Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Tiago347 29/09/2021

O NACIONAL HORROR CATIVANTE
Ultra Carnem é um livro de horror nacional que acompanha as obras do pequeno órfão cigano Lester. César Bravo, autor desta obra prima nos apresenta um horror em solo brasileiro digno de uma série sombria no estilo da Cidade Invisível, onde retrata os seres do nosso folclore de forma madura e obscura. Deixando o folclore de lado, Ultra Carnem vai além dos mitos e se consagra no sangue derramado pelo anticristo.
Com uma escrita incrível, fácil e narrativa cativante do suspense ao horror, Ultra Carnem não deixa nada a desejar. Assim como na guerra entre o céu e o inferno nós somos o prato principal; todos a quem o ler irão devora-lo sem pensar.

Sr. Machado 01/12/2016

O petardo que faltava para a literatura de terror nacional
Cá estou eu novamente, dessa vez com a responsabilidade de escrever algo que faça jus a experiência que tive ao ler Ultra Carnem, de Cesar Bravo. Como falar sobre uma obra-prima? Como acrescentar alguma coisa a algo que fala por si só? Essas são algumas das dificuldades que encontro nesse exato momento por tentar escrever a respeito de um grande livro, mas é com enorme prazer que eu me proponho a encontrar um caminho para transportar as sensações que carrego comigo. A partir de agora, escrevo e torço para que minhas palavras sejam claras o suficiente. Espero traduzir aqui todo o meu carinho e admiração pela obra em questão e, quem sabe assim, incentivar mais alguém a ter essa experiência única.

Sinto que devo começar citando outro livro que ocupa uma posição de destaque entre os meus favoritos para que assim eu consiga explicar sobre o que se trata Ultra Carnem um pouco melhor. Coisa rápida. Além da Carne – livro que vocês já me viram comentar mais de uma vez por aqui – é uma peça fundamental para que hoje eu esteja comentando sobre Ultra Carnem, pois foi através dele que eu conheci o Cesar Bravo e também foi a partir dele que o autor teve o ponto de partida para seu novo livro. Ultra Carnem é uma espécie de expansão da mitologia sinistra de Além da Carne, um avanço daquilo que era até então a obra mais conhecida do mestre do terror nacional. Com isso, chego a uma pergunta que é feita pela maioria dos leitores que estão começando a ter contato com a obra do Cesar Bravo agora: posso ler Ultra Carnem sem ter lido Além da Carne? A resposta é sim, dá para ler tranquilamente. Embora existam ligações entre os livros, Ultra Carnem se garante sozinho. Agora, se você quer ampliar a sua experiência, leia ambos (mas não tenha receio de começar pelo Ultra Carnem).

Agora eu chego ao momento mais importante, aquele em que posso falar sobre um livro que esperei durante tanto tempo e que me conquistou em questão de segundos. E acredite que, quando digo segundos, não estou exagerando. Ultra Carnem foi capaz de me conquistar logo na primeira página, quando uma história envolvendo um menino cigano chamado Wladimir Lester começa a se insinuar. Não vou contar sobre essa ou outra história – no total, o livro é dividido em quatro partes –, mas quero deixar um aviso para quem está prestes a se arriscar por essas páginas: todas as histórias, sem exceção, são perturbadoras; cada uma com suas peculiaridades, mas todas completamente insanas. Sendo assim, esteja preparado para lidar com um livro extremamente forte. Ultra Carnem não trabalha com o meio termo, suas páginas são densas e carregadas de um conteúdo para pessoas de estômago forte, pessoas dispostas a conhecer e sentir o que histórias pesadas podem oferecer. O que me fez gostar tão facilmente do livro foi justamente essa questão do 8 ou 80, pois assim como em outras obras do autor, Ultra Carnem funciona para quem quer ter uma experiência completa. Nada de moderação, Cesar Bravo conhece seu público e sabe o que o mesmo espera quando o assunto é terror. Mas eu estou me apressando, ainda não é o momento de falar sobre esse tal Cesar Bravo…

