Beren and Lúthien

Beren and Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas - Beren and Lúthien

Fran Santos 23/07/2021

BEREN E LUTHIEN
É um lindo romance que se passa na primeira era da terra média entre um mortal e uma elfo. A história é linda mas o livro se torna repetitiva por mostrar as modificações de Tolkien fazia em seu texto durante os anos em que escrevia os contos.

Agora se você for uma pessoa que quer se aprofundar sobre as receita é de Tolkien, tenho certeza que este livro será bem atraente.
Garcia 23/07/2021minha estante
Ainda não é terra média! É Beleriand e dentro do contexto do The Simarillion a história tem outro encanto do que assim sozinho

Reinaldo.Vinicius 11/10/2021minha estante
@Garcia, a Fran não está errada. "Beren e Luthien" se passa na Terra-Média durante a Primeira Era, na região de Beleriand, enquanto "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" se passam nas regiões de Eriador e Rhovanion na Terceira Era. O único local que sobrou de Beleriand após a Primeira Era foram as Terras Élficas de Lindon, a oeste das Ered Luin.

Mário Henrique 12/07/2017

Diferente de Children of Hurin...
Comprei o livro pensando se tratar de uma proposta igual a de Children of Hurin (uma versão longa do capítulo presente no Silmarillion), já que as edições seguem o mesmo formato e estilo. O que encontrei foi uma análise profunda da lenda de Beren e Luthien, mostrando as alterações que ela sofreu no passar dos anos. Desde a versão mais antiga preservada, a história é contada, na íntegra, 3 vezes, duas em prosa e uma em verso (sendo que, após a versão mais antiga, a história é recontada em trechos, apresentando a versão em prosa, seguida da versão em verso).
De início, isso me frustrou bastante. Porém, logo me acostumei com a narrativa e me apaixonei pelas versões em verso, retiradas da Lay of Leithan. No final, o que parece repetitivo se torna um grande estudo prazeroso pela mente do autor e pela riqueza de sua obra.
Não creio que essa obra vá ser traduzida, como aconteceu com o Children of Hurin, por causa do grande conteúdo em versos. Mas, mesmo que seja, recomendo a leitura no original.
Fiquei triste em saber que o próprio Cristopher admitiu que esse será o último livro que ele editará sobre as obras do pai, pois ele cita algumas vezes que, além de Hurin, e Beren, A Queda de Gondolin era considerada um dos três pilares dos contos sobre o mundo antigo.
Thuringwethil 21/09/2017minha estante
Fiquei triste ao ler esse comentário do Christopher Tolkien no prefácio também, uma edição da queda seri indispensável. Gostei muito da estrutura como foram organizados os poemas e as narrativas em prosa, sem contar a história de Eärendil no final que, na minha opinião, foi a cereja do bolo. Não importa quantas vezes eu leia as histórias da Terra-média, sempre término com olhos lacrimejados..

Itin | @merasliteratices 19/03/2018minha estante
Ahh tava com esperança que fosse tipo o Filhos de Hurin...

Mário Henrique 11/04/2018minha estante
Maeglin, você viu? A Queda de Gondolin vai ser lançada! Sai 30 de agosto!!!

tatielma 01/05/2018minha estante
Pena que esse livro não vai ser lançado por aqui... A queda de gondolin já foi confirmado pela Harper Collins Br (nova casa do Tolkien no Brasil) e nada de B&L.

Arcan 12/09/2018minha estante
Tatielma, Beren & Lúthien vai ser lançado em português no final do ano. A harper está investindo muito no tolkien aqui no brasil e relançará todos os livros com novas traduções.

tatielma 12/09/2018minha estante
Fiquei até mais animada!!! A edição da biografia do Tolkien já prova a quê eles vieram... :)

SupremoPHM 99 10/01/2023

Good
Some time ago I finished "Beren and Luthien"

This book is a collection of poems and versions of this story, and it's a very good one, is a story of love and adventure, the illustrations are of course a good as it can be, all made by the master Alan Lee.

I really recommend it if you are a fan of Tolkien and his legendarium, otherwise it's a good story but the way that it is told can be strange at first, all in all a must have for Tolkien fans.

Amanda - @entrelinhas.literario 06/04/2018

"[...] where only eagles lived and cried,
might grey and gleaming be descried
Beleriand, Beleriand,
the borders of the faëry land."

A história de Beren e Lúthien já é conhecida e mencionada na Terra Média, e neste livro tem algumas versões do conto. Quem explica as passagens é o filho de Tolkien, que vai nos guiando pelos achados dos manuscritos do pai.
Além de uma grande e detalhada explicação para cada elemento e nomenclatura presentes nos textos originais, cada trecho é precedido por um resumo que nos coloca a par de como aquele texto estava sendo trabalhado por Tolkien. Além disso, ao longo do livro, há diversas ilustrações lindíssimas por Alan Lee.

