Histórias de Cordéis e Folhetos

Histórias de Cordéis e Folhetos Márcia Abreu



Resenhas - Histórias de Cordéis e Folhetos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Mona 09/09/2023

Coletivo, memória e ancestralidade na literatura de cordel
A linguagem do livro é espontânea, divertida e instigante, sendo uma ótima experiência de leitura e aprendizado.  Também é interessante as outras abordagens sobre a origem dos folhetos, como, por exemplo, a tese que alguns estudiosos mantêm de vinculação entre a literatura portuguesa e brasileira. É intrigante como a autora demonstra através de um caminho pavimentado de tensões e descobertas, que apesar de ter certa influência, a literatura de cordel do Nordeste brasileiro apresenta várias distinções que são apontados durante o livro. 

A menção do coletivo, da oralidade, da memória e da ancestralidade são marcas importantes para a construção dessa literatura no Brasil, principalmente, no que diz respeito ao rompimento com a lógica colonial de superioridade intelectual. Então, toda a construção rítmica e poética vêm de mulheres e homens nordestinos que possuem vivências plurais.
comentários(0)comente



Leituraspretas 25/06/2021

A leitura desse livro é um passeio. Autora apresenta uma hipótese muito original que é a criação independente da literatura de cordel no Nordeste Brasileiro. Ela questiona a ideia não antes questionada sobre a origem ibérica dos folhetos nordestinos. É uma pesquisa instigante.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR