Rio-Paris-Rio

Rio-Paris-Rio Luciana Hidalgo

Resenhas - Rio-Paris-Rio

Michele 03/03/2024

Atraente
Primeiro livro inteiro que leio desde que tranquei a faculdade de Psicologia. Esse livro foi indicação do professor de Fenomenologia. Leitura que nos remete aos tempos incertos para os exilados do período da Ditadura Brasileira, narrativa na primeira pessoa de uma personagem sensível, estudante de Filosofia na Soborne, neta de militar, que fala como uma jovem de sua época. Narra o oensamento juvenil, ambivalente, forte e frágil, decidido e revolucionário, acuado e reflexivo de tempos violentos e incertos. Paz e amor.

Danielle.Oliveira 24/09/2022

Leve e agradável
O livro relata a história de jovens. A personagem principal, filha de um general do exército brasileiro mora na França.
Lá ela narra vivências em Paris e lembranças do Brasil. Um romance com Arthur.
A leitura é leve, agradável e um alento pro coração de quem leu livros pesados com relatos de governos autoritários. Gostei.

leiturasdabiaprado 21/09/2022

Eu sou daquelas que gostam de livros com passagens históricas, gosto de ler sobre ditadura, seja a brasileira ou não!
O livro se passa em 1968 e conta a história de dois jovens brasileiros exilados em Paris, lá eles se conhecem e se apaixonam... Maria é neta de um General e estuda filosofia na Sorbonne, Arthur artista de rua, filho de um jornalista filiado ao partido comunista...
O livro também fala de Paris de 1968, cita Sartre, fala dos estudantes, da revolução... traça um paralelo com a ditadura brasileira!
Um romance ambientado na força da revolução!

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 02/07/2022

TE INDICO: RIO-PARIS-RIO - LUCIANA HIDALGO
Maria estuda filosofia em Sorbonne. Arthur é um poeta e artista de rua. Ambos fugidos do Brasil, se encontram em Paris no início de 1968. Juntos vivem e enfrentam os anos turbulentos, revoluções e utopias.

Aqui encontraremos como cenário alguns momentos importantes e decisivos para a história, sendo eles a ditadura militar no Brasil e a explosão de liberdade das manifestações estudantis de maio de 1968 em Paris.
Encontram na arte, literatura e arquitetura um refúgio que os fazem lidar com o exílio.

Apesar do livro nao focar diretamente nos acontecimentos históricos, nos mostra a história do casal em meio ao contexto e eventos de uma forma simples e bem sutil.

O romance entre Maria e Arthur é encantador e forte. Chamaria de um encontro único entre duas almas que estariam destinadas a se conhecerem e compartilharem pensamentos, sentimentos, liberdade, paixão e desafios. Os personagens são envolventes e sim, profundos!

Algo que o leitor pode achar surpreendente é a escrita da autora. Luciana é direta, completa e consegue transmitir vários sentimentos. Um livro nacional intenso e sensível.

Um livro capaz de nos fazer pensar em como as realidades sociais e indivíduos estão sempre conectados.

Rio-Paris-Rio é um belíssimo encontro de seres.

Leia!
Bônus: O livro tem apenas 157 páginas e é super baratinhona Amazon! Com certeza se eu fosse tu, conprava logo!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Carolina.Teixeira 23/03/2022

Bela surpresa...
Rio-Paris-Rio é um livro pequeno e tem uma narrativa poética muito gostosa. É curioso como a escritora conseguiu uma delicadeza na narrativa, se pensarmos que tudo acontece em meados de 1968. Somos levados a maio de 68 em Paris, e, em meio a tantas revoluções, lá, aqui e pelo mundo, acompanhamos o romance de Maria (ou Marie) e Arthur. O bacana é que é mais do quê só o romance deles e, também é só sobre o romance. É bonito por tudo isso. Pela beleza da história que se entrelaça nos acontecimentos da vida real, além das descobertas destes jovens em meio ao caos. Foi um prazer poder ler este livro.

