A teta racional

A teta racional Giovana Madalosso

Resenhas - A Teta Racional

Barbfxx 17/02/2022

Leve porém reflexivo
A teta racional é um livro de contos sobre mulheres. Mas não coisas que envolvam luta e aceitação como estamos acostumados a ver, e sim coisas cotidianas, como pensamentos, relações, maternidade e coisas majoritariamente sobre a perspectiva de mulheres "normais". Um livros rápido e leve de ler mas que volta e meia escancara uma reflexão importante. Gostei bastante e recomendo para todos que gostam de contos.

Pandora 23/04/2021

Eu não sabia o que esperar deste livro, eu não tenho feito leituras despretensiosas ultimamente, mas foi ótimo. A escrita de Giovana Madalosso é fluida, divertida e com um quê de tristeza velada, de solidão. Assim como uma vida adulta na cidade grande.

“Um dia ainda vamos descobrir que o isolamento urbano mata mais do que o cigarro. Se estivesse na roça, eu estaria melhor. Eu teria mãe, avó, irmãs, quem sabe até umas primas por perto para dar uma força. (...) Mas eu sou uma mulher dentro do recorte de uma janela, de um prédio, de um condomínio, de um bairro, de uma cidade. Eu tenho que fingir que quero dançar com meu bebê no colo para encontrar com algumas pessoas.” - pág. 20

São dez contos de diversos tamanhos que tratam de mulheres, seus sentimentos e conflitos. Mas apesar do protagonismo feminino, em Jardim, por exemplo, é o sentimento do pai que fica evidente; em XX + XY, a gente vê que a vida não sorriu muito pro Fábio. O título do livro nasceu de alguns dilemas femininos, como “ter os seios transformados em tetas que dão leite de uma hora para outra, enquanto a cabeça continua trabalhando, racionalizando, num mundo que não para para a gente ser bicho”.

Gostei de todos os contos, mas XX + XY e A paraguaia são excelentes! O microconto Jardim é de uma singeleza enternecedora. E em Roleta-russa a autora pegou bem a voz da personagem, achei uau!

Enfim, livro curtinho que, à princípio, pode parecer só divertido, mas que tem o seu recado a dar.

NOTAS: A Teta Racional foi um dos dois selecionados, entre 240 obras, na Segunda Temporada de Originais da Editora Grua.

A informação sobre o título do livro foi extraída da entrevista feita com a autora que está no blog PERFIL por Isabela França.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A teta racional, Giovanna Madalosso - Nota 8/10
Uma incrível coletânea de contos, todos com dois pontos em comum: o feminino como objeto central e o humor ácido como característica da escrita da autora. Giovana constrói histórias que questionam a imagem estereotipada da mulher em nossa sociedade e que fazem, sem pedir licença, o leitor refletir. São temas simples e do cotidiano apresentados de forma caricaturada, sem filtros e com uma crítica social muito bem colocada. O próprio conto cujo nome dá título ao livro, já evidencia a proposta da autora: a teta, no caso, é a da mãe, da mãe que precisa “ordenhar-se” no banheiro do trabalho, enquanto escuta reclamações do seu chefe, para poder guardar o leite que o seu filho tomará no dia seguinte, na sua ausência. Em outro conto, “Roleta-Russa”, Giovanna traz a história de uma transexual, portadora do vírus da AIDS e que, por conta disso, é convidada para festas em que o sexo corre sem proteção - uma loteria da vida. Há também a maternidade apresentada de forma crua, humana, natural, sem aquele glamour que tanto a sociedade insiste em lhe atribuir.

Com uma escrita econômica e de rápida leitura, esse é realmente um daqueles livros que te prendem e, quando você menos espera, já terminou, deixando com uma vontade de querer mais. Apesar de sempre ter aqueles contos preferidos, gostei de todos, o que não costuma ser tão comum em coletâneas. Em cada conto há uma crítica social e traz desperta uma boa reflexão. Romance de estréia de uma autora brasileira que já deixa claro o grande potencial do que ainda tem por vir! .

