O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

astramourr 10/07/2021

decepcionante.
a leitura não flui e o livro não desenrola, além de ser totalmente problemático: só tem pensamentos e falas preconceituosas e que não são mais aceitas hoje em dia durante O LIVRO INTEIRO.
eu esperava bem mais porque os livros da autora tem a mesma vibe que os da paula pimenta, mas a história me decepcionou MUITO porque eu tava me baseando demais nas adaptações mas enfim? não gostei.

Amanda Schmidt 15/12/2009

Infantil demais pro meu gosto!
livro para as patricinhas! princesinhas! sonhadoras! kkk

Sol 12/09/2020

Releitura após 16 anos...
Primeira leitura em 2004...
Foi como voltar no tempo e rever amigos...

Vica 05/01/2022

Nostálgico
Resolvi ler o livro porque o filme é o meu favorito da infância e amei!!! Adorei que o livro se passa em Nova Iorque e não San Francisco. Adorei ver a relação da Mia com o pai e saber que a Grandmére é muito mais chata do que o filme mostra.

Becca 05/06/2020

? Decepcionante, mas bom
ATENÇÃO: Resenha do 1, não dá saga

Bom, pra quem não sabe, o diário da princesa é uma saga literária - embora a maioria só conheça os filmes (meus xodós até hoje) - de 12 livros (12!!) escritos por Meg Cabot.

Eu li o primeiro e estou no meio do segundo, e vou dizer: é bom. Não ótimo ou maravilhoso e nem ruim ou horrendo, mas bom no sentido vale a leitura, você não vai se arrepender - ao menos que seja mega fã dos filmes.

? Essa questão, inclusive, é ótima de ser discutida porque se Percy Jackson é eleito como a adaptação que mais mudou pro filme, arrisco dizer que o diário da princesa é um ótimo concorrente ao cargo!!

Porque simplesmente tudo é diferente! então se quiser ler, vá com a mente limpa pra uma nova história, com personagens diferentes e os iguais, prepare-se para uma personalidade completamente diferente (a exemplo da avó dela, amada nos filmes e uma verdadeira víbora detestavel nesse livro!).

O fato é que o livro te dá curiosidade para os próximos. Tendo uma trama diferente, porém valida e boa, focada não na mia, não no relacionamento e até digo que nem no fato dela se descobrir princesa, mas sim nos problemas adolescentes de alguém com muito dever de casa e com um crush que não sabe da sua existência.

? Personagens:
- A Amélia (Mia) é uma personagem que você passa o livro transitando toda hora em acha-la legal, ou pegar preguiça dela. Ela detesta o lance de ser princesa e da vó, e reclama bastante - o que é compreensível

- Avó, como ja disse, detestável! Extremamente machista e horrenda! Ela só crítica a mia por tudo e parece nunca estar feliz, sendo arrogante e mesquinha!

- Lilly, assim como no filme, continua engraçada! Não lembro se é citado no filme, mas ela tem um blog, e sua trama o envolve muito. Fazendo ela brigar com a mia muitas vezes por algo relacionado a ele; e a levando a fazer muita coisa devido a ele

- Acho que deixou a desejar mais no que se refere ao Michael. Tipo, ele é o crush dela (irmao mais velho da Lilly) mas mal aparece o livro inteiro. Descrito como muito fechado com a mia e a Lilly - nao me apeguei a ele, como sempre me apego aos mocinhos.

? Pontos positivos:
- Toca em assuntos como vegetarianismo (em 2002!), Machismo e demais assuntos sensíveis, porém necessários de serem ditos nos dias atuais
- Me parece que o romance será bem trabalhado nos próximos livros (ao menos minha prima, que leu todos e é apaixonada, diz)
- Inclusão de personagens como o pai dela e a tina, que são bem interessantes

? Pontos negativos:
- Não consegui me apegar a nenhum personagens nesse primeiro (e metade do segundo que tô lendo), o que é angustiante!
- Acho a trama fraca para o que poderia ser, mas talvez só não faça o meu estilo
- Acho meio cansativo em algumas partes

E vocês? Ja leram ou viram o filme? O que achou?
Gabs 06/06/2020minha estante
Amei o review bem sincerão, só me deu mais vontade de continuar lendo hahaha

Becca 06/06/2020minha estante
Hahahaha quando me recomendaram disseram que era perfeito e sem defeitos, acho que por eu ter ido com iam expectativa MT alta não consegui terminar de ler, por isso fui sincerona haha ?

mac 24/05/2020

É um caso raro no qual eu achei o filme melhor que o livro. O livro é legal de ler mas é bem bobinho, você pode lê-lo em apenas um dia.
É legal o fato de que aborde assuntos da adolescência e você se vê na personagem principal. Porém eu achei a história muito superficial e o final sem graça.

