Os Románov

Os Románov Simon Sebag Montefiore

Resenhas - Os Románov

Ezequiel.Soares 28/12/2023

Dinastia romanov
A história da dinastia románov como você Nunca viu. O autor, de modo preciso e envolvente, apresenta a história dos románov . História essa que é indispensável para compreender o porquê da Rússia abraçar os governos autoritários de lênnin e Stalin.

Adiel.Guimaraes 28/12/2023

!!@
Marx escreveu que ?a história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa?. Uma observação espirituosa, porém distante da verdade. A história nunca se repete, mas toma emprestado, rouba, ecoa e comanda o passado e o presente para criar um híbrido, algo único a partir de ingredientes do passado e do presente. Nenhum tsar iria governar a Rússia depois de 1917, mas todos os sucessores de Nicolau que governaram o mesmo império, com muitos dos mesmos desafios em circunstâncias inteiramente diferentes, emularam, adaptaram e misturaram o prestígio dos Románov ao Zeitgeist de seu tempo.

eu_lucasx 16/09/2023

Minhas considerações
Não posso negar que em vários momentos eu abandonei a leitura. Fiquei algumas semanas sem se quer pegar no livro, mas quando resolvia ler, conseguia ficar horas seguidas focado e impressionado com a história.
Minha parte favorita foi de Pedro, O Grande, adiante, já que o começo não me cativou e achei cansativo.
Mas, sem sombra de dúvidas, esse livro é o guia mais completo da história imperial russa, e é incrível tantos fatos e curiosidades sobre uma família, que por séculos governou parte do globo terrestre e influenciou costumes e crenças atuais.

Xandhy 10/09/2023

Os Romanov" é uma obra magnífica traz narrativa histórica que revela a ascensão e queda da dinastia russa. O escritor Simon Sebag Montefiore oferece uma visão íntima da vida da família imperial, mergulhando nas intrigas palacianas e nas complexidades da Rússia czarista. Com uma narrativa autor transporta os leitores para o mundo luxuoso e tumultuado dos Romanov, culminando na tragédia da Revolução Russa e na execução da família real. Uma leitura essencial para os apaixonados por história e realeza. Recomendo que quem puder ler essa obra que leia, é viagem na história.

Daniela Castro Autora 31/08/2023

Meu livro favorito dos Romanov!
Para quem é apaixonado por essa dinastia, tanto quanto eu, desde que me entendo por gente e teve a sorte de conhecer a cidade mais fascinante do mundo (São Petersburgo em 2012), não pode deixar de ler essa "bíblia" sobre os Romanov. Vai muito além da história, contendo cartas e fotos raríssimas. Um verdadeiro deleite.

Vitor 20/07/2023

A autocracia e a ortodoxia
O livro detalha bem os tempos imperiais da Rússia desde seu surgimento e nos mostra bem como funciona uma autocracia. A Rússia czar era um país muito bom pros ricos e péssimo para os pobres, a igreja nadava de braçada impondo o que queria. Raspútin é a representação do fanatismo religioso que levou os Romanov á ruína, o antissemitismo praticado por Nicolau II justifica os atos de Lenin. Conhecendo a fundo a história dos czares, é difícil não concordar com o exército vermelho. Lenin, para mim, foi um herói, uma pena que Stalin tenha sido seu sucessor. Gosto muito de Catarina II e Alexandre II, foram os únicos czares humanos que a Rússia teve, claro que é inevitável ter respeito por Pedro, o grande, e Alexandre I que tiveram grandes conquistas geopolíticas!

Lu 15/07/2023

Encantada.
Fiquei encantada por esse livro, muito bem escrito, com notas explicativas e um pouco de humor na história de 300 anos da dinastia.
Nem vi o tempo passar...

Maria.Batagin 14/07/2023

Enfim fim
Um livro bastante didático e muito bem escrito, confesso que em alguns momentos da leitura ela se torna um cansativo e repetitivo.
Nesta leitura você encontra de tudo um pouco: traições, guerras, assassinatos dos mais inimagináveis, luxúria, loucura. Levando você a entender um pouco desde a ascenção até a queda de uma dinastia.

Zaqueu 27/06/2023

História de uma dinastia
Por mais de 300 anos a família Romanov governou a Rússia com mãos de ferro. Nessa obra de Montefiore temos todos os momentos dos personagens envolvidos nessa história. Desde os primeiros anos de governo, passando por Pedro o grande e Catarina a grande até chegar em Lenin, Stalin e Putin. Pra quem é interessando em história com um certo grau de aprofundamento vale apena essa leitura. Escrita de uma maneira leve para os leitores ter uma certa compreensão do que a Rússia era e o que ela se tornou hoje.

