O Tesouro da Ordem de Cristo

O Tesouro da Ordem de Cristo Daniel Pedrosa

Resenhas - Setor 27

João 27/06/2023

Muito bom!
Cerca de 3 anos após a leitura do primeiro livro, finalmente finalizei a saga de Fernando e Gabrielle.
Dos segredos que envolviam o último imperador (primeiro livro), se passando pelo desenvolvimento de tecnologia nuclear (segundo livro), até os segredos que envolvem a vida de Cristo neste último, todos eles trazem as tramas ocorrendo em solo brasileiro, tratando de pontos históricos de nosso país.

O Setor 27, pouco explorado no primeiro livro, ganha mais visibilidade no segundo e terceiro.
Assim como eu abordei na resenha do primeiro, as partes que os personagens tinham facilidade para resolver algo ou saírem de uma situação complicada por contarem com a sorte, também não me agradaram muito. No entanto, reforço mais uma vez, que não minimiza, de maneira alguma, todo o conjunto da obra.
Entendo que isso é fruto do que cada um julga com base naquilo que acredita, e o desenrolar das tramas, para mim, foi bem articulado.

Do primeiro ao último houve uma evolução que me permitiu maior envolvimento. Talvez no sentido de ter havido uma evolução de maturidade de escrita do autor, ou, o mais provável, pela mudança que todos nós somos acometidos com o tempo, o que pode ter mudado a minha visão.
Enfim, foi interessante vivenciar as aventuras de todo o conjunto.

Este último livro me prendeu tanto quanto fiquei preso ao ler O Código da Vinci, cujo desenrolar das tramas se assemelham. Me senti na ansiedade de cada vez mais devorar a leitura para descobrir o segredo que ele trazia.

Daniel Pedrosa foi no meu ponto fraco quando entrou em contato comigo aqui no Skoob e me indicou seu trabalho, informando que se assemelhava às obras de Dan Brown, o que se confirmou e muito me agradou.
É bom ver que temos escritores brasileiros com talento que não deixa nada a desejar em relação aos estrangeiros, e esses trabalhos merecem ser apreciados.

Recomendo demais a leitura da série Setor 27, preferivelmente se não deixar tanto espaço de tempo de leitura de um livro para o outro como eu fiz.

?? ? Por que existe tanto desejo no mundo em impor verdades, questionar dogmas e destruir a crença de pessoas? Qual será a verdadeira razão para isso?

? Talvez seja o preço que pagamos pela nossa singularidade. Cada um de nós é um ser único, mas não apenas único em sua existência. Somos únicos em pensamentos, em crenças, em conclusões e também em nosso egoísmo. Muitas vezes, nossa ansiedade por querermos estar certos o tempo todo suplanta a verdadeira razão de nossa existência, a vida em plenitude. Talvez a disputa constante pelo poder e pela autoafirmação, que motiva esses comportamentos, seja o preço que tenhamos de pagar por toda a eternidade.?

Ricardo.Barroso 31/12/2022

Chega ao fim uma boa trilogia para quem gosta de suspense
No terceiro volume da série, o Setor 27 está muito mais poderoso e é difícil imaginar um mistério que pudesse desafiar o grupo. A solução do autor foi um mistério envolvendo religião, assemelhando-se ainda mais à trama de O Código Da Vinci. Ainda assim é envolvente e original, trazendo informações sobre a história do Brasil e Portugal e lugares desconhecidos para o grande público. Infelizmente a trama se atrasa em pontos desnecessários e novos acontecimentos a vida pessoal dos protagonistas dividem a atenção com o mistério principal.
De modo geral, recomendo a trilogia para quem gosta de suspense envolvendo elementos históricos, principalmente do Brasil, de onde é possível até aprender algumas coisas. A linguagem é bem acessível, o que compensa os trechos mais arrastados. Acho que as personagens poderiam ser melhor exploradas, mas nada que comprometa a obra.

Thalia 17/12/2022

Um final maravilhoso para uma série maravilhosa
O terceiro livro da série Setor 27 é muito bom, assim como os outros dois. Amei a leitura e como tudo foi desenvolvido.

Nessa história temos uma aventura onde os personagens estão em busca de um tesouro e precisam lutar para sobreviver, além de entender várias coisas que acontecem com eles mesmos.

É um livro repleto de história, e é ainda melhor, pois, a história se passa em sua maioria no Brasil, então têm várias descrições de lugares brasileiros como Salvador e Rio Grande do Sul, algo que enriquece a leitura e traz informações para o leitor.

Amei os personagens e como tudo terminou para eles. Depois de acompanhar o casal Fernando e Gabrielle durante os livros, eles mereciam o final que o autor deu a eles, assim como Cardoso, Patrícia e os outros que aparecem durante os livros.

Recomendo o livro para todos aqueles que querem uma leitura repleta de história brasileira, de aventura, de amizade e amor. Foi uma jornada incrível acompanhar esses personagens e seus dilemas durante os três livros e o autor conseguiu fechar a série de uma forma maravilhosa.

ToniBooks 02/11/2022

Romance Ficcional Brasileiro Contemporâneo - RFBC
"Por que existe tanto desejo no mundo em impor verdades, questionar dogmas e destruir a crença de pessoas? Qual será a verdadeira razão para isso?". É com essa pergunta retórica da personagem Gabrielle que podemos ter uma ideia do enredo deste último tomo da trilogia "Setor 27", de Daniel Pedrosa: um autor que não deixa nada a desejar aos romancista estrangeiros.

