Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Lissa 26/03/2023

Nhe
Eu tinha mais expectativas em relação a esse livro depois que li VHS.
Primeiro que VHS menciona Ultra-Carnem como um açougue que possui um pacto e eu achei que esse livro fosse sobre isso. Fiquei um pouco decepcionada quando percebi que não era o caso.
Ainda acho muito legal a forma com que o Cesar Bravo consegue contar histórias completamente diferentes e mesmo assim conecta-las uma a outra como se fosse uma só.
No geral, gostei das histórias. Mas a ultima, sobre a Lucrécia, me decepcionou um pouco. Essa ideia de inferno atualizado, uma empresa hierarquizada e etc, não me apeteceu muito. Me pareceu mais uma comédia de alguma forma estranha do que um livro de terror.
De resto, ainda não vou desistir de Cesar Bravo. Stephen King já me decepcionou muito mais e eu segui por mais tempo.

RaquelSales17 19/03/2023

O Lúcifer é mais esperto
Eu gostei muito do
Livro Mas senti como se o próprio Lúcifer não correspondesse ao ser de milênios inteligente, sábio e ardiloso que está na terra para matar, roubar e destruir. No livro passa a mensagem de um ser vulnerável e que apela para qualquer pessoa ?esperta? Se fosse a história de um demônio, tudo bem, mas o próprio Lúcifer. Achei meio fraco.

Jady.Vitorio 11/03/2023

4/5
Gostei bastante do fato que as histórias se ligam uma com a outra como ser fosse uma continuação, gostei bastante da trama da história

Lariwoon 07/03/2023

Uma experiência literária diferente
Pra ser sincera eu comecei essa leitura por pura conveniência: O livro estava ali então eu li.
O tema definitivamente não é parte dos meus interesses, mas a narrativa logo no começo era tão envolvente, misteriosa e bem escrita que me prendeu e despertou o desejo de ir até o final.
Apesar do começo promissor, senti que conforme a história avançava e era explicitada foi se tornando menos interessante para mim. Acredito que isso se deva à dois fatores principais: 1- A mudança constante de focalização (mesmo que unindo as anteriores às novas) e 2- A transformação do mistério em violência explícita/cenário fantasioso.
Além disso algumas expressões me causaram bastante incômodo ao longo da história, despertando dúvidas sobre o objetivo de certos adjetivos terem sido utilizados pelo narrador (e não enquanto pensamento dos personagens) para se referir a outros.

Ariana 28/02/2023

O livro todo foi excelente, com exceção do final que achei sem graça, esperava algo aterrorizante. ?

djalmanasc 19/02/2023

A freira?
Era noite e chovia muito quando o padre Giordano recebia uma velha cigana em sua casa de acolhimento a crianças abandonadas. Iolanda estava lá para o pedir pra ficar com seu irmão Lester, uma criança esquisita e acanhada, a qual não era mais bem-vinda em sua tribo e sofria ameaças de morte (sem motivo exposto ainda), por isso precisava de um lugar pra ficar.
Foi um diálogo denso, os olhos infantis carregavam muitas coisas, mas nenhuma delas eram coisas boas, muito menos santas. Giordano tinha tantos questionamentos? a começar pela diferença religiosa, mas após uma oferta de um saco de ouro pela estadia do abandonado, que podia ajudar a manter o lugar humilde, resolveu acolhê-lo. E não houve paz no orfanato desde esse dia. Afinal, há paz na casa de Deus quando o diabo está dentro dela?
Lester, além de estranho, amava pintar, e era bom nisso, sempre passava horas e horas se dedicando aos quadros. Em alguns dias, chegou um policial para avisar que a caravana que sua irmã estava na noite que o deixou, sofreu em um acidente bizarro e todo o grupo com mais de 40 pessoas morreram. Entre os corpos, um quadro pintado por Lester, de um retrato fiel e realista da cena fatal.

O livro se divide em 4 partes que se conectam. Primeiro conhecemos a infância de Lester, ele se torna uma lenda fascinante na vida de um pintor fracassado, Nôa. Que busca entender tudo que aconteceu anos atrás naquele orfanato. Logo após, entramos na vida de Marcos, um técnico de informática tão desgraçado quanto o protagonista anterior e sua relação com as trevas é ainda mais particular. Por fim, Lucrécia, outra lascada, uma garçonete que ouviu coisas que não deveria.

