As memórias do livro

As memórias do livro Geraldine Brooks

Resenhas - As Memórias do Livro

Samara 26/03/2024

Hagada de Sarajevo
"As Memórias do Livro", escrito por Geraldine Brooks, é uma obra cativante que mescla habilmente ficção histórica com mistério e intriga. Ambientado em diferentes épocas e lugares, o livro acompanha a jornada de um misterioso manuscrito judaico, conhecido como a "Hagada de Sarajevo", através dos séculos.

A narrativa habilmente entrelaça eventos históricos reais com uma trama fictícia envolvente, oferecendo uma visão rica e detalhada da vida em diferentes períodos históricos. Desde a Espanha do século XV até a Bósnia do século XX, Brooks transporta os leitores para cenários fascinantes e repletos de intrigas.

Os personagens são complexos e bem desenvolvidos, cada um contribuindo para a trama de maneira significativa. A protagonista, Hanna Heath, uma especialista em conservação de livros raros, é especialmente cativante, com sua determinação e curiosidade levando-a a desvendar os segredos por trás do Haggadah.

Além disso, o livro explora temas profundos, como religião, identidade e o poder da arte, enquanto examina o impacto duradouro que um objeto pode ter ao longo da história. A maneira como Brooks entrelaça os destinos dos personagens com a jornada do Haggadah é habilmente executada, mantendo os leitores ansiosos para descobrir os segredos que o livro antigo guarda.

Em suma, "As Memórias do Livro" é uma leitura envolvente e emocionante que cativa desde a primeira página até o final. Com sua combinação única de história, mistério e drama humano, este livro é uma obra-prima da ficção histórica contemporânea.

Tati 07/02/2024

Adorei o livro.
Vale muito a leitura, é incrível, inteligente, muito bem elaborado.
E nós faz pensar e repensar em quantas histórias diferentes, um único livro poderia nos contar.

Julia 18/12/2023

Viagem Através da História Judia
As Memórias do Livro se supera tanto em premissa quanto em execução. Foi uma ótima surpresa pra mim, acredito que nunca li nada igual.

A história nos apresenta Hanna Heath, uma conservadora de livros australiana, que recebe a notícia de que a Hagadá de Sarajevo, raro e polêmico manuscrito judeu de mais de 500 anos, desaparecido em 1992 durante a guerra civil, foi reencontrada e ela foi a escolhida pela ONU para a restauração.

A Hanna segue lidando com algumas questões pessoais e nos apresentando as pessoas em sua vida, à medida que se aprofunda na análise das páginas da Hagadá, de onde ela retirou pequenas pistas. Cada uma das pistas, uma asa de inseto, uma mancha de vinho, um pelo branco, e até a falta de um fecho, se torna um capítulo de volta no tempo, até a origem daquele detalhe.

Os capítulos de memórias da Hagadá são cheios de sensibilidade e profundidade, esses não têm apenas a intenção de mostrar como o livro recebeu uma marca específica mas principalmente a vida das pessoas envolvidas naquela marca: quem são elas, como são suas vidas e o que elas estão vivendo naquele momento.

As memórias são cheias de personagens fortes, vivos e diversos, e a autora não tem medo de quebrar nossos corações e nem de nos deixar curiosos sobre o destino deles e de suas histórias.

Já sobre os capítulos da Hanna, confesso que para mim deixaram um pouco a desejar, os problemas dela não me interessaram muito, mas são capítulos curtos e, de qualquer forma, não tiram o mérito do livro.

Gostaria de incluir aqui um comentário mais para quem já leu do que para quem pretender ler: toda a reviravolta do final achei um tanto desnecessária porque o livro já se sustentava com o enredo até aquele momento, mas entendo que a autora quisesse finalizar o livro com estilo.

Por fim, leitura prazerosa que recomendo a todos!

Jasmim214 21/08/2023

Um bom livro
Apesar de eu ter demorado séculos para terminar, ele em alguns momentos gerar uma tremenda confusão em sua mente... As memorias do livro é realmente um bom livro. E por incrível que pareça a narrativa é completamente construída em memórias do que o livro "viveu/sobreviveu" muito bom para encarar culturas e realidades distintas!

Clara624 24/07/2023

Simplesmente incrível: inteligente, proposital e repleto de personagens cativantes.
Amei a forma como a autora mesclou realidade e ficção, unindo-as numa trama complexa e genial.
*Tive um ritmo de leitura um pouco mais lento por conta da linguagem, mas de resto não tenho o que reclamar.