Luccrazy 25/04/2023

Compêndio Fundamental
Se vc ambiciona entender o mínimo do que a Russia é hoje, seus antagonismos frente ao ocidente e a luta por ser ima potencial mundial faz-se necessário conhecer um pouco sobre a Dinastia, não uma qualquer mas a dos tsares e tsarinas Romanov. De Miguel I até o último Miguel II, Catarina, Pedros, Alexandres, amantes, conexões europeias e Rasputin, tudo está condensando e intenso nesse livro brilhantemente escrito.
É dolosoro o inicio, são 900 paginas que pesam apenas ao folhear mas o leria novamente ao concluir a última página. Em paixão pela história da Russia.

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os Románov 1613-1918" é um livro de história escrito por Simon Sebag Montefiore e publicado em 2016 pela editora Companhia das Letras. Com 944 páginas e escrito em português, o livro narra a história da dinastia Románov, que governou a Rússia por mais de três séculos.

A obra é dividida em duas partes. A primeira parte cobre o período que vai de 1613, quando o primeiro czar Románov, Miguel I, assumiu o trono, até o final do século XVIII, com o reinado de Catarina, a Grande. A segunda parte aborda o período que vai do século XIX até o fim da dinastia, em 1918, com a execução do último czar, Nicolau II, e sua família.

O livro apresenta uma análise detalhada dos governantes da dinastia, bem como da sociedade e da cultura russas da época. Montefiore descreve os desafios enfrentados pelos czares, como as guerras, as revoltas populares, as conspirações e os complôs da nobreza. Ele também examina a vida na corte, as intrigas políticas, as relações internacionais da Rússia e a influência da dinastia na arte e na cultura russas.

Ao longo do livro, Montefiore utiliza fontes primárias e secundárias para apresentar uma narrativa rica e envolvente da história da Rússia. Ele traz à tona detalhes pouco conhecidos sobre os czares e sua família, como suas relações amorosas e as histórias de traição e assassinato que marcaram o período.

"Os Románov 1613-1918" é uma obra de grande fôlego e abrangência, que oferece uma visão profunda e completa da dinastia que governou a Rússia por mais de três séculos. Montefiore é um escritor habilidoso e envolvente, que consegue transformar a história em uma narrativa cativante e emocionante. O livro é uma leitura indispensável para quem deseja entender a história da Rússia e o legado da dinastia Románov.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

@ALeituradeHoje 23/01/2023

Épico!
Tenho ?uma cisma? (no sentido de ?adoro?) com árvore genealógica e comecei o livro empolgada por acompanhar o início da família que teve um final tão trágico. Mas além da parte ?técnica? do Fulano, filho do Sicrano que casou com o parente Beltrano, com os Romanovs encontrei peças politicas que montam outros roteiros, inclusive, como fe 2022 na guerra da Rússia e Ucrânia.

O fofo Eduardo Bueno ? (@buenasideias ) falou sobre o escritor desse livro, Simon Sebag Montefiore e o quanto ele o considera incrível como historiador. No seu texto ele diz: ?Afinal, basta mergulhar em seu espantoso épico, Os Romanov, sobre a família imperial russa ? livro que já foi chamado de uma mistura de Game of Thrones com Guerra e Paz, no qual um fôlego narrativo à Tolstoi adquire o ritmo de um rock do Led Zeppelin - , para saber que o império russo nasceu na Ucrânia, mais especificamente em Kiev.?

#ALeituradeHoje #AmoLer #InstagramLiterário #Bookstagram #MuitoLivroparaPoucaVida #SobreLeituras #LeiaMais #LivrosHistóricos #LeiaSempre #OsRomanov

Gabrielli 23/12/2022

Bom livro
Interessantíssimo, uma ótima forma de conhecer a história da Rússia de forma geral. Em alguns momentos fica arrastado, especialmente porque traz bastante fofoca. Gostei muito das partes que o autor mostra como Putin encarna características da dinastia e também do império soviético. Vale a leitura, mas em doses homeopáticas

Zhouang 21/08/2022

E um livro extremamente denso sobre a dinaista Romanov. Muitos personagens e acontecimentos relatados no livro, podem deixar a leitura cansativa, mas não menos interessante. Pra quem gosta de ler fazendo anotações é um prato cheio!