A Cidade dos Espelhos

A Cidade dos Espelhos Justin Cronin

Resenhas - A Cidade dos Espelhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gustavo Rodrigues 08/11/2022

Por mais que eu tenha ressalvas, acabo essa série com mais prós que contras. Muito pelo terceiro livro, que consegue melhorar bem o nível em relação ao segundo, além do final ser excelente.

O segundo livro dá uma caída boa de nível, então já comecei o terceiro com o pé atrás. De fato, assim como os antecessores, o início é lento, com capítulos excessivamente prolongados pra introduzir coisas que não afetam muito a história em si. Por exemplo: o autor gasta exatas 118 páginas pra contar a história de vida (desde a infância até a vida adulta) do ?vilão principal?. Porém, ele já era citado desde o primeiro livro, então sua história já poderia ter sido contada anteriormente e não no terceiro, que deveria ser mais voltado pra resolução de tudo, com mais ação e menos conversa fiada.

Acho que essa lentidão é característica do autor mesmo, então não tem muito pra onde fugir. Mas, pra ser justo, ele escreve muito bem. Só é prolixo. ?

Mesmo com essa lentidão inicial, o livro engrena e a história flui depois de umas 200 páginas. Gostei muito de não ter algum personagem excessivamente burro que faz algo que dê brecha pra história ir pelo caminho que o autor quer. Aqui todo mundo foi o mais racional possível, dada a situação.

O final é muito bom mesmo. Acho que todos os personagens tiveram finais coerentes com tudo que fizeram durante a trilogia. Confesso que até me surpreendi com alguns desfechos.

Fazendo um balanço da trilogia como um todo, acho que vale a pena ser lida. A história é muito massa, mas tem uma prolixidade bem marcante que pode atrapalhar o desenvolvimento de tudo. No mais, foi muito bom ter conhecido essa versão do mundo pós-apocalíptico.

Su 16/01/2017

Indiscutivelmente muito bom!
Esse terceiro livro é tão bom quanto os dois primeiros e não deixa nada a desejar.
O desfecho da trilogia é feito de forma muito inteligente e o tipo de leitura muda de acordo com cada período em que a trama ocorre (o ponto de ação e medo são de deixar sem fôlego).
Tudo tem explicação, a riqueza de detalhes é surpreendente.
Ler um livro escrito de forma tão abrangente e inteligente nos dá um gosto de satisfação e de tempo bem empregado.

Super recomendo a leitura!
Eder Ribeiro 16/01/2017minha estante
Depois dessa resenha sou obrigado a ler...kkkk

Su 16/01/2017minha estante
Leia Éder, não se arrependerá ;)

Silvana.Martins 23/01/2017minha estante
Acabei de ler, ainda estou olhando pro nada pensativa, que história maravilhosa que tivemos o privilégio de conhecer.

Su 23/01/2017minha estante
Eu também achei Silvana, este é um livro que podemos chamar de completo.

Silvana.Martins 23/01/2017minha estante
Você sabe que já está em fase de pré produção a série?

Su 23/01/2017minha estante
Sim, eu li sobre. Se seguir os livros exatamente como são será fantástica.

undefined

Silvana.Martins 25/01/2017minha estante
Você sabe de clubes do livro para discutir o livro?

Su 25/01/2017minha estante
Eu não conheço nenhum.

Rosana 27/01/2017minha estante
Nossa eu acabei de ler estou extasiada até agora com leitura, amei demais.

Su 30/01/2017minha estante
Eu também gostei muito Rosana, só lamento não ter lido um na sequência do outro.
Quer queira quer não, o intervalo entre os livros faz a gente esquecer muita coisa...

jadh.dionisio 05/02/2017minha estante
Su, é sério que vai ter uma série? ???

jadh.dionisio 05/02/2017minha estante
Obrigada Su, vou dar uma olhada!!!

Silvana.Martins 05/02/2017minha estante
Oi gente, tem essa notícia do final do mês passado, além da série já estar em produção, um dos produtores é o Ridley Scott, alem do proprio Cronin,ou seja, tem tudo pra ser maravilhosa.https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/series-e-tv/2017/01/the-passage-ridley-scott-fara-serie-de-vampiros-para-a-fox?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Su 05/02/2017minha estante
Que show!

Patty 24/02/2017minha estante
Esperando o meu chegar uh uh!!! Enquanto isso acho que vou dar uma folheada nos outros, afinal estou esperando desde 2012 por esse desfecho, rsrs. Mas, pelo jeito, não vou me arrepender!

