O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

Lin 26/03/2024

Mia Thermopolis conseguiu se conectar comigo.
Foi legal ver como a Mia era parecida com o meu eu adolescente, mesmo tendo gostos diferentes. No fim, acredito que a forma meio cruel como Mia se enxerga é uma representação da adolescência de todo mundo. Afinal de contas, é muito difícil não se comparar aos outros, principalmente nessa fase complicada em que a gente não entende nada e odeia todo mundo.
Gostei bastante da amizade entre Lilly e Mia. As duas são tão próximas que Lilly até conseguiu perceber as mudanças de Mia e sentir que tinha algo de errado com ela. Ela sabia que a amiga não mudaria da água para o vinho, simplesmente, do nada. O problema foi como ela lidou com isso, mas é como eu disse antes, fase complicada onde odiamos tudo e todos.
Também adorei a dificuldade da Mia em aceitar que alguém realmente goste dela do jeitinho que é. Isso deixou o personagem mais real, assim como os outros defeitos dela também colaboraram com isso.
Ver a personagem crescendo e conhecendo melhor a si mesma - mesmo sem perceber - graças à prática de escrita no diário é maravilhoso. Gostei bastante do livro no geral, a leitura é bem gostosa e fluida.

Domells 21/03/2024

Meus sinceros agradecimentos ao:
*Livro que me introduziu a leitura.*
Esse foi o primeiro livro que li por vontade própria, lembro que implorava para ir à biblioteca de uma escola próxima a casa da minha avó só para ler esse livro e suas sequências.
Foi muito bom reler o livro, ele é bem razoável, nada incrível, mas é uma leitura fluida e bem levinha. Eu não consegui amar tanto quando amei pela primeira vez, mas eu com certeza aproveitei. E, é claro que, recomendo o livro para garotinhas curiosas e sonhadoras da mesma forma que eu era.

Nathiely.Santarggo 21/03/2024

Ameiii
Eu super indico esse livro pra meninas que passam uma vibe de girly girls. É muito bommmm, ele me motivou a ter um diário, era muito legal ficar lendo ela escrevendo, confesso que realmente demorei para ler, mas é por que sou meio preguiçosa... Mais super recomendo .

Marizinha289 20/03/2024

Nostalgia em formato de livro
Um livro super gostoso de ler, que trás aquela sensação boa de ser adolescente, claro Mia não é uma adolescente normal e sim uma princesa. Mas tem algo melhor para se ler, do que sobre os problemas bobos de uma adolescente?
Além disso, a escrita da Meg Cabot leva a gente para dentro do livro, eu consegui sentir que era amiga íntima da Mia e que vivi tudo aquilo com ela.
Claro, o livro é super diferente do filme, mas digo até que ele é superior, com detalhes que a adaptação não conseguiu fazer.
Portanto, o livro é leve, fofo e divertido, que te transporta para o mundo da Mia e trás aquela nostalgia de ser adolescente.

QuAren9 20/03/2024

Livro para resseca literária!
O diário da princesa é um livro leve e rápido de ler, além de ter uma ótima dose de humor! Amei conhecer Mia Thermopolis (risos). Vale ressaltar, ela é uma adolescente então, as vezes pode ficar chato ou repetitivo pra quem já passou dessa fase.

Aqui vamos ver todas as inseguranças de uma adolescente, mas não uma adolescente comum, e sim, uma adolescente prestes a se tornar princesa da Gênovia!

Mia me tira boas risadas! Fora a adaptação cinematografica desse livro que é ótima! Comprei os 10 livros da série e espero ver um bom amadurecimento da Mia! ?

licerossato 12/03/2024

Leitura leve
De leitura surpreendentemente leve e rápida, o livro é escrito na forma de um diário que conta os acontecimentos narrados do ponto de vista de uma adolescente que descobre ser princesa.
Talvez por gostar muito do filme, o livro ser mais superficial tenha me desagradado um pouco, mas mesmo assim eu amo a atmosfera em que ele se passa. Os personagens têm características completamente diferentes do filme o que me irritou também. Mas no geral é um livro gostosinho de se ler ?

darkparadze 10/03/2024

Estava com saudade de ler Meg Cabot. Em O Diário da Princesa, a história é simples, mas interessante, as referências são legais e a narrativa conta com vários alívios cômicos. Estou ansiosa para ver o desenvolvimento da Mia nos próximos livros.

luise 27/02/2024

Não é engraçado como tudo se resolve no fim?
Começar a ler essa série é como entrar em uma máquina do tempo, onde você é levado para quando as coisas eram mais leves e sua única preocupação era ligar a Disney para poder rever a Anne Hathaway estrelando Mia Thermopolis no filme que foi baseado nesses livros.

Mesmo anos depois, com uma história que se assemelha pouco com a comédia romântica que estamos tão acostumados a assistir, esse sentimento permaneceu intacto. Isso porque essa história nunca falha em trazer de volta os nossos sonhos de garotas, que sempre desejaram aquilo que parecia ser tão impossível.

