O Século do Vento

O Século do Vento Eduardo Galeano

Resenhas - O Século do Vento

Tiago.Cecconello 06/01/2024

Galeno faz a história das Américas, nos últimos 500 anos, arrasar, como um furacão, as nossas vidas. Porém, ele nos traz a oportunidade de reconstrução. Será que saberemos construir, sobre esses escombros, uma casa mais sólida, justa e solidária?

Marcos Faria 01/01/2013

Outra leitura atrasada foi “O século do vento” (Nova Fronteira, 1988). Mais de dez anos depois de ter lido os dois primeiros volumes de “Memórias do fogo”, a conclusão da trilogia confirma Eduardo Galeano como um mestre na arte de contar as histórias que formam a História. A América (especialmente a América Latina) de 1900 a 1986 surge como um palco da luta dos povos e também de sua arte, indissociadas, dois lados da mesma moeda. O maior mérito do autor, e isso mesmo quem discorde dele politicamente se verá na obrigação de admitir, está na capacidade inesgotável de transformar o cotidiano em drama, e o drama em significado. Termina-se a leitura com uma sensação de pertencimento a uma dinastia de heróis, conquanto anônimos alguns, que atravessa o tempo e se perpetua na eternidade.

Publicado originalmente no Almanaque (http://almanaque.wordpress.com/2013/01/01/meninos-eu-li-30/)