O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

Lua 16/01/2023

É interessante, mas ao mesmo tempo, não.
É divertido ver os perrengues "chiques" que a protagonista tem de passar, mas não algo que eu diria que é cativante! Eu não recomendaria esse livro. Eu lia na escola, então quando o tédio pregava, era ele mesmo, mas atualmente eu largaria nas primeiras 20 páginas. Creio só valer a pena pela nostalgia.

elemzinha 23/09/2014

O melhor livro-menininha de todos os tempos.
Eu li o best seller de Meg Cabot na adolescência e durante este período cultivei verdadeira paixão pela coleção. Este é o primeiro livro da serie que nos apresenta o diário de uma adolescente nova-iorquina que aos 14 anos se descobre herdeira do trono de um pequeno reino e a partir de então tem que lidar com as implicações disso (que chato, né?) em meio aos tradicionais dramas e experiências da idade.

O que mais me encantou no livro foi a escolha da autora pela bem-humorada narrativa em primeira pessoa, cheia de ironia, referências nerd/pop e, além disso, o ritmo que permite acompanhar o amadurecimento da protagonista que é sempre bem delineado pelo desenvolvimento dos fatos. Ao contrário do que pode parecer, a escrita em "modo diário" não deixa a leitura cansativa, mas consegue despertar interesse pela continuidade da série.

Os problemas e alegrias da princesa Mia são de fácil identificação para a maioria das adolescentes: o 1º beijo que parece não chegar nunca, o sentimento de inadequação em quase todos os contextos sociais, brigas com a melhor amiga e lamentos pelo decepcionante tamanho dos seios. Bom, pelo menos na minha época, e sou contemporânea da protagonista, isso era bem próximo do que passava pela minha cabecinha (acho que não se pode dizer o mesmo nem das meninas de 14 anos de hoje em dia).

Voltando ao que interessa... Lembro que o Orkut (ai que velha) era infestado de comunidades do tipo "Eu amo Michael Moscovitz" (quem não?), "Terapia da Lilly", "Morra lentamente, Lana" etc. Esse sucesso é justificado pelo mérito da autora na construção das personagens coadjuvantes cheias de personalidade, cultura e carisma próprio, onde pessoalmente destaco a minha favorita: a avó princesa-viúva, maravilhosamente misteriosa, surpreendente, quase insensível e adepta da maquiagem definitiva. Avó DIVA.

No mais, importante lembrar que O Diário da Princesa ganhou popularidade quando Anne Hathaway e Julie Andrews interpretaram a comédia romântica na adaptação para o cinema. Falando nisso, em comparação podemos até congratular o filme por ser bonitinho e divertido, mas ainda assim muito fuén, pois, como geralmente acontece, o livro supera o filme em praticamente todos os aspectos e difere em pontos essenciais para a história.

manu 18/05/2020

Diário da princesa
Não gostei muito pelo fato de achar meio cansativo , porém é um livro interessante , mas não chamou minha atenção !

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 18/01/2022

Perfeito
Gente onde eu estava que demorei tudo isso pra resolver ler essa história, e leve, divertida e se você cresceu nos anos 90 vai entender todos os problemas adolescentes da Mia, e o quanto essas coisas realmente eram importantes pra gente.
o primeiro beijo, a melhor amiga, as causas que a gente defendia, a vontade de salvar o mundo, está tudo ali.
Mas como estamos falando de um diário, ver os surtos da Mia a cada novidade que acontece na sua vida é divertido demais, principalmente acompanhar a evolução do relacionamento dela com a avó !
Perfeito pra todas as idades.

Carol1850 24/05/2023

Eu amo esse livro com todo o meu coração, eu acho ele maravilhoso e a escrita não é cansativa. Eu não sei vcs, mas eu ficaria mto feliz se descobrisse que eu sou uma princesa, imagina o tamanho do meu closet, ia ser enorme

Dany 29/04/2021

História adolescente
Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, há algum tempo não estava conseguindo pegar um livro e lê-lo até o final, me conectar com os personagens, porém felizmente este me fez voltar ao mundo da leitura.

É uma história adolescente leve que possuí uma protagonista carismática que me fez rir por várias vezes e me imaginar no lugar dela em determinadas situações.

Como é um livro de introdução à uma série de livros, não possuí um plot twist que irá surpreender tanto, uma típica história de Sessão da Tarde que capturara sua atenção.

Laris 28/10/2021

Releitura
Entrei na vibe de fazer releitura dessa série que marcou minha adolescência. Claro que eu não esperava que ela fosse tão incrível quanto da primeira vez, mas fiquei surpresa com o tamanho da minha memória afetiva deturpada hahaha a história é bem gostosinha, fácil de ler, mas alguns pontos não envelheceram muito bem e o tom é bem mais infanto-juvenil do que eu me lembrava. E o filme definitivamente é melhor.
Myllene Felix 29/10/2021minha estante
Amo esse filmeeee.. o livro eu só li o volume 5 (?) kkkkk

Erika 19/04/2021

De volta a adolescência
Eu comecei a reler o livro pela saudade que estava de um drama adolescente kkk
Eu adoro os filmes e o livro não decepciona também, a Mia é muito engraçada e me tira muitas risadas.
É sempre uma boa opção de leitura ??
Por ser tão leve é ótimo para sair de uma ressaca literária também.
Jaque 19/04/2021minha estante
Amooooooo

rebeca995 29/12/2021

Gostei muito, muito mesmo deste livro,achei ele o maximo!
A coragem não é a ausência do medo, mas a certeza de que há algo mais importante do que o medo.
As pessoas são estúpidas por não verem que não importa a aparência, mas sim o que acontece dentro dela.”
alecsia 14/01/2022minha estante
??????

flavia 19/11/2022

gostei bastante mas meu deus como a lily é CHATA, não gosto dela no filme e definitivamente também não gosto dela no livro, não acho que ela seja uma amiga muito legal não kkkk
achei que fala bastante de s e x o também pra uma protagonista de 14 anos idk

Kamilla.Silva 27/12/2022

Lendo novamente
Li esse livro a muitos anos atrás, e o número 2 também, mas não continuei a série, pois o livro é muito diferente do filme. Resolvi dar uma segunda chance e vou ler a série inteira, mas em inglês dessa vez. Gostei bastante. Todos os personagens são bem interessantes, a leitura é boa e você se prende na história, mesmo sendo a Mia contando em seu diário.