A Chave de Bronze

A Chave de Bronze Cassandra Clare
Holly Black

Resenhas - A Chave de Bronze

gaia :) 24/07/2022

pra falar a verdade, faz um tempo que eu li e sinceramente eu não lembro nada que aconteceu no livro. acho os livros dessa série bem legaiszinhos e tenho certeza de que eu teria gostado mais deles se tivesse lido mais nova. em questão de tradução e revisão o livro deixa a desejar, tem muitos erros ortográficos e erros de digitação mesmo.

Iza 27/11/2016

Quero a continuação "pra" ontem!
Bom essa é a primeira resenha que escrevo, então me perdoem se algo "sair" incoerente ^.^/.
Enfim, o que eu posso dizer sobre esse terceiro livro da série Magisterium é que certamente as autoras foram ousadas, e digo isso com o coração na mão, pois ainda não decidi se as odeio ou admiro pela decisão que tomaram nos capítulos finais do livro.
Inicialmente a história se desenrolada de uma maneira bem "light" apesar que logo no começo nos deparamos com um assassinato em um momento que deveria ser de celebração (e isso não é um spoiler, está na sinopse!) e a partir daí as coisas tomam um rumo inesperado já que percebemos que alguém está tentando mata Call e as tentativas continuam ao virar das páginas.
Mas por que? E quem?! Essa é a pergunta que Call, Tamara Aaron e até mesmo Jasper tentam desvendar no decorrer do livro. Os amigos tentam proteger Call a qualquer custo, mesmo que seja contra a vontade do garoto.
Muitos personagens já citados nos outros livros aparecem com mais frequência e com papeis importantes, como por exemplo Anastacia Tarquin e Alma da Ordem da Desordem.
Minha opinião é que esse livro é cheio de surpresas e muitas REVELAÇÕES que te deixam com o queixo caído e se perguntando da onde as autoras tiraram tal ideia. O livro tem uma leitura bastante rápida, porém em momento nenhum cansativa, tudo o que acontece nele é bem objetivo. Um pontinho negativo é que você acaba descobrindo quem é o espião/assassino um pouco antes da revelação, mas acho que isso foi intencional. Está mais que recomendado e se ainda não leu, por favor LEIAM!
P.S.: E aquele final... Aiaí! Vai ser polêmico...?
leonardo.a.lima 02/12/2016minha estante
Ainda tô processando esse livro depois da leitura, como vamos driblar os acontecimentos no quarto livro? Espero que saibam Oque estão fazendo

Iza 03/12/2016minha estante
Sim, por isso estou ansiosa para saber como vai se desenrolar o próximo livro!

Jamile 03/12/2016minha estante
Eu ainda não me recuperei do final, mas acho que ele ainda revelará mais surpresas...
Porém achei que a função de alguns personagens não ficou bem clara(pelo menos pra mim), mas também acho que terão supresas sobre eles também... Rsrsrs. Quero o próximo urgente!

Carol Meneses 12/12/2016minha estante
[SPOILER]
Será que se usarem o alkahest no Alex pra voltar pro Aaron, ele volta? ;-;

Iza 13/12/2016minha estante
(Spoiler)

Bom, Carol não sei dizer, já que o corpo deveria ser preservado né, se não, não teria como ele voltar.

Livia.Manuela 02/08/2022

"Não tenho segredos.Sou um livro aberto"
-Eu ainda estou sem palavras para esse livros e tudo e que aconteceu nele.
As autores conseguiram trazer um ritmo perfeito para essa sequencia,a historia prende a nossa atenção do começo ao fim,muito bom.
O mistério e a desconfiança rondam o enredo desde o começo e faz o leitor ficar em duvida se pode confiar em alguem.O foco principal é nas descobertas feitas no final do segundo livro,agora,Call precisa lidar com o fato de dominar a magia do caos assim como Aaron.Isso alem de toda a pressão que ele sente com medo do estar pondo seus amigos em perigo,e isso é bem mostrado ao longo da saga.Os dois ganham atenção por serem magos do caos,o que ninguém entende perfeitamente,mas que fazem o possível para ajudar,E é nesse ponto que se iniciam os problemas.
-Apesar da tensão tudo acontece repleto de humor e relaçãos adolescentes.A relação de Call,Tamara e Jasper se fortalece diante dos desafios juntamente com o domínio da magia.O fim,cara,eu meio que indiretamente esperava por causa de Warren,mas doeu msm assim:(
Fiquei bastante supresa com a descoberta do espião, não esperava que fosse justo ele! Também me impressonei com o raciocínio de Call rsrs
As informações no final me deixaram louca e bastante ansiosa,tanto que fui logo ler o próximo livro.

