O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

A.Maia 04/04/2020

O Diário da Princesa #1
Após descobrir que seu pai é um príncipe, Mia, uma jovem divertida de 14 anos e que odeia álgebra, tem uma reação totalmente diferente de qualquer garota da sua idade. Ela não gosta da ideia de ser uma princesa, sua vida já estava boa da maneira como se seguiu até ali. No entanto, o dever que envolve ser da realeza a força à amadurecer e aceitar seu destino, começando por ser o centro das atenções na escola.

A mãe está saindo com seu professor de álgebra, o pai acaba de revelar quem ela é, a avó está treinando-a para ser uma princesa e o irmão de sua melhor amiga tem se mostrado bem próximo. É uma história que marca o início de tomadas de decisão, onde a jovem percebe quem realmente é e o que deseja para a sua vida! Este livro é bastante introdutório, mais adolescente e revela o ambiente o qual Mia vive, seus amigos e sua reação ao descobrir quem é. Os capítulos são datados e apontados como um diário, inclusive a narrativa, em primeira pessoa, é rápida e permite estar em contato com os pensamentos da protagonista. Além de Mia levar o diário para todos os lugares, tornando o leitor inteiramente participativo em toda a vida da jovem!

Devo ressaltar que, para quem já conhece o título, apenas ao ler a sinopse já é possível perceber que o livro difere da história contada no filme. O pai de Mia tem participação ativa em cada situação a qual ela se encontra, diferentemente da obra cinematográfica; contando ainda com algumas situações bem mais juvenis apresentadas no volume. Mas, é possível afirmar, que o filme se baseou no contexto e na ambientação presentes no livro

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Larissa.Licciarde 12/04/2020minha estante
Como faço para ler ?

Luað 25/02/2022minha estante
@Larissa.Licciarde aqui no Skoob não conseguimos ler os livros, só avaliamos e comentamos sobre eles

Maria 22/09/2022minha estante
Qual a classificação indicativa do livro??

Yasmim 19/04/2023minha estante
Como faço pra ler?

Luað 19/04/2023minha estante
@Maria eu diria de 12/13 para frente já pode ler

luise 27/02/2024

Não é engraçado como tudo se resolve no fim?
Começar a ler essa série é como entrar em uma máquina do tempo, onde você é levado para quando as coisas eram mais leves e sua única preocupação era ligar a Disney para poder rever a Anne Hathaway estrelando Mia Thermopolis no filme que foi baseado nesses livros.

Mesmo anos depois, com uma história que se assemelha pouco com a comédia romântica que estamos tão acostumados a assistir, esse sentimento permaneceu intacto. Isso porque essa história nunca falha em trazer de volta os nossos sonhos de garotas, que sempre desejaram aquilo que parecia ser tão impossível.

Por essa razão parece tão errado dar menos de três estrelas para esse livro ? porque todas nós já fomos Mia alguma vez na vida. Todas nós passamos pela fase esquisita da adolescência, algumas de nós já fizeram tudo para se encaixar nos estranhos e confusos anos escolares.

Todas nós já fizemos dramas por problemas tão pequenos e todas nós já tivemos nosso coração partido por aquele cara idiota, que juramos que ia ser o amor das nossas vida. E esse livro nos leva de volta para esse tempo que acreditamos no final do mundo, mas era apenas o começo das nossas vidas ? e é impossível não se encher de orgulho ao ver a Mia aprendendo tudo isso.

Assim como é muito difícil não sentir um mínimo ressentimento, que seja, em relação a forma que a amizade entre Mia e Lilly foi abordada durante todas essas páginas. Do meu ponto de vista, é uma situação problemática que, já que não foi tratada com o devido cuidado, deveria ter sido abordada de uma forma muito diferente.

Porém, isso não é responsável por atrapalhar a experiência da leitura. Mesmo com a raiva e o desconforto sentido em alguns momentos, esse livro consegue proporcionar diversos momentos leves e engraçados, que fazem a gente torcer para que o próximo seja tão bom quanto esse foi.

