Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Dandara 15/04/2024

Ultra Carnem
E foi com esse livro que tive o meu primeiro contato com autor brasileiro César Bravo. Um livro que traz em sua trama uma história que mergulha no terror visceral, explorando temas sombrios e trazendo personagens moralmente deturpados. O livro é composto por quatro histórias fechadas que se ligam e complementam. Tive alguns incômodos com algumas colocações do autor, mas como esse é o primeiro contato com a sua obra, pode ser que seja intencional e faça parte da narrativa.
Mas bao deixa de ser uma obra do terror para aqueles que tem estômago forte.

bongars 27/03/2024

Detestei!
Pra mim, foi um dos piores livros que eu já li.
Ele estava parado na estante até que eu resolvi encarar.
Imaginei que fosse uma leitura agradável e me enganei completamente.
Sei que muita gente gostou, mas não rolou pra mim.
Não é pelo fato de falar sobre inferno pois isso não me incomoda (não sou religioso).
O que eu detestei foi o excesso de passagens asquerosas que me davam embrulho no estômago.
O pior é que eu tenho outro livro do autor. Provavelmente eu vou me desfazer de ambos.

Henrique Vaz Martins 22/03/2024

Ultra Carnem | Cesar Bravo | 384 páginas

A guerra eterna entre aquele que comanda os céus e o cara que manda no andar de baixo encontrou um novo campo de batalha em uma cidade nos cafundós do interior de São Paulo.

Tudo começa com um menino cigano que é um artista prodigioso, mas ao mesmo tempo é visto pelo seu próprio povo como uma aberração e é abandonado em um orfanato católico.

Wladimir Lester, o menino cigano, produz, ainda nesse orfanato, sua arte com a ajuda de uma tinta especial que carrega consigo o tempo inteiro.

O livro consiste em quatro partes distintas em diferentes pontos cronológicos narrando eventos que envolvem a obra do menino cigano e o interesse do gerente do tormento eterno.

No começo confesso que fiquei um pouco perdido com a história, mas isso mudou bem rápido e assim como a sucessão de eventos vai crescendo no livro, também foi crescendo a minha curiosidade e a necessidade de saber a resposta das perguntas mais básicas como: como isso está conectado? Qual o objetivo disso? Onde essa parte da história vai parar? Mais a mais Importante de todas? E agora o que acontece?

Uma leitura fácil, envolvente e irônica temperada com bastante transgressão e heresia faz a receita perfeita de uma literatura nacional de terror de qualidade

Juju 17/03/2024

O ser humano é o seu próprio mal
Wladimir Lester a princípio parece apenas mais um garoto cigano acuado e solitário ao chegar até aquele orfanato em uma cidadezinha irrelevante do noroeste paulista, mas as coisas que ele vê e é capaz de fazer vão além da compreensão humanada. De fato, não se originam desse plano terrestre e o rastro de destruição deixado por Lester é apenas o estopim para uma cadeia de eventos futuros. Séculos depois, é o desgraçado e miserável Nôa quem busca os rastros de existência do garoto cigano - agora já um homem, provavelmente um velho - que segue desaparecido, seu legado sombrio oculto sob os escombros de uma igreja decrépita. Logo, é Marcos Cantão quem tem seus desejos realizados por um estátua cujo toque final se deu pelas mãos de Lester, prestes a descobrir que o preço a ser pago por suas indulgências e por sua ganância é alto o suficiente que até a morte soa mais tentadora do que isso. Por último, Lucrécia Trindade desperta a atenção do verdadeiro chefe que comanda essa operação, e tendo ela sofrido na pele todas as dores e mazelas dignas de um Inferno, é a pessoa mais indicada para levar de volta ao lar alguém há muito perdido: Wladimir Lester.

