Ouça a Canção do Vento / Pinball, 1973

Resenhas - Ouça a canção do vento & Pinball 1973

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mari 24/03/2024

25 anos
Acho que nunca li um livro tão preciso sobre ter 25 anos, e acho que nunca vou ler algo igual. Esse foi meu primeiro romance longo do murakami, e escolhi pata ler sabendo que era o primeiro livro que ele tinha escrito, e da para perceber. Da para perceber que ele ainda não sabe ser escritor direito. Estou animada para ler os próximos.

Ricardo 15/02/2024

Esses dois livros, sendos os dois primeiros do autor, tem bem cara de introdução mesmo, e no melhor sentido. Não há preocupação com a sequência dos acontecimentos, ou com os acontecimentos em si, pelo contrário a gente acompanha os personagens descobrindo o que de fato querem, partes de si mesmos que desconheciam. Nós embarcamos nessa vibe, sem muito compromisso com o que vai acontecer ou não vai acontecer, e eu adorei.

fatimaria 02/02/2024

Foi o que eu esperava como as primeiras histórias do murakami.

a primeira, ouça a canção do vento, meio que não sai e nem chega a lugar algum, mas a escrita no final me pegou (como sempre acontece com o murakami) e me fez gostar mais da obra como um todo.

a segunda, pinball 1973, me cativou mais e me pareceu mais movimentada, ao mesmo tempo que me trouxe a tona algumas das questões que são bastante discutidas em volta desse autor. de fato, pela primeira vez, eu vi kkk. mas mesmo assim gostei, sou bem capaz de enxergar os defeitos e ainda apreciar os sinais de um talento em crescimento. ansiosa e animada para continuar com a leitura dos seus livros, senhor murakami!

unidiniz 02/02/2024

"Atribuir sentido a vida é muito fácil se compararmos ao quanto é difício vivê-la de fato"
Preferi a primeira novela como um todo, mas a segunda se sobrepõe à primeira pelo foco no Rato: lidando com mudanças, introspectivo! A escrita de Murakami me encanta, o quanto ele me deixa a mercê da imaginação, as reviravoltas e piadocas em diálogos, a descrição do sonhar acordado, as paisagens... é apenas minha segunda leitura de Murakami e sinto que ele sempre tem algo a oferecer que irei me identificar, me sentir compreendida, abraçada.

"- Aonde você vai?
- Vou jogar pinball. Não sei onde.
- Pinball?
- É aquele jogo que você rebate a bolinha com os flippers e...
- Eu sei o que é. Mas por que você vai jogar isso?
- Hum, não sei... Há muitas coisas neste vasto mundo que nossa filosofia não alcança."

thecaioballtour 30/01/2024

Murakami é só amor
Em 2024, me coloquei como meta de leitura, desbravar a obra de Murakami. E que surpresa agradável ler Murakami.
Aqui acompanhamos suas duas primeiras novelas. E já é possível notar traços que vão acompanhá-lo ao longo de sua obra!
Super recomendo pra quem procura alguma coisa do autor para começar a leitura!

bru__felx 14/01/2024

Ouça a canção do vento e Pinball,1973
Começando pelo livro ?Ouça a Canção do Vento?, fiquei apaixonada pela história como um todo, principalmente pelo prefácio lindo que iniciou o livro, caso vc queira ler um livro que tenha um desenvolvimento linear da vida dos personagens, não leia. Essa primeira parte do livro me fez refletir muito sobre as entrelinhas que facilmente a gente compreende. A parte que me emocionou muito foi o depoimento na rádio de uma garota internada a anos, foi tão profundo e significativo todo o desenvolver dos personagens, e apenas percebi que tinha me apegado a eles quando o final de ?Ouça a Canção do Vento? apareceu.
Agora?. Pinball, 1973 foi a continuação e sinceramente não gostei tanto pois foi muito repetitivo e a descrição do ambiente passou a ser chata e tediosa em algumas partes arrastadas do livro, foi um pouco difícil terminar o livro nesse final, mas a conclusão da história foi previsível e reflexiva também. Porém, a relação que o pinball tem na vida de um dos personagens, cria um cenário muito problemático e trivial na vida de muitos, então achei que esse tema cria observações importantes para a vida de muita ge

Phafaelo 11/01/2024

Os gostosíssimos romances de mesa de cozinha
Já tinha a curiosidade de conhecer os trabalhos de Haruki Murakami havia tempos, desde que descobri as adaptações de contos seus para o cinema: ?Burning? e ?Drive My Car?, dois dos meus filmes favoritos.