Gus | @escritavo 10/12/2016

MAS... o que?
Eu estou em choque. O terceiro livro da saga é bem fino, mas ganhou um ar mais sombrio desde o primeiro livro, esta ficando menor e mais tenso. A história se desenrola muito bem, te deixa apreensivo até o final... você desconfia de tudo e de todos, e quando acaba não quer aceitar o que acontece. O livro é maravilhoso, mas o final? Nada, nadinha.
MBernabbe 08/01/2017minha estante
Ainda não me recuperei do final.

Celinda 26/08/2022

estou sem reação pra esse final
amei o livro, no começo achei meio monótono, n tava acontecendo nada q tava me prendendo de vdd mas dps meu deus ficou muito bom

eu estou simplesmente sem reação com esse final, meu coração ta batendo forte, foram muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo eu n tenho psicológico pra isso

Elizabeth146 31/07/2022

Pra mim, até agora, esse foi o melhor livro da saga.
A raiva que eu passei no último livro com a Tamara e o Jasper sumiram aqui.

Scarllet 28/12/2022

FUI DORMIR MUDA E ACORDEI CALADA DE TANTO CHOQUE
Esse livro não estava prometendo nada e entregou tudo. Tá bom ? Alguns acontecimentos foram desnecessários e me deixam muito triste. Mas creio que isso vá dar outro sentido a história e a profecia. Poucos plots me pegam desprevenida, mas esse ? Sério mesmo eu não esperava. E apesar de eu n considerar um 5 estrelas, foi pra mim o melhor livro da série até agora. PRECISO SABER MAIS

Fernanda 10/10/2022

Essas crianças conseguem se infiltrar em todo tipo de lugar e ninguém impede (coitado do Rufus)
E o Jasper com a Célia (jurava que ia ter um mínimo de romance nessa história e agora me vem isso)
E eu não acredito que tiveram a coragem de fazer isso com um dos meus protegidos
Agora ferrou quero ver eles saírem dessa

Tamy 14/07/2020

Terminei esse livro coma sensação de que perdi alguma coisa.
Muitos eventos para um final curto.

Favisi0 28/11/2022

A mulher é maluca
Quando comprei esse box não sabia que era mais voltado pro infanto-juvenil, fiquei um pouco "assim" de ler por conta da idade, mas isso é BALELA. Me arrependo de ter tido o mínimo preconceito com esses livros porque eles foram muito bons

Esse livro já começa com um mistério absurdo, mas pra ser honesta não é tão difícil assim de desvendar, é simples se você prestar atenção em todos os personagens que estiveram na cena e no geral também. Ficou tão na cara que perdeu um pouco a graça nesse sentido. O final desse livro é de acabar com a alma da gente, a profecia do elemental da água se cumpre e... Foi triste me acabei de chorar.

Enfim faz tempo que li então não lembro de detalhes, mas muito boa a série.

? 5

HugoDutra 11/10/2022

Poderia ser melhor
De longe esse foi o livro dessa saga que mais me decepcionou, sempre elogiei a escrita das autoras e a maneira como elas abordam a narrativa dos livros, não foi o caso desse. Achei bem arrastado e, por fim, nem estava ligando mais pra estória. Gosto muito dos personagens, mas eu não senti evolução nenhuma neles do primeiro livro até esse, eles começaram com mentalidade de crianças e continuaram iguais. Não é novidade pra ninguém que as autoras se inspiraram em Harry Potter para escrever Magisterium, mas enquanto em HP ao passar dos anos os personagens vão amadurecendo e a história tomando um tom mais obscuro, em Magisterium não acontece nem um nem outro, não existe nem amadurecimento na escrita das autoras, são muitos detalhes irrelevantes e uma falta de desenvolvimento tremenda por parte do universo, personagens, vilões. Um ponto que sempre destaquei e falava bem era da narrativa do livro ser fluída e legal de ler, não foi o que aconteceu nesse livro, uma estória cansativa e desinteressante.
O que me fez aumentar a nota do livro foi o final que gostei bastante, as reviravoltas foram legais e, se não fosse por elas, eu nem iria continuar lendo os próximos livros.

