Listas extraordinárias

Listas extraordinárias Shaun Usher

Resenhas - Listas Extraordinárias

Alessandra.Adams 30/12/2022

Um livro interessante, e com uma coletânea bem diversificada de listas de diversas personalidades conhecidas, como Albert Einstein, Charles Darwin, Francis Ford Coppola, Galileu Galilei, Kurt Cobain, Marylin Monroe e Pablo Picasso.

Borges 21/05/2022

É um livro bom, mas que sinceramente foi meio tediante para mim.
Consegui ler em um dia, só pelo fato de não consegui abandonar um livro, então ao invés de prolongar o tédio, eu vou lendo tropeçando nas palavras, pulando alguns trechos, mas o fato é que esse livro não superou as expectativas que coloquei nele.

Millene 13/12/2020

Esperava mais pelo título
Algumas listas são sim incríveis e conselhos pra alguém querido do autor, outras são legais e engraçadas porque mostra coisas do dia a dia de alguém famoso.
Outras são listas que servem como curiosidades pra quem é fã, como quais foram a lista de nomes de renas até chegar em Rudolph, a rena do nariz vermelho.

Mas também se prepare pra listas de caras machistas em épocas difíceis, como "Conselhos para moças" de uma revista de 1830 que alguns itens são "Se dança bem, dance, mas raramente", "se tem bons dentes, não ria só para mostra-los" MAS "se tem maus dentes, não ria nem mesmo quando a ocasião justifica"
Outra que chama a atenção é "Motivos para internação" do Hospital para insanos da Virginia Ocidental de 1864. Nessa lista tem os motivos mais bestas que é quase inacreditável, exemplos:
"Abandonada pelo marido", "Asma", "Decepção", "Disenteria", "Mulheres", "Preguiça" tem umas 3 páginas de coisas assim.

Não aconselho ler tudo de uma vez porque fica bem entediante. Mas ainda é um bom passatempo pra quem é curioso e ama listas

ametista 26/07/2020

Tem várias listas interessantes, achei que valeu a pena a leitura sim!~

Dani Favalli 27/03/2020

Bom pra ler entre um livro e outro
As listas que mais gostei:

? Rainha Elizabeth
? Martin Luther King
? Hp Lovecraft
? Charles Green Shaw
? Sydney Smith
? Thomas Jefferson

Blog MDL 04/02/2018

Se "Cartas Extraordinárias" já havia me rendido completamente, Shaun Usher confirmou isso com "Listas Extraordinárias". Você deve estar se questionando o porquê desse livro ter me encantado, afinal, o que poderia ter de interessante em ler listas feitas por outras pessoas para situações específicas de suas vidas, entretanto, posso afirmar com toda certeza que há muito para se ver.

Folhear esse livro é como abrir uma fenda no tempo e poder atravessar por entre épocas e situações das quais não se teria a menor oportunidade de ver de perto caso não existisse escritos como o que podemos ver aqui. Uma das listas que mais me chocou foi a que enumerava as mortes ocorridas na região de Londres, principalmente porque além de poder ser observado um alto índice de mortandade infantil, é notório o sofrimento que a peste estava causando a população da Europa.

Posso citar uma infinidade de listas que despertaram o interesse, tais como, a elaborada pela secretária do presidente Kennedy logo após o seu assassinato, onde ela coloca todos aqueles que ela considera suspeitos de ter cometido o crime, como também, uma lista enumerando a quantidade de escravos que pertenciam a um determinado membro da alta sociedade americano. Sim, são coisas terríveis! No entanto, infelizmente fazem parte da história e é necessário que saibamos que existem.

Todavia não pensem que a obra é só seriedade, porque não é! Me diverti demais lendo "O Dicionário do Beberrão" escrito por Benjamin Franklin em 1737, onde ele traz uma série de expressões que se podia em uma taverna para se referir a um bêbado, indo de A a Z, certamente uma das minhas frases favoritas é "Ele arruinou a própria pança". Uma coisa que posso adiantar é que as listas para ébrios não param por aí, pois ainda temos uma que faz referência ao "nível" de embriaguez do indivíduo.