Natasha 30/08/2022

O final perfeito
Que triologia maravilhosa! Os personagens são incríveis e a trama empolgante, nem consigo imaginar o tamanho da pesquisa que foi feita tanto da história do Brasil quanto a de fora. Amei.

Fernanda 31/12/2021

" o mundo ainda não está preparado" Dom Miguel
Primeiro de tudo, que série puramente brasileira sensacional!!!! Impossível ler apenas o primeiro livro de Daniel Pedrosa. Rica em detalhes históricos, em personagens, locais, culturas. Incrível, incrível e incrível!! Mostra claramente um estudo aprofundado da história, com um pitada de ficção que é maravilhoso de se ler. De uma forma clara, foi me deleitando e não percebi o tempo passar. Meus sinceros agradecimentos por essa viagem e leitura surpreendente, Daniel. Agora uma simples pincelada do terceiro livro.

Após mais um confronto sangrento, Gabrielle e Fernando, tem suas vidas modificadas completamente. Hoje além da sua carreira de sucesso com historiadora, e Fernando com seu próprio escritório, eles fazem parte do seleto grupo do Setor 27. Novas descobertas, política, depósitos, raridades, o assassinato de M.A, uma correspondência esquecida, enigmas, Ponte Rio-Niterói, Bahia, igreja, mistérios, contravenção, viagens internacionais, mortes, segredos milenares, ouro, jóias raras, os apóstolos, Jesus.

"Muitas vez, nossa ansiedade por queremos estar certos o tempo todo, suplanta a verdadeira razão de nossa existência, a vida em plenitude. Talvez a disputa constante pelo poder e pela autoafirmação, que motiva esses comportamentos, seja o preço que tenhamos de pagar por toda a eternidade."

Só leiam. Box Setor 27.
Daniel Pedrosa 01/01/2022minha estante
Obrigado pela resenha, Fernanda ! ?

Rennanzinho 01/08/2021

Thriller brasileiro
Último livro da trilogia do Setor 27 é ação do início ao fim. As chaves para um grande segredo da Igreja Católica foram guardadas em diferentes locais no Brasil pela Ordem dos Templários nos primeiros anos do descobrimento. Quinhentos anos depois, esse segredo é cobiçado por um homem misterioso disposto a fazer de tudo para consegui-lo. Assassinatos brutais são reportados na mídia e, sem saber a motivação dos crimes, Fernando e Gabrielle, juntos com o Setor 27 e um policial de Salvador, correm contra o tempo para entender as pistas por detrás de Os Lusíadas, de Camões, correlacionar as mortes e frear o assassino que está sempre um passo a frente deles. De Salvador a Portugal, conhecemos um pouco da história da Igreja no Brasil, dos jesuítas, misturados com a criatividade e a narrativa eletrizante do Daniel Pedrosa, usando do velho embate entre fé e razão. Um final muito interessante da trama, com direito a momentos muito bonitos na vida particular das personagens.
P.S.: Para quem leu Anjos e Demônios e O Código da Vinci, do Dan Brown, vai perceber as inspirações do autor, mas não diminui a experiência da leitura.
Rodrigo 01/08/2021minha estante
Resenha muito boa!

Isabel 09/05/2021

Maravilhoso
Adorei a leitura da série Setor 27, aprendi bastante sobre o nosso país. Gostei muito do final surpreendente.

Andréa 22/02/2017

Uma verdadeira aula de história rica em perigos, mistérios, traição e cobiça.
Após acompanhar Fernando e Gabrielle nos dois volumes anteriores da série Setor 27, era grande minha expectativa por um terceiro volume que fecharia o ciclo. Ao ler a sinopse de "O Tesouro da Ordem de Cristo" tive receio de que esse terceiro volume não fosse capaz de gerar a mesma sensação mágica de vivenciar uma história interessante e plausível, envolvendo elementos da nossa própria história como nos volumes anteriores. Uma vez que a Ordem dos Templários fora extinta quase 200 anos antes de nosso Brasil "ser descoberto", não seria tarefa fácil criar uma boa história com o tema templários aliado a fatos e lugares reais do Brasil como proposto, mas, confiando na capacidade do autor, embarquei em mais essa aventura. O que posso dizer depois de terminada a leitura, é que o livro manteve o mesmo nível de seus antecessores e Daniel Pedrosa conseguiu sim, ligar os templários a fatos, lendas e lugares de nosso jovem país tendo como ponte nossos "descobridores". As histórias de Brasil e Portugal se fundem de forma a proporcionar ao leitor, uma verdadeira aula de história rica em perigos, mistérios, traição e cobiça. E senti durante a leitura, a mesma vontade curiosa de buscar na internet, os locais descritos, como acontecia enquanto lia Dan Brown e James Rollins. O autor se manteve fiel na apresentação das personagens Fernando e Gabrielle como pessoas que poderiam existir na vida real, o que acho um dos pontos fortes da série Setor 27, não excedendo no heroísmo e até criando um envolvimento mais profundo na relação dos dois. Enfim, foi um imenso prazer vivenciar mais essa aventura cheia de referências históricas nacionais e constatar, uma vez mais, que nosso país possui autores capazes de fazer mais do que narrar fatos fantasiosos, possui autores capazes de criar histórias inteligentes e envolventes, tendo como base, elementos nacionais. Daniel Pedrosa se mostrou não mais uma grata surpresa como no primeiro volume, mas sim, uma confirmação de que é um dos grandes autores dessa nova geração.