. "E a sete palmos, o fim, mas também o começo. O apodrecimento, lento, até os vermes comerem toda a carne, deixando só dois pares de próteses - um do peito, outro da bunda - inteirinhos dentro do caixão. Quatro saquinhos de plástico, parcelados em seis vezes sem juros. Restos de um banquete que não engole a mentira. Até o dia em que um coveiro, procurando por espaço para outros defuntos, abrir o caixão e olhar pros saquinhos e pensar: que porcaria é essa? Engraçado como a vida faz questão de humilhar a gente, mesmo depois que já se está morto.” (p. 38)

site: https://www.instagram.com/book.ster

Marcelo 02/08/2022

Neste livro de contos, a autora Giovana Madalosso, mostra a mulher como protagonista em diversos cenários. Uma ficção que é tão bem escrita e que dialoga tão bem com a realidade, que poderia ser, facilmente, um conjunto de crônicas. Me surpreenderam, especialmente, os textos curtos como "A Tétano Racional" e "Fim", onde ela consegue ser objetiva, concisa e ao mesmo tempo despertar as mais diversas emoções no leitor.

@Marverosa 04/07/2022

Bom livro
Foi meu primeiro contato com essa autora, Giovana simplesmente se demonstra uma narradora habilidosa e inteligente.

O conto que abre, cutuca de forma profunda questões de maternidade, feminino e vida l, tudo com um toque de sarcasmo e humor que não dá pra parar de ler.

O conto sobre a Roleta russa é simplesmente fantástico. Imaginamos e nos conectamos nas cenas, um dos melhores textos que já li na vida sobre esse assunto, tão tortuoso. Ela faz tudo isso com uma linguagem astuta e prática, prazerosa de se ler.

Já estou partindo pros romances da autora.

07/09/2021

Crônicas da maternidade real
São diversas crônicas sobre situações ordinárias, descritas com um realismo visceral, no contexto dos millennials, categoria em que me incluo. Alguns relatos me tocaram profundamente, pude sentir a dor de crescer muitas vezes. Giovana Madalosso tem um jeito divertido de nos fazer mergulhar nas nossas questões escondidas, mas pungentes.

Nathalie.Murcia 21/03/2020

Contos inteligente e provocativos
Isolamento social produtivo em termos de leitura (tempos de quarentena em razão da pandemia). Mais um livro lido, numa sentada só. O título e a capa me despertaram a atenção de imediato. Por aí, já imaginei que seria uma leitura instigante, e não me enganei. Coletânea de 10 contos provocativos, sempre em torno da mulher contemporânea nas suas diversas facetas e vicissitudes. "A Paraguaia" e "Suíte das Sobras" são os melhores, na minha opinião. Recomendo para quem gosta de se aventurar em leituras "outside the box".
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Thammy 22/02/2022

É sobre ser mulher.
Estava com imensa curiosidade de ler esse livro e não era de hoje. Para variar, gostei demais da abordagem de Giovanna Madalosso. Esse é um livro de contos curtos sobre ser mulher, sobre o viver e o sentir feminino. Entre as histórias, se entrelaçam mulheres em relacionamentos amorosos, amizades, relações familiares e o que achei interessante é que em cada um dos contos um aspecto da maternidade é abordado. É possível ver a maternidade contemporânea, aquela em que a sociedade cobra perfeição a todo custo. Também é possível notar a maternidade "das antigas", cheia de dores, rancores e marcas que destroçam sentimentos e o tempo não apaga. O presente e o passado feminino interagem e conflitam em suas convicções, seus comportamentos.

Gosto da maneira bem direta, sarcástica e ácida que a autora escreve. É envolvente, próxima e, nesse livro, nos faz pensar em muitos pontos interessantes sobre o ser mulher. Consegui me identificar em diversos momentos descritos que quase foram verdades jogadas no meu rosto ali, em poucas linhas. Recomendo demais a leitura dessa e de outras obras da autora.

