Ultra Carnem

Compartilhe

Resenhas - Ultra Carnem

Raquel Moritz 12/11/2016

Um banquete completo
Este livro contém: criança chamado a mãe do outro de puta, freira se benzendo pq ficou bolada com arte cigana, gente questionando fé, diálogos maravilhosos entre padres e pessoas descrentes, corpos carbonizados, tragédias, capeta assombrando o povo, Lúcifer se passando por humano e muito mais.

O curioso é que, ainda que tenha suas partes mais ~porrada, Ultra Carnem é um livro cheio de sutileza nos diálogos, nas ações e nas escolhas. Principalmente nas escolhas - César Bravo soube temperar esse prato muito bem. O banquete está servido.
Benny Carvalho 12/11/2016minha estante
Gente curiosidade à mil aqui já

Raquel Moritz 12/11/2016minha estante
=DDD

Alex.Fernandes 14/11/2016minha estante
bacana... Parece um "Hellblazer versão livro". São quantos contos?

Cesar Bravo 25/11/2016minha estante
Ei, Rachel! Muito obrigado por sua opinião sobre Ultra Carnem. Adorei cada linha. Realmente o livro é uma porrada (cheia de sutilezas nas entrelinhas). Abração!

Ayslan.Melo 14/02/2017minha estante
Caramba, deu muita vontade de ler!! Vi no Pipoca e Nanquim no Youtube e essa descrição, deu ainda mais vontade!!

Weslley Machado 01/12/2016

O petardo que faltava para a literatura de terror nacional
Cá estou eu novamente, dessa vez com a responsabilidade de escrever algo que faça jus a experiência que tive ao ler Ultra Carnem, de Cesar Bravo. Como falar sobre uma obra-prima? Como acrescentar alguma coisa a algo que fala por si só? Essas são algumas das dificuldades que encontro nesse exato momento por tentar escrever a respeito de um grande livro, mas é com enorme prazer que eu me proponho a encontrar um caminho para transportar as sensações que carrego comigo. A partir de agora, escrevo e torço para que minhas palavras sejam claras o suficiente. Espero traduzir aqui todo o meu carinho e admiração pela obra em questão e, quem sabe assim, incentivar mais alguém a ter essa experiência única.

Sinto que devo começar citando outro livro que ocupa uma posição de destaque entre os meus favoritos para que assim eu consiga explicar sobre o que se trata Ultra Carnem um pouco melhor. Coisa rápida. Além da Carne – livro que vocês já me viram comentar mais de uma vez por aqui – é uma peça fundamental para que hoje eu esteja comentando sobre Ultra Carnem, pois foi através dele que eu conheci o Cesar Bravo e também foi a partir dele que o autor teve o ponto de partida para seu novo livro. Ultra Carnem é uma espécie de expansão da mitologia sinistra de Além da Carne, um avanço daquilo que era até então a obra mais conhecida do mestre do terror nacional. Com isso, chego a uma pergunta que é feita pela maioria dos leitores que estão começando a ter contato com a obra do Cesar Bravo agora: posso ler Ultra Carnem sem ter lido Além da Carne? A resposta é sim, dá para ler tranquilamente. Embora existam ligações entre os livros, Ultra Carnem se garante sozinho. Agora, se você quer ampliar a sua experiência, leia ambos (mas não tenha receio de começar pelo Ultra Carnem).

Agora eu chego ao momento mais importante, aquele em que posso falar sobre um livro que esperei durante tanto tempo e que me conquistou em questão de segundos. E acredite que, quando digo segundos, não estou exagerando. Ultra Carnem foi capaz de me conquistar logo na primeira página, quando uma história envolvendo um menino cigano chamado Wladimir Lester começa a se insinuar. Não vou contar sobre essa ou outra história – no total, o livro é dividido em quatro partes –, mas quero deixar um aviso para quem está prestes a se arriscar por essas páginas: todas as histórias, sem exceção, são perturbadoras; cada uma com suas peculiaridades, mas todas completamente insanas. Sendo assim, esteja preparado para lidar com um livro extremamente forte. Ultra Carnem não trabalha com o meio termo, suas páginas são densas e carregadas de um conteúdo para pessoas de estômago forte, pessoas dispostas a conhecer e sentir o que histórias pesadas podem oferecer. O que me fez gostar tão facilmente do livro foi justamente essa questão do 8 ou 80, pois assim como em outras obras do autor, Ultra Carnem funciona para quem quer ter uma experiência completa. Nada de moderação, Cesar Bravo conhece seu público e sabe o que o mesmo espera quando o assunto é terror. Mas eu estou me apressando, ainda não é o momento de falar sobre esse tal Cesar Bravo…

Destaco também o futuro promissor – tanto para o próprio livro e autor quanto para a literatura de terror nacional em geral – que eu pude enxergar através dessa leitura. Ultra Carnem é definitivamente o petardo que faltava para o gênero, um livro que traz consigo uma série de mudanças para o que até então não era devidamente valorizado. Se a literatura de terror nacional era tida como algo inferior, algo sem público, Ultra Carnem veio para provar o contrário de uma vez por todas. Tenho a confiança reforçada para afirmar algo do tipo devido à qualidade do livro que é, sem sombra de dúvidas, indiscutível. O título é tudo aquilo que um fã de terror pode querer – pesado, direto, visceral, assustador… Insanamente bom. É exatamente o que precisávamos para uma mudança de cenário, algo para agitar as coisas e mostrar que existe terror de muita qualidade sendo produzido por aqui, terror que não fica devendo em nada para o que vem de fora. A mitologia desenvolvida por Cesar Bravo é original e muito bem amarrada, fruto de uma mente com a capacidade de imaginar o inimaginável. E já que estou falando de Cesar Bravo…