Destaco também o futuro promissor – tanto para o próprio livro e autor quanto para a literatura de terror nacional em geral – que eu pude enxergar através dessa leitura. Ultra Carnem é definitivamente o petardo que faltava para o gênero, um livro que traz consigo uma série de mudanças para o que até então não era devidamente valorizado. Se a literatura de terror nacional era tida como algo inferior, algo sem público, Ultra Carnem veio para provar o contrário de uma vez por todas. Tenho a confiança reforçada para afirmar algo do tipo devido à qualidade do livro que é, sem sombra de dúvidas, indiscutível. O título é tudo aquilo que um fã de terror pode querer – pesado, direto, visceral, assustador… Insanamente bom. É exatamente o que precisávamos para uma mudança de cenário, algo para agitar as coisas e mostrar que existe terror de muita qualidade sendo produzido por aqui, terror que não fica devendo em nada para o que vem de fora. A mitologia desenvolvida por Cesar Bravo é original e muito bem amarrada, fruto de uma mente com a capacidade de imaginar o inimaginável. E já que estou falando de Cesar Bravo…

Cesar Bravo não decepciona em seu novo livro, fato esse que já era esperado por quem acompanha sua carreira. O autor, conhecido desde as mais antigas publicações como mestre do terror nacional, nos entrega uma pérola em forma de livro. Há um bom tempo não é possível falar sobre literatura de terror nacional sem citar seu nome, coisa que daqui para frente será cada vez mais constante. Ultra Carnem é Cesar Bravo ao dobro, um tiro certeiro, uma expansão de suas maiores insanidades. Sua escrita continua visceral, como não poderia deixar de ser. Surpreende-me cada vez mais a capacidade do autor em transformar suas palavras em diversos sentimentos, dos mais sutis aos mais pesados. Não é à toa que o tenho como meu autor nacional favorito – seu talento com a escrita é inegável; seu terror, inconfundível. Cesar Bravo é a maior revelação do gênero, um autor completo e indispensável para quem gosta de terror absoluto.

São muitas as sensações que carrego ao fim de Ultra Carnem, como citei anteriormente, porém, uma delas se destaca: a sensação de realização. Sinto-me realizado pela experiência insana de leitura – toda a minha expectativa com relação ao livro foi correspondida – e, acima de tudo, realizado em ver um dos meus autores favoritos sendo cada vez mais reconhecido. Peço a você, caro leitor, que valorize e aproveite ao máximo esse momento especial para o terror nacional. Ultra Carnem é o primeiro de muitos petardos do mestre Cesar Bravo pela DarkSide Books e eu espero que ele possa receber a devida atenção. Daqui a alguns anos, caro leitor, terei o prazer de comentar sobre este mesmo livro me referindo a ele como um clássico. No mais, espero ter conseguido expressar tudo o que penso de maneira clara e ter despertado um pouco da sua curiosidade. Se sim, fico satisfeito e encerro por aqui.

site: http://bit.ly/UltraCarnem
Cesar Bravo 01/12/2016minha estante
Grande Sr. Machado. Não preciso comentar quão espantosamente incrível ficou essa resenha, mas mesmo assim, muito obrigado pelas palavras.
Já sinto os dedos coçando para escrever mais um, mas por hora vou degustar de novo essa resenha. Abração!!!

Nerdvino 11/11/2018

Sangrento, Pesado, Gore, Magnifico e NACIONAL!!!
Senhoras e senhores, já podemos bater no peito e dizer que nossa literatura de horror enfrenta qualquer outra do mundo em pé de igualdade.

Em Ultra Carnem, livros dividido em quatro partes, temos o melhor que um escritor de terror pode oferecer, crianças malditas, corrupção humana, pecados capitais, violência, sexo, terror, gore explicito, tudo isso se costurando para o excelente clímax.

Sem dúvidas um dos melhores livros lidos em 2018 e um dos melhores do gênero, nacional ou não!

Apenas leiam e se entreguem, porque depois que começar não tem mais volta!

Eli 24/10/2023

Bruto e apavorante!
Adicionei esse livro na minha TBR de Halloween de forma totalmente aleatória, e meus amigos, pense num chute certeiro foi esse!