Deza 25/02/2022

O que você faria se descobrisse ser uma princesa?
Fiquei muito surpresa com algumas coisas desse livro. Primeiro: o formato. Tudo bem que eu realmente deveria ter pensado que sería um diário, afinal, tem na capa (literalmente), mas ainda assim kkkkkk; segundo: o pai dela é uma figura ativa, eu realmente achava que ele estava m**** como no filme; terceiro: cadê a avó estilo filme? Esperava me apaixonar por ela, não consegui nem sentir empatia; quarto: o Michael é ainda mais apaixonante no livro ?
Liudi 26/02/2022minha estante
Uma das maiores enganações da Disney é a avó dela sendo uma velhinha amável kkkkkk

Deza 26/02/2022minha estante
Sim vekhooo eu odiei a velha tanto quanto Mia odiou

Liudi 26/02/2022minha estante
Ela ainda vai aprontar mto kkkkkk

elevyncruz 31/12/2022

O Diário da Princesa
Diferente da maior parte das pessoas, eu não vi o filme, então minha experiência foi bem diferente :)

Gostei muito do livro, principalmente da capacidade que a Mia tem de sempre se meter em confusão. É muito bom acompanhar a história na visão de uma adolescente comum que descobre do nada que é uma princesa e futura herdeira de um reino pequenininho na Europa.

Apesar disso, o livro não é focado apenas em se tornar uma princesa. As tramas da vida da Mia continuam das formas mais malucas possíveis e divertidas.

Mesmo sendo uma leitura bem adolescente, adorei a história e estou ansiosa pra ler toda a série.

Cinara... 10/12/2020

"Acho que não é preciso muita coisa para gente ser feliz, não é?"

Como eu amava o diário da princesa quando eu era adolescente! Voltei aos meus 14 anos! Mas 20 anos depois...
O livro ficou bem datado! É um livro para adolescentes dos anos 2000! Qual adolescente hoje iria se interessar pelo Leonardo DiCaprio ou o príncipe William?? Qual adolescente hoje iria assistir a Xena: a Princesa Guerreira, Buffy??
E qual adolescente hoje quer ser a Britney Spears ??
É um livro que ficou nos anos 2000.

Outra coisa que me perturba com os tradutores é traduzir "Combat Boots" para botas de combate! Quem raios vai em uma loja e pede: Quero botas de combate? Senhores tradutores isso se chama COTURNO! Tanto em livros como filmes sempre vejo essas "botas para combate"?
Juliana 11/12/2020minha estante
Adorei os comentários e compartilho da opinião dos anos 2000, mas com certeza estará nas minhas releituras futuras, apenas pelo recordar

Cinara... 11/12/2020minha estante
Ah Juliana vale muito a releitura sim!!! ? somos jogadas dentro de um túnel do tempo incrível! ?

Natália 19/02/2022

Revi o filme pela milésima vez e me deu muita vontade de reler o livro. Li pela primeira vez com oito anos (minha avó me deu e não sabia que tem palavrão e papo de sexo) e é absolutamente hilário pra mim ver como a personalidade da Mia moldou a minha KKKKK sensacional, muito divertido e gostoso de ler. Mesmo tendo passado quase 20 anos, ainda tem o apelo ?

Isabella658 28/05/2023

MUITO divertido
Eu dei uma enroladinha pra ler, admito, mas porque já assisti o filme mais de uma vez e já sabia a história. Não é igual, mas a base é a mesma, então tem nada que prenda a gente ou nos deixe ansiosa pra saber.
Apesar disso, é MUITO divertido e MUITO engraçado. Claro que vai de cada um achar isso, vi pessoas comentando que acharam a Mia chata, mas pra mim ela é super engraçada e super divertida. Eu ri demais mesmo. E a escrita é gostosa por causa disso, porque é bem informal e passa bem a visão de uma garota adolescente enfrentando seus problemas.

Acho que o mais absurdo é o fato da Mia não querer ser princesa, mas entendo os motivo dela. Principalmente porque é uma adolescente com prioridades bem diferentes, onde o maior pesadelo da vida dela é ser alvo de piada na escola. A gente, adulto, lê isso e acha muito absurdo, não é mesmo? Porém, eu ri muito e gostei demais dessa leveza. Tô ansiosa pra ler os outros e ver como vai desenvolver a relação dela e do Michael, porque os filmes me decepcionaram nessa questão.

Ah, a avó dela é bem diferente, mais chata, mas muito mais engraçado a relação das duas. A Lily é tão chata, se não mais, quanto a Lily dos filmes, por isso achei nada demais, já tava acostumada.
Enfim, é um livro bem pré adolescente mesmo, então não vá ler com seus 25 anos nas costas esperando algo diferente, porque o público alvo é mesmo a galera dos 14 anos. No entanto, da pra se divertir bastante também.
Milene 28/05/2023minha estante
Ótima resenha, me deu vontade de ler ?