Há pelo menos duas principais versões de Beren e Lúthien: em prosa e em verso. Cada uma tem suas particularidades e diferenças, mas é na segunda versão (também mais longa) que temos maiores conexões com as outras obras, ainda mais populares, do autor. Muitos outros trechos e versos são anexados à história original, garantindo a riqueza de detalhes que são marca registrada de Tolkien.

Um breve resumo em comum à ambas as versões:
Lúthien é uma elfa com um talento incomparável para dança, que se apaixona por Beren, que é da linhagem dos homens. O pai de Lúthien impõe uma missão para Beren de lhe trazer um Silmaril da coroa do tirano que os controla a todos em troca da mão da filha. Após Beren aceitar a missão e sair em busca da joia, Lúthien resolve ir atrás dele. A essa altura Beren era mantido cativo por um dos servos de tal tirano, e apenas com o auxílio da inteligência e magia de Lúthien, agora acompanhada de Huan (o grande cão entre todos os cães) ele consegue fugir. Agora, juntos, eles vão atrás do Silmaril.

Não sei se alguém pode considerar spoiler comentar o restante do conto, então, para saber o restante, sugiro a leitura desse livro!

site: https://www.instagram.com/entrelinhas.literario/

Coruja 25/06/2018

Li Beren and Lúthien como parte do meu Projeto Arda, esperando algo no estilo de Os Filhos de Hurin - uma extensão da história que já conhecíamos de O Silmarillion. Esse volume, contudo, é mais uma compilação de várias versões escritas por Tolkien ao longo dos anos, com comentários explicativos do Christopher Tolkien.

É uma leitura muito interessante para entender a evolução da história, como Tolkien foi mudando elementos, personagens, detalhes do enredo, crescendo o clima, a tensão… há versões em prosa e em poesia, tudo acompanhado pelas soberbas ilustrações de Alan Lee.

Li a edição em inglês em e-book, mas agora que a HarperCollins anunciou que vai lançar a obra traduzida, certamente vou comprar quando ele for lançado. Estou ansiosa também pelo lançamento de A Queda de Gondolin, que está previsto para o final de agosto, e completa a trilogia das grandes histórias apresentadas no Silmarillion.

site: http://owlsroof.blogspot.com/2018/06/o-resumo-da-opera-alguns-varios-titulos.html

Carol 21/02/2019

Beren and Luthien
Sou um pouco suspeita para falar sobre esse livro.
Sou completamente apaixonada por toda a mitologia de Tolkien, principalmente esta "lenda" que nos filmes é citada apenas como uma canção na qual Aragorn canta, em Senhor dos Anéis.

O livro foi organizado por Christopher Tolkien como um pesquisador organizaria uma obra acadêmica, reunindo todas as versões da história de Beren e Lúthien que encontrou nos manuscritos de seu pai e explicando-as da melhor forma possível (dando cronologias, quando foram escritos, a importância da história para seu pai, etc.). Isso, por si só, já acrescenta muito ao livro. O estilo de Christopher Tolkien é claro e extremamente didático, com o objetivo de verdadeiramente te ajudar a encaixar (e compreender) a história dentro do panorama mais amplo da Terra-média.
À primeira vista, ela parece uma donzela como outra qualquer ( embora seja uma meia Elfa e meia Maiar) , vista por Beren pela primeira vez em meio à natureza, dançando e cantando. No entanto, é apenas com sua magia e presença de espírito que salvam Beren em todos os seus momentos de necessidade – tanto quando ele é capturado, quanto quando eles se infiltram em Angband.
Muitas coisas acontecem, mas no fim , à porta da casa da morte, a escolha é de Lúthien, e somente dela. Ela, então, escolhe permanecer ao lado de seu amado Beren por quantos anos – mesmo que poucos – puder viver.
A história, que se tornou lenda depois de anos, continua reverberando por toda a Terra Média, conhecida por muitos, fato curioso a história dos dois amantes era tão preciosa a Tolkien que quando sua esposa faleceu, ele escreveu “Lúthien” em sua lápide e instruiu para que mais tarde fosse escrito “Beren” na dele. “… Pois ela era (e sabia disso) minha Lúthien”, o autor escreveu.

E vocês, conheciam essa história? Já leram? Deixe seus comentários que irei ler todos.

site: http://www.instagram.com/paginasaoceu

dani ^_^ 16/10/2023

A história deles é extremamente linda e saber que é inspirado nele e em sua esposa torna-a mais bonita ainda. Só achei um pouco chato pq já tinha visto no silmarillion, mas o legal é que aqui mostra outra versão e também a balada.