Renata1004 13/07/2023

Realidade e ficção
O livro narra a história do códice judaico - Hagadá de Sarajevo - escrito no século XIV, percorrendo vários momentos históricos e personagens distintos. A trama se destaca por apresentar fatos reais e complementa-los com ficção. Alguns narrativas mais interessantes do que outras, mas, no contexto geral, um ótimo livro.

Juno.Cruvinel 23/04/2023

As histórias por trás de cada livro..
Leitura gostosa e inspiradora.. incrível pensar o quanto pode ter acontecido com um livro
Ao mesmo tempo, traz uma narrativa história importante

Ana Claudia 17/04/2023

Hanna é australiana, especialista em obras raras e foi convidada pela ONU para restaurar e preparar o Hagadá, um livro que será apresentado ao público.

O hagadá é um manuscrito bem antigo que fala sobre a cultura dos hebreus e esse manuscrito sumiu durante a guerra da Bósnia.

A medida que Hanna vai tendo mais contato com o Hagadá, o leitor faz uma viagem para conhecer toda a trajetória do manuscrito, suas histórias, suas crenças e, principalmente, sobre o povo hebreu. Hanna vai juntando uma peça aqui, outra ali e será dessa forma conheceremos o tamanho do seu valor histórico.

Eu me senti muito perdida e confusa com essa história. Um livro falando sobre um outro livro muito antigo e paralelo a isso, toda a história que tem por trás dele junto com a história da humanidade de 500 anos. Teve momentos da história que senti tudo menos vontade de prosseguir. Parava por dias e depois retomava. Achei interessante esse manuscrito, mas a leitura foi bem arrastada e cansativa.

Marco.Antonio 23/05/2022

Leitura fácil, comovente e muitas vezes inspiradora. Este livro reitera o grande motivo pelo qual adoro ler.
Ele traz numa narrativa fácil e sutil, toda a história que cada livro tem por trás.
Todos temos uma história, todos somos uma página!!!
Julia 18/12/2023minha estante
Muito lindo mesmo imaginar a história que um livro carrega consigo, e também achei a linguagem tranquilíssima!

Juliana.Duarte 13/02/2022

Os livros fazem e contam histórias.
As memórias do livro: Romance sobre o manuscrito de Sarajevo, nos conta exatamente isso. Como o Hagada surgiu, por quais lugares passou,por quais guerras e momentos da história por quais conflitos teve que passar, até chegar nas mãos de Hanna,a conservadora de livros australiana.
Muito mais que apenas um objeto, Hanna exerga a essência do livro,e cada particulariadade que ele adquiriu ao longo dos anos.
E cada particularidade se torna um novo capítulo que seja uma macha de vinho no livro, numa gota de água salgada,numa asa de inseto... Hanna dá vida ao Hágada ao buscar respostas para esses pequenos detalhes absorvidos pelo livro ao longe se sua jornada.

Em alguns momentos de Hanna achei meio atrasado, mas cada capítulos sobre o Hagada eu simplesmente amei.

Matheus 24/01/2022

As memórias do livro
Geraldine tem a habilidade fantástica de construir personagens de culturas, idades, religiões e períodos históricos totalmente diversos de uma forma muito completa.
Uma conservadora de manuscritos antigos filha de uma mãe narcisista, uma judia da década de 1940, uma "moura" que viveu há mais de cinco séculos, não importa. A riqueza de detalhes e a crueza ao desenvolver os personagens torna fácil se conectar com eles.
P. S.: sugiro que pesquise sobre as ilustrações da hagdá de Sarajevo. São bem interessantes.

Mirian 02/01/2022

Para começar bem o ano!
Instigante conhecer a história do livro através dos personagens que o manusearam. Como não segue uma ordem cronológica, é como montar um quebra cabeça. Só no final é possível ver a grande figura.

Ediandra Campos 25/10/2021

Maravilhoso! Amo romances com fatos históricos e amo ainda mais quando aborda temas de tolerância e discriminação.

Serfelizlendo 12/08/2021

Sensacional!
Esse livro é perfeito!
Ganhei de presente em uma palestra sobre a dificuldade que as editoras têm em vender livros no Brasil.
Faz bastante tempo isso!
Ele nos conta a estória da Hanna e sua missão de restaurar um antigo e importante livro.
Quando li fiquei encantada!
Não foi uma leitura das mais fáceis devido a quantidade de informações presente e as estórias que vão se intercalando como plano de fundo para nós permitir entender algo maior.
Foi o grande responsável por eu ter passado a cuidar melhor dos meus livros.
Não que antes não cuidasse bem e não ficasse preocupada com armazenamento e limpeza. Mas, depois que li foi que pude entender que cada livro não é simplesmente um amontoado de papéis. Eles podem carregar mais do que as letras impressas e sim, um pouco de seus "donos".
Recomendo muito!