Isabella658 28/05/2023minha estante
Obrigadaa, é uma leitura bem rápida, lê siim ??

Domells 21/03/2024

Meus sinceros agradecimentos ao:
*Livro que me introduziu a leitura.*
Esse foi o primeiro livro que li por vontade própria, lembro que implorava para ir à biblioteca de uma escola próxima a casa da minha avó só para ler esse livro e suas sequências.
Foi muito bom reler o livro, ele é bem razoável, nada incrível, mas é uma leitura fluida e bem levinha. Eu não consegui amar tanto quando amei pela primeira vez, mas eu com certeza aproveitei. E, é claro que, recomendo o livro para garotinhas curiosas e sonhadoras da mesma forma que eu era.

!kaylane! 19/07/2021

Mesmo depois de vários anos eu ainda estou apaixonada por essa história, juro, é tão bobinha mas me deixa tão animada. Estou tão feliz por ainda gostar desse livro, tive muito medo de ele não sobreviver a uma releitura e eu odiar, felizmente eu ainda me divirto com tudo nesse livro.

Carolina_ 14/02/2024

Diário da princesa
Confesso que achei meio decepcionante. Sei que os filmes geralmente nunca são iguais ao livro mas pelo que eu lembro do filme (faz muito tempo que vi) eu gostei muito e achei que mesmo o livro sendo diferente eu ia gostar muito também, mas isso não aconteceu. Não sei se é porque sou um pouco mais velha que os personagens mas achei ele bemm chatos. Acho a Mia bem enjoada. Ela reclamou quase o livro todo. A amiga dela Lilly pra mim é a mais insupórtavel.E a mia odiava tanto a Lana mas gostava do Josh que é tão babaca quanto a própria Lana. Mas enfim eu até que gostei mais das últimas 20 páginas pois tudo se acertou e a Mia ficou mais legalzinha. Espero que os próximos livros sejam mais legais que esse pelo menos.
bubuletta 14/02/2024minha estante
Um exemplo de que o filme pode ser melhor que o livro

bubuletta 14/02/2024minha estante
Eu fui ler por conta da Rainha Clarice e o boy dela e puts a Julia Andrews tirou leite de pedra

Tati 07/01/2010

06 de janeiro de 2010
Ainda não sei pq demorei tanto para ler este livro! Adorei, muito legal, e completamente diferente do filme da Disney.

Eu achava que ia demorar uma eternidade para lê-lo, mas devorei em um dia, nem eu mesma acreditei! Como todo o livro da Meg, eu pego e só largo quando termino, não é a toa que já comecei a ler o segundo!!

O problema agora é que eu só tenho até o quarto livro, comofas?

Rebeca 08/01/2010minha estante
Com a sua resenha até me empolguei... vou ler em breve o livro!

Layany.Braga 09/01/2010minha estante
amo essa serie...estou loka pelos proximos livros.bjus

Carla Monteiro Santos 28/12/2019minha estante
O livro realmente é ótimo, minha prima me emprestou os quatro primeiros livros para ler quando estive na casa dela no Rio de Janeiro, li os 3 primeiros em 1 semana e 4° trouxe para casa em Minas Gerais para ler ótimos quero ler os outros. Obs: li o 4° em 3 dias.

ManuelaNunes 08/11/2023

Legalzinho
Gostei, no começo a personagem principal tava um saco, ela só sabia reclamar, mas depois ela foi se acostumando e tals. Acho que eu não gostei tanto pq eu já passei da idade. Mas a história é bem interessante, mesmo assim prefiro o filme

paola.granzoto 18/02/2023

Divertido
Eu li cerca de metade da série super nova, foi um dos livros que me fez amar ler. Nunca cheguei a concluir a leitura da série completa, então resolve reler.

Foi bem divertido e leve, dei risada em vários momentos e lembrei da adolescência em vários outros.

Leticia Dourado 24/10/2023

Talvez há alguns anos teria tido uma experiência diferente com esse livro, mas nesse momento sinceramente pra mim foi uma história "tanto faz, tanto fez". Valeu pela edição comemorativa e pela memória do filme.