A tinta da melancolia

A tinta da melancolia Jean Starobinski

Resenhas - A Tinta da Melancolia

Adriana Scarpin 28/01/2019

Como todo livro que se dispõe a reunir ensaios o resultado geral é desigual, mas sem dúvida há muito mais a ser aproveitado do que descartado aqui.
A primeira parte desse livro é a tese de doutoramento do autor feita nos anos 50 do século XX (ele ainda está vivo aos 98 anos de idade), que consiste basicamente em como a melancolia era vista pelas ciências médicas dos gregos até o século XIX pré-Freud.
Na segunda parte do livro o autor discursa sobre a importância de Robert Burton no estudo da melancolia, mas Starobinski acaba soando um tanto quanto repetitivo.
Na terceira parte o autor discorre sobre um dos braços da melancolia: a nostalgia. Como a nostalgia era originalmente uma condição médica em relação a um local e como a mesma se tornou relacionada à psique em função em função de reminiscências de cuidados maternos até seu sentido literário.
Na quarta parte o discorrido é sobre o braço intelectual da melancolia: a ironia, e o faz usando Gozzi, Hoffmann e Kierkegaard.
Na quinta parte (e mais enfadonha) há constatações e interligações envolvendo a melancolia em Baudelaire.
A sexta e derradeira parte os ensaios se dividem em considerações sobre Cervantes, Staël, Jouve, Caillois e d'Orléans.

Candido Neto 01/12/2017

O ensaio é muito abrangente, as vezes arrastado, mas na maior parte do tempo somos convidados a participar da diversão que o autor tem em desenvolver os pensamentos.
São seis partes, na primeira há o desenvolvimento da depressão na medicina. Todas as outras fazem jus ao título: uma história cultural da tristeza.
Excelente estudo, divertido, mas não como distração.