Cesar Bravo não decepciona em seu novo livro, fato esse que já era esperado por quem acompanha sua carreira. O autor, conhecido desde as mais antigas publicações como mestre do terror nacional, nos entrega uma pérola em forma de livro. Há um bom tempo não é possível falar sobre literatura de terror nacional sem citar seu nome, coisa que daqui para frente será cada vez mais constante. Ultra Carnem é Cesar Bravo ao dobro, um tiro certeiro, uma expansão de suas maiores insanidades. Sua escrita continua visceral, como não poderia deixar de ser. Surpreende-me cada vez mais a capacidade do autor em transformar suas palavras em diversos sentimentos, dos mais sutis aos mais pesados. Não é à toa que o tenho como meu autor nacional favorito – seu talento com a escrita é inegável; seu terror, inconfundível. Cesar Bravo é a maior revelação do gênero, um autor completo e indispensável para quem gosta de terror absoluto.

São muitas as sensações que carrego ao fim de Ultra Carnem, como citei anteriormente, porém, uma delas se destaca: a sensação de realização. Sinto-me realizado pela experiência insana de leitura – toda a minha expectativa com relação ao livro foi correspondida – e, acima de tudo, realizado em ver um dos meus autores favoritos sendo cada vez mais reconhecido. Peço a você, caro leitor, que valorize e aproveite ao máximo esse momento especial para o terror nacional. Ultra Carnem é o primeiro de muitos petardos do mestre Cesar Bravo pela DarkSide Books e eu espero que ele possa receber a devida atenção. Daqui a alguns anos, caro leitor, terei o prazer de comentar sobre este mesmo livro me referindo a ele como um clássico. No mais, espero ter conseguido expressar tudo o que penso de maneira clara e ter despertado um pouco da sua curiosidade. Se sim, fico satisfeito e encerro por aqui.

site: http://bit.ly/UltraCarnem
Cesar Bravo 01/12/2016minha estante
Grande Sr. Machado. Não preciso comentar quão espantosamente incrível ficou essa resenha, mas mesmo assim, muito obrigado pelas palavras.
Já sinto os dedos coçando para escrever mais um, mas por hora vou degustar de novo essa resenha. Abração!!!

Vinny Britto 05/09/2017

Nunca faça barganha com o diabo!!!
Essa primeira história ( da cigana e do garoto abandonado) começou de forma fascinante. Chegou a me dar arrepios em algumas partes e me empolgou bastante. Do jeito que começou, esperava outro tipo de desfecho mas de toda forma foi muito bom.

Já não consigo dizer o mesmo das 3 seguintes, foi cada vez mais tomando rumos diferentes entre si. Legal é que vai amarrando as pontas, mas no fim acabou deixando um gostinho amargo de decepção, por ter começado de forma tão empolgante e foi caindo um pouco.

Achei que seria na pegada ''Exorcista'', de possessão, essas coisas.

O que me prendeu bastante foi a escrita, gostei muito e certamente procurarei outros trabalhos do Cesar.
Cesar Bravo 08/09/2017minha estante
Obrigado pela resenha sincera, Vinny;
as possessões virão, não se preocupe rsrrs

Vinny Britto 13/09/2017minha estante
Escritor que responde os leitores tem ponto extra!!!
Fico feliz de ler coisas bacanas feitas por brasileiros.
Parabéns!!

Fernando.Rodrigues 11/10/2017minha estante
Eu apenas não curti a última história que, além de apresentar um ínfimo erro de revisão, destoou com o resto das outras.
Essa resenha aqui traz um olhar diferente em relação a obra.

Anna Costa 28/01/2017

O TERROR NACIONAL COMO DISPUTA ENTRE CÉU E INFERNO
Ultra Carnem é o universo expandido do livro de contos Além da Carne (2013), que foi publicado de forma independente pelo autor. Ele é um romance dividido em 4 contos (“O abandono”, “Gênesis”, “O pagamento” e “O inferno”) que possuem ambientação, épocas e personagens diferentes, mas que se ligam de forma discreta até se conectarem completamente no quarto conto.

Os personagens deste livro são movidos por ambição, luxúria e desejos egoístas, e a escolha narrativa nos faz ter dificuldades em sentir empatia por eles. O narrador-observador nos conta as mais sujas motivações e esfrega na cara do leitor o quanto o homem pode ser intrinsecamente atraído pelo mal, dada a oportunidade. Para os personagens de Ultra Carnem, as oportunidades aparecem e a partir daí uma cadeia de acontecimentos os leva a conhecer uma antiga maldição cigana e o próprio Lúcifer (um personagem estereotipado, mas simpático).

Infelizmente a maioria das personagens femininas desempenha papéis secundários e lugar-comum, com exceção de Lucrécia. No entanto, considero a vivência de um trauma uma alternativa fácil para justificar suas motivações. Apesar disso, o livro segue prendendo o leitor que decide não se incomodar por isso.

Fiquei um pouco incomodada com a ausência de elementos para contrapor toda a negatividade, o lado “satânico” da narrativa. Acho essa dualidade necessária para dar mais força à intenção do autor de que o céu e o inferno brigam por mais almas. Em “Ultra Carnem”, no entanto, o inferno ganha por larga vantagem, e a gente acha bom.

