Livro dos Cachos

Livro dos Cachos Sabrinah Giampá

Resenhas -

Mari Prado 17/03/2021

Amei
Como disse em cada anotação o livro é MT bom e super necessário. Tenho convicção de que vc vai gostar

lubento 18/12/2016

Leitura deliciosa para todas as cacheadas e crespas
O livro dos cachos é aquele livro de cabeceira (ou penteadeira) pra qualquer moça ou moço que decidiu aprender mais sobre seus cabelos. A autora Sabrinah Giampá demonstra grande sensibilidade ao sinalizar o seu lugar de fala e reconhecer seu privilégios e torna a experiência de leitura mais interessante ao respeitar as difenrenças e especificidades de cada tipo de cabelo. O livro dos cachos é um livro multifacetado que trata de diferentes temas relacionados ao cabelo com leveza e uma linguagem acessível a jovens e adultos. O livro fala sobre cabelos crespos e cacheados, narra a experiência da autora em se descobrir cacheada e valorizar seu cabelo natural, trás descrições dos tipos de cabeloa, dicas de cuidados e produtos adequados, depoimentos de mulheres e suas experiências de cuidados com seus cabelos. Um ponto positivo foi o espaço de fala que a autora deu para blogueiras e youtubers que repreaentam cada tipo de cabelo, respeitando e reconhecendo o conhecimento que cada uma tem sobre sej próprio tipo de cabelo.

Minha parte favorita são os depoimentos de mães que passaram pela transição capilar para auxiliarem seus filhos e filhas a lidarem positivamente com o cabelo crespo ou cacheado.

Leitura muito gostosa e produtiva tanto para quem está começando a pensar em assumir seu cabelo natural cacheado ou crespo, como para quem já está mergulhada nesse universo há mais tempo.

Goato muito como a Sabrinah abordou a questão do preconceito contra o cabelo cacheado e como ele é uma manifestação de algo maior, o preconceito racial que caractetiza a nossa sociedade. Quanto mais crespo o cabelo, mais "inadequado" ele é considerado. Esse tipo de afirmação vindo de uma pessoa branca e em um livro sobre cabelos coloca o debate racial na pauta das discussões sobre empoderamento estético.

Como uma mulher crespa, acredito que O livro dos cacho nos contempla em muitos aspectos e nos mostra que uma editora de grande porte exerga temas de nosso interesse como algo que pode ser publicado em livro, aumentando as possibilidades de alcance dos conhecimento que são compartilhados por diversas blogueiras e youtubers negras. Por que não sonhar com um "livro dos crespos"?

Thata Vilella 30/12/2021

Você é cacheada, crespa ou ondulada? Esse livro é pra você!
Toda mulher - ou pelo menos a maioria de nós - AMA cuidar dos cabelos. Mas esta não é uma tarefa fácil, principalmente quando, por alguma razão, não aceitamos nosso cabelo como ele é.

No entanto, por que será que isso acontece? Muitas das vezes, porque não sabemos qual é a curvatura dele. Então, como vamos cuidar de algo que não conhecemos?

Neste livro você aprende, de forma didática, sobre cada tipo de cacho - curvatura, como cuidar e outras dicas, e tem uma aula sobre como aceitar suas madeixas do jeitinho que elas são.

Adorei a leitura, e recomendo!!!

Kelly 10/02/2017

Doses de autoestima
Não sei ao certo o que esperava antes da leitura deste livro, mas ele foi muito além do que eu poderia imaginar.
Sabrinah Giampá não economiza na hora de elevar a autoestima das crespas e cacheadas. Um livro que cumpre o que promete: nos ensina a amar e cuidar do nosso cabelo como ele é.
Além de tudo isso, o livro conta com as ilustrações mais lindas e depoimentos de mulheres com cabelos de todos os tipos e que passaram por experiências que podem muito bem ser como a minha ou a sua.