Como é possível perceber, não é nada fácil falar sobre o livro "Listas Extraordinárias", porém, isso não ocorre devido a falta do que dizer, mas do muito que tem a ser dito. Poderia ficar aqui por horas a fio comentando sobre o quanto é interessante conhecer de modo tão íntimo personalidades famosas como Albert Einsten, Galileu Galilei, Kurt Cobain, Leonardo da Vinci, entre tantos outros que marcaram o seu nome de forma indelével em nossas memórias.

Imagino que esse livro não seja para todos, pois apesar de trazer um conteúdo tão rico, há quem prefira uma densidade de palavras que não está contida aqui haja vista o teor da obra. Entretanto, para os amantes de possibilidades e tesouros escondidos entrelinhas, tenho certeza que encontrará nesse livro uma fonte inesgotável de inspirações para a sua vida.

Comentários acerca da edição:
Nos mesmos padrões de qualidade que se pode observar em "Cartas Extraordinárias", este livro vem para nos mostrar um retrato da história de forma diferenciada. Repleta de fac-símiles, a edição traz ainda comentários sobre o contexto em que a lista foi escrita ou até mesmo, curiosidades sobre quem a escreveu. Com impressão de alta qualidade e papel com boa gramatura, o livro se torna imponente em qualquer estante.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/02/resenha-listas-extraordinarias-por.html

Maria 18/01/2017

Listas extra + ordinárias
As listas são bastante interessantes no geral, exceto uma ou outra que de extraordinário tem apenas o comprimento. Algumas listas dão uma boa ideia da vida de seus autores, outras são adoráveis e algumas são sábias, mas há ainda as que são absolutamente triviais e não memoráveis.

Dinha 02/01/2017

Cartas extraordinárias, listas nem tanto.
Após ler o ma-ra-vi-lho-so Cartas Extraordinárias em 2015, dar 5 estrelas, favoritar e elevar a obra ao patamar de livro indispensável da minha humilde biblioteca, não pude me conter ao ver o Listas Extraordinárias em pré-venda. Na primeira queda de preço, caí em tentação (obrigada Amazon por sempre me deixar um pouco mais pobre financeiramente, amo vocês).

O objetivo de Shaun Usher nesse livro é muito simples: compilar as listas mais interessantes (segundo ele) que foram encontradas durante suas pesquisas para a produção de Cartas Extraordinárias, mostrando-nos que desde sempre temos a obsessão de organizar, priorizar e classificar coisas. Qualquer coisa.

A ideia é empolgante e empolgada estava eu quando o livro chegou. Uma pena que não durou muito.

O livro possui 125 listas e apesar de algumas serem adoráveis e com lições para a vida, como a que F. Scott Fitzgerald fez para sua filha Scottie, ou esclarecedoras, que nem a sete pecados sociais segundo Mohandas Gandhi, a maioria serve para saciar aquela curiosidade que você nem sabia que tinha e que, após a leitura, continua não tendo. Listas demasiadas longas tais como “coisas em andamento e por fazer” de Thomas Edison e “presentes de ano-novo para sua majestade” por Elizabeth I (16 páginas!) me deixaram um tanto quanto entediada. Sentimento este que não senti em momento algum na minha leitura de Cartas Extraordinárias e que me fez pular páginas para terminar logo.

A edição da Companhia das Letras é impecável, o livro é lindo! Papel de ótima qualidade, muitas fotos e fac-símiles e uma pequena introdução antes das listas para contextualização.

Vá direto para: listas sobre livros, claro! Em especial a de nº 117, retirada de “Se um viajante numa noite de inverno”, livro de Italo Calvino, e que é ótima para classificar todos os milhares de livros que temos em casa e os que queremos comprar também.

site: https://themagicyearsofreading.tumblr.com/