Ellen Rayane 25/07/2021

Não tô na fase desse livro
Por isso não entendi e não gostei
Sei q tudo pode mudar daqui uns anos....

Ludmila 16/06/2021

Contexto histórico interessante para um romance!
Em maio de 68, um romance ambientado entre Rio e Paris.

Joice 29/05/2021

Leitura em Dupla de Maio
Para quem gosta do estilo de Jane Austen e Cia, pode ler com a certeza que irá gostar desse, ele é narrado em terceira pessoa de uma forma muitíssimo intensa, com um pouco de flerte poético, onde a autora expõe cruamente a realidade dos exilados. Ela apresenta de uma forma muito clara as diferenças políticas e culturais entre o Brasil e a França, e retrata ricamente os terrores da ditadura.

Rio-Paris-Rio mistura ficção E realidade, o que me fez refletir bastante. Ele tem uma narrativa difícil, sim, a história tem que ser bem mastigada e requer total atenção, apesar de ser um livro curto, não é o tipo de leitura que se lê em uma sentada (eu não) É bem escrito, MAS ..Não é o tipo de narrativa que simpatizo (descobri lendo J.A rs) mas vale a leitura devido a história dos jovens Maria e Arthur, que Luciana Hidalgo nos traz.

?A Sourbonne é esse maciço feito por séculos de estudos, leituras, ensinamentos que aí permanecem, numa outra frequência, cruzados e confundidos, e ao final.. fracassam? (pg 75).

Cris Moraes 27/05/2021

Uma história necessária de ser conhecida.
Considerações.
Este livro conta um pouco da História dos acontecimentos no Brasil e na França no ano de 1968. Tudo é narrado do ponto de vista de dois jovens estudantes brasileiros, Maria e Arthur, que estão em Paris. Ela é toda cartesiana, um mundo todo definido nos limites de seus quadrados. Ele é um artista de rua, todo livre e espontâneo de acordo com a ausência de regras típica da poesia. Através das percepçoes, das emoções e dos sentimentos desses dois jovens e de outros personagens agregados ao enredo, o leitor vai conhecendo as revoluções e os sonhos, os desmandos e as violências de um conturbado período histórico, principalmente do Brasil, que vivia um auge da Ditadura Militar.
A leitura não é difícil, porém exigiu uma posição mais reflexiva de minha parte. Então, eu li mais devagar, quase participando de todas as cenas e pensando bem nos sentimentos contraditórios que assolavam Maria e Arthur, fugindo do clima pesadíssimo da ditadura brasileira e, ao mesmo tempo, se sentindo completos estrangeiros na cidade de Paris.
Acho que desde o início me senti influenciada desde o início pelo tom vintage da capa. Minha sensação era a de que eu estava assistindo a um filme antigo, um passado meio longe e distante, mas que permanece vivo e fazendo parte de algum instante de nossas histórias pessoais.
Foi uma experiência diferente em relação às minhas leituras de Romance Histórico. Quase sempre estou lendo romances situados historicamente nas duas Guerras Mundiais e cujos fatos ocorrem no Exterior. No caso deste livro, mesmo que os personagens estejam na França, a História que eles contam é do Brasil. E é sobre um tema sobre o qual eu ainda li muito pouco até agora.
Maria e Arthur acabam retornando ao Brasil (imagino que esteja aí o significado do título do livro), em um capítulo final que me trouxe uma reflexão muito bonita e significativa: até podemos andar pelo mundo tentando fugir de coisas perturbadoras; mas, não fugimos de nossa própria história nem de nossas origens.
Uma leitura muito válida!
💕💕💕💕

Kaprãn 06/05/2021

Quando li a sinopse fiquei encantado, logo quis mergulhar no mundo parisiense visto por dois brasileiros fugindo da ditadura em sua terra natal. De cara percebi que não seria uma leitura fácil, não pelo fato de ter palavras e expressões rebuscadas, mas por uma narrativa pouco diferente do comum. Teria tudo pra ser uma história fantástica em todos os aspectos, mas senti que do meio pro fim a autora se perdeu, a história ficou maçante e confesso que fiquei decepcionado com o desfecho.

