O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

dudaramosofc 30/08/2019

Impressionada!
Eu estou completamente apaixonada pelo livro, até porquê eu tava querendo ler já faz dois anos e, até então, só ficava nos filmes mesmos, mas agora que li essa perfeição comprovou mais uma vez que LIVRO é MELHOR que filme.
Tanta coisa que tem no filme que é diferente de como é retratado no livro e enfim, só não dei 5 estrelas pois não curto muito livros de princesas, mesmo que não seja 100% de princesa e que eu queria ler à tempos, mas enfim, LEIAM ESSA SÉRIE

Karine.Campos 16/07/2019

Quem me conhece um pouco sabe que eu sou apaixonada por Mia Thermopolis e pelo filme O diário da princesa. Então, quando vi este livro na ciranda de leitura idealizada por nós e pela ORM da Ala Setúbal (ver POST anterior) não pensei nem duas vezes antes de pegá-lo!

A história, como diz o próprio título do livro, contém partes do diário da Mia que descobre, aos 14 anos que é uma princesa. O livro tem uma leitura bem fácil e leve. A princesa Mia é muito mais estabanada do que a gente vê no filme e a sua melhor amiga Lilly é um tanto quanto chata, muito diferente da Lilly dos filmes que é super engraçada e atrevida.

Se fosse só isso eu a leitura teria sido perfeita, já que o livro é bem divertido, mas confesso que no decorrer do livro um pensamento não saiu da minha cabeça: O que fizeram com meu filme?

Logo no início descobrimos que o pai da Mia está vivo e a sua avó (logo ela) é meio megera e a única coisa que eu conseguia pensar e por favor matem esse homem e tragam minha rainha maravilhosa, Julie Andrews, de volta 😭

Até as características físicas da Mia são diferentes me senti como se meu conto de fadas fosse uma mentira 😡

Enfim, apesar de ter sido totalmente diferente de tudo que eu sonhava o livro é engraçado e fofo, mas prefiro ficar com a versão cinematográfica na minha mente!

Você já leu O diário da Princesa? O que acharam. Vocês preferem o livro ou o filme e por quê?

Resenha: @kacau_campos
Autora: @officialmegcabot
Editora: @editorarecord

IGs parceiros marcados na foto

#resenhasamigasdaliteratura #resenhasliterárias #odiariodaprincesa #megcabot #cirandadelivros #jovensleitores #squadbibliófilos #leitoressapiens

site: www.instagram.com/amigasdaliteratura

Mariaduda 26/06/2019

O diário...
O diário de uma princesa é um caso muito peculiar. Sabe aqueles livros que adaptação é melhor ? Então, este é exatamente o caso. Achei uma leitura interessante, talvez se eu tivesse lido a alguns anos atrás teria adorado ou não ( olha que nem sou velha) Algumas "piadas" ou sei lá o que a escritora quis por, não são algo que eu particularmente aprecie. Mas foi uma boa leitura e fluida.

Maiara Alves de Souza 16/05/2019

Continua sendo o meu queridinho! <3
Um dos livros que mais me fizeram gostar de ler quando eu era adolescente foi O Diário da Princesa. Mesmo assim, depois de tantos anos e de já ter lido tantos livros diferentes, tive medo dessa minha releitura me fazer detestar tudo e ter outro pensamento e sentimento a respeito desse livro. Agora que terminei de reler o primeiro livro, posso dizer que ainda adoro a história e estou ainda mais louca para ler os próximos livros dessa série.

Laura Machado 15/04/2019

Bem divertido!
Uma das séries que mais me fizeram gostar de ler quando eu era adolescente foi O Diário da Princesa. Mesmo assim, depois de tantos anos e de já ter lido tantos livros diferentes, tive medo dessa minha releitura me fazer detestar tudo do livro e me arrepender de comprar a série inteira. Agora que terminei de reler o primeiro livro, posso dizer que ainda adoro a história e estou ainda mais louca para ler os próximos!

