O Escândalo Mogliani

O Escândalo Mogliani Ken Follett

Resenhas - O Escândalo Mogliani

Mauro 31/08/2021

Escândalo Midigliano
A Amazon vende por um preço absurdo, algo em torno de uns R$ 540,00. Não vale esse valor. Comprei usado por R$ 30,00 na Estante Virtual em bom estado.

O livro rela a história de um roubo de um quadro inédito do célebre Modigliani (1884-1920), pintor e escultor italiano, conhecido como o ?príncipe de Montparnasse?, famoso por seus retratos com rostos alongados e os nus eróticos que fizeram dele uma das grandes personalidades da pintura do início do século XX.

O tema é retratado na década dos anos 70 em Londres e na Itália. Na página de abertura do primeiro capítulo temos a frase: "Ninguém casa com a arte. Sempre a violentamos" (Edgard Degas).

A trama, escrita em velocidade pelo notável Ken Follett nos leva a conhecer dezenas de personagens ligadas ao mundo da arte, como marchands, pintores, críticos, historiadores de arte, donos de galerias de arte, artistas, colecionadores vulgares e colecionadores sérios, pessoas da alta sociedade, policiais, padres e outros. Além de relatar alguma coisa sobre tipos de arte e principalmente detalhes interessantes sobre falsificações.

Mesmo assim, apesar da velocidade da escrita, somos levados a um normal embaralhamento com tantos personagens (desnecessarios), o que faz a leitura torna-se lenta. Não é um livro dedicado a arte como muitos pensam, inclusive a Amazon.

Recomendo