A Última Carta do Tenente

A Última Carta do Tenente William Douglas

Resenhas -

Keila Sousa 10/09/2023

Nunca deixe que apaguem seu sorriso
Em 12 de agosto de 2000, um acidente com um submarino nuclear russo chocou a humanidade: cento e dezoito marinheiros ficaram presos no Submarino Kurks, que afundou nos gelados mares do norte da antiga União Soviética.

O Submarino foi encontrado pelos mergulhadores e, inicialmente, depararam-se com quatro corpos. No bolso de um deles havia uma mensagem para a mulher, relatando tudo o que aconteceu.

Esse livro é cheio de reflexões de um homem que está à beira da morte, ele relata coisas que aconteceram em seu passado e o que queria ter feito e não fez. Ele fala também sobre alguns relacionamentos perturbados com o pai, como a mãe morreu e do arrependimento de não ter aproveitado mais a sua vida.

Ele fala que as pessoas o ensinaram a pensar nos outros, mas que esqueceram de dizer que, na falta dele mesmo, ele jamais poderia cuidar de alguém. Como ele escreveu: "Anêmicos não doam sangue". E ele tem toda a razão, às vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos para cuidar dos outros e chega um momento que não nos damos conta. Precisamos de um tempo para nós, não é mesmo?

Adorei a leitura e super recomendo esse livro, me fez refletir muito sobre algumas coisas que estou passando e me ajudou demais. Vou deixar aqui a última frase do livro que ele escreveu para a esposa. "A única luz que vejo agora é a do seu sorriso. Mantenha-o aceso."

E aqui vai meu conselho pra você.
Nunca deixe que apaguem seu sorriso, mas se precisar chorar, chore. Às vezes precisamos de um tempo e está tudo bem.