Veio aí a primeira decepção literária no terror pra mim? e essa bateu forte. Ultra Carnem, de Cesar Bravo, era o livro que eu estava mais ansioso pra ler desde que li meu primeiro livro de terror, que foi VHS, do mesmo autor. Foi ele que me fez me apaixonar pelo gênero e queria demais saber o que mais tinha nessa mente agoniante do escritor brasileiro. Em VHS, uma coleção de contos bem curtos, eu descobri que amava o estilo de horror religioso, então essa outra leitura seria um prato cheio, além de ser bem mais extenso e centralizado no mesmo assunto.

Os contos estão conectados e a história é maravilhosa. Bravo é um gênio. Mas é cansativa e ansiosa a forma que é escrita? Sinto como se ele segurasse sempre um plot estrondoso pra todo final de história ou capítulo, e esquece que precisa manter o leitor entretido no decorrer, sabe? É sempre um "calma que vai ficar bom" e fica bom, óbvio, eu sei disso porque ele fez isso em todos os 18 contos que já havia lido dele, só que esses eram curtos, não dá tempo ficar com tédio. Acho que ele até sabe disso, pois coloca um monte de coisas absurdas no meio, na intenção de assustar e só consigo pensar "ela disse isso?" (tulla's voice). É apelativo e não funcionou pra mim. A divisão excessiva de capítulos me incomoda também (mas entendo se o objetivo for parecer uma biblia)

Tenho a sensação que o final das 3 primeiras partes são "preciso acabar logo porque as folhas estão acabando". Mas a parte final (4) é uma surpresa boa, eu gostei. Amei a mistura das idéias de inferno cristão com o mitológico. Ela é mais enxuta e Bravo não tinha a intenção de destruir a vida da protagonista dessa vez.

Tentei ser o mais gentil possível porque o escritor é um querido e foi importante na minha trajetória literária. Me perdoa, Cesinha ?

Isabela934 12/02/2023

Meu primeiro contato com o Bravo. Simplesmente genial todos os contos, você mergulha com tudo, a escrita, o humor juntamente do horror é sensacional!

Anderson Rodrigues 02/02/2023

Visceral e ácido ao mesmo tempo...
Dividido em quatros contos onde os acontecimentos é narrado em épocas diferentes e com seu personagens diferente onde suas histórias acabam se conectando, eu particularmente gostei de todos os contos, Cesar Bravo tem uma escrita incrível e a junção do horror com um humor ácido deixa o livro ainda mais incrível.
O destaque vai para o terceiro conto que pqp é muito bom!

Kit 16/01/2023

O livro me surpreendeu bastante, principalmente pela parte 1 e 2 que são maravilhosas, mas a parte 3 e 4 não curti tanto, mas tudo bem. A escrita do César Bravo é muito boa e a ambientação sempre ajuda a fazer com que tudo fique mais fácil de compreender. Terrorzinho gostoso de ler.
Eduardo Pescador 23/01/2023minha estante
Cara, concordo plenamente com a sua definição do livro...

gabidarling 03/01/2023

é bom até, só não me surpreendeu tanto mas a história me prendeu até o final, so algumas coisas q me deixaram assim ?

Bu 19/12/2022

O pata rachada....
Uma história dividida em 4 partes interligadas por um fio macabro.

Rapaz muito bem costurado, escrita fluida, uma carrada de referências bem aplicada, em um resumo muito bem feito, questão de acabamento nem tem o que se falar da editora vissi, sempre excelente.