Tal qual faço com filmes, resolvi conhecer o trabalho de um autor através de sua primeira obra, e acabei me surpreendendo bastante com ?Ouça a Canção do Vento? e ?Pinball,1973?, seus ?romances de mesa de cozinha?, como o próprio os nomeia. A escrita de Murakami é algo incrivelmente gostoso de ler, extremamente objetivo e com uma espécie de humor frio, onde ele ainda mescla elementos de realidade com imaginário e nunca se sabe onde está a barreira entre a ficção e o biográfico.

Estou muito ansioso para continuar suas leituras, especialmente dos outros dois livros que concluem uma espécie de trilogia desse seu início de carreira.

Ninaronfiu 17/12/2023

Ouça a canção do vento é viciante, divertido e uma distração da que eu precisava profundamente quando comecei a ler. Li a primeira parte de uma vez, mas Pinball, 1973 foi entediante e eu senti vontade de desistir. Porem, os últimos capítulos são maravilhosos. Consegui imaginar tudo tão vividamente que me deu vontade de trabalhar com cinema pra trazer pra superfície o que eu tinha imaginado: o frigorífero, a voz da máquina, o cigarro no frio?
Algumas coisas me incomodaram na tradução. Apesar de o livro já ser originalmente uma tradução do inglês pro japonês, alguns detalhes na escrita e nas pontuações me causaram um certo incômodo, como se estivessem errados mesmo. Mesmo assim, no fim das contas esse livro foi uma companhia maravilhosa pro meu final de período. Um livro leve e de fácil compreensão, mas repleto de diálogos especiais que te fazem refletir nostalgicamente sobre o futuro. Murakami tem uma qualidade especial pra falar dessa familiar incerteza de algo que nunca vivemos. Acho que é mais por isso que ele é considerado surrealista por alguns leitores, e menos por causa das máquinas que falam.
Em dezembro do ano passado eu também estava lendo murakami. Pensei agora em tornar isso um costume e assim garantir a mim mesma que, todo fim de ano, eu nunca estarei sozinha.

Chimeny 07/09/2023

Aleatoriedade interessante
Você começa sem saber o que esperar e no fim também não sabe como irá terminar.
Caso tenha interesse em boas descrições e histórias que não necessariamente se explicam, personagens que brotam e mesmo assim de alguma forma você senti que vale continuar lendo, esse é o livro.
Não é pra receber lições de vida mas algumas risadas sim,com certeza.Ao meu ver é a história de pessoas não tão interessadas na vida, vivendo.

Lilian 17/08/2023

Meu primeiro do Haruki
Me foi recomendado Caçando Carneiros, mas descobri que este é o primeiro de uma trilogia que se inicia com "Ouça a Canção do Vento e Pinball 1973" e termina com Dance, Dance, Dance. A leitura não me agradou, a primeira novela até achei legalzinha, mas a segunda tive que me esforçar demais para terminar. Continuarei com a saga porque deve ter um porque de Haruki Murakami ser tão bem falado.

Leticia 22/07/2023

É perfeitamente possivel gostar e não entender
Esse foi um pouco confuso demais para mim. Mas sempre gosto da escrita, das rotinas que o autor descreve e da estranheza de TODOS os personagens e situações. É uma escrita que me acolhe mesmo que eu não entenda a história.
E essa eu não entendi, mas não me chateia nem um pouco.
Não recomendo começar a ler murakami por esse livro, mas recomendo que vc leia se ja leu ele o bastante e estiver com saudade.

Jp Carvalho 23/06/2023

Um otimo começo
Ouça a canção do vento : Neste conto somos introduzidos a uma amizade envolvendo o nosso protagonista ( que sinceramente não notei se ele falou seu próprio nome, mas acho que não.) e seu colega chamado rato.
Sendo Franco o rato foi o melhor elemento desse conto, era sempre interessante a conversa que ele ia ter com nosso protagonista.
Contudo o romance desse livro é bem fraco e razoável, porém é possível observar em alguns capítulos o toque que apenas Murakami sabe fazer, com frases acertivas e reflexivas:
"Vamos envelhecendo a cada ano, a cada mês, a cada dia. Às vezes chego a sentir que estou envelhecendo a cada hora. E o mais assustador é que isso é verdade."

Nosso protagonista é alguém "pouco" interessante, talvez devido à sua personalidade fria e "problemática" de certa maneira mas em algumas situações que acontecem na vida do mesmo tendem a ser de cunho curioso, muitas vezes não esperamos muito mas até que recebemos algo de boa qualidade.

Em resumo, as relações do protagonista são mas interessantes que o próprio. O livro intercala entre as situações de seu dia a dia e curiosidades acerca do mundo dele.

Pinball 1973 : Uma continuação direta do conto anterior, vemos uma profundidade maior nos personagens que já nos fora apresentados(O personagem sem nome fica bem mais interessante e com relações mais profundas).
É notório a solidão que os mesmos sentem , passando de forma certeira uma vida no japão de forma monotóna. Contudo a solidão aqui é passada de 2 formas diferentes.
1 - Nosso "protagonista" sem nome , que vive com 2 gemêas e é voltado apenas ao seu trabalho , tendo um dia a dia igual a todos os outros . Logo , vemos de que maneira isso impacta na sua vida e é aí que nos é apresentado o pinball na vida do personagem . Quando menos esperamos estamos fisgados nesse mundo do pinball ( por mais breve que no livro ele seja).

2- Nossa outra personagem : o "Rato" , do conto anterior , agora tem muito mais destaque e pronfundidade ( devido as ocorrências do conto passado ). A solidão em sua vida parece ser mais forte que a do outro personagem , fortalecendo assim sua amizade com o "Jay" ( Dono do bar na qual ele frequenta ). Vale ressaltar que ele é mais explorado mas não significa que seus capitulos são melhores que do conto anterior.

Por fim , por se retratar um começo da vida literária de Murakami , observamos algumas pontas soltas com mais clareza , porém não se tira o mérito de esse ser uma boa leitura , recomendo principalmente para pessoas que já tiveram algum outro contato com o autor.

clara.vega 25/04/2023

Novelas de mesa de cozinha
O livro traz uma narrativa do cotidiano de diferentes personagens, como rato, de uma maneira muito bem escrita, com um toque melancólico que torna a trama mais interessante. ao ver os personagens perdidos no ramo de suas vidas, seja por uma mulher ou por uma máquina de pinball, tudo é muito bem abordado em uma escrita coesa. esse livro me fez ter interesse na maneira de escrita desse autor, que estou começando a conhecer e recomendo para iniciar o caminho pelas obras de Narukami.
bru reich 25/04/2023minha estante
me deu vontade de ler!!

Luci Eclipsada 19/04/2023

O início de tudo
Após o término de "Ouça a canção do vento" e "Pinball, 1973", eis o que achei da leitura dessas duas histórias embrionárias da escrita do Murakami: razoáveis.

As duas novelas não possuem necessariamente uma conexão, exceto os personagens que aparecem em ambas em momentos distintos e com muitas idas e vindas temporais.

Como o próprio Murakami já disse que não costuma planejar o que irá escrever, apenas se deixando levar pela escrita, aqui a regra certamente se aplicou categoricamente, ainda mais pelo fato das novelas marcarem o início da carreira literária do autor.

O que senti no decorrer da leitura das histórias é o potencial do Murakami como escritor, algo que se confirmaria décadas depois, e a busca por um estilo narrativo próprio, algo que ele também desenvolveria posteriormente.

No mais, as novelas não apresentam histórias muito consistentes e em certos momentos nos pegamos nos perguntando onde o autor quis chegar ao escrever cada uma delas, assim ambas funcionam mais como um experimento literário do que uma tentativa de se contar uma história, pois o próprio autor tem em seu primeiro livro, o "Caçando carneiros", um romance no sentido literal da palavra e, por conseguinte, o seu debute no meio literário.

Entretanto, as novelas que se seguiram anteriormente ao seu primeiro romance não devem ser desconsideradas, pelo contrário, ambas têm seu valor e sem elas não teríamos a chance de entrar em contato com um dos mais importantes escritores da literatura japonesa contemporânea. Leitura recomendada portanto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6