A Causa Secreta

Resenhas - A Causa Secreta

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

JAeh.Pereira 15/04/2024

Sinistro
Fortunato parece uma ave de rapina, ou um verme, que paira em cima da carniça. No meio do conto, eu já tinha sacado a personalidade dele... Ele é aquele típico psicopata, que ninguém desconfia, mas sempre está presente em todas as cenas.

helena del rey 21/03/2024

🤬 #$%!& QUE PARIU!!!!!!
Machado de assis you ARE the moment!!!
que história doidona, muito bem narrada e detalhada - feliz ou infelizmente - , dos poucos contos que eu li dele, esse, com toda certeza foi o que mais me prendeu e me deixou ????? bem assim
eu amo a diversidade de temas das obras dele, tá muito de parabéns, gostei demais, espero que venham mais leituras desse queri

Moony._duda 12/03/2024

Adorei!
Primeiro conto/obra do Machado de Assis que eu li, achei que a linha do tempo que o livro tem faz uma grande diferença na trama, um conto curto muito bem escrito e que consegue te fazer refletir

AndrA.Lima 10/03/2024

Bizarro
O conto trás um personagem bem interessante, que hoje é um tema quase que saturado em diversas mídias, mas acredito que não no tempo em que foi escrito, trata-se de um psicopata sádico, mas só percebemos que isso foi possivelmente mostrado desde o começo da obra quando a encerramos, realmente Machado de Assis é incontestavelmente um gênio.

vick.books 01/03/2024

A causa secreta
Um conto de machado de assis com uma pegada mais diferente doq de costume. com menos de 15 páginas, ele consegui criar uma narrativa que te faz refletir e epnsar muito no ser humano e suas atitudes. a ambientação pesada, o fato do livro começar pela cena em q ele termina, tudo isso contribuiu para q esse conto tão curto tenha um impacto tão forte.

Fabricio.Macedo 18/02/2024

Texto surpreendente. Esperava outro final! rsrs Texto com vocabulário rebuscado, o contexto histórico, as referências geográficas ainda existentes o tornam bem interessantes. Machado tem uma forma única de escrita. Isto já é perceptível logo no início de suas obras.

Esdt 16/02/2024

Que belo horror!
A história começa com aquela estratégia de narrativa tão genial que é começar pelo meio, trazendo algo TCHAAN que ocorreu e dps seguindo (foi por isso que li, inclusive! Faculdade de letras kkk). Mas, nesse conto em específico, foi tão genial o modo como foi feito que, no primeiro parágrafo eu já saí me perguntando ?o que aconteceu?? e ?por que eles morreram?" (Não é lá um spoiler pq isso tá literalmente no primeiro parágrafo) ao passo que minha mente criava UM MONTE DE TEORIAS sobre o que poderia ter acontecido.

Tentei presumir o pior que pude, mas nenhuma das minhas teorias esperaram ***aquela coisa***! Fiquei boquiaberta com as pistas do que era a causa secreta aparecendo desde o início história, mas de modo a ser reconhecidas somente no final.

Foi uma ótima leitura, me interessei bastante no estilo de narração e quero muito ler histórias semelhantes.

Liz 02/02/2024

Me lembro bem quando tive que escrever um roteiro a partir desse conto e montar uma peça de teatro para a escola (que vergonha meu deus). Mas foi muito divertido, o primeiro conto que eu tinha lido do Machado e só o entendi porque tive realmente que desvendá-lo para escrever o roteiro, também só descobri qual a real causa secreta porque interpretei o Fortunato.

Esse complicado trabalho me fez ter mais interesse nas obras do autor e em outros de seus contos. Lendo A Causa Secreta pela terceira vez, posso ver agora como estava na cara, bem estampado, a personalidade do Fortunato, e no segundo ano do ensino médio tive que ler muitas e muitas resenhas e explicações para entender esse personagem.

É um conto pequeno e talvez complexo, mas quando você entende, é tenebroso.

Laura 11/01/2024

O rato preto - Machado de Allan Poe
Esse conto é bem curto e rápido de ler e narra em terceira pessoa um homem frio com atitudes psicopatas (mesmo o termo não sendo utilizado na época). Machado de Assis consegue descrever de forma impressionante pequenas atitudes que nos revelariam essa característica em alguém e só revela a perversidade do personagem no final do conto.
Depois de ler alguns contos do Edgar Allan Poe, é possível identificar muitas semelhanças desse conto com os de Poe, eu acredito que tenha sido uma grande inspiração para Machado de Assis nessa época pois também traduzia os contos do poeta estadunidense.
De qualquer forma, Machado de Assis, utilizando como inspiração a poesia sombria de Poe, escreveu esse conto intrigante e com uma pitada de suspense com maestria.

Amanda2956 18/12/2023

Aquele tipo de história que vc lê rapidinho e depois fica Ué acabou? Entendi, não entendi muito difícil saber

Julio.Argibay 26/10/2023

Causa
A causa secreta é um conto de Machado de Assis sobre a relação entre um casal: Fortunato mais sua esposa: Maria Luiza e um amigo recente, doutor Garcia, que o ajudou num acidente na rua. A amizade deles acontece de forma acidental e algum tempo depois eles se tornam íntimos. Digno de comentário é um comportamento estranho do marido. Ao frequentar a residência do casal, o doutor acaba notando uma doença grave na jovem. Assim, com o passar dos dias, ela não resiste e acaba falecendo. Este fato acaba revelando ao marido algo surpreendente para ele. Alhures, a surpresa só não é mais inusitada do que a reação do marido ao descobrir esta relação.

França7 21/10/2023

Li esse na escola semana passada, um conto curtinho e mt mt bom, machado é mt genial serio q cara bom

Giulia 18/10/2023

Primeira vez lendo Machado de Assis..
Mórbido, profundo, delirante

"Castiga sem raiva, pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia pode dar"

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6