Quer dizer, não é uma série perfeita. Confesso que ler um livro todo em formato de diário e descrito como esse às vezes cansa - e olha que ele é bem curto. Além disso, Mia pode ser bem dramática e reclamona. Mas tudo isso faz sentido! Ela tem só quatorze anos, então não é como se desse para eu esperar que ela fosse madura e realista. Além disso, ela tem a personalidade bem definida, além de ser bem fácil acreditar que é uma pessoa de verdade. Então, seus defeitos são grande parte do que a faz tão interessante!

Honestamente, o verdadeiro defeito do livro é que tem comentários problemáticos aqui e ali por ele todo. Nada realmente ofensivo, só insensível. Gosto de acreditar que, se o livro tivesse sido escrito hoje em dia, teriam consertado todos esses comentários e que Meg Cabot seria mais consciente.

Tá, vai. Se fosse para reescrever esses livros, eu imploraria para a Meg Cabot não escrever em formato de diários também! Essa é uma história que seria de arrancar o coração de emoção se fosse narrada de um jeito mais tradicional. Tem tanta cena que é passada por cima que poderia ter sido tão emocionante e incrível! A essência ainda fica, e eu amo como esse universo parece real! Mas preferia que o livro tivesse sido escrito diferente!

Uma coisa que eu tinha esquecido e fiquei um pouco até desapontada quando reli foi perceber que toda a questão de ela ser princesa não é tão importante assim. Pelo menos, na minha opinião, não tem um peso muito grande ou muito diferente do que seria se descobrissem que ela é filha de alguém famoso, por exemplo. Talvez por ela não estar em seu país ou porque ele é pequeno e ninguém nem sabe que existe, talvez porque eu acho bem improvável ela ter passado quatorze anos indo para Genovia, para o chateau da avó e já ter feito uma pesquisa sobre o pais, mas ainda assim não ter percebido que seu pai era príncipe. Talvez tivesse sido mais lógico ela já saber e ser a única herdeira ser a grande questão, não sei. Só queria que fosse algo mais chocante e crível.

De qualquer jeito, eu ri muito e me diverti com a leitura! Fico bem feliz agora de ter tido essa vontade de reler a série inteira e super recomendo. Apesar da escrita ser mais pré-adolescente, é um livro que foi publicado há bastante tempo, então será bem mais divertido para quem teve quatorze anos mais ou menos na mesma época que a Mia. Como eu!

Giulipédia 28/02/2019

Meg Cabot não decepciona!!!
Mais uma releitura de Meg Cabot feita e digo que ela não decepciona!

Mia Thermopolis é uma garota de 14 anos, vegetariana e feminista que vive sua vida normalmente com sua mãe, uma artista pintora, em um sótão/flat em New York. Até que um dia, seu pai, que vive em um país distante vem fazer uma visita com uma notícia impactante e inesperada que vira a vida de Mia completamente de cabeça para baixo.
Seu pai, na verdade é um príncipe, um príncipe genoviano, o que acaba fazendo de Mia, a única herdeira, a princesa de Genóvia.
E agora a nossa recém descoberta princesa terá de lidar com a súbita popularidade e com as novas dificuldades que o seu novo título real trás para sua vida.

Para começa, o título do livro, Diário da Princesa, segue literalmente ao pé da letra da forma como é escrito, é realmente um diário, com todos os acontecimentos, pensamento, inseguranças e sim, anotações de dever de casa escritos no diário.

Esse livro é aquele tipo de livro, que todas as nós mulheres, meninas queriam ou querem ler na idade de Mia, pois ele mostra as inseguranças dela, e diversas situações que nós identificamos ao passa no início da adolescência ( exceto é claro sobre a parte de se descobrir princesa! Mas deve acontecer com alguém por aí em algum canto do mundo, nunca se sabe!!) e um livro fofo e muito divertido, que mostra como situações bobas podem realmente ser assustadoras pelo ponto de vista de uma pré adolescente, e também como são fáceis de se resolver apenas tendo um pouco de autoconfiança e coragem para faze-lo.