Como um bom fã de filmes de terror sobrenaturais que sou, sai desse livro bem satisfeito com o que me foi apresentado.

"Ultra Carnem" é carregado de elementos macabros, cenas brutais, criticas ao fanatismo religioso, e expõe os lados mais sombrios e sujos do ser humano.
É como se a serie "Supernatural" tivesse se casado com "Breaking Bad".

É notória a influência de Clive Barker na escrita do Cesar Bravo. Todos os elementos altamente sobrenaturais com os quais mo deparei em "livros de sangue, encontrei em "ultra carnem, porém, com um toque brasileiro e único do autor.

Esse livro me deixou com um gostinho de quero mais. Diria que comecei com o pé direito na obra do Cesar.

Luciano 14/06/2020

Terror de primeiríssima qualidade. O Autor brasileiro conta, sem dosar nas descrições macabras e realistas, e valendo-se de personagens muito bem elaborados e profundos, o eterno embate entre céu e inferno. E sem esquecer de várias pitadas de humos ácido. Super recomendado aos apreciadores do gênero

Jennifer Souza 14/08/2020

Ultra Carnem
Gente? Que livro!
Parece ter sido escrito pelo próprio Lucifer, em algumas partes quase vomitei, morri de medo... PERFEITO!! Uma obra de arte.
Histórias diferentes que no final se conectam de uma forma incrível, a escrita do autor é impecável e te faz viajar. E o melhor de tudo, é que o autor que me seu mais medo que o King é daqui de São Paulo! Eu super recomendo a leitura.

Ana Murari 27/12/2023

Por incrível que pareça, esperava mais!
Primeiramente, amei a escrita do Cesar Bravo, foi o primeiro livro que li dele e a forma como ele descreve a cena e desenvolve os personagens, principalmente masculinos, é tão boa que ficamos com ódio de absolutamente todos eles.
Não achei tãããão pesado assim, mesmo porque já li outros livros me traumatizaram mais e em ''alguns aspectos'' (com muitas aspas), lembrou um pouquinho a vibe de ''A Vida Invisível de Addie LaRue'', mas beeem de longe kkkkk
Eu gosto muito desse tema de pactos, pois nos faz refletir sobre o pior do ser humano e a hipocrisia, então amo as críticas, é um gênero de terror muito bom!
Adorei as explicações, os níveis de inferno, quase como o Inferno de Dante, porém achei algumas coisas meio misturadas e o final foi meio corrido, o que não me impactou tanto, mas acho que é um livro que vale pros amantes de terror, assim como eu!

Kit 16/01/2023

O livro me surpreendeu bastante, principalmente pela parte 1 e 2 que são maravilhosas, mas a parte 3 e 4 não curti tanto, mas tudo bem. A escrita do César Bravo é muito boa e a ambientação sempre ajuda a fazer com que tudo fique mais fácil de compreender. Terrorzinho gostoso de ler.
Eduardo Pescador 23/01/2023minha estante
Cara, concordo plenamente com a sua definição do livro...

Vivis 23/10/2023

Personagens odiosos na descida para o inferno!
?Na disputa entre o céu e o inferno, nós somos o prato principal.?

Oi pessoal

Preparados para uma indicação de leitura de horror visceral, com personagens ruins, criando a própria descida para o inferno com suas escolhas? Estamos em clima de terror por aqui!

Ultra Carnem, foi o primeiro livro que li de um dos meus autores nacionais favoritos: César Bravo, publicado pela DarkSide Books, teve seu lançamento em 2016, mas que merece muito uma panfletagem!

A narrativa do livro é dividida em 4 contos, que se interligam, então apesar de serem histórias ?únicas?, possuem uma cronologia e a leitura deve seguir a ordem apresentada no livro: O Abandono, Gênesis, O Pagamento e O Inferno, com um Epilogo.

O livro começa com Abandono. Conto onde conhecemos a criança cigana Wladimir Lester, abandonado pelo seu povo em um orfanato religioso, o padre que o acolhe, o faz de forma relutante, sentindo que algo maligno estava chegando ao local, a criança que só se importava com a própria arte, pintava quadros assustadores e com uma tinta especial. Sua jornada no orfanato não foi fácil e não terminou bem! Para ninguém de lá.

