Confúcio e o Mundo que Ele Criou

Confúcio e o Mundo que Ele Criou Michael Schuman

Resenhas -

Matheus Azeredo Prado 09/07/2023

Em busca de Confúcio
A tônica deste livro tão rico é descobrir, afinal das contas, quem foi Confúcio, o que ele realmente pensava, em meio a tantas versões que dois milênios e meio produziram deste sábio, e sobretudo, qual a versão de Confúcio que deveremos ter para o novo mundo, para a nova era?

Bom, o que fica evidente, como bem indicado no livro, é que Confúcio era um humanista, e portanto qualquer versão de sua filosofia que tenhamos, deverá ser uma versão humanista, o que de cara descarta muitas das versões pretendidas, tanto por intérpretes antigos quando pelos atuais.

Ficando vinculados ao Confúcio humanista, podemos desenvolver muitas versões de Confucionismo, de certa forma, podemos pensar em um Confucionismo para cada estudante de sua filosofia, mas ainda assim alguns elementos se fazem presente em (quase) todas essas versões humanistas do Kong, de tal forma que brilhantemente este livro traz quais elementos são esses, na prática, na história e na atualidade, mostrando o Confucionismo como uma filosofia viva, quase imortal.

Joaquim 26/12/2021

Confúcio em evolução
Michael Schuman quando escreveu seu livro 'Confúcio e o mundo que ele criou' certamente o fez com a missão de mostrar a influência que esse grande filósofo chinês ainda tem na sociedade oriental nos dias de hoje, inclusive na China atual, e que outrora havia o tornado incompatível com os preceitos comunistas de Mao Tsé Tung.
Trata-se de uma leitura muito boa, para aqueles que querem conhecer ou se iniciar na filosofia desse mestre, e sua influência nas várias facetas das sociedades orientais, e na chinesa em particular.
Eu recomendo a sua leitura, pois no mínimo você poderá se conectar com famosos provérbios desse mestre, como, por exemplo, 'Trate os outros como gostaria que o tratassem', razão pela qual, aliás, lhe ofereço essas breves palavras.