Churchill - Uma vida

Churchill - Uma vida Sir Martin Gilbert

Resenhas -

Estefania 12/04/2024

Achei bem melhor a segunda parte do que a primeira. Churchill só melhorou ao longo de sua vida, consegui admirar o o homem maduro que acreditou e fez todo possível para por em prática sua fé naquilo que melhor acreditava para a nação em sua época.

Bruna 24/03/2024

Com certeza o livro mais difícil que já li até hoje. Difícil pela forma e principalmente pelo conteúdo. O vol.I da biografia já tinha trazido uma amostra da densidade dessa experiência que é ler sobre a vida de um dos homens mais importantes que já existiram. O vol.II é ainda mais detalhado e informativo, pois compreende um período histórico onde Churchill foi um protagonista inquestionável, a II Guerra Mundial. A escrita não é fácil, pois traz um detalhamento que por vezes acaba cansando o leitor, mas para quem assim como eu é apaixonado por história, entendo que esse é um livro especial.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2024

Em Churchill uma vida, o historiador mundialmente consagrado Martin Gilbert constrói o mais completo relato biográfico já escrito sobre o primeiro-ministro britânico que mudou a história do reino unido e do mundo .Nesta segunda parte da biografia, tratando tanto de aspectos pessoais quanto políticos , Gilbert nos coloca diante de uma Europa as vésperas da Segunda Guerra Mundial , revelando em detalhes as pressões que finalmente levariam churchill a se consagrar num exemplo de homem público , com a energia e o gênio necessários para dar fim ao conflito

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788544104224

Menina Ciria 29/08/2023

O livro merece todas as estrelas possíveis. Winston foi um homem com uma grande e louvável trajetória. Posso dizer que dedicou toda a sua vida a política. Respirava isso dia e noite. Sua esposa se admirou uma vez quando esteve nos EUA e o presidente Roosevelt teria férias e o Winston nem sabia o que era isso. Winston se tornou Primeiro Ministro em plena 2° Guerra. A luta contra Hitler foi árdua. A vitória foi comemorada. Ele foi a primeira pessoa a falar em Cúpula. A política era sua vida. Escreveu vários livros de sucesso. Valorizava a paz. Um exímio pintor. Ficou famoso por seus eloquentes discursos. Mesmo idoso e doente demonstrava um vigor juvenil. Amava o sol. Faleceu aos 90 anos, em 1966, lendo romances e escrevendo cartas.

Pagliuca 07/08/2023

Uma vida dedicada à paz
Os fins justificam os meios. Sir Churchill viveu intensamente e buscou a paz todos os dias da sua vida. Devemos a nossa liberdade à ele.

Elton.Oliveira 23/04/2023

Respirava Inglaterra 24h por dia !
Um calhamaço dividido em dois grandes livros !

Um cara que sempre é referência, já li muitos autores que sempre estão de uma forma ou de outra o homenageando.... Agora sei um pouco da sua história !

Churchill foi um estadista nato , atuou em vários ministérios, contribuindo para políticas sociais e nas grandes guerras mundiais , sem contar nos inúmeros conflitos do seu país imperialista ....

Teve uma vida conturbada desde a infância, com seu pai tão atarefado quanto ele foi , não foi fácil para ele , a vida nos colégios/internatos , sofreu bastante com o isolamento da família!

Sua vida militar foi uma grande sucessão de altos e baixos , tendo sido afastado de forma covarde no final da primeira guerra mundial , sofrendo bastante , mas mesmo assim sempre atuante e alertando para o risco do nazismo de Hitler.... Quando a guerra estava na porta da Inglaterra, quando tudo foi mal articulado , quando parecia q a Europa iria sucumbir .... Ele como uma fênix, ressurgiu e trouxe a vitória para o mundo !

Virei fã, como vários são, desse grande e ilustre mestre da guerra !

Recomendo muito !

Giovan Marcante 22/10/2022

O homem do século XX
Martin Gilbert conseguiu sintetizar, em dois volumes de 500 páginas, uma vida vivida ao extremo.
Nesse segundo volume lemos os momentos glorioso de Winston Chuschill, como primeiro ministro durante a Segunda Guerra. Os relatos de outras pessoas, seus bilhetes sobre os acontecimentos, dão um toque a mais na história.

Zeantonio 05/09/2022

Um homem nobre, muito a frente de seu tempo. Ler a história de pessoas extraordinárias nos da esperança sobre o nosso próprio futuro como raça humana

Asis.Canzi 30/03/2022

General ou Genial?
?A história será gentil comigo, já que eu pretendo escrevê-la.?