Nos outros 3 contos temos, protagonistas diferentes, mas todas as tramas tem ligação, com o 1° conto. Temos Nôa, um pintor obcecado com a arte de Lester, que busca a misteriosa tinta, Marcos, um ser humano desprezível recebe a oportunidade de realizar um desejo e só prova o quão horrível é, e Lucrécia, a única protagonista que possui um pouco de humanidade, mas que teve uma vida inteira de desgraça, encerra os contos com sua jornada pessoal.
O epílogo fecha o livro de uma forma que achei satisfatória.

É um livro de horror, onde muita coisa pesada é descrita, a escrita de César é incrível, ele é bastante descritivo, então para pessoas sensíveis fica o alerta: Muito terror e horror, sangue, temas tabus e muito mais nas páginas! Leiam sabendo que vai ser uma leitura densa.

Edição maravilhosa, inclusive quem tiver luz negra, vejam esse livro sob essa iluminação! Vai ser adorável! ? A Caveirinha arrasou!

Indico para todos que gostam de boas histórias de terror, literatura nacional em grande estilo.

Por Vivis
?Ultra Carnem
??César Bravo
? DarkSide Books

Resenha postada no @estantedesorrisos

Lariwoon 07/03/2023

Uma experiência literária diferente
Pra ser sincera eu comecei essa leitura por pura conveniência: O livro estava ali então eu li.
O tema definitivamente não é parte dos meus interesses, mas a narrativa logo no começo era tão envolvente, misteriosa e bem escrita que me prendeu e despertou o desejo de ir até o final.
Apesar do começo promissor, senti que conforme a história avançava e era explicitada foi se tornando menos interessante para mim. Acredito que isso se deva à dois fatores principais: 1- A mudança constante de focalização (mesmo que unindo as anteriores às novas) e 2- A transformação do mistério em violência explícita/cenário fantasioso.
Além disso algumas expressões me causaram bastante incômodo ao longo da história, despertando dúvidas sobre o objetivo de certos adjetivos terem sido utilizados pelo narrador (e não enquanto pensamento dos personagens) para se referir a outros.

LuizaCands 06/06/2021

Recomendo!
Antes de mais nada, preciso falar sobre a edição em si desse livro. DarkSide está de parabéns no projeto editorial, como sempre. A capa me conquistou desde o início: além de ser dura e com bom acabamento, é extremamente conceitual. A diagramação é agradável para ler, há outras imagens interessantes durante a transição entre os contos e a fitinha dá um toque especial. Em outras palavras, é impecável.

Sobre a história em si, não sei exatamente o quanto deveria falar, já que o livro não tem uma sinopse muito específica em relação ao enredo. Então, pode ser que a experiência fique um pouco prejudicada pela falta do elemento surpresa. De forma resumida, são 4 contos (e um epílogo) sobre personagens que tiveram contato com o Inferno ou com o Diabo e os desdobramentos das suas ações.

Em "Parte 1 - O Abandono", temos Wladimir Lester, um cigano em posse de uma tinta especial cobiçada pelo próprio Demônio. É a origem de tudo. Já em "Parte 2 - Gênesis", temos Nôa, um pintor que se interessa pelas obras do personagem do primeiro conto e, em especial, pela famosa tinta, para melhorar suas próprias obras, segundo sua concepção. Em "Parte 3 - O Pagamento", Marcos Cantão é um técnico em informática que leva uma vida miserável, até encontrar a Ciganinha de Lester em uma loja e fazer um desejo... Contudo, nada dura para sempre. Em "Parte 4 - Inferno", Lucrécia é uma garçonete que conseguiu impressionar o Diabo em pessoa com sua resiliência. Por isso, foi oferecido a ela um lugar ao lado do "chefe".

"- O que você tem na cabeça? Quando bate nos outros, quando tenta fazer todo mundo chorar, de onde vem o mal que inspira a sua alma?"