César Bravo arrisca em escrever sua própria “hierarquia do inferno”, que remete aos círculos de sofrimento do inferno, de Dante, em “A Divina Comédia”. Talvez por não ter medo de errar, ele acerta. Uma narrativa tão rápida e envolvente como a de Stephen King encontrando a visceralidade poética de Clive Barker, esta é a escrita de César Bravo. Que venha mais!

site: http://www.annacstt.com/2017/01/resenha-ultra-carnem.html
Cesar Bravo 29/01/2017minha estante
Obrigado, Anna! Fiquei muito feliz que tenha gostado, avaliado e resenhado meu livro.
Compreendo seus incômodos, suas observações serão levadas em consideração em um próximo trabalho.
E sobre a comparação com dois de meus mestres, só posso agradecê-la mais uma vez.
Abração

Anna Costa 29/01/2017minha estante
Fico sempre impressionada com sua humildade e carisma em ler e comentar todas as resenhas do seu livro, César! Isso não se vê sempre, e só me faz admirá-lo mais ainda! Obrigada!

Cesar Bravo 31/01/2017minha estante
Imagina, o mínimo que posso fazer é retribuir o carinho e a atenção que recebo. Abração

D.A. Potens 07/12/2016

RESENHA DE ULTRA CARNEM, DE CESAR BRAVO, UMA REVELAÇÃO DA DARKSIDE BOOKS — UMA SERENA LUZ NA ESCURIDÃO
Por Danilo de Almeida da Silva

Nota: 4,5/5 — 9/10.

— UMA LUZ NO TÚNEL —

Antes de contar sobre a maravilhosa oportunidade de ler o primeiro livro de terror nacional lançado pela Darkside Books, gostaria de falar sobre a minha percepção sobre o trabalho desta editora em acreditar no oculto, no obscuro e, acima de tudo, no nacional.

Sempre a considerei uma empresa revolucionária; primeiro, por causa de sua qualidade editorial e gráfica; segundo, pela capacidade de focar o terror e a fantasia em seu arsenal literário, ao passo que outras editoras — diga-se a maioria — seguem outras vertentes baseadas no tradicionalismo. Por estas características, sinto que a mesma está à disposição de mudanças significativas no mercado editorial, e é isto o que dissecarei na mais pura sinceridade como leitor e autor iniciante.

Antes de tudo, posso dizer que a literatura está sendo reduzida à banalização das obras e no desprezo para com a criatividade e capacidade de absorção cultural dos indivíduos, quando predizemos que somente livros com alto teor de aceitação internacional são lançados em nosso solo com garantia de sucesso de acordo com o que a mídia impõe. Nesta hora, a Darkside vem para provar que um bom marketing e um esplêndido trabalho editorial podem quebrar esses paradigmas, alcançando a emancipação do capitalismo puro — para e pelo lucro — ao tratar a literatura como ARTE DIGNA DE LOUVOR em meio à cultura artística, podendo lançar qualquer obra na qual a qualidade esteja presente, pouco se importando com a popularidade do autor.

Para comprovar isto, eis que o lançamento do autor nacional Cesar Bravo com o livro Ultra Carnem surge em uma surpresa e um alento para leitores e escritores de primeira viagem como eu, demonstrando que é possível lançar um escritor pela sua qualidade e não somente pela exigência de que o mesmo tenha um panteão de seguidores, como youtubers, bloggers, vloggers e tantos outros "oggers", uma vez que, a fim de que um livro faça sucesso, sobretudo, a capacidade técnica, inovadora e revolucionária de um enredo com coerência e coesão dos conteúdos, além da presença de plots de tirar o fôlego dos leitores, sejam de vital importância para as vendas, lucro e divulgação dos envolvidos.

Assim, além do que os olhos podem ver, e a capacidade de ler pode exercer sobre a vida de cada um, a habilidade de interpretar surgirá com este tipo de trabalho para captar cada pedaço de alma deixado pelo autor em sua obra. Por isso a Darkside opta pela escuridão, pois mesmo nas trevas, homens e mulheres podem acender um mero feixe de luz para encontrar os tesouros no interior da arte, da vida, dos significados e, por conseguinte, de si mesmos.

Neste ápice artístico de uma esperança inigualável, Ultra Carnem vem para estapear a cara do mundo literário atual, reviver o a esperança no futuro a partir da qualidade e do esforço, assim como deixar um legado para a literatura nacional. Aqui, nunca a lei de Newton fez mais sentido: para a ação de Cesar Bravo e da Darkside Books, uma reação foi causada para abrir os nossos olhos. Olhos que verão a capacidade do nacional, em questionar o velho e abrir os olhos para o novo.

No meio desta dialética louca, pessoal, eu vos abro as cortinas para o inferno; à mitologia, à qualidade literária e ao sentimento agudo e crônico deixado por Cesar Bravo em cada página de Ultra Carnem. Muito além da carne, eu diria; sobretudo, em nossa alma...

