Como Vejo o Mundo

Como Vejo o Mundo Albert Einstein

Resenhas -

Joabe.Gileade 23/10/2020

Gênio da ciência
Considere a grandeza de Isaac Newton nas palavras de Einstein : " Festejamos nestes dias o bicentenário da morte de Newton. Desejaria evocar a inteligência desse espírito perspicaz. Porque ninguém antes dele e mesmo depois abriu verdadeiramente caminhos novos para o pensamento, para a pesquisa, para a formação prática dos homens do ocidente".
Sabemos que a ciência é dinâmica e muita coisa que foi tida como verdade ontem não é tida como verdade hoje. E isso também se aplica ao futuro da ciência. Ontem Newton enxergava a gravidade como uma força. Do ponto de vista de Einstein, a gravidade é o resultado da curvatura do espaço-tempo. Não uma força. Einstein enxergou mais além.

No livro "Como Vejo o Mundo" , Albert Einstein nos entrega cinco capítulos que abordam diversos temas. No primeiro ele fala sobre o sentido da vida, o bem e o mal, religião e ciência, dentre muitos outros assuntos interessantes. No segundo, fala sobre a Política e o Pacifismo. Temas como "como suprimir a guerra", "reflexões sobre a crise econômica mundial". No terceiro ele fala sobre a luta contra o Nazismo. No quarto, ele enquanto judeu, trata sobre questões como "os ideais judaicos", a "cristianismo e judaísmo","antisemitismo", "a necessidade do sionismo". No quinto capítulo ele aborda alguns estudos científicos tais como "princípios da pesquisa", "princípios da física teórica", "sobre a teoria da relatividade" , fala também sobre Kepler,
Newton, Maxwell, etc...

O livro "Como Vejo o Mundo" é uma oportunidade única de ouvir os pensamentos de um dos maiores gênios que a ciência já teve sobre diversos assuntos.

Naty 02/11/2018

Reflexões de Abert Einstein
Livro um pouco cansativo e complexo (alguns momentos), mas vale a leitura.

Nesta obra em que Albert Einstein revela abertamente seu ponto de vista a respeito de situações que gritavam em sua sociedade e como pesquisador.

Interessante que um dos cabeças da criação da maior arma de aniquilação em massa já vista se posiciona totalmente contra a formação da milícia como ordem, mas acredita em uma ordem jurídica supranacional.

Inevitavelmente eu senti durante a leitura a necessidade de pesquisar sobre temas da religião judaica, que no ponto de vista do escritor eram brilhantes e extremamente corretos, mas a história mostra que muito sofrimento, repressão e imposição ocorreu na colonização dos Europeus judeus na Palestina.

E não menos importante, Albert Einstein se demonstrou um grande defensor da difusão e o aperfeiçoamento do conhecimento através do trabalho científico.

O que dificultou a leitura foi que o filósofo incluiu neste livro assuntos muito específicos da física e da matemática, identifiquei momentos que se o leitor (a) que não tem domínio profundo sobre esse assunto, percebe que o livro fica totalmente complexo e fora da alçada de leigos.

Esta leitura instigante levantou muito interresse pessoal em conhecer mais sobre a religião judaica, a organização política da Suíça, que é um país com muita diversidade de colonização e que mesmo assim se tornou referência no mundo.

E aí fica a reflexão:

Como você vê o mundo?

Elias Henrique 08/05/2018

A edição do livro não é a das melhores. Fonte pequena e espaçamento curto.
Inicialmente a leitura é ótima, pois traz a opinião de Albert Einstein sobre diversos assuntos polêmicos (Guerra, desarmamento, alistamento...). No entanto, no decorrer do capítulo surgem temas mais técnicos relacionados à matemática e física, que para mim são difíceis de compreender. Mas de qualquer forma a leitura vale a pena.