq?

Steff 04/07/2020

O que te identifica?
Uau! A cada leitura de um livro da Niven eu me apaixono mais por como ela aborda assuntos tão importantes de forma tão envolvente.
Esse livro se tornou um xodó, me surpreendi bastante com o tanto de aprendizado que retirei da experiência, pois conta dois protagonistas que enfrentam problemas profundos em uma leitura fluida e apaixonante.
Libby é uma personagem incrível, pois ela consegue enfrentar seus medos e os preconceitos que encontra em seu percurso de forma inspiradora. Ela não é a princesa que precisa ser salva, ela é sua própria heroína. Mesmo que em muitos momentos Libby se encontre insegura diante de ataques de ansiedade, perdas e preconceito que estão presentes em seu contexto, ela da uma aula de como você é incrível por ser você, sem ser necessário se desfazer de alguma parte sua para ser melhor na vista do outro pelo simples fato de que você basta no momento em que se sente bem consigo.
Jack tem uma doença neurológica que afeta sua relação com o mundo, encontrando em certos posicionamentos uma armadura para se defender de reações que poderiam ser desencadeadas diante de sua particularidade. Tais condutas associadas aos problemas familiares, à descoberta e ao medo diante de novos sentimentos desencadeiam em uma série de desafios a serem enfrentados.
Os protagonistas apesar de enfrentarem obstáculos em seu relacionamento, encontram detalhes em comum, passam a admirar, apoiar, se enxergarem de forma única, compreender e respeitar a dor, tanto em relação a si próprio quanto ou outro. É um processo lindo de evolução individual, mas que em alguns momentos só é possível pelo elo entre ambos.
Os demais personagens são interessantes e apresentam potencial que poderia ser melhor desenvolvido, sendo esse um ponto que deixou um pouco a desejar.
Esse é um livro sobre ser forte, enfrentar seus medos, autoconhecimento, auto aceitação, enfrentar esteriótipos, empoderamento, reconhecer a dor do outro, amizade, amor e tantas outras coisas que só a leitura vai te fazer entender.
Não consegui largar o livro e amei a leitura, por fim, gostaria de dizer que "eu vejo você" e que "alguém gosta de você", você merece o melhor de si e de todos os outros.

Ana 15/07/2021

eu amei esse livro, já esperava amar. é lindo, forte, envolvente e faz a gente refletir muito sobre certos assuntos, me apeguei aos personagens e à narrativa. não é tão bom quanto Por Lugares Incríveis mas vale a pena

Bella Negreiros 27/07/2021

Alguém gosta de você
Super interessante! Quem gosta de doenças raras, doenças neurológicas é super interessante msm. E também é muito importante o posicionamento da Libby, ela é muito forte. É um livro incrível

Booleticia 29/03/2022

Pego sua mão sob o céu cinza e azul, e estou em casa
É um livro que traz mensagens importantes.

Acho que a maioria dos adolescentes está tão centrado nos problemas que esquecem que eles tem soluções. Elas podem estar alí, bem visíveis ou podem estar escondidas, alguns acham as soluções mais cedo que outros, alguns nunca acham. E é por isso que as pessoas sempre são uma confusão.

Eu geralmente não gosto de ler sobre adolescentes, principalmente os que moram nos EUA, eu não entendo porque o bullying lá é tão abusivo. Será que ser babaca faz parte da cultura deles?
Eles sempre tem esse lance que parece diferente mas são todos iguais, algo como: "eu sou maior que todo mundo" "eu mereço mais que qualquer um" "eu sou um babaca porque as pessoas são babacas" "eu prefiro odiar a ser odiado" "ser popular me mantém salvo" "tudo bem ser um adolescente horrível porque em 8 ou 10 anos você será um adulto minimamente decente (como se isso consertasse as coisas)"
Também se deve ao padrão de beleza absurdo de lá, as palavras horríveis de ódio. E não tô dizendo que só tem bullying lá, porque claro, existe em todos os lugares.

Jack é um personagem muito humano e complexo. Ele é covarde, se esconde atrás de uma máscara de "Jack Masselin", ele tem atitudes imbecis mesmo não sendo completamente imbecil (todo mundo é um pouco imbecil) mas na maior parte do tempo eu só conseguia sentir pena dele. Ele se trancou dentro de um castelo que ele não conseguia sair, ele não gostava de estar lá ou de estar preso lá, mas parte dele se sentia seguro: com a namorada superficial e os amigos otários e a família unida que ele ainda tinha esperança de fazer parte, e as pessoas que ele não conseguia reconhecer "eu tenho um cérebro ferrado e por isso não consigo identificar as pessoas, portanto eu também não consigo formar laços com ninguém" na verdade ele só estava com medo demais de admitir coisas importantes, tanto para sí como para os outros. Eu me irritei com ele muitas vezes, e não posso dizer com certeza que cheguei a gostar dele em algum momento, mas posso dizer que eu gostaria da versão que ele pode de tornar (se ele se permitir sair do castelo)

Antes de mudar precisamos aceitar as nossas falhas.

