O Estranho Caso do Sono Perdido

O Estranho Caso do Sono Perdido Miriam Leitão

Resenhas - O Estranho Caso do Sono Perdido

Ricardo Tavares 08/04/2024

O estranho caso do sono perdido Ilustrações: Fran Junqueira
Sinopse da Editora Rocco Pequenos Leitores (Amazon)
"Uma das jornalistas mais conhecidas e respeitadas do país, Míriam Leitão segue exercitando sua faceta de ficcionista e contadora de histórias para crianças. Em O estranho caso do sono perdido, seu quarto livro infantil pela Rocco, ela narra a aventura de uma menina e sua avó pelo mundo dos sonos com um texto bem-humorado e cheio de imaginação, ilustrado por Fran Junqueira. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre histórias para dormir e principalmente as vovozinhas dos tradicionais contos infantis. No livro de Míriam Leitão, é a neta quem vai contar uma história para a avó dormir, e ela não é nem um pouco parecida com as avós de antigamente, mas uma mulher moderna, com uma agenda lotada de reuniões e viagens. Numa dessas viagens, entre um compromisso e outro, a avó vai dormir na casa da neta, que mora em outra cidade, e depois de lerem algumas histórias, ela não acha seu remédio para dormir. Disposta a ajudar a avó a encontrar seu sono, a menina convida a avó para embarcar numa viagem pelo mundo dos sonos, que deve ficar em algum lugar dentro da imaginação. Mas assim como a capacidade de dormir, a avó perdeu sua imaginação faz tempo! Resta a ela, e aos leitores, dar as mãos à neta e se deixar levar. E o que elas descobrirão no mundo dos sonos, e dos sonhos, ficará para sempre em seus corações, dia e noite."

MINHA OPINIÃO
O livro tem 36 páginas e é indicado para jovens leitores: crianças e adolescentes.
Apesar de já estar na "melhor idade", com meus 60 aninhos, gosto muito de ler histórias como essa.
Não pela simplicidade do enredo, mas porque usam a fantasia, o lúdico e muitas vezes, para nossa alegria, há belas ilustrações. As personagens, uma neta e sua avó, que protagonizam a história, são cativantes e envolventes.
É uma narrativa agradável, com um ritmo fluido. Com certeza, vai agradar aos mais jovens e também aos mais velhos.
Nota: ?????

Raposinha 16/09/2021

Onde está o sono quando você precisa?
Muita gente se pergunta para onde vai o sono quando você precisa. Uma avó foi visitar sua neta e ao chegar a hora de dormir a garota percebe que sua avó perdeu seu sono, então ela resolve o buscar no reino dos sonhos! Miriam Leitão é a autora deste livro, sendo jornalista, escritora e defensora da natureza, ela criou muitos livros infantis em sua carreira! Fran Junqueira é uma ótima ilustradora e perfeita em Artes Virtuais, ela começou sua carreira com livros infanto-juvenis em 2013 e já ilustrou mais de 10 historias! Leia já e descubra onde está seu sono!

Gabrielle 28/01/2022

Fofo
Que leitura maravilhosa, toda ilustração e escrita é linda, o livro além lindo é fofo e em alguns momentos trás críticas construtivas sobre a correria que temos no dia a dia, os remédios que tomamos para dormir o excesso de telas. A abordagem do livro é linda, fiquei encantada com a leitura e ela é super leve!

TGN 12/09/2020

RESENHA FEITA POR GLAUBER

Você consegue dormir oito horas diárias? Melhor que isso, você está cuidando do seu sono com carinho e cuidado para que ele não fique desgastado, justificando o abandono dele futuramente? Sim! Os sonos possuem sentimentos e caso você continue maltratando ele desse jeito, ele pode lhe abandonar e você vai perder a oportunidade de sonhar coisas boas durante a noite.

Viajei um pouco? Na verdade, sim. Acabei de voltar de uma aventura até a terra dos sonos (SIM! Sonos e não sonhos) e estou maravilhado com as coisas que eu descobri por lá. Como assim uma viagem à terra dos sonos, Glauber? Miriam Leitão lançou recentemente um livro infantil muito legal e fofo, que se chama 'O Estranho Caso do Sono Perdido'. Nessa aventura infantil, uma garotinha fica preocupada com a sua avó que não trouxe o seu remédio para dormir e decide investigar os motivos da avó precisar de remédio tal atitude. O que aconteceu com o sono da vovó? Será que ele a abandonou de vez, ou será que ele tirou umas férias, por isso a vovó precisa de remédio para dormir?