Já tinha ouvido falar um pouco sobre esse livro a partir da concepção de outras pessoas. Elas disseram que tinha bastante gore, ou seja, sangue e violência, basicamente. Então, estava esperando cenas brutais, piores do que as que foram mostradas. O que não quer dizer que não tiveram impacto nem que não foram chocantes, é só que as expectativas estavam altas mesmo. Além disso, não é uma história com que estou muito habituada, foge da minha zona de conforto. Por isso, tive alguns problemas que você pode não sentir durante a leitura.

Em determinados momentos, senti que estava bem maçante, até um pouco repetitiva, e foi difícil de continuar mantendo o mesmo interesse. Também estava um pouco frustrada porque achava que alguns finais tinham sido abertos e eu não gosto muito disso. Contudo, na medida em que li mais, percebi que os contos se conectavam e no último, assim como no epílogo, foi possível conhecer o desfecho de todos os personagens. Adorei o final, compensou muito ter prosseguido com a leitura. Num geral, recomendo bastante! Definitivamente uma ótima pedida para o terror nacional.

"- A decisão é sua. Sempre foi. Tenho a saída da jaula em minhas mãos, mas não posso girar a chave por você."

@resenhandodark 07/01/2019

@resenhandodark
O abandono: Nesta história iremos conhecer um menino de cigano chamado wladimir Lester, que foi expulso de sua tribo e deixado em um casarão para crianças órfãs comandado pelo padre Dom Giordano. O menino tem um um dom especial em pintar quadros, e um apego em seu pequeno frasco que possui uma tinta especial, utilizando-a para pintar.
Genesis: Décadas depois conhecemos Nôa, um artista que tem uma vida pobre com sua namorada Lisa e uma grande ambição pela história de lester, e seu tubo de tinta especial. Nôa segue seu sonho ambicioso, por fama e dinheiro, largando tudo para trás e assim traçando o seu destino sem saber o'que lhe espera em seu caminho.
O Pagamento: Aqui conhecemos Marcos, um técnico em informática que leva uma vida miserável. Ele não sente mais atração pela mulher, tem um filho com problemas especiais e não ganha praticamente nada. Após ter serviços solicitados por uma cigana proprietária de “O Estranho e O Mágico”, e como pagamento ao seus feitos ela sugere algo pra lá de exótico que mudar sua vida para sempre.
O Inferno: Por último conhecemos Lucrécia, uma garçonete que teve uma vida cheia de dores, sofrimentos e faz o que pode para sobreviver. Um dia, ela teve o azar(ou sorte) de escutar uma conversa entre Lúcifer e seus demônios, interessada em se unir com o Diabo,o convence que ela é capaz de ajudá-lo a procurar o que ele tanto precisa. Lúcifer intrigado com a coragem da garçonete topa e leva ela para o inferno, dando uma missão e um cargo.
A história de terror, mas que também nós mostrar preconceito, religião, ambição. orgulho e muito sangue haha. Cada personagem tem sua devida importância ao longo da leitura, no final de cada conto você pensa que ficou alguns pontos soltas, porém conforme vai avançando, vamos descobrindo o que está acontecendo, e descobrindo cada sentimento sombrio que o ser humano carrega e vendo as consequências pelos seu atos.
O final foi incrível, realmente me surpreendi com este livro, foi uma leitura muito fluida, bem explicada e personagens bem construído e com certeza este é o meu livro favorito da editora, com várias passagens profundas, e com seu jeitinha sangrento de ser, que eu amo.

Beatriz3345 03/04/2023

Apenas uma palavra: sensacional.
Gente estou impressionada com a riqueza de detalhes e como as histórias se interligam..
eu achei que teria uma continuação porém, até pode ter mais estragaria a história?
Existe livros que combinam apenas com um enredo e não esticando chiclete para não estragar e essa é uma delas.

Gabi 16/06/2023

Gostei
Confesso que não estava muito animada com esse livro, mas assim que comecei a ler fiquei presa e fui me empolgado. Mesmo com algumas partes indigestas para mim acabei gostando da leitura. Recomendo para pessoas que curtem esse tipo de leitura.