A Libby é uma personagem incrível! Eu gostei dela desde o início e fui gostando mais e mais com o passar do tempo. O modo como ela alcançou sua coragem foi lindo.

Chamar alguém de gorda não deveria ser algo ofensivo porque ser gorda não é algo ruim (desde que não afete sua saúde) e é absurdo como as pessoas usam coisas que nos descrevem para nos ofender.

Em questão de romance, não foi muito bem desenvolvido. Primeiramente, achei muito rápido. E os "problemas" foram resolvidos de forma muito mágica. Basicamente se confessaram e entraram num relacionamento pro Jack mudar seu modo de agir. Eu sinceramente acho que antes deles namorarem o Jack deveria ficar um tempo sozinho refletindo e amadurecendo. Claro que ele não vai parar de evoluir só porque entrou em um relacionamento, mas é diferente.

Não gosto quando o livro termina desse jeito, depois de tudo que aconteceu o final é só eles se beijando. Que raiva!!

Já havia lido e assistido sobre prosopagnosia antes, mas nunca conheci de fato alguém que tivesse essa doença. A autora focou muito na dificuldade do Jack por não reconhecer os rostos, mas tinham algumas partes um pouco estranhas. Tipo a voz, só é falado umas 2x sobre ele reconhecer pela voz, mas ele vive com a família durante anos e anos não deveria ser fácil reconhecer pelo timbre, sotaque e forma de falar? Eu pesquisei muito sobre isso, e sério ele também poderia ter dado uma pulseira diferente pra família como desculpa pra reconhecer eles, é como o próprio Jack diz, ele estava focado demais no rosto e se esquecia do resto. E ele reconhecer só o rosto da Libby foi um pouco fantasia demais pra mim.

O romance deles foi muito chato e sem emoção para mim, mas mesmo que o romance não tenha me agradado, há frases bonitas no livro e as mensagens deixadas são importantes.

O relacionamento da Libby com o pai é muito reconfortante. E as amizades que ela constrói são ótimas.

Sabia desde o início quem eram o "Sam, Dean e Castiel" inclusive amei a referência a Supernatural!!

Talvez eu tenha mais coisas a dizer, mas vou parar por aqui.

Ge 15/05/2020

no começo a leitura foi um pouco complicada porque eu me sentia muito perdida quando eu estava lendo a parte do Jack, mas depois eu me acostumei e pensei "ei, é assim que é a vida dele, se você tá sentindo isso é porque a escritora fez um ótimo trabalho"

eu gostei muito da Libby, gostei dos detalhe sobre as paixões dela, e gostei principalmente que ela não mudou nem um pouco por causa do Jack, ela continua a mesma pessoa do começo do livro, uma pessoa forte e incrível.

-natalia 14/02/2021

"Alguém gosta de você."
Juntando os Pedaços é melhor do que eu esperava. Não estava muito interessada em ler, mas a história acabou me surpreendendo e me animando. A Libby é uma personagem forte e inteligente, e o Jack mostra um mundo bem diferente do que estamos acostumados, sem reconhecer rostos.
A escrita da autora é muito leve e o fato de ela ter intercalado capítulos curtos de cada um deixou a leitura bem dinâmica, assim não ficou cansativo! O livro todo foi meio previsível, mas, pra mim, foi bom mesmo assim. Pretendo ler mais livros dela no futuro.

AdrielleSantos 08/09/2023

Nunca tinha ouvido falar sobre prosopagnosia. Ao ver na sinopse, fiquei curiosa e quis ler. É uma leitura ok, demorei de ler pq não me prendeu, mas depois fluiu. Foi interessante. Recomendaria pra leitores menos exigentes rs

beca:) 06/08/2022

Juntando os Pedaços<3
nunca me apeguei tanto a personagens... que enredo perfeito

Edi 14/04/2021

Um bom livro
Me lembra um pouco Por lugares incríveis, porem com um final mais simples e feliz hehe

capitu 29/07/2020

O tema desse livro é interessante, mas tive um pouco de dificuldade, a leitura foi arrastada.

Haru 12/01/2022

Juntando os pedaços
Eu adorei o livro! Acho que por lugares incríveis foi mais interessante pra mim mas esse livro me fez refletir sobre tanta coisa. Eu recomendo bastante.

@jana450 01/09/2020

Sensível e Realista
A história é maravilhosa desde o início até os agradecimentos, quando ficamos sabendo o que influenciou a escrita.

Conheci a prosopagnosia e me pareceu horrível, saber que a autora tem casos bem próximos torna tudo mais íntimo.

A obesidade e a ansiedade não são menos horríveis só mais conhecidas e o bullying como em todos os demais contextos é cruel.