Drica 03/03/2021minha estante
Gostei da sua resenha e me despertou a vontade de ler esta trilogia! Obrigada pela indicação! Um abraço!??

Jeziel 05/01/2022minha estante
Obrigado.

Então a trilogia é: 1. A Passagem; 2. Os Doze; e 3. Este desta postagem?

Su 09/01/2022minha estante
Sim, é isso mesmo Jeziel.

Jeziel 09/01/2022minha estante
Obrigado! ??

Bart 13/08/2020

A Cidade dos Espelhos
*Justin Cronin*
Editora Arqueiro
688 pág, 2016.
Agora entendo porque tanta gente gostou dessa trilogia!! O autor tem uma forma muito legal de contar a trama, é como já falei antes... ele te deixa todo perdido numa narrativa que nós leitores nos perguntamos se isso vai levar a algum lugar... é num é que a p?rra leva mesmo!!
Posso dizer que ele segurou um pouco no 2° livro p/ter mais material p/esse (o último da trilogia), e funcionou... ?????! Esse 3° livro é show !! Além de claro ser a conclusão, ele dá destino a tudo que já estamos lendo desde o 1°livro, ??na verdade , nós já estamos lendo o 3° livro desde a "A Passagem" (o 1° livro)... como assim?! Kkkkkkkkk, você vai ter que ler p/entender ?!!
Nesse livro, existe outro corte de tempo bem expressivo, e personagens que acompanhamos desde o 1°livro terão até funções que pegam o leitor de surpresa, e por falar em "surpresa" existem tantas, a ponto de que, se eu comentar algo, posso estragar a experiência da sua leitura. Na resenha anterior eu terminei falando de "Alice, que prestassem atenção nessa personagem"... sim, essa atenção deve ser estendida ainda p/esse livro. Esperem o que Amg ainda está p/fazer... uma das coisas que é central nessa trama é que precisam matar o "viral zero", de onde toda a loucura iniciou... pronto, o que acontece fora dessa esfera .... se eu falar, vai ser spoiler!
O livro teve um desfecho muito bom apesar de eu não ter curtido algumas coisas maaaas...
E sim, achei alguns elementos de "A Dança da Morte" de Stephen King muito fortes principalmente nesse último livro.
Você não vai se arrepender em lê-lo (agarantio ?)!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Luan 16/12/2016

Épica, A passagem é a melhor trilogia que já li e uma aula de como contar uma boa história
Acabando A cidade dos espelhos eu termino aquela que talvez seja a melhor trilogia que já li, a preferida entre todas. Mesmo o terceiro livro tendo muitos altos e baixos, e ser um pesar ter que dizer adeus à trilogia, só agradeço por tê-la conhecido e lido. Uma história que divide opiniões, A Passagem me conquistou logo no início pela grandiosidade épica que estava sendo contada diante de meus olhos. Chegou ao fim mantendo um linha coerente, mesmo que em determinados momentos minhas ideias e pretensões em relação a à história tenham divergido das do autor.

A cidade dos espelhos começa poucos anos depois do segundo livro, após os doze terem sido destruídos. Isso dá uma sensação de segurança e ilusão que o mundo está livre dos virais e faz com que a sociedade passe, aos poucos, a viver fora dos muros. Mas realmente isso é uma ilusão, uma vez que Funning, o Zero, o Pai de todos, ainda vive e prepara sua volta e sua cartada final para dar fim à raça humana. Dando vários saltos de tempo, a história vai mostrando ao leitor como aquela sociedade tem se ajustado ao "novo mundo" em que vivem.

Uma vez baixadas as guardas, Funning começa a por seu plano em ação e, claro, o que se vê a partir daí é aquilo que já estamos acostumados: medo e morte. Boa parte da história se passa em vários anos depois da luta com os doze. Nossos protagonistas, até então jovens, agora são adultos, até idosos. Passam a liderar a sociedade. São os grandes líderes da colônia em Kerville, no Texas, uma das últimas aglomerações de pessoas na américa.

O livro pode facilmente ser dividido em duas partes (sem contar numa terceira, mas isso é assunto para mais adiante). A primeira parte, e nisso lá se vai boa metade do livro, é aquela em que o autor Justin Cronin descreve como a sociedade vive, como se arranjou anos depois de momentos turbulentos. A segunda, e aí sim, a melhor, é quando Fanning toma para si o protagonismo da história e reinicia aluta entre humanos e rivais. A primeira é lenta e um pouco tediosa, mas de forma alguma pode ser considerada ruim. Passa, porém, a sensação que é maior do que deveria ser. Um pouco de coragem e empenho, e seria possível cortar algumas partes e condensar outras.

