Oryx and Crake

Oryx and Crake Margaret Atwood
Anderson M. Soares

Resenhas - Oryx and Crake

Luciano 30/06/2022

Um futuro distópico assustadoramente possível. Fiquei animado para continuar a trilogia e aprender mais sobre este universo.

Sr.Matsui 22/03/2010

Futurista. Mas sem carros voadores.
Consegui este livro (que está no original, em inglês) através do trocandolivros.com.br e esta é uma resenha sobre esta versão - ou seja, os nomes provavelmente são diferentes da versão nacional.

Um dos indicados para o Booker Prize em 2003, Oryx & Crake é a história mais apocalíptica da Margaret Atwood até então. O livro é menos "acético" e mais triste em relação à raça humana.

Ler o livro pode ser um desafio para algumas pessoas.

Já os fãs de ficção científica e ficção especulativa vão adorar esse livro como eu adorei.

Existem dois temas em Oryx & Crake. Primeiro: a história acontece num futuro distante, onde o aquecimento global já mudou tanto o clima da Terra que todas as cidades costeiras já não existem mais. Nova York agora é Nova Nova York. Caminhar sob o sol é quase uma sentença de morte, então os locais mais opulentos do mundo são protegidos pelos chamados conglomerados. E ao mesmo tempo existem as áreas chamadas genericamente de Pleeblands (mundo dos plebeus), onde pessoas vivem expostas à natureza em toda a sua glória.

O segundo fio narrativo tem a ver com os três personagens principais.
Snowman é o narrador - também chamado de Jimmy - que no começo do livro é apenas o único sobrevivente humano na face do planeta.

De qualquer maneira, o livro começa com Snowman dormindo em uma árvore, sobrevivendo seu dia-a-dia, sabendo que não tem muito mais tempo de vida. Alimentos são escassos e o sol está tão forte que ele tem queimaduras por todo o corpo. E ele tem a companhia de animais geneticamente modificados como Wolvogs e Pigoons, que anos atrás escaparam do confinamento e agora vivem em bandos selvagens.

Enquanto tenta se manter vivo, Snowman também cuida de um grupo de criaturas humanóides chamadas "Crakers", nomeadas em homenagem ao seu "melhor amigo" Crake - que de alguma maneira é responsável pela existência dessas pessoas.

Os Crakers são supostamente os seres humanos perfeitos, os humanos ideais. Eles não possuem desejos emocionais (particularmente em relação à sexo), exceto para procriar. Por conta disso, não existe razão para guerras.

Eles são vegetarianos e não sentem necessidade de carne. São pessoas simplórias que Snowman prometeu cuidar se algo acontecesse à Crake.

Em flashbacks que Snowman nos apresenta sobre o passado, descobrimos mais sobre Crake - um jovem brilhante e egoísta com uma visão específica sobre o que seria "o mundo melhor".

O terceiro personagem principal é Oryx, uma mulher cujas histórias nos levam a um país asiático de terceiro mundo, onde ela foi vendida para virar pedinte; e eventualmente se torna uma prostituta. Ela consegue fugir para o mundo ocidental e acaba trabalhando para Crake, tornando-se parte do plano original de criação dos Crakers.

A história dos personagens é revelada aos pedaços, contada enquanto Snowman sai em sua aventura para encontrar comida no conglomerado onde tudo pode ter começado.

Snowman quer voltar para esse lugar na esperança de encontrar respostas, alimentos e mantimentos. E também para lembrar das razões de porquê a raça humana quase deixou de existir. É a história destes três e seus relacionamentos tortos que nos conduzem à respostas e porque "o mundo acabou".

Os novos conceitos e horrores que são apresentados no livro podem impressionar os leitores. Porém, o tema mais importante para prestarmos atenção é "o que realmente aconteceu, afinal?"

Por que Snowman é a única pessoa que sobrou no mundo? O que aconteceu com Oryx e Crake? Pelo menos, isso foi o que me manteve lendo a história até o final.

Era difícil fechar o livro às vezes.

O leitor é deixado no escuro quase até o final, quando é finalmente revelado como a raça humana foi (quase) varrida.

É uma história bem futurística e triste sobre como o homem pode errar em sua busca por um mundo melhor. A visão da autora não é muito bonita, mas foi essa sujeira que deixou a história de Oryx, Crake e Snowman bem interessante.

Os livros que eu não vou mais me desfazer (pretendo ler mais 2 ou 17 vezes nos próximos anos) deixo separados em uma parte da estante. Eventualmente levo esses livros separados para um encadernador na Lapa, para receberem capa dura.

Este é um desses livros.

Laine 25/05/2021

cansativo no começo, mas continue.
acabei de terminar e estou em choque, o livro me prendeu e me assustou muito, ainda mais com a situação que o mundo está passando desde o ano passado

vcarpine 28/05/2020

Ótimo
O livro faz uma crítica até onde o ser humano pode chegar, uma distopia mas que é bem próximo do nosso futuro. Estou ansioso pra ler o restante da trilogia.

Carol 12/07/2012

Não desista no começo
Quando comecei a ler o livro fiquei um pouco entediada, mas conforme a leitura foi avançando me envolvi em compreender a história. O livro trata da banalização da evolução científica, da convivência com pesquisas genéticas e possíveis consequências desta convivência.
Isa Gama 13/01/2015minha estante
Concordo plenamente com o que você disse... Quase desisti no começo, mas ainda bem que eu não parei e pude ler um dos melhores livros futurísticos/apocalíptico que eu já li. Tudo é muito bem construído, e o final é simplesmente surpreendente! O que aconteceu com o mundo tanto nos flashbacks quanto "no presente" é tão triste e tão avassalador. Amei esse livro

Nick 07/09/2019

distopia e sátira
Oryx e Crake tem como características principais a visão distópica de margareth e seu formato anacrônico de narrar. Uma interpretaçao provavelmente pessoal é que o livro é, muitas vezes, uma sátira sobre a criaçao das religiões. Sem dúvidas isso me coube como um senso de humor ácido da autora e o ponto alto da leitira. A narrativa não é linear e, entrecortada, reforça o mistério da história e aguça a curiosidade do leitor. O estilo estético de atwood continua envolvente e narcótico, mas se perde nas pontas soltas do final do roteiro. Apesar disso, é um livro com reflexões necessárias sobre nosso desleixo soberbo com o meio ambiente e com as pessoas - principalmente sobre a hierarquia financeira que exercemos. É uma leitura fácil, fluida. Não se concretizou como um dos livros mais incríveis que li, mas foi válida para me puxar de volta pra reflexões importantes.

Paulinha 07/10/2022

Surpreendente
O livro demora um pouco para ficar bom, muito confuso e devagar no começo, com as informações sendo repassadas aos poucos, durante as lembranças do protagonista.
Mas com um final chocante que faz todo o resto do livro fazer sentido, então no final você percebe a distopia toda e quanto o livro é bom!
Vale a pena a leitura, só aguentar firme os primeiros 70%
E é Margaret Atwood então sim, vale muito a pena

Fellipe 02/04/2023

Instigante!
Acompanhamos alguns personagens vivendo em um mundo destruído pós-pandemia. Eu tive muito dificuldade em entrar na história e entender algumas coisas, mas teve um ótimo e instigante desfecho. Não sei se gostei da escrita da Margaret, mas os finais de partes e o final do livro super funcionaram para mim! Mesmo não tendo gostado tanto do primeiro, estou curioso para ler os próximos.