A teta racional

A teta racional Giovana Madalosso

Resenhas - A Teta Racional

Biblioteca Álvaro Guerra 06/03/2024

Um dia ainda vão descobrir que o isolamento urbano mata mais que o cigarro . Se estivesse na roça , eu estaria melhor .Eu teria mãe , avós ,irmãs , quem sabe até umas primas por perto para dar uma força .Era assim que funcionava , e funcionava bem . Mas eu sou uma mulher dentro do recorte de uma janela ,de um prédio , de um condomínio , de um bairro , de uma cidade. Eu tenho que fingir que quero dançar com meu bebê no colo para encontrar algumas pessoas .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788561578589

Andreia410 12/01/2024

Inteligente e irreverente
Uma coletânea de crônicas do universo feminino.
A autora conta as histórias com doses de humor e inteligência, o que torna a leitura prazerosa ao mesmo tempo que é marcante e provocadora.

Maria18112 27/12/2023

São contos curtinhos, cada um com um tema super relevante na vida das mulheres, de uma perspectiva de mulheres. Gostei bastante! O que eu mais gostei foi "Suíte das sobras", era o mais longo também. É sobre relação mãe e filha, o que as aproxima e as ausências.

Renata 16/01/2023

Tá na lista dos bons, rs
Livro muito boom, porém não superou as expectativas que o título causa, achei que falaria da mulher e a maternidade, foi falado, mas não com tamanha atenção que eu esperava!
Alguns contos legais.

Laís 10/11/2022

Coletânea de contos protagonizados por mulheres, te leva a passeio por diversas questões difíceis da nossa sociedade. A escrita da Giovana é simples e rica ao mesmo tempo, te prende e acelera o coração em questão de segundos, nos contos curtos, ou em doses diárias nos que você guarda pra ler um pouco a cada dia de tão bom e pena que acabe rápido.
Como é bom ler autoras brasileiras ??

Marcelo 02/08/2022

Neste livro de contos, a autora Giovana Madalosso, mostra a mulher como protagonista em diversos cenários. Uma ficção que é tão bem escrita e que dialoga tão bem com a realidade, que poderia ser, facilmente, um conjunto de crônicas. Me surpreenderam, especialmente, os textos curtos como "A Tétano Racional" e "Fim", onde ela consegue ser objetiva, concisa e ao mesmo tempo despertar as mais diversas emoções no leitor.

@Marverosa 04/07/2022

Bom livro
Foi meu primeiro contato com essa autora, Giovana simplesmente se demonstra uma narradora habilidosa e inteligente.

O conto que abre, cutuca de forma profunda questões de maternidade, feminino e vida l, tudo com um toque de sarcasmo e humor que não dá pra parar de ler.

O conto sobre a Roleta russa é simplesmente fantástico. Imaginamos e nos conectamos nas cenas, um dos melhores textos que já li na vida sobre esse assunto, tão tortuoso. Ela faz tudo isso com uma linguagem astuta e prática, prazerosa de se ler.

Já estou partindo pros romances da autora.

Thammy 22/02/2022

É sobre ser mulher.
Estava com imensa curiosidade de ler esse livro e não era de hoje. Para variar, gostei demais da abordagem de Giovanna Madalosso. Esse é um livro de contos curtos sobre ser mulher, sobre o viver e o sentir feminino. Entre as histórias, se entrelaçam mulheres em relacionamentos amorosos, amizades, relações familiares e o que achei interessante é que em cada um dos contos um aspecto da maternidade é abordado. É possível ver a maternidade contemporânea, aquela em que a sociedade cobra perfeição a todo custo. Também é possível notar a maternidade "das antigas", cheia de dores, rancores e marcas que destroçam sentimentos e o tempo não apaga. O presente e o passado feminino interagem e conflitam em suas convicções, seus comportamentos.

Gosto da maneira bem direta, sarcástica e ácida que a autora escreve. É envolvente, próxima e, nesse livro, nos faz pensar em muitos pontos interessantes sobre o ser mulher. Consegui me identificar em diversos momentos descritos que quase foram verdades jogadas no meu rosto ali, em poucas linhas. Recomendo demais a leitura dessa e de outras obras da autora.