É nesta primeira parte, por exemplo, que descobrimos que Peter Jaxson se tornou o presidente da colônia. É nela também que acompanhamos a luta interna de Alicia lidando com uma nova verdade. Aqui também descobrimos qual foi o destino de Amy depois da luta em Os doze. E conhecemos muitos novos personagens. Mas é, principalmente, quando o autor nos apresenta ao Timothy Fanning, o Zero. Por várias páginas, somos levados à verdadeira história daquele que é considerado o iniciador do caos. Será que somos a consequência de nossos erros e pecados? Esta é pergunta que fica depois da passagem de vida de Fanning. A história dele é muito bacana de acompanhar. Mas foram páginas demais para nos fazer simpatizar com o personagem. Tirando isso, que construção incrível de personagem.

Já na segunda parte, é basicamente ação. É quando a sociedade se dá conta de que o mal não foi embora. E isso acontece tarde demais. Vários acontecimentos em sequência são narrados por Cronin. Adrenalina e ritmo intenso não faltam para quem reclamou do marasmo nas páginas anteriores. Temos todos aqueles personagens que conhecemos. Sara, Hollis, Micahel, Alicia, Amy. E na reta final, quando chega o momento e dar um destino a todos os personagens, algumas decisões podem surpreender, outras chatear, mas todas, de alguma forma, se mostram coerentes.

Coerente, aliás, é o autor. Apesar de o livro se mostrar instável em alguns momentos, tediosos, como já disse, é bastante claro que Cronin sabia o que estava escrevendo quando iniciou A Passagem. Ele não se aventurou por uma terra desconhecida e simplesmente escreveu o que vinha à cabeça. O planejamento está na nossa cara, não dá para negar. E isso é o que me fascina nele. Isso, claro, aliado à escrita incrível, quase uma obra de arte. E nesta escrita se encaixa também os diálogos, naturais, precisos, reais. Tudo tão real que ele nos confirma isso na nota final, quando conta que estudou com especialistas de várias áreas para desenvolver a história.

Uma nota rápida: achei este, em relação aos anteriores, o mais fraco principalmente em função de clichês. São muitos ao longo das páginas, algo que não notava nos outros volumes. As últimas páginas de A cidade dos espelhos dá um salto de mil anos para mostrar o que aconteceu com o mundo. Ainda confesso que fiquei um pouco incomodado pois acreditava que o "epílogo" presente nele seria basicamente com dados de pesquisa sobre virais e descobertas do passado. Mas ele criou uma nova história, que incomodou um pouco, mas que ao fim surpreendeu o leitor - história que poderia conceber um novo livro, independente do mote original, só narrando as buscas por respostas do passado.

Mas muito mais do que um ótimo entretenimento, sem dúvidas, Justin Cronin, através da trilogia A Passagem, nos deixou grandes aprendizados, grande reflexões e grandes mensagens. Ele sabe, como ninguém, contar uma boa história. História que, ao acabar de ler, me deixou pensativo e até triste por ter de me despedir. Termino agradecendo à Iris, aquela que desafiou Cronin a escrever uma história em que uma menina salvava o mundo. Desafio aceito, desafio cumprido. Obrigado, Justin, obrigado Iris. Até logo!
Luecia 20/12/2016minha estante
fiquei com vontade ler só pelo seu texto rs

Luan 20/12/2016minha estante
uma bosta dessas (meu texto) hahaha

victor 02/01/2017minha estante
melhor trilogia que li tbm, juntamente com senhor dos anéis

Marcos Conte 10/07/2017minha estante
Pessoal, eu estou com algumas dúvidas referente ao final do livro! Se alguém puder me chamar no privado pra poder me explicar eu agradeceria