Por essa razão parece tão errado dar menos de três estrelas para esse livro ? porque todas nós já fomos Mia alguma vez na vida. Todas nós passamos pela fase esquisita da adolescência, algumas de nós já fizeram tudo para se encaixar nos estranhos e confusos anos escolares.

Todas nós já fizemos dramas por problemas tão pequenos e todas nós já tivemos nosso coração partido por aquele cara idiota, que juramos que ia ser o amor das nossas vida. E esse livro nos leva de volta para esse tempo que acreditamos no final do mundo, mas era apenas o começo das nossas vidas ? e é impossível não se encher de orgulho ao ver a Mia aprendendo tudo isso.

Assim como é muito difícil não sentir um mínimo ressentimento, que seja, em relação a forma que a amizade entre Mia e Lilly foi abordada durante todas essas páginas. Do meu ponto de vista, é uma situação problemática que, já que não foi tratada com o devido cuidado, deveria ter sido abordada de uma forma muito diferente.

Porém, isso não é responsável por atrapalhar a experiência da leitura. Mesmo com a raiva e o desconforto sentido em alguns momentos, esse livro consegue proporcionar diversos momentos leves e engraçados, que fazem a gente torcer para que o próximo seja tão bom quanto esse foi.

Nanda 20/02/2024

Acabei de reler esse livro e gostar mais do que li da primeira vez.
Que livro gostosinho de ler para passar o tempo.
Pouquíssimas falas podiam ser alteradas para os dias de hoje, mas nada demais. Fico feliz de sair dessa releitura melhor do que quando comecei.
Decidi que vou reler a série toda para ler o último livro que acabei não lendo ainda rs
Um livro bom para pré adolescentes (ou pra qualquer um que queira um livro leve e rápido de ler para passar o tempo).

Bruna 16/02/2024

Se meu pai é príncipe, porque eu tenho que aprender algebra?
??? - 3,0
Esse livro mostra o início da história da nossa querida princesa Mia, como ela descobre que é princesa e como todos ao seu redor, tanto na escola quanto na família, reagem a essa notícia.
A Mia é bem o estereótipo de pré adolescente, completamente perdida, achando problema em tudo e EXTREMAMENTE DRAMÁTICA!!
Mas confesso que me diverti lendo esse livro, mesmo não me identificando mais tanto com a idade que ela tem no livro, eu ainda achei muito engraçado acompanhar os dramas dela vivendo todos os eventos canônicos de uma adolescente no ensino médio.
Agora como nem tudo são flores, a Lilly, que é a melhor amiga dela me estressou muuuuito nesse livro, quando elas brigam eu me vi torcendo pra elas nem voltarem a se falar, Tina foi muito superior no quesito amizade nesse livro.
Mas em geral, outros personagens secundários foram bem legais de acompanhar como o Michael, os pais dela e até o segurança dela.
Importante mencionar, a história é beeeem diferente dos filmes, então ainda vale a pena ler mesmo sabendo a história, porque muitas partes são bem diferentes (tipo, o pai dela nunca morreu no livro!)

Elitoria 14/02/2024

"Enquanto estava deitada ali, pensei que realmente sou uma garota muito feliz. As coisas pareceram muito ruins durante algum tempo, mas não é engraçado como tudo se resolve no fim?"

"Não sei por quê, MAS ESTOU TÃO FELIZ!
Acho que não é preciso muita coisa para a gente ficar feliz, não é?"

Carolina_ 14/02/2024

Diário da princesa
Confesso que achei meio decepcionante. Sei que os filmes geralmente nunca são iguais ao livro mas pelo que eu lembro do filme (faz muito tempo que vi) eu gostei muito e achei que mesmo o livro sendo diferente eu ia gostar muito também, mas isso não aconteceu. Não sei se é porque sou um pouco mais velha que os personagens mas achei ele bemm chatos. Acho a Mia bem enjoada. Ela reclamou quase o livro todo. A amiga dela Lilly pra mim é a mais insupórtavel.E a mia odiava tanto a Lana mas gostava do Josh que é tão babaca quanto a própria Lana. Mas enfim eu até que gostei mais das últimas 20 páginas pois tudo se acertou e a Mia ficou mais legalzinha. Espero que os próximos livros sejam mais legais que esse pelo menos.
bubuletta 14/02/2024minha estante
Um exemplo de que o filme pode ser melhor que o livro

bubuletta 14/02/2024minha estante
Eu fui ler por conta da Rainha Clarice e o boy dela e puts a Julia Andrews tirou leite de pedra

Gabi1444 13/02/2024

Que livro incrível
Sinceramente, se meus pais me dissessem que eu sou uma princesa e a herdeira do trono, eu iria amar.

Cinthya 02/02/2024

Mia descobre que é princesa, dá chilique, a gente vai achando graça do fato de ela ser uma adolescente completamente sem noção e o coração vai ficando quentinho.
Tenho Meg Cabot como uma figura materna.