Jemilly 31/08/2020

Deu a louca nas autoras
"Se ele fosse uma pessoa melhor, teria confessado tudo ali mesmo. Mas, se ele fosse uma pessoa melhor, o problema talvez sequer existisse."

Para quem ainda não leu o primeiro e o segundo livro dessa saga tem resenha minha aqui no Skoob. Para quem já leu os dois e ama a saga, o terceiro livro não vai decepcionar, apesar de ser menor que os outros dois, fiquei com a sensação de que tem mais conteúdo, são muito mais coisas acontecendo uma atrás da outra.

"A noite tinha sido para homenagear o fim da guerra, mas, de algum jeito, esse detalhe tornava os acontecimentos ainda mais grotescos. Será que algum dia poderia haver paz de verdade (?)?"

Eu fiquei segurando o fôlego em vários momentos (metaforicamente, eu preciso respirar para sobreviver, sou humana, já fiz os testes das letrinhas na internet)...Voltando....Respira.... Que terceiro livro maravilhoso!! Quer terceiro livro horrível, que ousadia e cara de pau das autoras! Como podem? Que ?nossa? para esse livro, muito bom mesmo, fiquei chocada em vários momentos do livro, havia gostado muito dos primeiros, mesmo quando falavam "esse livro é clichê, só mais um livro infanto juvenil com a mesma receita" (eu poderia escrever um texto enorme, defendendo esses tipos de livros e mandando essas pessoas chatas cuidarem da vida delas, mas vou evitar a fadiga), então simplesmente elas nos apresentam essa continuação abaladora de corações desavisados e esperançosos (o meuzinho). Você fica sem saber o que pode acontecer durante todo esse desenrolar.

"Ele estava cansado. Cansado de ser vigiados pelos amigos, mesmo que eles só quisessem mantê-lo em segurança. Cansado de ter essa coisa horrível a seu respeito - algo que não poderia podia controlar - pairando sobre si o tempo todo. Ele queria frequentar a escola como uma pessoa normal e, naquele momento, estava disposto à tudo para fazer isso acontecer."

Ok, não vou dizer que esse é um livro perfeito, mas gostei tanto que se não gostei de alguma coisa, eu não lembro, sério. Aqui o clima no Magisterium é tenso depois do assassinato de uma das alunas, e de atentados contra a vida de Call, e a suspeita sobre um espião dentro da escola, o clima é de paranoia de quem pode ser essa pessoa,  e com todo esse suspense o livro  vai ser desenvolvendo de uma forma surpreendente, e vou ter que aprender a não confiar tanto assim nesses personagens literários destruidores de coração.

"As pessoas se lembram do Inimigo da Morte, mas se esquecem do homem que o fez quem ele era. Constantine pode ter sido mau, mas também passou por uma tragédia. Ele queria o irmão de volta. Mestre Joseph, por outro lado, só queria poder. Apenas isso. E pessoas assim são as mais perigosas do mundo."

Gostei bastante do desenvolvimento da amizade de Call, Tamara e Aaron, principalmente agora no meio de tanta desconfiança e acusações, as escolhas de cada um acabam tendo grandes consequências, aqui nesse terceiro livro sinto mais os três sintonizados, apesar de algumas suspeitas, e com certeza ele estão mais poderosos, não apenas por Call e Aaron serem Makaris, inclusive isso que antes era visto como uma benção se torna uma maldição. Já disse que eles estão bem mais paranoicos? (Risos)

"(...) havia um problema no fato de o Inimigo da Morte ser considerado oficialmente morto e a guerra acabada -- neste novo mundo, os Makaris não eram desesperadoramente necessários, e assustavam todo mundo."

Finalizo dizendo que o terceiro volume teve uma evolução muito boa em relação aos dois primeiros, é surpreendente esse crescimento, vai melhorando a cada livro (mais a edição dos dois primeiros eram melhor ?) mas espero que no futuro, depois da finalização dessa saga eu possa ler mais livros da parceria da Holly Black e Cassandra Clare, a escrita delas juntas fica muito incrivelmente boa e viciante. Então é isso... Leiam.