Portal JuLund 08/12/2016

No poo/low poo? Finalmente entendi o que é isso
Hey pessoas! Quem tem cachos aí levanta a mão 0/ – sim eu tenho, muitos, e estou passando pela fase mais chata da minha vida capilar, que é a temível transição capilar. Então vocês podem imaginar a minha alegria quando eu vi o lançamento da Editora Paralela (grupo Cia das Letras – parceiro aqui do Portal), nada mais nada menos que “O livro dos Cachos”, escrito por quem é cacheada e passou por tudo o que uma pessoa que não tem cabelos lisos naturalmente passou e se dispôs a dar dicas e muita ajuda num livro maravilhoso. Eu esperei ansiosamente até que ele chegasse em minhas mãos.

Esse livro foi muito bem pensado: tudo me chama a atenção – a capa tem relevo de cachos e as ilustrações são muito características do universo feminino, coisas que nós estamos acostumadas, como as loucuras que fazemos nos cabelos, são muito bem ilustradas em desenhos lindos e divertidos (e realísticos).

Ele não é muito grande, tem 144 páginas – a folha tem uma espessura bem grossa, na cor branca, o que destaca bem as ilustrações e as fotos do livro. Ele é todo muito bonito esteticamente: os comentários e explicações são encaixados na página, como se fossem anotações à mão e foge completamente de algo maçante ou muito rígido. É descolado, mas sem ser exagerado.

Bem, a autora, jornalista e especialista em cachos começa falando um pouco de sua trajetória capilar: como sofreu com o preconceito dos outros, dos familiares e de si mesma com os cabelos cacheados, que sempre viviam presos ou esticados. Quando, como e por quê decidiu abandonar o alisamento químico e como foi a fase de transição e como passou a se especializar nessa área e ajudar outras mulheres a amarem seus cachos.

Fala sobre a ditadura do cabelo liso, o que é bem verdade porque você não encontra cabeleireiros e produtos para cachos com facilidade dependendo de onde você mora, simplesmente porque todas tem cabelo liso ou alisado e não compensa investir nos cachos (mais para frente vou contar algo que me aconteceu quando decidi não mais alisar) e todos esperam que você se apresente alisada.

Mitos sobre manter o cabelo natural! Gente eu aprendi muito aqui, porque eu pensava e falava que manter o cabelo natural é ainda mais caro que o alisamento (mito e eu meio que me agarrava nisso para justificar as horas a fio de salão). Ensina a fazer as pazes com seu cabelo e cuidar como ele merece, descobrir qual é seu tipo de cabelo desde o que é mais liso com pequenas ondulações até o que é totalmente crespo.

No poo/low poo? Finalmente entendi o que é isso e estou pensando em começar a usar a técnica – só preciso encontrar na minha cidade produtos para isso e que não custem um rim. Truques para os cabelos, coisas que realmente facilitam nossa vida!

Ao final, fala sobre o exemplo que nós damos às meninas ao assumir nosso cabelo natural – não adianta consolar uma garotinha cacheada dizendo que ela é linda assim se eu aliso o meu cabelo! Ela não acredita nisso. Por último dá uma aula de aceitação, de entender que ter frizz não é o fim do mundo e não te deixa feia e que a liberdade de lavar o cabelo e sair de casa com ele molhado, ou não ter receio de entrar na piscina não tem preço! Se joga cacheada.

Resenha completa em

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-o-livro-dos-cachos-editoraparalela

eneida 01/01/2017

Com um pouco de exagero no tamanho da fonte, espaçamento, espessura ddo papel e excessos de desenhos se conseguiu um livro, que talvez sem tudo isso seria apenas uma apostila, mas o conteúdo, mesmo que pouco para um livro, ainda é de muito valor para pessoas que têm cabelos cacheados. E só essas pessoas vão achar que esse livro vale a pena. O livro me mostrou um mundo de pessoas, indústria cosmética , sites e etc dedicados as pessoas, homens e mulheres, com cachos, que eu não fazia a menor idéia que existiam. Muito legal.

Leilane 11/01/2017

Um livro de identificação e sensibilização, “O Livros dos Cachos” é para muitas brasileiras se sentirem empoderadas
A jornalista Sabrinah Giampá passou a vida escutando que cabelos lisos eram melhores e mais elegantes, e por muito tempo seguiu o que a maioria a sua volta dizia, fazendo toucas, escovas, chapinhas, alisamentos químicos etc. A mesma realidade de muitas mulheres brasileiras. Entretanto, entender os males que a cultura do liso trouxe fez com que tomasse a decisão de libertar seu cabelo e sua vida disso, começou a pesquisar sobre o assunto, criou o blog “Cachos e Fatos”, fez vários cursos de cabeleireiro, tornando-se cabeleireira especialista em ondulados, cachos e crespos e abriu o espaço “Garagem dos Cachos” para atender suas leitoras que não encontravam profissionais que realmente sabiam cuidar de seus cabelos. Em seu livro “O Livro dos Cachos”, Sabrinah conta sua história, apresenta várias técnicas para cuidados capilares, tipos de curvaturas, traz diversos depoimentos de pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito por seus cabelos, desmitifica e desconstrói a cultura do liso obrigatório e empodera onduladas, cacheadas e crespas.

Em um dos eventos do Grupo Companhia das Letras, tive a oportunidade de saber sobre o lançamento deste livro. Eu não conhecia a autora ou seu site, mas queria muito lê-lo, pois eu havia feito a transição de cabelos quimicamente lisos de volta aos meus cacheados no ano anterior por conta própria e adorei que o selo Paralela estava abrindo seu catálogo para este tema.

Esta leitura foi daquelas que é identificação e sensibilização do começo ao fim. Quando a autora conta sua história e mostra os depoimentos de outras mulheres que sofreram preconceito por seus cabelos, que escutam constantemente que têm “cabelo ruim” e outras coisas ainda piores, fiquei emocionada com o quão pouco essa questão é abordada e o quão representativa é na sociedade brasileira. Eu sou cacheada e apesar de não ter sofrido tanta pressão familiar e social quanto essas mulheres sofreram ao longo de suas vidas, ela foi o suficiente para em determinado momento eu fazer um alisamento químico que usei por quase dez anos.

Vivemos em uma cultura que em grande parte vê beleza, elegância e sofisticação em cabelos lisos, sendo qualquer outro tipo associado a desleixo e feiura, gerando preconceito. Isso levou a indústria cosmética a investir em alisamentos e basicamente nada em técnicas e tratamentos corretos para cabelos não lisos. Felizmente, principalmente por demanda popular, isso tem mudado, há cada vez mais produtos específicos para cabelos ondulados, cacheados e crespos, que consideram faixa etária e tipos de curvatura. Levando em conta minha própria história, acho que foi a falta de produtos e o constante pensamento de que “cabelos cacheados dão trabalho” incutido em minha cabeça que me levou a alisar o meu quimicamente.

O tipo de alisamento que eu usava esticava meu fio de modo que ele não voltava a ter curvatura. Só requeria que eu retocasse minha raiz de tempos em tempos já que o cabelo cresce e o meu crescia bem rápido. Com o tempo, comecei a ficar de saco cheio deste procedimento, meu cabelo crescia tão rápido que parecia que ele queria se libertar daquilo, então sem fazer muitas pesquisas sobre o assunto, deixei minha raiz crescer bastante e comecei meus cortes. Eu tinha o cabelo super comprido, fui para um corte nos ombros, em quatro meses fiz um corte que já mostrava meus cachos e um mês depois fiz o último corte que me livrou totalmente dos cabelos lisos quimicamente em abril de 2015.

Atualmente, meu cabelo está bem mais comprido e foi muito importante para mim esta leitura de “O Livro dos Cachos”, pois eu ainda não tinha aprendido totalmente a cuidar do meu cabelo. Agora sei que o tipo de curvatura do meu cabelo é 2C – Ondulado Cacheado –, quais componentes químicos de produtos devo excluir totalmente do meu uso diário e as melhores técnicas para deixar meus cabelos bonitos e saudáveis.