Ricardo256 16/02/2021

Paris <3
Ambientado na França, o livro, além das várias referências literárias, é um convite para sentirmos a emoção de vários lugares, não só da linda e apaixonante Paris, mas também flash?s de outros lugares como Roma, Arles, África e outros. O livro conta a história de dois jovens, Maria e Arthur, ambos brasileiros que estão com propósitos diferentes na linda Paris na época em que o Brasil vivia a ditadura militar. Foi uma experiência maravilhosa ler este livro, algumas referências me deixou muito emocionado.

Steh 28/10/2020

Maria leva sua vida tranquila e não imagina o turbilhão de emoções que entrará na sua vida. Um romance em Paris com raízes no Rio. Tenha uma boa leitura.

Luiz Gustavo 13/08/2020

Entre os vários livros que já li que abordam a ditadura civil-militar brasileira, "Rio-Paris-Rio" se tornou um dos meus favoritos. O que mais me encantou foi o estilo de escrita da autora, que transita com leveza sobre muitos temas espinhosos, a maioria envolvendo os diversos horrores da ditadura: exílio, perseguição, tortura, silenciamento, o medo, entre outros. A narrativa acompanha Maria e Arthur, dois jovens brasileiros que se conhecem em Paris no final da década de 1960. Nenhum deles é um exilado ou um perseguido político, mas é impossível que ignorem o que se passa no Brasil enquanto vivem na França, pois as famílias de ambos estão, de formas distintas, envolvidas com o regime civil-militar. Também não é possível ignorar a revolução que acontece no país onde vivem: os protestos de Maio de 68, em que jovens, principalmente, clamavam por uma renovação de valores e de costumes. O contraste é muito interessante: de um lado, a preocupação com a suspensão de direitos básicos no Brasil; de outro, a luta da juventude europeia pela liberação sexual e ampliação de direitos civis, o que também levou os trabalhadores do país a protestarem por melhores condições de trabalho. Luciana Hidalgo apresenta diversas reflexões sobre esse contraste, sobre as motivações das lutas nos dois países e sobre as próprias organizações políticas, além de meditar sobre a condição de ser estrangeiro no “velho mundo” europeu. Há muita profundidade nos personagens e em toda a construção narrativa, apesar da simplicidade aparente – e isso não é algo fácil de se fazer. Há tantos elementos interessantes e tantas passagens que gostaria de comentar, mas acho que o essencial aqui é recomendar, vigorosamente, a leitura deste romance, pois ele apresenta um olhar muito distinto dos acontecimentos da época, e é difícil não ser envolvido pelo estilo de escrita da autora e pelo casal de protagonistas da narrativa.

Luana.Torres 07/05/2019

Algumas passagens são boas, mas o todo, achei maçante

Na Literatura Selvagem 26/10/2017

A descoberta de si nos entremeios...
Lançado recentemente pela Editora Rocco, o romance Rio-Paris-Rio da escritora brasileira Luciana Hidalgo nos conta a história de Arthur e Maria, brasileiros que vivem em Paris, fugindo da ditadura que se instalou no país nos anos 1960. Eles se encontram pela primeira vez num momento que a capital francesa está sendo bombardeada por manifestações estudantis no ano de 1968. Maria estuda Filosofia na Universidade de Sorbonne, e Arthur é um artista de rua.

O encontro de ambos se dá em meio a conflitos políticos, e se desenrola para uma convivência repleta de poesia marginal, num ambiente efervescente de cultura, protestos e - num paradoxo - frio como os invernos europeus costumam ser. Se desdobra perante seus olhos uma Paris rica, luxuosa mesclada com a Paris dos boêmios, artistas que vivem embaixo de pontes e revolucionários que - por muitas vezes - não fazem ideia do que clamam, mas ainda assim não se encontram parados no Tempo...

leia mais em

site: https://torporniilista.blogspot.com.br/2017/07/rio-paris-rio-e-descoberta-de-si-nos.html