Provas de liberdade

Provas de liberdade Rebecca J. Scott e Jean M. Hébrard

Resenhas - Provas de liberdade

Lucas.Campos 17/07/2021

Provas de Liberdade
Quando foi levada da Senegâmbia e enviada para São Domingos (futuro Haiti), por volta de 1785, Rosalie talvez não imaginasse que a trajetória de sua família, através de cinco gerações, seria marcada pela luta contra a escravidão, o racismo, a desigualdade e o fascismo.
Os historiadores Rebecca Scott e Jean Hébrard, através do que eles chamam de uma "micro-história posta em movimento", dão uma verdadeira aula de metodologia no trato das fontes, que proporcionaram resgatar dos arquivos de diversas cidades a experiência de vida de uma família que tinha um projeto de liberdade para os seus descendentes, que incluía a busca de dignidade e respeito.
A família Tinchant transitou por três continentes e constituiu negócios e projetos políticos em diversos países, como Senegal, São Domingos (Haiti), Cuba, Estados Unidos, México, França e Bélgica. A metáfora utilizada pelos autores da "trilha de papéis" ganha mais sentido quando se pensa que a família Tinchant construiu "um arquivo de movimento e memória", pois palavra no papel era para eles uma maneira de resistir ao racismo e a escravidão.
Sem revelar um spoiler, o epílogo, intitulado "Por um motivo racial", me surpreendeu. O livro consegue finalizar a odisseia atlântica dessa família, que viveu a Revolução Haitiana, a Revolução Francesa de 1848 e a Guerra Civil e a Reconstrução nos Estados Unidos, com uma história que se passa durante o contexto do nazismo e retrata a trajetória de uma descendente da família Tinchant nas trincheiras de luta contra o fascismo. Os desdobramentos dessa história cabe a vocês descobrirem com a leitura.