Leslie.Eduin 07/12/2022

Só tem capa!
Bom... Quase desisti desse livro. Leitura arrastada, são quatro história que se interligam. O personagem principal que liga todas as histórias, um garotinho cigano possuído pintor.
A segunda história, um cara "pintor" fracassado que abandou sua vida para ir atrás das obras "amaldiçoadas" do garoto cigano, no caminho encontra Lúcifer, disfarçado de humano, que observa o rapaz indo atrás dos pertences do menino, e assim que ele consegue, lúcifer o mata e leva as coisas do menino.
Terceira história, que é a mais nojenta e depravada (a que salvou o livro um pouco). Um técnico de informática fracassado, com uma vida miserável. Que faz um pacto com uma antiga estátua que pertencia ao menino cigano. Porém, virou um serial killers, brutal e nojento, apesar de todo suspense, você já deduz de cara que ele é no serial killer, mas ele não se dava conta que era um. E a quarta e última, é lúcifer procurando o garoto cigano. Encontra uma mulher que ele acaba recrutando para seu time. No fim encontra o garoto, que já é um idoso escondido no porão de uma igreja, e o leva para o inferno novamente.
E a mulher que ajudou lúcifer o "ajuda" a reinar o inferno, e todos viveram felizes para sempre.
Não achei aterrorizante e nem nada. A primeira história que é sobre a "vida" do garoto, achei chata e rasa, a segunda chatinha também. A terceira melhora, porém você sente nojo do personagem. E a quarta foi sei lá....
Dark side sendo dark side.... Vendem capa e não conteúdo. Comprei o livro pela capa, achei que seria realmente aquele tipo de história que você fica pensando o dia todo, ansiando pela próxima página... Mas não... Achei bem fraco. A escrita é boa, você entende e não é uma história confusa, é só uma história sem sal mesmo. O demônio reclamando que não consegue "assustar" por conta da tecnologia foi o auge! Kkkk
Guilherme 09/12/2022minha estante
Ao menos a capa é bonita, releve a história! (Zoas >.

decodeco 01/03/2024minha estante
Dentre todas as reviews que li sobre esta obra, a sua foi a única que conseguiu descrever o que estou sentindo? estou na página 307 e sinceramente não aguento mais hahaha
Vou continuar lendo justamente pq já estou chegando no fim.

Leslie.Eduin 01/03/2024minha estante
Então, eu fiquei bem decepcionada. O livro é bonito esteticamente, mas a história? Muito fraca e chatinha

Ana 17/11/2022

Ultra Carnem, livro BRASILEIRO de suspense e terror, tem um lugar guardado no meu coração! Basicamente, o livro é dividido em quatro histórias com personagens diferentes e um objeto em comum; um vidro de tinta, supostamente resultante de um pacto com o Diabo. Todas as histórias estão interligadas e escancaram, acima de qualquer crença ou comportamento sobrenatural, a crueldade humana, o preconceito, a intolerância, ganância e sede por poder. Há, sem prejudicar, partes mais interessantes e intensas, outras mais clean porém todas são importantes para fortalecer esse panorama da humanidade. Em síntese, recomendo esse livro de olhos fechados, não tanto pelas partes macabras, mas pelas reflexões que proporciona, sem contar a edição perfeita da DarkSide (que por sinal, nunca falha).

site: https://www.instagram.com/livros.pansera/?hl=pt-br
Miguel 17/11/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard? e estou à procura de pessoas que se interessem. caso vc tenha vontade de ler, está disponível no Kindle Unlimited. é bem curto e rápido, tem só 25 páginas! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

Manu 17/11/2022minha estante
@Miguel que gracinha! Fala sobre oq?

Miguel 17/11/2022minha estante
é um conto de suspense e terror escrito em formato de cartas

CONRADO0 15/11/2022

Bom começo sobre César Bravo
Primeiro contato com César Bravo.
Os contos foram bem construídos e entrelaçados com sucesso no final. Primeiro livro do gênero terror, mas confesso que não me deixou com o sentimento de medo, contudo vale ressaltar que amei da atmosfera criada, as personagens, a imersão na história foi feita com sucesso.
Os diálogos foram muito bem estruturados e a descrição narrativa do Inferno foi a melhor que já li até então...[deu até vontade de fazer um tour guiado...kkk]
Todavia a história escalou de uma maneira muito perfeita, criando uma expectativa de um desfecho igualmente apoteótico,
porém o final não atendeu o mesmo nível expectativas que acabei criando...
Culpa minha? Pode ser, talvez eu não tenha captado corretamente a proposta do autor mas não apaga o brilho da narrativa...

MelQuezado 31/08/2022

O livro é bom.. tipo, você começa a ler e não quer mais parar. Tem partes que sao de fato beeem pesadas e tlw hora você pensa: não vou ler isso a noite (não leiam a noite se você tiver muitos pesadelos). Mas o final deixou a desejar... Eu esperava que não fosse tão previsível.