— O LIVRO E SUAS ENTRANHAS —

Em Ultra Carnem, conhecemos a história de Wladimir Lestes, um garoto cigano abandonado em uma igreja antiga por sua suposta irmã aos cuidados de padre Giordano, o responsável pelo orfanato em funcionamento dentro da própria instituição católica. Com este singelo contato, Wladimir acaba por viver algum tempo no local, revelando aos poucos seu dom inigualável de pintar, e sentindo na pele a maldade que provém da língua e das atitudes das crianças abandonadas. Quando li esta parte, tive a certeza de que a frase “aqueles que possuírem o coração de uma criança entrarão no reino dos céus” seria facilmente mudada para o seu oposto: um convite direto ao inferno de fogo sem misericórdia. E por isto continuei a leitura, pois senti que Cesar Bravo desejava remexer cada ponta pútrida do ser humano que nos negamos a enxergar, ou melhor, que conhecemos, embora optemos por nos fazer de cegos...

Neste começo, a apresentação é gradual e, junto ao feeling deixado pela arte gráfica satânica do livro, sua pele e seu corpo começarão a sentir a pressão do que o aguarda até o final da história. Uma sensação fechada de medo do garoto pintor — e daquilo que o rodeia —, o protagonista da primeira de quatro novelas contidas na trama geral.
Não irei me aprofundar no conteúdo de cada uma, pois acredito que o leitor deva descobrir o que o aguarda para que a obra entre na carne da maneira que o autor deseja. Mas adianto que Wladimir Lester é a ovelha que possibilita a influência dos outros personagens que surgirão nas novelas seguintes: Nôa, o pintor falido; Marcos, um técnico de informática fracassado e Lucrécia, uma garçonete vazia e traumatizada.

Após a primeira novela, onde o tópico principal é apresentado, as próximas novelas são mais fortes, encorpadas e adornadas das mais puras descrições sanguinárias e aterrorizantes, como se você tivesse presenciado aqueles fatos ao vivo. Neste quesito, digo que uma dessas quase me fez vomitar no ônibus, além de me estimular a fazer caretas, e isto eu considero um elogio, pois o talento do autor, além de dominar qualquer técnica literária, está na capacidade de fazer os indivíduos sentirem a trama na pele, principalmente quando se falam de terror com GORE e NOIR — as características tão bem dominadas pelo Sr. Bravo.

Todavia, não pense que Ultra Carnem resume-se a isso. Esta obra é diferente da maioria e, semelhantemente aos livros publicados pela Darkside Books, requer uma leitura minuciosa, lenta e atenta, para que não perca os detalhes contidos da maneira que ocorre com O DEMONOLOGISTA e OS CONDENADOS de Andrew Pyper. Oriento-lhe a não se apegar a nada, deixando a história rolar e atentando-se a um fato que me chamou a atenção do começo ao fim: até que ponto os seres humanos são vitimas sem que tenham feito algo para merecer o mal encarnado em suas entranhas?

No jogo da ação e reação, ala George R.R. Martin, Cesar Bravo mostra que o bem e o mal andam em uma linha tênue capaz de se romper a todo o momento. Por isso eu deixo minhas congratulações a este lançamento e a todos os autores que por virtude vierem a ser lançados pela Darkside. E peço que ofereçam uma, duas, mil chances ao nacional; que abram os olhos e estimulem os amigos a lerem Cesar Bravo e as obras de outros autores para que, de migalha em migalha, alcancemos algo maior e mais vívido; algo que outros tentam nos tirar todos os dias: a capacidade de sonhar e acreditar...
Cesar Bravo 10/12/2016minha estante
Resenha sensacional, Danilo. Muito obrigado por postá-la nesse espaço. Fico feliz em saber que considerou esse livro tão especial. Aliás, além de uma resenha, você fez uma análise crítica muito interessante.
Abração!!!

pereira_renata 11/12/2016

Uma escrita simples, mas cheia de significado
Eu confesso que não sabia nada do autor até ver que ele seria publicado pela Darkside. Oba, mais autor nacional na caveirinha??? Felicidade define!
O livro nos é apresentado em 4 partes mais um epílogo. De cara quando abrimos a capa já ficamos meio ressabiados com o o que virá, pois é uma cena meio do mal (para ser boazinha hihihih), parecendo criaturas sofrendo (ou não, né?) em algum lugar...
Na Parte I, O abandono, somos apresentados a Wladimir Lester, um menino cigano que foi abandonado pelos seus em um orfanato católico, sob a tutela do Padre Giordano. Esse episódio é o pontapé inicial das demais histórias que se desenvolverão no livro. O menino é bem estranho e carrega consigo tanto o dom da pintura, quanto um vidrinho misterioso com uma estranha tinta vermelha.

Conforme avançava na leitura ia ficando mais e mais grudada nela, querendo saber mais coisas sobre o menino e sobre todo o mistério que o envolvia, que não vou contar para não estragar a "surpresa"....Daí percebi que o leitura era em forma desses 4 contos. Novas histórias foram surgindo e com elas, novos personagens...porém todos entrelaçados com a história do menino cigano.

Na Parte II, Gênesis, conhecemos Nôa e sua busca insana pelo legado de Wladimir Lester, apesar de ter se passado muitos e muitos anos. Nem todos querem se lembrar das histórias. Na minha cabeça a história do menino tinha tido um fim ....ledo engano, né?
Aí vem a Parte III, O Pagamento. Aqui eu fiquei realmente impressionada em como o autor Cesar Bravo tem uma facilidade incrível de nos mostrar novos personagens e de novo entrelaçar no que já sabíamos anteriormente! Não estou brincando!!!!! Acho que essa história foi a que mais gostei! Porque me pareceu tão real, tão verdadeira....o autor bem sabe como ir fundo na podridão da mente humana...