Sua frase já descreve muito bem quem foi Winston Churchill, neste segundo livro conhecemos melhor o que se passa na mente de um gênio, claro que suas atitudes são e foram criticadas, mas absolutamente ninguém haveria lidado com a Guerra e com a Inglaterra (que estava literalmente um caos na época) da forma que ele operou. Portanto, se você gosta de história, e mais ainda, de homens inteligentes e com pulso firme (isso mesmo, qualquer outro teria passado o famoso vexame) não precisa concordar com a sua forma de governo, política, partido ou ideologia, a sua história descrita na obra é fantástica, você só precisa ser fascinado por maestria que será alienado (de uma forma boa) para conhecer um dos maiores, literalmente ele cumpriu o que prometeu, escreveu a história!!!

Obviamente, não deixei explícito se sou a favor de Churchill, sempre bom nos mantermos neutros?

Gabriel 14/03/2022

Maior político da história
Com este título descrevo boa parte do livro. Como amante da história geral, principalmente do período das grandes guerras, a história desse senhor viciado em charutos também se torna viciante. Estou fascinado com a história desse homem e seu comprometimento com a história da humanidade

Mel 22/02/2022

Que personalidade!!
Churchill: uma personalidade forte e controversa, cuja presença foi essencial no momento histórico em que esteve presente. Inteligentíssimo, estratégico, visionário. O biógrafo oficial certamente passa um pano nos fatos, mas cale muito a leitura!

Neto.ValenAa 06/02/2022

Bastante detalhado
Um livro muito completo e informativo. Apesar de as vezes ser um pouco prolixo, é muito bom e narra de uma forma detalhada, as vezes delhada de mais, a vida dessa grande figura publica que foi Winston Churchill.

matheusliteratura 08/12/2021

O grande político do século Xx
Qualquer um que tenha estudado um pouco sobre história contemporânea, principalmente sobre Segunda Guerra, sabe quem é Sir Winston Churchill.

Nesse volume de sua biografia, Martin Gilbert narra os prelúdios da Guerra contra os nazistas bem como o que sucedeu posteriormente.

Vemos a coragem, a insistência, a determinação de Churchill - mesmo quando só um deputado - em não deixar os regimes totalitários da época se espalharem. Fortemente crítico dos comunistas, o maior inimigo dos facistas, ao buldogue coube lutar contra o Eixo praticamente sozinho quando EUA e URSS preferiam deixar a Europa sangrar sozinha.

A vida do inglês é um prato cheio para aprender sobre política, sociedade e, principalmente, determinação pois ele nunca se deixou amendrontar pelos desafios ou pela possibilidade de perder o cargo. Diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados, Churchill não tinha apego pelo cargo, muito pelo contrário: inúmeras vezes se indispôs com o próprio partido e os amigos para lutar pelo que acreditava ser o melhor para o Reino Unido.

Alvaro Bacelar 02/11/2021

Uma grande jornada
Há tempo ouvia historias sobre os feitos de Churchill, foi então que decidi ler uma biografia deste ícone, mas não tinha a noção da grandiosidade de seus feitos e sua incansável luta pela liberdade, direitos sociais e soberania do seu pais e do mundo.
Poucos sabem, mas Churchill foi responsável por muitos dos direitos básico dos trabalhadores da Grã-Bretanha. Ele era um verdadeiro aguerrido, sempre disposto a lutar por seu pais e povo.
Após a Primeira Guerra ele vinha demostrando uma grande preocupação com o rumo que e Alemanha estava tomando, com um ditador totalitário que estava se erguendo, expondo a sua tirania na Alemanha e querendo alastrar o Nazismo por toda Europa.
A primeira guerra foi devastadora, em todos os aspectos, e as grandes nações europeias estavam buscando a todo custo a paz e recuperação econômica e isso acabou ocultando o rumo que a Alemanha Nazista vinha tomando. No entanto Churchill vinha constantemente alertando sobre o Nazismo e as atrocidades de Hitler, mas não foi levado em consideração, sendo zombado por seus opositores dizendo que ele era um caça guerras.
Nessa segunda parte da biografia de Churchill é relatado toda a sua trajetória na Segunda Guerra até a sua morte.
Araújo Cruz 11/11/2021minha estante
É de impressionar a leitura panorâmica (e assertiva) que ele tinha de toda a situação que ocorrera no seu tempo. E mais do que diagnosticar o problema, é saber e ter coragem solucioná-lo. Churchill foi sagaz e corajoso para colocar em execução suas ideias com o fim de combater um dos maiores impasses que a humanidade já tivera. Isso não é para qualquer um, é indubitável que sua biografia seja passível de estudo.

Araújo Cruz 11/11/2021minha estante
Não foi levado a sério pela oposição e sendo tachado de "caça guerras". Agora, como chegar a um consenso com um insano que usa o poder bélico quando não tem suas exigências atendidas? Conversando?