É um livro recomendado para todas as idades, pois como disse antes, é inocente e divertido e ao mesmo tempo ensina várias coisas sobre a vida e nosso cotidiano, super recomendo, Meg Cabot arrasa!!!

Thefy 13/02/2019

Um livro para adolescentes.
É curtinho e tem uma escrita leve, apesar de ser bem infanto juvenil é uma leitura leve e que me ajudou a pegar gás na leitura outra vez.

Cah Dias 09/01/2019

Eu li: O Diário da Princesa - Meg Cabot
Hey, tudo bem com você? Eu espero que sim, se não toma uma tiara.

Eu li os livros de O Diário da Princesa há muito tempo, então me perdoem se eu estiver "fumando banana".

Eu conheci essa história graças ao conhecido filme da Disney (e por causa da maravilhosa Anne Hathaway!). Eu gostei bastante do filme (como qualquer outro filme da Disney) e não imaginava que era uma adaptação de um livro.

Então, um dia, minha mãe me deu de presente dois livros: O Diário da Princesa (vol. 1) e Princesa Apaixonada (vol. 3).

Como sempre (ou quase sempre), o livro era bem melhor que o filme. Tinha muito mais informações, detalhes, cenas engraçadas e apaixonantes.

Por mais que a época que é retratada no livro fosse desconhecida pra mim, me identifiquei muito com a personagem principal e com algumas situações em que ela vivia.

Amei diversos outros personagens também e fiquei com muita vontade de ler mais!

Eu realmente recomendo que você leia essa série de livros (mesmo se esse não for seu gênero favorito).

XOXO,
Cah.

Thata 03/01/2019

É um livro fofinho, para adolescentes, sobre aquela fase da vida em que namorar parece um bicho de sete cabeças, que as amizades são pra sempre, e que tudo é parece muito mais dramático e definitivo do que realmente é.
O legal é ver o engajamento da Mia em questões ambientais, a consciência política da melhor amiga dela, o feminismo que permeia o livro todo, em especial na figura da mãe. São questões importantes para os adolescentes saberem, terem uma base, de uma forma divertida, que não martela moral ou teoria a toda hora na cabeça de ninguém.
É um livro introdutório, então temos muito da realidade dela na escola e na vida em Nova York, mas apesar de a avó aparecer para dar lições de princesa para Mia, a participação não é tão significativa assim, e Genovia é só um país mencionado, e em nenhum momento realmente explorado – coisa que provavelmente a autora só irá fazer nos próximos volumes.
Enfim, um livro divertido para passar as horas.

Geovana 02/01/2019

loucuras *

Ju 27/12/2018

Maravilhosooo??
É um clichê gostoso de ler,li quando estava no 6°ano e dois anos depois ainda continuo amando.É uma história super envolvente que você devora em menos de um dia.

Wanessa.Vasconcelos 19/12/2018

Queridinho
Li o livro inteiro em apenas um dia! A história é completamente diferente do livro da Disney, criei um apego enooooooorme pelos personagens

Nayla.Piolli 19/12/2018

É muito legal
Fala de uma menina qualquer que de repente descobre que virou princesa. Ela é meio maluca,e as vezes fala alguns palavrões.

Thaly 28/09/2018

Diário da princesa
acho que toda adolescente devia ler esse livro!
o livro é escrito em uma linguagem bem simples então dá de entender facilmente, sem contar que vários conceitos de vida perfeita da realeza são destruídos nesse livro, como o da família perfeita, a de querer ser uma princesa, a de querer ter uma vida normal!
talvez nós meninas tenhamos um pouco de Mia dentro de nós pelo fato, de querermos ter uma vida normal, e resistirmos à mudanças, e também aquele sentimento de pessoas se aproveitando da gente para conseguir algo!
Enfim, a leitura é ótima, a autora é perfeita, vale muito a pena!