Os Nagô e a Morte

Os Nagô e a Morte Juana Elbein dos Santos

Resenhas - Os Nagô e a Morte

Sarahmoraes 26/11/2020

Livro essencial!
Para quem tem interesse em entender sobre conceitos fundamentais das religiões iorubá, Os Nagô e a Morte é um livro essencial. Por ser uma tese de doutorado muito completa, a leitura é muito densa, então é necessária muita atenção e paciência.
Vale a leitura!

Ibrahim Tales 06/05/2023

Recomendado para quem já possui conhecimento sobre os Orixás
A linguagem do livro é difícil, principalmente porque foi tema de doutorado da autora, então justifica-se a densidade da obra.
Alguns nomes que aparecem são de origem africana, então quem já tem um breve conhecimento do yorubá, irá aprender bastante. Quem não tem, irá sofrer um pouco.
Há bastante rituais sobre os mortos e palavras específicas para eles. Tem um capítulo só dedicado à eles.
Não tem muitas traduções para alguns conceitos, então precisa traduzir do francês ou inglês para entender.

site: https://www.amazon.com.br/N%C3%A0g%C3%B4-morte-%C3%80s%C3%A8s%C3%A8-culto-Bahia/dp/8532609236/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=23YYJVVR5YRTS&keywords=os+nago+e+a+morte&qid=1683394754&sprefix=os+20nago+20e+20a+20mort%2Caps%2C219&s

Re Oliver 07/03/2022

Bom ...
O livro é uma tese de doutorado , então a leitura acabou sendo bem lenta embora eu me interesse muito pelo assunto. O livro é bom , eu marquei ele praticamente inteiro . Recomendo para quem se interesse pelo assunto e que tenha paciência para ler tese de doutorado .

Daniel 21/03/2022

Anos de pesquisa que resultou na tese de doutorado de Juana Elbien dos Santos em 1972. Examina e desenvolve interpretações sobre rituais, Itans (mitologia), convivência nos terreiros e concepção de morte sob o olhar da cultura nagô (Yorubá). "Como estudo etnográfico, a pesquisa pretende ver e elaborar 'desde dentro para fora' e está orientada de maneira a focalizar três niveis: nível fatual, revisão critica e o da interpretação."

Messias 03/12/2022

O título pode levar ao erro, já que Juana não se detém longamente na questão da morte. Porém é uma excelente fonte de consulta para quem quer entender melhor os fundamentos dos ritos Nagô.