Barbfxx 17/02/2022

Leve porém reflexivo
A teta racional é um livro de contos sobre mulheres. Mas não coisas que envolvam luta e aceitação como estamos acostumados a ver, e sim coisas cotidianas, como pensamentos, relações, maternidade e coisas majoritariamente sobre a perspectiva de mulheres "normais". Um livros rápido e leve de ler mas que volta e meia escancara uma reflexão importante. Gostei bastante e recomendo para todos que gostam de contos.

leiturasdabiaprado 02/11/2021

Depois de ler Suíte Tóquio eu fiquei com aquela vontade de ler mais da Giovana Madalosso.
Ontem estive na livraria e comprei A Teta Racional, uma coletânea de 10 contos.
Uma pegada bem diferente do Suíte Tóquio, mas bem interessante.
Não vou desnudar os 10 contos aqui, mas preciso falar do XX + XY que trata de uma mulher na casa dos 40 que engravida de um estranho numa noite de sexo casual, o legal aqui é a desmistificação da maternidade, é mostrar o real, o que se passa na cabeça dessa mulher, sem romantismo, com uma pegada ácida e inteligente!
A Paraguaia também está entre os meus favoritos, nos mostra a amizade de duas estudantes e os caminhos completamente diferentes que suas vidas levaram, na verdade acompanhamos a narrativa em primeira pessoa sob a ótica de uma delas, a brasileira, acompanhamos sua história e depois o reencontro com a amiga de faculdade.
Por último, o último conto do livro, Suíte das Sobras, mostra a relação entre uma mãe e uma filha narrada pela filha, mostra as diferenças, a maneira de viver de cada uma, o afastamento e por fim a aproximação, mas acima de tudo mostra uma relação de amor. Esse conto me tocou e por vezes eu quis dar uma sacudida na filha e gritar: aproveita mais a sua mãe, valorize-a, aproveite enquanto ela ainda está caminhando ao seu lado!
Um livro gostoso de ler, uma obra com forte assinatura feminista, com uma pegada inteligente e instigante!

07/09/2021

Crônicas da maternidade real
São diversas crônicas sobre situações ordinárias, descritas com um realismo visceral, no contexto dos millennials, categoria em que me incluo. Alguns relatos me tocaram profundamente, pude sentir a dor de crescer muitas vezes. Giovana Madalosso tem um jeito divertido de nos fazer mergulhar nas nossas questões escondidas, mas pungentes.

Marília 25/06/2021

Gostei do primeiro conto e do que dá nome ao livro pois mostram a maternidade na vida moderna sem romantismo. Também gostei do último conto.

Carolina.Teixeira 11/06/2021

Livro com contos reunidos
Eu li Madalosso a partir de "Tudo pode ser roubado" e depois "Suíte Tóquio", então esse ficou fraco perto dos outros dois. Mas, isso é um bom sinal, já que mostra o quanto a escritora só cresceu, isso é raro. Por isso, segue sendo uma das minhas autoras brasileiras contemporâneas favoritas.

Gab 26/04/2021

Universo Feminino
A Teta Racional trás ao leitor alguns contos muito bem elaborados e com a temática da mulher muito em voga nos dias atuais. Um livro muito agradável de se ler e muito bem escrito pela curitibana Giovana Madalosso, vale conferir.

Pandora 23/04/2021

Eu não sabia o que esperar deste livro, eu não tenho feito leituras despretensiosas ultimamente, mas foi ótimo. A escrita de Giovana Madalosso é fluida, divertida e com um quê de tristeza velada, de solidão. Assim como uma vida adulta na cidade grande.

“Um dia ainda vamos descobrir que o isolamento urbano mata mais do que o cigarro. Se estivesse na roça, eu estaria melhor. Eu teria mãe, avó, irmãs, quem sabe até umas primas por perto para dar uma força. (...) Mas eu sou uma mulher dentro do recorte de uma janela, de um prédio, de um condomínio, de um bairro, de uma cidade. Eu tenho que fingir que quero dançar com meu bebê no colo para encontrar com algumas pessoas.” - pág. 20

São dez contos de diversos tamanhos que tratam de mulheres, seus sentimentos e conflitos. Mas apesar do protagonismo feminino, em Jardim, por exemplo, é o sentimento do pai que fica evidente; em XX + XY, a gente vê que a vida não sorriu muito pro Fábio. O título do livro nasceu de alguns dilemas femininos, como “ter os seios transformados em tetas que dão leite de uma hora para outra, enquanto a cabeça continua trabalhando, racionalizando, num mundo que não para para a gente ser bicho”.

Gostei de todos os contos, mas XX + XY e A paraguaia são excelentes! O microconto Jardim é de uma singeleza enternecedora. E em Roleta-russa a autora pegou bem a voz da personagem, achei uau!

Enfim, livro curtinho que, à princípio, pode parecer só divertido, mas que tem o seu recado a dar.

NOTAS: A Teta Racional foi um dos dois selecionados, entre 240 obras, na Segunda Temporada de Originais da Editora Grua.

A informação sobre o título do livro foi extraída da entrevista feita com a autora que está no blog PERFIL por Isabela França.