Ultra Carnem expande um pouco o universo de Três Rios, apresentado aos leitores de Cesar Bravo através de seu livro de contos, talvez a mais famosa de suas obras, o querido VHS (Verdadeiras Histórias de Sangue). Uma cidadezinha fictícia no noroeste paulista, Três Rios é o palco sangrento de inúmeras tragédias protagonizadas por seus moradores flagelados e marcados pelos próprios segredos e degradação. Por trás de muitas fachadas atraentes, existe uma sujeira e uma podridão que se revela a partir dos mais chocantes e imorais atos de crueldade. É com este pano de fundo que Cesar Bravo desenvolve esse livro que remonta inicialmente aos tempos mais antigos da cidade, a figura de Wladimir Lester como uma espécie de pioneiro, um monumento da história de Três Rios. De certa forma, foi com ele que os eventos realmente bizarros começaram e então apenas se perpetuaram com a passagem do tempo, adaptando-se aos novos tempos e à tecnologia. A obra é dividida em quatro partes, porém são quatro histórias que se conectam, linhas interligadas do mesmo destino, um pacto sem retorno.

Basicamente observamos como o ser humano pode ser seduzido por palavras bonitas, deixando-se levar por sua própria ganância que muitas vezes revela a sua sede e busca cega por poder, relevância, bens materiais, luxos e prazeres da carne. Estão dispostos a passar por cima de quaisquer limites a fim de obter aquilo que tanto almejam, despindo-se de sua própria humanidade, aos poucos se convertendo em seus próprios demônios. Mas, afinal, o preço a ser pago por escolhas impulsivas e egoístas pode ser custoso e nem tudo aquilo que vem com a maior naturalidade do mundo é de fato algo bom. O Inferno não é somente um lugar físico, um palácio sombrio repleto de labaredas e covas, gritos e torturadores, o Inferno pode estar em qualquer lugar. Até mesmo dentro de você. Se uma coisa é fato: escolhas tem consequências e, às vezes, é tarde demais para voltar atrás. Quando você abraça a escuridão e a internaliza, ela passa a tomar conta da sua vida, controlando seus pensamentos e ações. E em um solo tão fértil para todo tipo de depravação, o próprio diabo caminha feito homem, recrutando aqueles que estão dispostos a dar continuidade ao seu serviço. Vendo por este ângulo, o ser humano é o seu próprio mal.

Essa é um livro de terror, portanto, eu recomendo cautela para quem não consome esse gênero com frequência. Cesar Bravo é conhecido e, inclusive, aclamado por sua capacidade brilhante de descrever e detalhar cenários e situações insalubres que englobam muitos elementos gráficos como mortes, sangue e tortura - o que pode se provar indigesto para muitas pessoas. Em Ultra Carnem não seria diferente e de fato ele usa e abusa desses recursos com maestria recorrendo à criaturas sobrenaturais, mitologia e fanatismo religioso. Dessa forma, cria e mantém até o final de sua obra uma atmosfera sombria e aterrorizante que remonta ao próprio submundo. Particularmente, eu não acho que esse seja o melhor livro do autor, mas acredito que ele é competente dentro daquilo que se propõe.

A ordem dos livros de Casar Bravo (publicados pela Darkside Books):
1) VHS (Verdadeiras Histórias de Sangue);
2) Ultra Carnem;
3) DVD (Devoção Verdadeira a D);
4) 1618;
5) Amplificador.

Alexsandro9 12/03/2024

Surpreendente!!!
Primeira experiência com o autor Cesar Bravo que tenho e o livro é muito bom. Tenso, suspense e um terror em muitas partes. livro com quatro contos que se ligam de maneira muito harmoniosa e surpreendente com cada estória muito bem descrita. Porém na última parte o livro, na minha opinião, decai em sua intensidade e fica vagando e vagando no mesmo tema, mas interliga com tudo o que foi narrado antes. Vale a pena ler, pois a diversão é certa para quem gosta do tema de um bom livro de terror. Quem não está habituado com este tema vai ficar horrorizado e chocado com as descrições de alguns fatos da narrativa. Boa leitura para quem tem estômago forte.

Edmar Augusto 24/02/2024

É bom
Achei que ia gostar mais, mas achei bom, na média. A primeira novela é mais ou menos, a segunda é mtttt ruim e as duas ultimas são bem boas, gostei do epilogo também.