A Parte IV, como não poderia deixar de ser, se intitula O inferno. Aqui algumas interrogações se fecharam na minha cabeça ahahahahah...E eu pude perceber como a escrita do autor é realmente única. Simples, mas cheia de significado. Não gosto de sangue espirrando na minha cara, gosto de um terror mais sutil, como o que foi apresentado aqui. Afinal, creio mesmo que o Diabo seja de certa forma elegante....

Gosto desses livros que você não querer largar até terminar de ler e foi isso que aconteceu com Ultra Carnem. Tem um epílogo, que considerei um bônus ehehehe....e tudo que falarei dele é que o tempo corre diferente no inferno.

A edição é estilo Darkside de ser, capa dura, toda preta, com detalhes em vermelho e com esses desenhos meio bizarros que nos remetem a anjos e demônios. Se você é um leitor destemido pode ler sem medo!

site: http://www.umaleituraamais.com/2016/12/resenha-161-ultra-carnem-terror.html
Cesar Bravo 11/12/2016minha estante
Renata, muito obrigado por seus comentários. É sempre incrível quando um autor percebe que um leitor, mais do que apreciou, compreendeu sua obra. Forte abraço e bem-vinda ao pedaço mais quente da literatura!

Gabi 18/01/2017

O que falar desse autor que mal conheço e já quero ler mais?
Estava carente por uma boa história com o clássico embate entre céu e inferno e uma boa dose de sangue. Ultra Carnem ultrapassou minhas expectativas.
O livro é divido em quatro partes que se interligam no final.
Primeiro somos apresentados a Wladimir Lester,o menino cigano e sua tinta quase mágica.
Nôa,o segundo protagonista é um artista frustrado que vê em Lester a chance de mudar de vida e sai atrás de informações sobre o cigano.
A terceira parte fica com Marcos Cantão,um técnico de informática frustrado com um casamento em ruínas e um filho deficiente,sua motivação para continuar nessa vida terrível. Num desses dias ele entra em contato com uma obra de Lester e também com o sobrenatural.
Por fim,conhecemos Lucrécia,a garçonete com o passado obscuro que dá de cara com Lúcifer e seus companheiros no próprio local de trabalho.
Todo o uso de elementos do cristianismo foram maravilhosos e a representação de Lúcifer é digna de uma menção honrosa.
A obra é um prato principal maravilhoso.
E que venha mais César Bravo!
Cesar Bravo 19/01/2017minha estante
Obrigado, Gabi!!! Também te considero horrores! Adorei saber o que você achou do livro.
Abração

Samuel Simões 24/11/2016

Ultra Carnem em palavras,crueldade e violência. FODA! Recomendo!
Eu já tinha lido um livro do Cesar Bravo pelo Kindle e não tinha curtido muito. Mas meus amigos,dei uma segunda chance quando soube que a melhor editora do Brasil iria publicar a obra dele. E achei simplesmente genial. A escrita do César é muito ácida,crua e visceral ao mesmo tempo. O livro é composto por 04 contos e todos se interligam e cara, que conexão FODA que ele consegue fazer. Recomendo a leitura e MUITO! Mas.. tenham estômago porque o autor não mede palavras pra descrever cenas nojentas e frases horripilantes.. Vale a pena! Recomendo!
Cesar Bravo 24/11/2016minha estante
Ei you! Grande Samuel, muito obrigado por comentar suas impressões. Costumo dizer que a sinceridade é ouro, você efetuou um grande depósito. Abração!!!

Samuel Simões 01/12/2016minha estante
hahaha que honra você ter respondido um simples comentário que fiz do seu livro! E gostei muito mesmo!! Esperamos por mais !! manda mais Darkside!!! hauhauhauha obrigado!!!

Key 28/11/2016

Sensacional
O que falar de "Ultra Carnem" além de que é um puta livro sensacional? Eu já conhecia o trabalho do Bravo por "Além da carne" e "Calafrios da noite",mas ultra é a expansão do universo de Além. E é genial! O livro é dividido em 4 partes que são à princípio independentes,mas que se interligam para contar uma história muito maior e melhor. Você termina cada parte com uma aflição e sedento por mais. Maravilhoso. Bravo com certeza é um puta autor. Ele eleva o terror nacional a um patamar novo. O gore reacende das chamas do inferno e seduz aqueles que se deliciam com uma escrita tão primorosa. Recomendo demais!
Cesar Bravo 28/11/2016minha estante
Key, minha querida. Muito obrigado pelas palavras. E que o Gore acenda cada vez mais a chama literária dos melhores leitores. Abração!!!

Vincento Hughes 24/01/2018

A sobremesa, por favor
O autor César Bravo escolheu um dos títulos mais criativos para uma história: ULTRA CARNEM. Para quem não sabe, trata-se de uma expressão em latim que significa "muito além da carne". E combinou adequadamente com a curta e perfeita sinopse: NA DISPUTA ENTRE O CÉU E O INFERNO, NÓS SOMOS O PRATO PRINCIPAL.

Mas antes mesmo do "prato principal", o autor já nos presenteia com uma "entrada" daquelas! Um padre abriga uma criança cigana em um orfanato. O garoto é "diferente" e as consequências são aterrorizantes.

