A Cidade dos Espelhos

A Cidade dos Espelhos Justin Cronin

Resenhas - A Cidade dos Espelhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lana 22/02/2022

O fim de uma excelente trilogia!
O 3º e último livro da saga de Justin Cronin, embora comece de maneira lenta, vai ganhando forma e grandeza no decorrer dos seus capítulos. Poucos autores que conheço escrevem tão bem e de forma tão envolvente como Cronin! Além da ficção científica, sua obra é um estudo sobre a humanidade, sobre o amor e o poder de uma sociedade de se reerguer. Impossível não se emocionar com o desfecho de personagens que aprendemos a amar, e até mesmo aqueles que aprendemos a não gostar. Encontramos uma beleza filosófica em seus finais agridoces. Espero não demorar para encontrar novamente uma obra tão boa quanto essa!

Cláudio Dantas 08/09/2020

Faltou algo
A Cidade dos Espelhos até a primeira metade estava me conquistando da forma que eu esperava. O seguinte trecho estava presente no esboço que eu vinha fazendo dessa resenha, enquanto ainda lia: “Ler um livro com certa expectativa prévia pode ter muitas chances de dar errado, e eu estava com muitas expectativas. Mas esse livro não só atendeu as atendeu, como ele as subverteu e conseguiu me deixar mais maravilhado com o que eu encontrei do que eu ficaria se tivesse encontrado exatamente aquilo que eu esperava.” Esse trecho continua sendo verdade. Até a primeira metade do livro, pelo menos.

Depois do final grandioso do primeiro livro, Justin Cronin tinha uma missão difícil: fechar de forma tão grandiosa quanto o livro do meio. E ele começa a fazer isso com maestria, dando uma baixada nos níveis de tensão, quase nos fazendo esquecer da ameaça dos virais. A calmaria antes da tempestade final. E quando a tempestade vem, ela vem do jeito que se espera, com cenas de encher os olhos, que te deixa tenso esperando pelo o pior, quase que como um filme, de tão fácil de visualizar.

Mas pra mim, foi aí que começaram os problemas. Isso porque, como disse anteriormente, a tempestade veio como se esperava. Esse livro em poucos momentos tenta subverter as suas expectativas. Em termos de resolução de conflitos, acaba entregando um bom feijão com arroz. O que é muito bom, mas que poderia ter sido muito melhor.

O brilho desse livro para mim está nos momentos em que o autor tenta fazer coisas diferentes. As partes narradas em primeira pessoa por um certo alguém (não quero dar spoilers) são algumas das melhores e das mais bem escritas de toda a trilogia.

Senti certa apatia vinda da maioria dos personagens. Sara e Hollis estão bem qualquer coisa nesse livro e Amy não me convenceu. Peter era um dos meus personagens favoritos no primeiro livro mas desde o segundo ele foi deixado um pouco de lado, e nesse o personagem estava especialmente chato e teve um fim que não me emocionou tanto quanto eu imagino que tenha sido a intenção do autor. Fora os novos personagens que são beeem superficiais.

Em contrapartida, Michael e Alice são os melhores personagens, com os melhores arcos. Michael definitivamente é o meu personagem favorito de toda a trilogia e gostei muito do que foi feito com ele aqui. O desenvolvimento de Alice vai por caminhos inesperados e foi uma das partes que me deixou mais intrigado nessa história, seu final também me agradou.

E então chegamos ao grande clímax...

Me pareceu que o autor só quis dar um final hollywoodesco. Senti que foi muita preparação pra pouca entrega, para uma resolução simples e até conveniente, meio deus ex machina. A dita Cidade dos Espelhos mal tem importância no final das contas. É basicamente um cenário. Imagino que com o dinamismo de um filme, essa história funcionasse melhor.

Apesar de não ter me agradado tanto com o final, não odiei esse livro e não me arrependo de ter chegado até aqui. Muito pelo contrário. Os dois primeiros livros são incríveis. E foi muito interessante ter feito essa leitura nesse momento, observando e fazendo paralelos (assustadores) com a situação que estamos vivendo. Com certeza Justin Cronin está na lista de autores que ficarei de olho nos próximos lançamentos.

