Os Románov

Os Románov Simon Sebag Montefiore

Resenhas - Os Románov

Laísla 03/05/2017

A Rússia Imperial.
Pra quem é amante da história Russa, assim como eu, irá achar o livro fascinante.
Ele retrata desde os primórdios. de como a disnatia Romanov foi construída ate sua queda.
Traições.intrigas.romances.alianças e guerras. mais de 300 anos dê dinastia.
O Autor trás bastante detalhes políticos internos e externos, que manejava toda a história. Alianças com países através de casamentos e as guerras por poder. Massacrando povos e culturas.
Os Romanov são católicos Ortodoxo. Mostrando toda a influencia da religião na vida das pessoas e exaltando o ódio por aqueles que não partilhavam das mesmas crenças. Principalmente o judeus. ( povo que sofria perseguição constante desde o último minuto .desde Miguel a Nicolau II).

O livro mostra o amor dos tsares ao seu povo e esses o chamavam de Pai ou Mãe .
se faz um grande Tour pela Europa e toda a Dinastia.

E quem acha que Lênin foi o grande salvador. Em minha opinião, não foi. Um homem impiedoso e calculista. Assassinou milhões de pessoas. Então o que ele era diferente daquilo que tanto criticava? !

vale leitura .
Celso.Neto 02/08/2018minha estante
Estou adorando ler o livro. A história dos Romanov é fascinante

Bruno.Eyes 28/11/2022minha estante
Estou pensando em comprar... A leitura flui tranquilamente ou o vocabulário é mais rebuscado?

Laísla 10/12/2022minha estante
Flui naturalmente. O autor é ótimo. Tenho outros livros dele . Não vai se arrepender.

Bruno.Eyes 10/12/2022minha estante
Muito obrigado por responder, vou comprar me convenceu ^^

Gabrielli 23/12/2022

Bom livro
Interessantíssimo, uma ótima forma de conhecer a história da Rússia de forma geral. Em alguns momentos fica arrastado, especialmente porque traz bastante fofoca. Gostei muito das partes que o autor mostra como Putin encarna características da dinastia e também do império soviético. Vale a leitura, mas em doses homeopáticas

Larissa.Cifarelli 15/03/2022

Os Romanov
O livro é bem escrito, em alguns momentos se torna um pouco cansativo e repetitivo. Mas senhores tem momentos que parece uma ficção bem mórbida: traições, guerras, assassinatos dos mais inimagináveis, luxúria, loucura.
O livro conta detalhado desde a ascenção até a queda. Tem que ser lido devagar pois temos muitos personagens, o que as vezes me confundia, principalmente por ter a troca de nome "real", porém o autor faz a cada capítulo (momento da história) um guia para facilitar a identificação de cada personagem daquele momento histórico.
No mais é um excelente livro para quem se interessa pela história russa.
mappemonde 20/03/2022minha estante
adorei, lari

Lu 15/07/2023

Encantada.
Fiquei encantada por esse livro, muito bem escrito, com notas explicativas e um pouco de humor na história de 300 anos da dinastia.
Nem vi o tempo passar...

Cláudia 23/07/2020

Os Romanov
A historia dos csares russos não e muito conhecida no Brasil, mas esse livro trás uma abordagem incrível dos 300 anos de duração da dinastia dos Romanov. E um calhamaço gigantesco, mas super interessante, apresentando aspectos da corte através da analise de documentos e correspondências conservadas. Indicado para quem curte historia e biografias, mas deve-se prestar atenção nos nomes e datas, pois existem muitos Pedro, Miguel, Catarina, e outros tantos nomes que se repetem nesses três séculos de historia.

Rafael.Fortess 04/04/2021

O melhor livro que já li.
Este com certeza é o melhor livro que já li até aqui, talvez por ser um mero amante de história, este livro tenha me cativado.
Se você gosta de história, reinos, dinastias eu super recomendo a leitura deste livro.

Vinícius 11/04/2021

Os Eternos Románov
Livro extenso e bem escrito sobre mais de 300 anos dos impérios Russos passando pelos primórdios com Ivan "O terrível" , Catarina "A Grande", Pedro, Alexandre, Nicolal II e muitos outros, que formaram personagens intrigantes que marcaram séculos desde ascenção, apogeu e declínio com um fim trágico, patrocinado pela revolução Bolchevique, não deixando de detalhar a vida e influência do misterioso Raspútin que influenciou os Románovs por vários anos. Livro bem completo sobre o assunto. Não há como pesquisar história russa sem ler essa grandiosa obra com centenas de fontes bibliográficas.

Daniela Castro Autora 31/08/2023

Meu livro favorito dos Romanov!
Para quem é apaixonado por essa dinastia, tanto quanto eu, desde que me entendo por gente e teve a sorte de conhecer a cidade mais fascinante do mundo (São Petersburgo em 2012), não pode deixar de ler essa "bíblia" sobre os Romanov. Vai muito além da história, contendo cartas e fotos raríssimas. Um verdadeiro deleite.

