História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante




Resenhas - História de quem foge e quem fica


831 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Manu Bordin 12/06/2024

Se permitir se libertar pela primeira vez
Como nos livros anteriores, fui completamente sugada para dentro desse história, senti com a Lenu todas as dores e alegrias dela e passei MUITA mais muita raiva.
De fato, uma história arrebatadora sobre ser mulher, sobre ser, sobre existir e se permitir se libertar pela primeira vez. E ver a Lenu se permitindo pensar além pela primeira vez é emocionante e lindo, quase chorei diversas vezes de tanta emoção.
Uma obra prima
Mal posso esperar para finalizar essa tetralogia, mas no tempo certo, pq esses livros são sobre o tempo certo de le-los.
comentários(0)comente



Liz 12/06/2024

"E agora, depois do duro esforço de aprender, o que eu precisava desaprender?"
O tanto que eu ri e senti vontade de chorar de agonia e tristeza e felicidade com esse livro não pode ser posto em palavras. MEU DEUS!! O que foi isso??? Senti como se estivesse assistindo a uma novela mexicana cheia de tapas verbais e amassos inesperados. Apesar de as vezes ser uma leitura densa, em outros momentos é tão fluida que eu não queria nem ir no banheiro para não parar de ler.

Há um personagem em específico que me fez sentir muita raiva, e depois voltei a me apaixonar por ele, e estava quase sentindo na pele a loucura da paixão da Elena. Com certeza esse volume está no meu top 2 da tetralogia, atrás apenas de Amiga Genial.

Diferente dos outros dois volumes, esse terceiro foca mais na vida da Elena do que na de Lila (mas ainda sim há muitos aprofundamentos sobre a Lila). E se engana quem pensa que a vida da Elena é completamento desprovida de emoções como a de Lina, nesse livro acontece tantas coisas que é como se você estivesse em uma montanha russa de emoções - quando menos se espera o carrinho se inclina e vc está caindo.
comentários(0)comente



Rackelina 12/06/2024

Realmente uma sucessão de escolhas erradas e mau caratismo!
O pior desse livro é saber que bem o reflexo das "conexões" afetivas hoje em dia.
A Lenu é passiva quando não é pra ser, e de um mau caratismo sem tamanho. Não venham me falar de amizade entre ela e Lila. Até agora não entendo o que essas duas são.
A mãe da Lenu é uma hora assim outra hora assada com ela. Todos os homens são uns bostas escrotos ( menos o Enzo e o Alfonso) . As mulheres são todas carentes de atenção e afeto e carinho. Acabam virando vacas parideiras e os machos arrumando amantes atrás de amantes e engravidando-as .
Ahhh e o príncipe da escrotolândia: Nino Sarratore ?.
Um ser que só entra na vida das pessoas para desgraça-las. Que feitiço é esse? Um abusado, folgado. Um verdadeiro merda.
Pasquale e Nadia que vão para a 🤬 #$%!& .
O final foi de revirar os olhos. A Lenu buscando justificativas para suas escolhas absurdas.
Obs: é impressionante quando a história fica na Lila sem a Lenu a gente até pensa "nossa , coitada dessa mocinha". Quando ela e Lenu se encontram a vontade é de esfolar ela. Argh ?

Sobre a morte de Dom Achille , virou algo bem interessante mesmo que sendo falado por alto.


Mas sobre a história do Alfonso eu meio que procurei na lógica o que ia acontecer.

Elisa foi uma certa surpresa.

Enfim é isso!
comentários(0)comente



isareiss 06/06/2024

Montanha Russa de Emoções
O terceiro livro começa um pouco mais lento e o miolo foi um pouco arrastado na minha opinião, o que até vai de encontro com o momento de vida da protagonista. Mas nas últimas 100 páginas... tudo volta a empolgar, a protagonista e a mim.
Terminei o terceiro livro com muitas emoções distintas, muitos pensamentos, muita vontade de seguir adiante pro próximo livro.
comentários(0)comente



Lua Leal 05/06/2024

A começar pelo título?
Elena Ferrante é genial na escolha dos títulos de cada livro da série Napolitana. Quem foge? Quem fica? Quem é realmente a amiga genial? As últimas 100 páginas são extremamente surpreendentes, fiquei muito surpresa! ?

Fascinada com tudo o que li até agora e ansiosa pra chegar ao ponto do primeiro capítulo do 1° livro ?A Amiga genial?.
comentários(0)comente



larissa.liz 05/06/2024

?Desculturalizar-se.?
Acho que será meu favorito da tetralogia. Sei que o ?História do Novo Sobrenome? tem muito mais quórum, mas nesse, particularmente, senti que a narrativa intensificou minha identificação com a Lenu; sua história, sua passibilidade, seus trejeitos e inferioridade em relação a Lila, suas escolhas e decisões, sua insegurança, seus questionamentos. Fui tomada pela nossa similaridade! Conforme ia avançando os capítulos, sentia pela personagem e por mim. Quantas coisas nos atravessam, deixam marcas. Quantas coisas os outros esperam de nós. Quantas coisas nós mesmas nos cobramos. Quantos pesos e medidas injustas.

A história da Lila continua sendo a mais agitada e fervorosa, mas, confesso que, em alguns momentos, tive/tenho certa antipatia por ela.

O pano de fundo é a Itália cada vez mais politizada, avançando em debates significativos, como o feminismo e os embates entre fascistas x comunistas, muitas das vezes resultando em fins trágicos. O bairro não tem mais tanto protagonismo, mas ainda sim é um lugar vivo que afasta e atrai as meninas em momentos e medidas diferentes.

Um dos versos que mais me marcou, foi essa reflexão de Lenu: ?Desculturalizar-se. Desaculturar-se a partir da maternidade, não dar filhos a ninguém. Livrar-se da dialética servo-patrão. Tirar da cabeça a inferioridade. Restituir-se a si mesmas. Não ter antíteses. Mover-se num outro plano em nome da própria diferença.?

Adorei, não vejo a hora de ler o último livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Becx 15/06/2024minha estante
SIMMMMMM. Eu fico parei um pouco nessa leitura de tanta raiva que tava sentindo kkkkk Nino n me desse ele ?ain n gosto do meu pai?, mas ele é escroto igual, se não pior.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriela.Andrade 01/06/2024

Estou viciada na tetralogia e a cada livro a história só fica melhor! Indico muito, já estou com o último livro em mãos
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tris 30/05/2024

Fantástico como sempre!
Dona Elena não decepciona, tudo o que essa mulher escreve me tira o fôlego. Que baita, baita escrita e que personagens!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Letteles 28/05/2024

Quase perfeito
Eu estava achando perfeito mas os últimos 20% do livro estavam maçantes e por isso não recebeu 5 estrelas.
comentários(0)comente



Gabriela 26/05/2024

Achei que nesse livro a história se perde um pouco, mas no final volta a ficar interessante e abre caminho pra vontade de ler o próximo livro.
comentários(0)comente



831 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |