Cartas de Um Antagonista

Cartas de Um Antagonista Mário Sabino

Resenhas - Cartas de Um Antagonista

pedrocipoli 29/12/2018

Não é "antipetista", é honesto
O livro é o que se propõe a ser: uma coletânea de artigos publicados entre abril e setembro de 2016. Basicamente, o período do impedimento de Dilma. Comprei (ganhei, na verdade) para ter um registro físico do que aconteceu para consultas futuras de forma offline. Isso de uma fonte que eu considero idônea (não isenta: idônea), comparado, com as devidas proporções, à coleção Cartas de um terráqueo ao planeta Brasil.
Não concordo com todas as análises de Mario Sabino, em especial as relacionadas a Trump e à União Europeia. Não o demonizo por isso, porém, já que a discordância é saudável para qualquer um que valorize a honestidade. Se fosse um imbecil, classificaria Mario Sabino como um “comunista-globalista-fabiano” por suas opiniões sobre a UE, “esquerdista-safado” por Trump (ou “fascista”, o grande termo genérico da atualidade), mas ele tem pontos válidos, além de ser intelectualmente honesto.
Esse é o ponto que mais me surpreende sobre o site “O Antagonista” (além de descobrir que o site começou em 2015 – parece que está aí desde sempre): a coragem de encarar nosso sistema patrimonialista e corrupto de frente. Não recebem dinheiro público e não possuem uma “agenda”. Apenas reportam o que acontece com o nível de indignação apropriado. Não fingem ser isentos como a Folha de SP, que são apenas os porta-vozes dos “guerreiros da justiça social conta a direita fascista imaginária”.
Fico feliz em ter Mainardis e Sabinos compromissados com a verdade. Posso não concordar sempre (em geral concordo), mas valorizo o jornalismo que eles fazem. Diferentemente do que aconteceu com Reinaldo Azevedo, talvez o único incapaz de perceber a completa corrupção intelectual de Reinaldo Azevedo (“defesa da Lei” não é desculpa para defender bandido, viu? Nem te faz parecer inteligente).
Vale a compra? Sim para ter como registro. Infelizmente, aliás o motivo das 4 estrelas, é a ausência das datas nos artigos, uma falha grave que espero ver corrigida em uma edição futura. Para finalizar, recomendo o artigo (ensaio?) “Déjeuner sur l’herbe”, o mais longo do livro. Se conseguirem encontrar na internet, leiam. Simplesmente leiam.

Bruno T. 05/12/2016

Não recomendado para petistas
O livro reúne textos publicados pelo autor no site de política "O antagonista", escritos entre abril e setembro de 2016, período no qual deu-se o impeachment da incompetente-sapiens Dilma Roussef. Por compartilhar da mesmas aversão ao PT, sigo diariamente o site e gosto muito dos textos de Mário Sabino, de sua ironia e mordacidade. Enfim, gostei do livro e o recomendo a todos, exceto para aqueles que continuam acreditando que Lula é inocente e não sabia de nada e que Dilma é um gênio (ou seria uma genia ?) da economia.