Com ilustrações muito fofas de Fran Junqueira (quero um Sono Felpudo de pelúcia para mim), a história se desenrola em meio à terra dos sonos e faz com que o leitor (pelo menos, aconteceu comigo) reflita sobre os cuidados que damos aos nossos sonos. É uma forma divertida de fazer o leitor (adulto ou criança) refletir sobre algo realmente sério, pois a necessidade de um sono saudável é imensa (talvez, eu entenda bem isso, por não dormir bem rs) e fazer com que tenhamos “pequenos advogados do sono” para defender nosso sono futuramente.

Considero 'O Estranho Caso do Sono Perdido' um bom livro para crianças, pois, como se trata de uma obra infantil, a narrativa de Leitão possui uma leveza com as palavras muito interessantes, e ela constitui o seu enredo com referências a outras obras da literatura brasileira e com referências a realidade dos adultos, tornando-a mais rica. Como um bom livro para se ler para uma criança, avalio-o com cinco estrelas, pois é uma obra que cumpre muito bem a proposta de entreter crianças (pelo menos, ele entreteve a criança dentro desse corpinho de vinte e poucos anos) e traz todo um enredo fofo, carismático visualmente pelas ilustrações e reflexivo, de forma que qualquer pessoa pode acabar se apegando pela curta narrativa.

Observação: As ilustrações da Fran Junqueira são muito fofas!!!! Eu já falei disso? O.o

site: https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

Geane.Gouvea 06/10/2023

Este foi o primeiro livro, que leio da famosa jornalista Mirian Leitão, e descobrindo sua jornada nesse universo infantil.

Em "O estranho caso do sono perdido", seu quarto livro infantil pela editora Rocco, ela narra a aventura de uma menina e sua avó pelo mundo do sono, com um texto bem-humorado e cheio de imaginação, ilustrado por Fran Junqueira.

Nesse enredo, a avó vai dormir na casa da neta, que mora em outra cidade, e depois de lerem algumas histórias, ela não acha seu remédio para dormir.

Disposta a ajudar a avó, a menina a convida, para embarcar numa viagem pelo mundo do sono, que deve ficar em algum lugar dentro da imaginação.

Mas assim como a capacidade de dormir, a avó perdeu sua imaginação faz tempo! Resta a ela, e aos leitores, dar as mãos à neta e se deixar levar. E o que elas descobrirão no mundo do sono, e dos sonhos, ficará para sempre em seus corações, dia e noite.

Uma leitura leve e, com muitas aventuras.

Gostei e recomendo! ?

Ani 04/02/2017

Eu conhecia a Jornalista Míriam Leitão e mesmo sabendo de seus livros, nunca tive a oportunidade de ler alguma obra dela. Quando fiquei sabendo do lançamento da nossa parceira Rocco, fiquei louca para conhecer esse lado da autora.

Míriam que já recebeu o prêmio FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - de revelação com a obra A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos, nos presenteia com um livro doce e bonito.
O Estranho Caso do Sono Perdido conta a história de uma menininha cheia de imaginação que ajuda a sua avó agitada, a tentar solucionar o problema do sono perdido.
O livro foi ilustrado por Fran Junqueira e traz retratos dos momentos escritos pela autora, o que é uma graça.

Eu que sou uma mega fã de livros infantis, fiquei muito satisfeita com o trabalho feito. Primeiro por ser uma história leve, daquelas que se ler antes de dormir, aliás, é ideal para isso... Segundo por é lindinho demais.
A mensagem que a autora traz para as crianças e também para os adultos é mega valida e com certeza deveria ser repassado para frente. Não sei se você sabe, mas existe um mundo dos sonos e pelo o que parece, nós - os adultos - estamos deixando ele de pernas para o ar! É interessante como uma leitura pode nos mostras o quanto de importância damos para coisas insignificativas.
Miriam dedica o livro para uma de suas netas, será que ela perdeu o sono e teve que contar com a ajuda para achá-lo?
O Estranho Caso do Sono Perdido é um ótimo livro para presentear uma criança amiga.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/01/o-estranho-caso-do-sono-perdido-miriam.html