Luiza.Castro 27/04/2021

Perfeito
Não acho que exista qualquer outro final pra essa trilogia que não seja esse. Rever alguns dos personagens favoritos, entender um pouco mais como tudo começou e se emocionar junto com eles é uma experiência que só pode ser vivida uma vez. Com certeza entrou pro hall de favoritos.

Arthur Figueiredo 10/03/2021

Bastante envolvente a história. Tem seus momentos mais brandos, mas nada que tire a qualidade. E quando recomeça a emoção, vem aos montes. Excelente trilogia.

Mika Busch 24/09/2020

Final incrível
Toda a dedicação vale muito a pena, vontade de começar tudo de novo.

Sil 31/12/2020

A estória é longa mas o livro é muito bom.
Achei o final triste e perfeito!
Amy melhor personagem.

Cyro 14/07/2018minha estante
Concordo com você. Esse terceiro foi bem abaixo dos outros dois. Parece que foi escrito por obrigação, sem nenhuma inspiração. Com exceção do Epílogo que gostei bastante.
Mas no geral gostei dessa trilogia, vale a pena. Acho a trilogia Noturno do Del Toro bem melhor.

Marcos 05/01/2017

Épico de Ficção científica e Terror
Justin Cronin pra mim é um autor incrível. Simplesmente me faz mergulhar em seus personagens com tamanha imersão que me sinto fazendo parte da vida daquele sujeito. Sem falar a menção sobre autores clássicos que me deixa com vontade de conhecer essas obras.

A trilogia A Passagem foi o primeiro épico que li onde existe uma mistura de Ficção científica e Terror saindo fora daquele padrão que conhecemos.

A Cidade dos Espelhos foi uma leitura muito fluida que me lembrou muito o primeiro livro A Passagem. Foi finalizado da melhor forma possível e fechando com excelência a trilogia. Ficam saudades deste mundo e personagens criados pelo talentoso Cronin.

1050 D.V
GNKSK 06/01/2017minha estante
Falta 60 págs pra mim, dps leio sua resenha! hahah

Jéssica 11/02/2021

Um final incrível
Não tinha como não dar cinco estrelas para o final desse épico. Ao longo dos três livros, o autor perpassa por 1000 anos de história e todas as modificações que a sociedade sofreu.

Os personagens são interessantes e bem desenvolvidos, a história tem um ritmo que te faz querer ler mais e mais até saber de tudo o que vai acontecer.

Brielle 28/07/2020

Aqui é o espaço em que eu surto por esse livro? Sim? Sim. Finalmente depois de anos esperando esse final, eu terminei de ler! A capacidade de Cronin de nos fazer amar e odiar seus personagens é perturbadora de tão boa. Um excelente final para a trilogia.

Sergio 29/03/2020

Me prendeu
Confesso que o livro me prendeu bastante com sua história envolvente.
A trama muito bem escrita e com personagens cativantes.
Livro final da saga.

Alexandre.Medeiros 22/03/2021

Amycista
Um baita final pra a trilogia A Passagem. Conhecemos o início de tudo, com o personagem Zero e seus problemas. Um final com muita ação e emocionante. Peter, Michael, Amy, Carter, Sara, Greer... Vão deixar saudades. Recomendo a obra.