Zaqueu 27/06/2023

História de uma dinastia
Por mais de 300 anos a família Romanov governou a Rússia com mãos de ferro. Nessa obra de Montefiore temos todos os momentos dos personagens envolvidos nessa história. Desde os primeiros anos de governo, passando por Pedro o grande e Catarina a grande até chegar em Lenin, Stalin e Putin. Pra quem é interessando em história com um certo grau de aprofundamento vale apena essa leitura. Escrita de uma maneira leve para os leitores ter uma certa compreensão do que a Rússia era e o que ela se tornou hoje.

eu_lucasx 16/09/2023

Minhas considerações
Não posso negar que em vários momentos eu abandonei a leitura. Fiquei algumas semanas sem se quer pegar no livro, mas quando resolvia ler, conseguia ficar horas seguidas focado e impressionado com a história.
Minha parte favorita foi de Pedro, O Grande, adiante, já que o começo não me cativou e achei cansativo.
Mas, sem sombra de dúvidas, esse livro é o guia mais completo da história imperial russa, e é incrível tantos fatos e curiosidades sobre uma família, que por séculos governou parte do globo terrestre e influenciou costumes e crenças atuais.

Maria.Batagin 14/07/2023

Enfim fim
Um livro bastante didático e muito bem escrito, confesso que em alguns momentos da leitura ela se torna um cansativo e repetitivo.
Nesta leitura você encontra de tudo um pouco: traições, guerras, assassinatos dos mais inimagináveis, luxúria, loucura. Levando você a entender um pouco desde a ascenção até a queda de uma dinastia.

Luiza 30/05/2019

Ótimo panorama histórico da Rússia
A Rússia sempre foi um país fascinante para mim. Como muitas pessoas dos anos 90, esse interesse veio do mistério que circulava a respeito dos últimos Romanov. Assim, eu não poderia deixar de ler Os Romanov.
O livro é um calhamaço, mas, se pensarmos que ele abarca 300 anos de história, ele é curto e meio corrido. De qualquer forma é uma ótima forma de conhecer melhor a disnastia construída por eles.
Com esse livro, pude conhecer um pouquinho mais sobre a alma do povo russo, que atualmente é um dos meus maiores interesses. Mesmo tendo lido algumas prosas e os livros da Svetlana Alexeivich, eu ainda não tinha sentido a complexidade real da formação história e cultural desse povo (e não vou dizer que conheço bem essa complexidade, apenas dei mais um passo nos meus estudos).
É um livro muito gostoso de ser lido, apesar de eu ter sentido que o autor dava alguns pitacos de opinião dele mesmo em alguns momentos. Recomendo a todos que se interessem pela Rússia :)
Zé - #lerateondepuder 18/07/2019minha estante
Muito perspicaz. Parabéns! Será um incentivo para minhas leituras.

Diana Vila 16/02/2021

As barbáries relatadas nesse livro me tiraram o folego desde o começo, mas, por mais tirana que tenha sido essa dinastia, a descrição dos últimos dias e horas da família Imperial Russa foram páginas difíceis e dolorosas de se ler.

É um livro maravilhoso, recheado de detalhes sobre as alianças, as intrigas, as traições que cercaram e enredaram a vida de todos os Tsares. Só não direi que é um livro impecável pois eu gostaria de ter lido mais sobre a política, o governo e as guerras do que sobre os(as) incontáveis amantes dos Soberanos e todos de sua Corte.

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os Románov 1613-1918" é um livro de história escrito por Simon Sebag Montefiore e publicado em 2016 pela editora Companhia das Letras. Com 944 páginas e escrito em português, o livro narra a história da dinastia Románov, que governou a Rússia por mais de três séculos.

A obra é dividida em duas partes. A primeira parte cobre o período que vai de 1613, quando o primeiro czar Románov, Miguel I, assumiu o trono, até o final do século XVIII, com o reinado de Catarina, a Grande. A segunda parte aborda o período que vai do século XIX até o fim da dinastia, em 1918, com a execução do último czar, Nicolau II, e sua família.

O livro apresenta uma análise detalhada dos governantes da dinastia, bem como da sociedade e da cultura russas da época. Montefiore descreve os desafios enfrentados pelos czares, como as guerras, as revoltas populares, as conspirações e os complôs da nobreza. Ele também examina a vida na corte, as intrigas políticas, as relações internacionais da Rússia e a influência da dinastia na arte e na cultura russas.

Ao longo do livro, Montefiore utiliza fontes primárias e secundárias para apresentar uma narrativa rica e envolvente da história da Rússia. Ele traz à tona detalhes pouco conhecidos sobre os czares e sua família, como suas relações amorosas e as histórias de traição e assassinato que marcaram o período.

"Os Románov 1613-1918" é uma obra de grande fôlego e abrangência, que oferece uma visão profunda e completa da dinastia que governou a Rússia por mais de três séculos. Montefiore é um escritor habilidoso e envolvente, que consegue transformar a história em uma narrativa cativante e emocionante. O livro é uma leitura indispensável para quem deseja entender a história da Rússia e o legado da dinastia Románov.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Eduardo 15/10/2020

Relato nu e cru da Dinastia Romanov, por 305 anos. Passagens duras, reais, dos mandos e desmandos praticados pelos tzares e tzarinas. Difícil de ler pelo peso do relato frio das práticas desumanas, mas importante aquisição histórica para o leitor.