Pâm 08/12/2020

Porta de entrada para a autora
Como é comum em livros de contos, alguns se destacam muito mais que outros. A escrita da autora é fluida e certeira, em alguns contos é primorosa e verossímil, em outras achei um pouco forçada, mas creio que seja uma questão de gosto meu. De qualquer maneira, me instigou a querer ler mais da autora. Recomendo.

Heloiche 26/01/2021

Excelente
Não conhecia essa autora ainda, o que lamento.
Dez contos incríveis, com uma escrita deliciosa. Mulher contemporânea em foco. Leitura de um fôlego só.
Recomendo.

Carlo Alexandre 13/04/2021

Eu adoro livros de contos. Geralmente tem um ou outro conto que eu não gosto, mas nesse livro eu gostei de todos os contos

Carolina.Teixeira 11/06/2021

Livro com contos reunidos
Eu li Madalosso a partir de "Tudo pode ser roubado" e depois "Suíte Tóquio", então esse ficou fraco perto dos outros dois. Mas, isso é um bom sinal, já que mostra o quanto a escritora só cresceu, isso é raro. Por isso, segue sendo uma das minhas autoras brasileiras contemporâneas favoritas.

Ana :) 19/04/2018

A expectativa superou o livro
Houve tanto burburinho em torno dos contos de A Teta Racional que abri as páginas esperando ser nocauteada, tragada e imersa por temas incomuns, personagens multifacetados, narrativa engenhosa. Acabei recebida por contos bons. Não incríveis, não inesquecíveis. Bons. Bem escritos. Interessantes em maior ou menor grau.
A narrativa é ágil e fluida, enquanto alguns contos possuem aquele fator "pedra n'água", fazendo ondas dentro da compreensão do leitor.
No entanto, para um livro anunciado como uma obra literária que rompe clichês, parece que cria seus próprios clichês. As protagonistas de classe média que frequentam festas alternativas, transam (mal) com desconhecidos, acordam de ressaca e emendam um xingamento a cada par de sentenças porque é assim que a mulher diferentona contemporânea fala, não é?
Os finais abertos de boa parte dos contos não conseguem fechá-los de forma tão envolvente quanto seus inícios. Pareceu mais um tique ou limitação de escrita do que propriamente uma escolha literária. Particularmente não gosto quando os contos "murcham" ao final. Fico com a impressão de que toda a engenhosidade do restante do texto foi suspensa nos últimos parágrafos.
Enfim, Giovana Madalosso é promissora, ainda mais considerando que este é seu livro de estreia. Contudo, para mim, foi um daqueles casos em que a realidade fica aquém da expectativa.
Gio 07/08/2018minha estante
undefined

Heloisa.Domont 25/12/2018

É... gostei mais ou menos... mais pra mais que pra menos. Tipo: sempre é bom ouvir o que outra mulher pensa/escreve/fala. Dez textos compõem o livro. Tentei abstrair o que a autora queria passar com cada texto. Exemplo: alerta sobre a importância da prática de sexo seguro, relação pai e filha, relação de uma mãe em seu ambiente de trabalho, as consequências de nossas escolhas, relação mãe e filha. Sobre a forma da escrita, o que eu achei mais interessante foi um texto de uma página intitulado "FIM". São apenas dois personagens identificados apenas por "ele" e "ela". Nele, a autora utiliza travessões para desenvolver um diálogo entre esses personagens. Antes de cada "fala" de personagem, há uma descrição do personagem. Achei interessante essa forma. Não me recordo de ter lido algo escrito dessa forma.

Sabrina 28/11/2020

A teta é racional, já o falo...
Se tem um livro que dá pra recomendar é este. Comecei sem muita expectativa e agora quero ler todas as obras da autora.