Otávio Dario 17/06/2021

“O emocionante final de uma trilogia que será reconhecida como um dos grandes feitos da ficção fantástica americana.” – Stephen King “Nesta conclusão de sua trilogia épica, Justin Cronin apresenta toda a dor, a alegria e as reviravoltas do destino que os eventos de A passagem e Os Doze prenunciaram. Como nos livros anteriores, traz um grande elenco de personagens, todos eles com personalidades plenamente desenvolvidas e que cativam o leitor.” – Publishers Weekly Num futuro em que todas as regras foram mudadas, é hora de cada um encontrar o próprio destino. Ano 100 D.V.: após a destruição dos Doze e de seus Muitos, nenhum viral foi visto nos últimos três anos. As fortalezas que protegiam os últimos humanos dos infectados começam a parecer desnecessárias. Na República do Texas, as vigílias constantes já não encontram inimigos e o controle de natalidade se mostra um contrassenso quando há todo um continente vazio à espera de ser repovoado. Com novas demandas do povo surgindo a cada dia, o presidente Peter Jaxon decide levar adiante a ideia de abrir os portões da cidade fortificada e dar início à reconstrução do que um dia foi um país de milhões de habitantes. Mas a atmosfera de calmaria é apenas parte de um plano maligno. Fanning, o Zero, aquele que deu início ao caos, esteve pacientemente aguardando em sua eternidade pelo momento em que as vítimas finais baixariam a guarda. Seu exército está pronto e, em suas fileiras, as armas são garras e presas e a motivação é a sede de sangue. Para fechar essa tão esperada trilogia, Justin Cronin construiu um conto de sobrevivência e fé, em que os limites entre o bem e mal são postos à prova e um questionamento inquietante permeia cada página: o que nos torna humanos, afinal? *** Amy Harper Bellafonte. A Garota de Lugar Nenhum. Para derrotar os Doze e salvar as pessoas que amava, ela abriu mão de sua humanidade e se transformou num viral, uma criatura sedenta por sangue. Depois disso, ninguém sabe o que aconteceu com ela. Porém seu sacrifício pode não ter sido suficiente. Anos se foram e antigos perigos estão de volta. Sem Amy e a força de sua bondade, como será possível resistir aos ataques do inimigo? Neste fim emocionante de uma saga épica que percorre continentes e narra um milênio da história de uma humanidade diante da destruição e da redenção, Justin Cronin nos mostra o mundo que temos e um que poderíamos ter e nos põe diante do desafio de permanecer humano quando ceder ao mal se mostra a opção mais fácil. Além de ter sido considerado um dos thrillers mais empolgantes da temporada pelo The New York Times, A cidade dos espelhos alcançou o primeiro lugar na lista do prestigioso jornal inglês The Times logo em seu lançamento. “Nesta conclusão de sua trilogia épica, Justin Cronin apresenta toda a dor, a alegria e as reviravoltas do destino que os eventos de A passagem e Os Doze prenunciaram. Como nos livros anteriores, traz um grande elenco de personagens, todos eles com personalidades plenamente desenvolvidas e que cativam o leitor.” – Publishers Weekly “Leitura compulsiva.” – The New York Times “Cronin solidifica o lugar de sua saga no panteão dos maiores contos pós-apocalípticos de todos os tempos. Mas a trilogia A Passagem é muito mais do que ficção pós-apocalíptica. Fusão viciante de horror, ficção científica, vampiros e literatura de viagem, esta narrativa rica em lirismo e profunda na temática é, acima de tudo, sobre o poder do amor em transformar vidas e salvar o mundo. É A terra desolada, de T. S. Eliot, com uma camada de Drácula, de Bram Stoker, recheada com A odisseia, de Homero.” – Goodreads “Deliciosamente empolgante.” – The Washington Post

Gildenisson 28/01/2021

Emocionante
No 1/3 do livro eu estava pensando "entediante isso né, para que conhecer mais desses personagens, suas vidas passadas, poderia ser menor, ter menos texto", que engano pois é justamente isso que dá profundidade aos personagens.

Justin Cronin não escreveu somente um livro sobre monstros, sobre "vampiros, virais", mas sim um livro intimista, onde conhecemos de forma profunda cada um dos personagens, vendo seus traumas, seus amores, suas raivas e seus pesares. Ou seja, conhecemos cada um deles em suas nuances e do início ao fim, o final de cada personagem é único, com uma pintada filosófica sobre vida e sobre morte, sobre começos e recomeços, sobre luta e persistência.

Por fim entrei nessa obra por ver um mundo de ficção sobre "vampiros" e encontrei uma obra que dentro da ficção aborda mais sobre humanidade do que qualquer outra coisa. Surpreendente e emocionante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6