Em suma, a leitura é deliciosa e impactante, ajuda muito quem tem cabelos ondulados, cacheados e crespos não só para saber como cuidá-los, mas também por empoderar todas as pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito pelo tipo de cabelo que tem. E lembrem-se: não existe cabelo errado, existe o seu e a sua liberdade de escolha para fazer o que bem entender com ele, sem pressão para que se ajuste a um molde que você não deseja. Todos os cabelos são lindos! Aliás, como a própria autora escreve: “Somos todas lindas! Alguém duvida?” Eu não duvido nenhum pouco!

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2017/01/um-livro-de-identificacao-e-sensibilizacao-o-livros-dos-cachos-e-para-todas-as-brasileiras-se-sentirem-empoderadas/

Ani 15/07/2017

abrinah Giampá é jornalista e cabeleireira especializada em cachos e nesse livro ela conta um pouco da história dela e de diversas mulheres que estão passando ou que passaram pela transição capilar e aprendendo a se aceitar como verdadeiramente é.

A transição capilar muitas vezes é mais do que simplesmente deixar de usar química no cabelo e começar usar produtos menos agressivos, a Transição na realidade é uma forma de você se conhecer. Nós vivemos em uma sociedade que gosta de ditar o que é ou não bonito e normalmente, os cachos são tão bem vistos e quando as pessoas aceitam, eles precisam ser comportados, arrumados e até mesmo feitos com babyliss. Inclusive, queria deixar claro que nunca entendi a lógica de alisar um cabelo cacheado para enrolar com babyliss e chapinha.

O Livro dos Cachos vem com a missão de desconstruir esse mito de que existe cabelo bom e cabelo ruim. Vivemos em um país miscigenado e nem faz sentidos todas termos os mesmos cabelos, roupas, maquiagens, não é mesmo? Somos únicas! E nossos estilos nos definem.
Giampá fala não apenas de questões sociais que já estão – infelizmente – enraizadas na nossa cultura, mas também traz dicas para quem quer começar a transição.

Eu sou adepta da técnica Low Poo (pouco shampoo) há 8 meses e percebi uma melhora considerável no meu cabelo que sempre viveu a base de formol e relaxamento. Precisei mudar um pouco minha rotina e quando digo pouco, é pouco mesmo! O que eu tenho que fazer é ler alguns rótulos (ou nem faço mais isso, já que há muitas dicas de produtos na internet) em busca de produtos sem petrolato, parafina liquida, óleo mineral e afins. Tudo isso porquê mesmo que esses produtos deem a sensação de maciez, eles não hidratam verdadeiramente. E a obra tem uma tabela de produtos “proibidos”, dicas de finalização de cachos, mostra o significado de todas as técnicas que podem ou não serem feitas. Tudo muito didático e de fácil entendimento.

O Livro dos Cachos também traz entrevistas e algumas dicas de pessoas que já fizeram ou fazem a transição capilar e até mesmo dermatologistas explicando se é ou não eficaz essa mudança de comportamento. Vocês sabiam que quem faz a técnica muitas vezes tem o cabelo mais limpo do que as adeptas as escovas e chapinhas? Pois é.
Lembro que quando eu decidi fazer a transição foi muito difícil obter apoio aqui em casa. Meus pais queriam muito que eu voltasse a fazer progressiva e até mesmo se prontificaram a arcar com os valores, fora os comentários que somos obrigadas a ouvir em todos os ambientes. Foi complicado, mas depois de ver o resultado eu vi que eu estava no caminho certo.

Como eu citei, a transição não é apenas capilar. Quando decidimos mudar dessa forma, é algo que afeta tudo em nossa volta. Depois da transição eu posso dizer que me descobri, me sinto mais bonita, mais especial... mais eu.
E pode ter certeza que O Livro dos Cachos será sempre um livro que terei nas mãos! Se você tem vontade de fazer transição ou está fazendo é uma ótima pedida! E ah, nada de vir com papinho de que cabelo cacheado é difícil de cuidar!!! O tempo que você demora fazendo chapinha em um dia se fracionado é o mesmo tempo utilizado para fazer uma boa finalização nos cachos. Além de manter o cabelo mais limpo né?
Se descubra e se ame! Empodere-se!

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/02/o-livro-dos-cachos-sabrinah-giampa.html