Valesi 12/09/2022

Um bom desfecho
Justin Cronin encerra a trilogia iniciada em A Passagem de maneira satisfatória, deixando no leitor a sensação de ter vivido uma história interessante, em muitos momentos emocionante, não sobre vampiros mas sobre a natureza humana.
A construção dos personagens é o grande feito do autor, não existe bidimensionalidade entre os participantes da história. Todos têm suas razões e motivos, e você consegue entendê-las. Um grande destaque para mim neste terceiro volume foi a história de origem de Fanning, que te tira do mundo pós-apocalíptico e faz compreender a razão do mal absoluto da narrativa.
Sim, por vezes Cronin se demora um tanto a mais em uma determinada narrativa, mas não senti que isso arrastou a trama desnecessariamente. E é claro que, em todos os momentos, fica evidente que é o amor a salvação de todos - entendo, pois é mais ou menos o que acontece na vida real, mas confesso que pessoalmente isso me soa um pouco banal. É o suficiente para que eu tire uma estrela da nota, mas de forma nenhuma desmerece a obra.
Eu comecei a ler a trilogia de maneira despretensiosa, tendo ganhado o primeiro livro de presente, e sem expectativas. Fui ativamente atrás dos outros dois, e não tenho arrependimento nenhum disto.

Lineee.oliver 20/03/2020

Sem Palavras
No início, foi uma leitura bem difícil e que se arrastou muito. Nada comparado as emoções vividas nos livros anteriores. Mas, com toda certeza valeu a pena chegar ao final dessa trilogia maravilhosa. Justin Cronin está de parabéns. Guardarei essa obra com carinho na minha memória e no meu coração. Obrigada Justin Cronin. Obrigada Amy. Obrigada a todos.

Flávia 28/06/2021

A cidade dos espelhos
A trilogia é concluída lindamente. A trama tem um desfecho bem construído, sem nenhuma ponta solta. A muito não leio um final tão bem trabalhado. O fim é lindo e triste. Por mais que não tenha tido todos o finais felizes a que tanto eu me apego eu achei que foi um final belíssimo e até um tanto poético. Me causou dor, inconformismo e ao mesmo tempo aceitação. Uma linda história de abnegação e sacrifício... Nem tenho palavras o suficiente para descrever.

Thaís Furlan 29/10/2018

Decepção total
O terceiro livro da série não alcançou nem metade das minhas expectativas. A narrativa é cansativa, descrevendo excessivamente cenas e detalhes completamente desnecessários à trama (muito mais descritivo do que os livros anteriores).
A trama surpreende, e te deixa ansioso, mas esse excesso de descrição cansa, desanima. Vários capítulos são dedicados a contar a história de vida do Zero, mas muito do que está lá faz você se perguntar "pera, mas pra que eu tenho que saber disso? Faz alguma diferença na trama?", e não, não faz.

Enfim, o desenrolar da trama em si não me decepcionou, mas me parece que grande grande parte do livro foi uma bela encheção de linguiça pra vender um livro a mais, pra ser uma TRILOGIA. Se tirassem os excessos descritivos dos 3 livros, daria muito bem pra contar a história em 2 livros e tava tudo certo.

Duda 03/03/2023

Hmm?não sei!
Demorei muito para ler esse livro. A história é bem densa, mas acho que as expectativas que criei não foram supridas! Em alguns momentos foi até mesmo sofrível ler até o final do capítulo.

Apesar disso, foi uma boa conclusão para a trilogia. Fiquei incomodada porque o autor caiu naquele clichê infundado de que apenas os EUA sempre sobrevivem em situações pós apocalípticas.

Ainda, fiquei um pouco mal pela Amy, acho que ela merecia um final feliz!

Luciano.Soares 30/06/2021

Excelente encerramento
Cronin conseguiu encerrar a trilogia com chave de ouro. Depois da qualidade dar uma declinada no segundo livro, este último conseguiu reerguer a narrativa no mesmo patamar do primeiro livro, onde o ritmo era mais cadenciado e envolvente.
Apesar disso, acho que há alguns capítulos que poderiam ser mais condensados ou até mesmo excluídos (como é.o caso dos 3 últimos.

Juliana 11/05/2020

Chega ao fim a trilogia a passagem!
Gostei bastante do desfechos dos personagens! Muito bom! Super recomendo os 3 livros!

Lenas 02/07/2020

Épico
Uma trilogia incrível!!

O autor traz detalhes aos poucos à medida em que a história vai se desenrolando, o que faz com que o livro não seja cansativo, embora tenha um desenrolar mais lento que os anteriores.

Tem muito detalhe (o que faz com que a história não tenha nenhum furo) e várias coisas que foram mencionadas nos dois primeiros livros se explicaram nesse último.

Nada além de épico!

Vinicius39 11/05/2021

Marcou
Que trilogia maravilhosa... Gostei muito desse último livro.

Fiquei triste por terminá-lo. Como dizem por aí: fiquei órfão desse universo tão maravilhosamente construído.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6