Sim. ULTRA CARNEM é um livro de terror. E de excelente qualidade. E, peço licença para tomar a liberdade de apelidá-lo carinhosamente de ULTRA TIMORE (algo tosco que eu tentei encontrar para "muito além do medo". Corrija-me se eu disse alguma besteira). Porque é exatamente isto o que eu pude notar ao longo da narrativa. Com personagens muito bem construídos, o autor também conseguiu, sutilmente, rechear o "prato principal" com algumas críticas sarcásticas a diversas formas de hipocrisia que se perpetuam por gerações e gerações. Algumas críticas são até bem-humoradas, como em uma cena em que Nôa, um dos personagens do qual mais gostei (Lucrécia não conta porque é barbada), vive um momento de hesitação sobre se deve se "apossar" ou não de algo.

É claro que são as cenas fortes que comandam o espétaculo de horror de ULTRA CARNEM. E a terceira parte do livro é a mais chocante (e isso é um elogio). Cenas bizarras e sem precedentes, mas também plausíveis e coerentes com a trama central, que gira em torno de uma antiga disputa entre o Céu e o Inferno. E uma pergunta implícita acompanha o leitor ao longo da história: Você barganharia a sua alma?

Tente descobrir a resposta ao ler ULTRA CARNEM. Apenas uma recomendação: Cuidado com a Ciganinha!
Cesar Bravo 01/02/2018minha estante
Eu já disse anteriormente, mas vou repetir. Muito obrigado pela resenha sensacional, é um prazer enorme quando os leitores compreendem nosso trabalho, nossa voz narrativa; quando percebem a intenção da obra. Muito obrigado!!! Adorei

José Igor 26/11/2017

Unhas roídas!
Que li-vro!!! É nessas horas que a gente sente orgulho da literatura nacional!

Cesar Bravo mandou super bem com esta história horrenda (principalmente na terceira parte do livro), e aliviou toda tensão com a incrível e divertida Lucrécia, a personagem que eu mais gostei. E juro que ri, mesmo roendo as unhas (literalmente) com este final!

O livro todo foi punk! Todas as partes foram surpreendentes! Os personagens foram muito bem construídos, os contos convergeram-se de forma delicada no fim. O ritmo da narrativa está perfeito. E mesmo os exageros que parecem inverossímeis no primeiro contato, parecem se encaixar perfeitamente com as insanidades que acontecem!

Agradeço a DarkSide Books por ter apostado grande no autor e sua história, e nos brindado com este terror maravilhoso!

Terror nacional de primeira qualidade! E, eu espero com toda vontade e receio (rsrs), que venha o próximo! Pois quero saber o que Lucrécia ainda tem a oferecer!!! Cesar Bravo está de parabéns pelo inferno que criou! Adorei o livro! Recomendo de olhos fechados... Péra! Não, de olhos fechados não! De olhos abertos... É melhor assim. Hehehe!

Boa leitura a todos! \m/
Cesar Bravo 28/11/2017minha estante
Resenha SENSACIONAL! Muito obrigado, meu amigo. Conte com novidades em breve. E conte com Lucrécia em um futuro mais distante. Abração!!!

José Igor 28/11/2017minha estante
Opa!!! Aguardando, com certeza, as novidades!!! Um abracão!!! \m/

Pedro Almeida Prado Castro 04/08/2018

Viceral
Com uma temática bastante delicada para ser tratada, ainda mais num país cristão como o nosso, o livro consegue de certa forma, fazer isso de forma "leve". Com passagens bastante violentas e chocantes. Acompanhamos a trajetória de 4 personagens e como essas histórias se ligam num mundo maior, num propósito maior.
A identificação com os locais retratados no livro é muito fácil para nós brasileiro, afinal, o autor também é brasileiro.
Notei uma certa semelhança na narrativa com o autor Clive Barker (Hellraiser; Evangelho de Sangue) .
Pra quem gosta de histórias de terror, é muito bem vindo. E mais ainda, pra quem busca prestigiar esse tipo de literatura no Brasil, que foi tão negligenciada por muito tempo mas que agora ganha cada vez mais força.

PS. Não é indicado para dar de presente pra aquela tia religiosa.
PS 2. Ao menos que queira provoca-lá.
Cesar Bravo 11/08/2018minha estante
Adorei tudo o que você escreveu, grande Pedro, mas suas observações são dignas de nota!!!

PS. Logo tem mais!
PS 2. Pra ler e dar de presente pra aquela tia religiosa!!!

Math Lima 24/07/2018

Visceral e urbano com uma pitada de O Inferno de Dante
Admito que não esperava muita coisa de Ultra Carnem. Retirei ele da estante apenas achando que iria ler mais um livro de terror qualquer; estava sem nenhuma espectativa.

Acabei quebrando a cara assim que me deparei com a narrativa do Cesar Bravo, que além de fluida e gostosa é detalhista sem ser chata, da maneira que eu gosto.

Eu já sabia que o livro séria dividido em 4 histórias - "contos", melhor dizendo - que se unificariam em um só ao final. Então, quando adentrei no primeiro "conto", o do menino Lester, achei que seria sim mais do mesmo. Aquele terror bem clichê do menino que é abandonado no(a) orfanato/igreja/casa e algo sobrenatural e maligno o persegue. A típica receita dos filmes e livros de terror - degrande parte pelo menos. Porém, mais uma vez quebrei a cara. Aí não posso dizer o motivo, se não seria spoiler.

O que posso dizer é que a estória que tem início nesse menino e se perpetua pelos outros três "contos" é muito bem contada. Gosto bastante de como o autor trás esse mundo fantasioso e demoníaco direto para o nosso em um terror urbano, visceral, e, assustador - da sua maneira. Deixando o último "conto" - o meu preferido - com aquele ar de "O Inferno de Dante" e com aquele gostinho de quero mais.
Cesar Bravo 26/07/2018minha estante
Grande Math! Adorei conhecer sua opinião!