LiteraBia 09/06/2020

Nostalgia
Por muitas vezes assisti o diario da princesa na sessão da tarde e me apaixonei pela história. Contudo a um tempo li ao livro, e agora fiz a releitura e me sinto ainda mais apaixonada!

Isabel 23/05/2020

É aquele tipo de livro para sair da ressaca, leve, divertido e engraçado, mesmo que seja um livro de ficção, por que quem que acorda de um dia pro outro princesa né? É uma leitura que pode nos fazer pensar em algumas coisas sim.

Bia 05/07/2022

Pois eu não te resenhei, Amelia minha?!
Tinha esquecido dessa resenha, mas como tô focada nos desafios, toda ajuda é bem-vinda.
Amélia menina, Amélia princesa. Amélia que tanto me ensinou adolescente, Amélia que briga as mesmas brigas que eu brigava, mas que chora menos do que eu chorei (na verdade ela não chora, já eu...)
Amélia que se tivesse sido minha amiga faria muita diferença, mas eu não conhecia Amélia com 15 anos. Pelo menos não a mesma Amélia que conheci com 20 e tantos... Amélia continuou sendo Amélia, mas Bia passou a ser Ana Beatriz, adulta e, conhecendo Amélia desde sempre, devia ter ouvido ela mais cedo e não teria se machucado tanto.

saile 01/08/2021

"você não pode se demitir de quem é"
Diário da princesa é um livro leve e tranquilo, daqueles que você pode terminar em uma tarde de bobeira. Li por interesse em saber a história que inspirou a adaptação, e confesso que prefiro o filme tanto pelos acontecimentos serem mais trabalhados, quanto pela relação dela com certos personagens, como a avó.

No entanto, um dos pontos que eu mais gostei no livro e que não há no filme é o fato do pai dela tá vivo e ser "presente" na vida dela. Apesar de eles não terem a melhor relação do mundo, a dinâmica entre eles é meio cômica e interessante de ler. Outro ponto é que apesar da época em que foi escrito, ele fala sobre pautas importantes de um jeito tão natural que é impressionante, me pegou de surpresa pois tem obras atuais que conseguem ser mais problemáticas do que na época em que esse aqui foi publicado.

Acredito que se eu tivesse lido aos 13 ou 15 anos teria sido uma experiência melhor, agora muitas partes são bobinhas demais ou até entediantes. É um livro no estilo diário de um banana e Anne de Green Gables, e apesar de não ter nada muito "uau" na história, é bom pra passar o tempo e é legal entender como a mente da personagem funciona de uma maneira intensa e aleatória ao mesmo tempo.

Márcia 09/12/2021

Diário da Princesa
Diário da Princesa

Esse e um livro que eu comprei só pelo nome, achei que seria uma história de como e a vida de uma princesa ou coisa do tipo, mas me surpreendi. A escritora aborda vários assuntos, meio que as escondidas. Mesmo assim você vê as etapas do ocorrido.
E uma escrita um pouco parada, mas digo isso porque não sou muito de ler, para quem gosta vai ser algo bem rápido para se ler.
Indico para quem gosta de um drama e um pouco de romance.

Hevellim Carolaine 20/08/2020

DIÁRIO DE UMA PRINCESA
Ah é um livro divertido e bem jovem para ler sempre depois de um livro pesado, para não entrar em uma ressaca literária, gostei muito, achei bem legal, lerei o próximo livro com certeza.

Iris 10/10/2020

Bacaninha
Tinha uma expectativa melhor para esse livro. A leitura é bem leve, a protagonista é bem bobona.
Mas creio que ela vai ficar mais esperta nos próximos.

dani ^_^ 16/10/2021

um livro da realeza
O livro tem uma escrita muito boa e gostosa de ler, a história é bem envolvente e se eu estivesse no lugar dela, ficaria incrivelmente feliz ao descobrir que sou uma princesa de verdade.