Enfim, no geral achei só bom.

Bea 06/02/2024

Explodiu minha cabeça
Em ultra Carnem vamos ter 3 historias, Wladimir Lester, Noâ e Marcos Cantão , histórias sombrias, cheias de sangue, amor, ódio , morte e muito mais.
Vai te prender do início ao fim.

skuser02844 15/01/2024

Livro Forte como um soco no estomago.
O livro é realmente um terrorsão, mas com uma estória envolvente, sem enrolação e muito inovadora.
Esqueçam livros importados, este autor nacional coloca eles no chinelo.
Acabei comprando todos os livros do autor na esperança de serem tão bons quanto este.
Assim que ler eu trago aqui minha experiência.
Abraço

Karina Heike 05/01/2024

Tudo que vem fácil, tem um preço alto!
Recomendo muito, uma leitura incrível, simples e com histórias que te prendem!
Uma mistura de amor e ódio com certos protagonistas.
É uma leitura pra quem gosta e aprecia obras Dark!

Ana Murari 27/12/2023

Por incrível que pareça, esperava mais!
Primeiramente, amei a escrita do Cesar Bravo, foi o primeiro livro que li dele e a forma como ele descreve a cena e desenvolve os personagens, principalmente masculinos, é tão boa que ficamos com ódio de absolutamente todos eles.
Não achei tãããão pesado assim, mesmo porque já li outros livros me traumatizaram mais e em ''alguns aspectos'' (com muitas aspas), lembrou um pouquinho a vibe de ''A Vida Invisível de Addie LaRue'', mas beeem de longe kkkkk
Eu gosto muito desse tema de pactos, pois nos faz refletir sobre o pior do ser humano e a hipocrisia, então amo as críticas, é um gênero de terror muito bom!
Adorei as explicações, os níveis de inferno, quase como o Inferno de Dante, porém achei algumas coisas meio misturadas e o final foi meio corrido, o que não me impactou tanto, mas acho que é um livro que vale pros amantes de terror, assim como eu!

Leonndutra 09/12/2023

Afinal, o ser humano é, muitas vezes, seu próprio demônio.
Embarcamos em uma jornada literária onde quatro contos se entrelaçam e se completam, formando um mosaico de emoções e experiências. Não são meras histórias isoladas, mas sim fragmentos de um todo maior, cuidadosamente separados para enriquecer a experiência de leitura, tornando-a mais envolvente e gratificante. A cidade de Três Rios, em São Paulo, se revela como um espelho da alma humana, refletindo como o poder, o dinheiro, a notoriedade e a ganância podem seduzir e corromper, arrastando para o abismo até mesmo aqueles que juram amor. Descobrimos que o inferno pode se esconder em qualquer esquina e que cada escolha tem um preço, muitas vezes exorbitante. O indivíduo se afunda na areia movediça da cobiça, sendo consumido por ela. Segredos e desejos ocultos podem se transformar em carrascos impiedosos. Afinal, o ser humano é, muitas vezes, seu próprio demônio. Recomendo

cunaltura 02/12/2023

Quero ler de novo!
Surreal! fico pensando como anda a mente que esse farmacêutico escritor precisa ter pra escrever uma obra como essas!! o livro é bem construído e carrega uma escrita ótima e característica do césar, leria dnv!!

Agnys 21/11/2023

GOSTEI...
Cesar bravo se tornou um dos meus favoritos,adoro o jeito que ele conta suas histórias.o final foi algo que eu não esperava e me surpreendeu.

Denise 18/11/2023

Terror nacional de qualidade
Uma antologia com 4 contos que se interligam e compõem uma história só. Mostra os absurdos que os humanos fazem para alcançar seus objetivos mais egoístas e gananciosos, não importando as consequências, mesmo que para isso seja necessário vender a alma ao
Diabo.
Um livro muito criativo e bem escrito, esta é a primeira obra do Cesar que leio. Um grande escritor brasileiro, faz a gente pensar nos talentos nacionais que ainda precisam ser descobertos.