Logo tem mais, prometo!

abração

Rafael Alves 12/12/2016

“Na disputa entre o céu e o inferno, nós somos o prato principal.” E O BANQUETE ESTÁ SERVIDO.
A arte é motivo de inspiração para muitos, obras de arte possuem traços tão únicos que podem oscilar de meticulosos a alvoroçados, enquanto as cores contrastam em tons que despertam inúmeros sentimentos e não há nada como a experiência de estar diante de um quadro pela primeira vez. Há quem alegue que a arte é uma dádiva de Deus para nós expressarmos o que há de mais profundo em nosso interior, dádiva essa que foi usada por séculos em seu nome para ilustrar toda a sua glória. Mas a arte cativou até mesmo Hitler quando esse visitou a França e, o que muitos não dizem, é que a arte pode igualmente expurgar nossos piores demônios e, ainda não bastasse isso, a arte é a principal chave para também pincelar o inferno como o conhecemos. Ou pensávamos conhecer.

Wladimir Lester vivia com sua tribo cigana até que sua irmã foi aconselhada a abandoná-lo em algum lugar e sair da cidade com o restante de sua tribo. Por ter pena do garoto, ela preferiu deixá-lo em um mosteiro sob a custódia do padre Giordano. Lester de inicio fica recluso, não se mistura com os outros garotos, é introvertido, cético quanto a doutrina religiosa, só se relaciona com o padre ou a madre Suzana, preferindo ficar com suas obras e esculturas em seu quarto privado e tem um forte sentimento de protecionismo para com a sua tinta especial que carrega sempre em seu bolso e com a estatueta da santa Ciganinha, que ele vê como a uma mãe. O problema é que em meio a toda essa bagagem, Wladimir também trouxe o mal consigo para o lar em que agora vive. Mal esse que se estenderá por séculos e culminará em outras três novelas que estão amarradas à essa história. Um mal que fará o próprio Diabo caçá-lo por gerações.

Anos mais tarde, já no segundo conto, Nôa, um pintor fracassado, encontra-se em total decadência dentro de seu quarto, fixado em um diário que furtou de uma loja de livros do centro. O diário pertence a uma parente distante de Wladimir Lester e nele há relatos do tempo em que o garoto havia ficado na tribo. Essa fixação dele pelo diário deve-se ao mito que se alastrou após os fatos corriqueiros do primeiro conto e Nôa procura pelas obras e pela tinta especial que tornou o nome Lester uma lenda, fazendo o homem abandonar a esposa e seguir as pistas que encontrou no diário sobre o paradeiro do garoto. Nessa busca por fama, dinheiro e poder, somos introduzidos ao ego do ser humano em sua melhor representação. O que Nôa não sabia, é que sua ambição desencadearia um mal que jamais deveria ser despertado. Acelerando ainda mais os planos do Diabo para rechear o inferno.

"SONHOS SÃO MILAGRES QUE ESCAPARAM DO CÉU. VOU DIZER UMA COISA, MEU AMIGO, ALGUÉM QUE NÃO SONHA, QUE NÃO ABUSA DA SORTE E NÃO SE ARRISCA, NÃO DEVERIA ESTAR VIVO. EU MESMO JÁ ARRUMEI TODO TIPO DE CONFUSÃO POR CAUSA DE UM SONHO. MAS NÃO VOU DIZER QUAL FOI, TAMBÉM TENHO MEUS SEGREDOS. SÓ QUE QUANDO EU REALIZÁ-LO, MEU MAIOR SONHO, AH, NÔA… EU VOU VIRAR O MUNDO DO AVESSO."

Marcos, um técnico de informatica e protagonista do terceiro conto, leva uma vida frustrada e infeliz. Sua esposa, Odeta, que, segundo Marcos, há muito se definhou e seu filho, Randy, que possui necessidades especiais, são os únicos motivos pelos quais ele continua trabalhando arduamente para garantir o sustento de todos. Marcos é um pai amoroso, embora seja um péssimo marido, um tradicional pai de família que luta em busca de uma vida mais digna a cada dia. Seu destino muda quando Marcos atende um serviço na casa de uma cigana. Sem ter como devidamente pagar ao homem, a cigana o paga com a permissão de que faça um pedido à estatueta da ciganinha. E seus mais profundos pensamentos fazem com que toda a sua vida leve uma reviravolta. A esposa de Marcos passa a se cuidar, seu filho se torna um garoto prodígio e de QI elevado, Marcos também consegue um emprego melhor e ainda conquista uma amante, Catarina, filha de um ex-cliente. Só que palavras tem poder e nem tudo vem de graça, logo Marcos se depara envolvido com uma série de assassinatos em sua cidade e, pior, o próprio assassino, também conhecido como Açougueiro, por sua habilidade em fatiar e estripar pessoas, o tem perseguido.

Os três primeiros contos se entrelaçam e rumam ao quarto conto. Lucrécia é uma garçonete de um bar e presencia uma reunião de Lúcifer com os seus servos, onde acaba ouvindo os planos do Diabo, unindo-se a ele e se comprometendo com uma missão de extrema importância para, finalmente, equilibrar a vantagem do Demônio na batalha contra os céus. Lucrécia levou uma vida que a tornou amarga e não muito simpatizante do cara lá de cima justamente por sentir-se abandonada por ele. A expansão de toda a mitologia criada pelo Bravo acontece mesmo quando Lucrécia visita o Inferno e lá descobre como realmente funciona as seções, o que cada alma merece e pra qual canto elas vão, a hierarquia e os planos de Lúcifer dos quais a mulher passa a compactuar.Personagens que conhecemos anteriormente voltam desempenhando papéis fundamentais para o desfecho do livro. Lucrécia representa muitos de nossos sentimentos que tanto tememos em sequer pensar por conta de nosso Deus onipresente. Os diálogos, os pensamentos, as reflexões e as atitudes dela são simplesmente sentimentos sinceros que o autor soube aproveitar bem ao escrever a obra, afinal, temos essa mesma voz ecoando em nossas mentes. Fazendo-nos simpatizar com uma personagem que é um belo exemplo de blasfêmia e testando a nossa própria fé, Cesar Bravo traz a realidade à tona e as verdades na cara. E com isso, é hora de o Diabo contra-atacar.

"Eu tive uma discussão com um cara uma vez. E ele me disse que eu não poderia vencê-lo em uma disputa justa. Bom… Tudo se resume a isso. Ele sequestra pelo amor e eu pelo favor; a dor, nós dois usamos. E olha que eu vinha ganhando fácil há muito tempo, mas essa porcaria de internet… Mulher, isso acabou comigo. Agora todo mundo conhece tudo, lê tudo e desacredita em tudo. Nem eu ou Ele – apontou para cima – valemos muita coisa se não acreditarem em nós. Talvez precisamos rever todo esse nosso negócio, mas quer saber? Eu ainda pretendo ganhar essa aposta… E quando ganhar, vou provar quem é quem no mundo."

O universo do autor é rico em detalhes, enredo e personagens. A construção da narrativa em histórias que se cruzam é um feito que poucos conseguem realizar com tamanha maestria. Quando Nôa se definha cada vez mais em nome de sua ascensão como artista, a história me lembrou o conto O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe, que junto a H. P. Lovecraft serviu de inspiração para o autor e trouxe um clima mais assombroso para a segunda trama. Enquanto que passagens mais sangrentas na história do Marcos são reflexos do amor incondicional de Cesar pelas obras do Clive Barker, aliás, vou confessar e dizer que a minha novela favorita é justamente essa.

O intrigante é saber que o mundo em que Lester, Nôa, Marcos e Lucrécia vivem é a nossa realidade. Diariamente vivemos entre o céu e o inferno e a todo momento lidamos com ambos. Noite após noite, o inferno se expande sob os nossos pés. Cada vez mais o ceticismo da humanidade faz os dois lados perderem fiéis e a ciência contribui para o pensamento lógico. A fé esta abalada. Cesar Bravo nos coloca em seu universo não só pra enfrentar as forças do bem e do mal, mas também para enfrentar nossas próprias crenças. Aproveitando que o autor fez uma referência à Harry Potter no livro, vou parafrasear uma frase que define bem a mensagem que o livro traz e que acho bem assustadora se colocada sob um certo ponto de vista:

"O MUNDO NÃO É DIVIDO ENTRE O BEM E O MAL. HÁ LUZ E TREVAS DENTRO DE TODOS NÓS."

A edição da Darkside faz jus a uma obra de arte. Na capa, há uma cruz envolta em neon vermelho e um garfo estampado em cima da cruz. A folha de guarda é digna de ser comparada as obras de Bosch, em especial à Jardim das Delicias, pois vários demônios são representados em meio a humanos em delírio, tudo pintado com a tinta vermelha especial de Lester, é claro. O livro acompanha uma fita de cetim vermelha e várias artes obscuras ao longo das páginas que são de arrepiar qualquer um.

A Caveirinha apostou no terror nacional e acertou certeiramente ao publicar o mestre Bravo. É de tamanha qualidade a sua escrita, seu universo literário e seu talento que digo que o autor tem potencial e mérito de ser citado junto a grandes nomes do terror. A literatura brasileira está muito bem representada e fico feliz que Cesar Bravo seja nosso porta-voz. É garantido que com o maior prazer colocarei suas obras em minha estante e contarei suas histórias aos ouvidos audaciosos que quiserem saber um pouco mais do inferno que nos rodeia.

Resenha que fiz para o Pela Toca do Coelho: http://www.pelatocadocoelho.com.br/resenha/resenha-ultra-carnem-de-cesar-bravo/

site: http://www.pelatocadocoelho.com.br/resenha/resenha-ultra-carnem-de-cesar-bravo/
Cesar Bravo 12/12/2016minha estante
Rafael, sua resenha ficou incrível, uma verdadeira obra de arte. Agradeço pelas palavras sobre o livro, sobre o incentivo ao meu trabalho, e, mais ainda, por acreditar na literatura nacional de forma tão especial. Muito obrigado por dedicar seu tempo e esforço ao produzir essa resenha. Um forte abraço!

Victor.Carvalho 05/01/2018

Este livro contem 4 incriveis histórias que estao conectadas de alguma forma. Elas sao extremamente bem escritas e bem criativas. Um grande ponto positivo foi a conecção entre cada uma delas e outro foi de ser um livro totalmente nacional produzido pela Darkside Books, com uma belissima ediçao como é de costume dela. Valeu Darkside e Cesar Bravo por um dos livros mas legais que já li!!!
Cesar Bravo 11/01/2018minha estante
Grande Victor! Eu que agradeço por me deixar saber o que achou do livro. Fiquei muito feliz com a sua opinião. Muito obrigado!!! Abração!