Piratas!

Piratas! Celia Rees

Resenhas - Piratas!

jacky 30/10/2015

Adorei foi um dos meu melhores livros já lidos.

Carol 04/07/2021

Melhor livro sobre piratas
Eu li esse livro quando tinha 15 anos e li ele em 2 dias, ele bem tranquila, cheio de plot twists e bastante aventuras.
O livro retrata bem a vida dos piratas, os navios negreiros, racismo e o machismo da época. A duas protagonista são perfeitas e os demais personagens são bem escritos.

Fernanda 01/10/2019

Piratas mulheres à vista!
Mesmo não sendo o público alvo, sempre me interessei por aventuras infanto juvenis. Este livro chamou a atenção pela capa e pelo curto texto no verso, principalmente por tratar de mulheres piratas, algo verídico, mas pela peculiaridade do conceito, é normalmente ignorado por autores em tramas mais sérias.

Falando de pontos positivos, a princípio, o contexto e as descrições do mundo são autênticas, com certeza houve uma pesquisa a fundo pela autora, de escrita já experiente. A misticidade de alguns personagens e objetos também pareceu um acréscimo interessante. Como uma história para puro entretenimento, as aventuras de Nancy e Minerva são divertidas de se acompanhar e do leitor torcer pelo melhor às duas, mesmo que não haja um senso real de perigo. Em seus melhores momentos, senti uma leve crítica e ironia da autora, ao descrever as situações com os escravos e com o fato de Nancy ser mulher.

Os maiores problemas aparecem quando se fala de ritmo e lógica narrativas e desenvolvimento de personagem. Algo que me incomodou em quase todo o livro foram diálogos e ocorrências importantes recortadas entre descrições de passagem temporal, o que não passava sensação de fluidez, de naturalidade, acarretando momentos anti-climáticos. Por exemplo, em trechos de tensão ou ação, inclusive a do diálogo na parte de trás do livro, foram finalizadas com a protagonista desmaiando ou descrevendo vagamente as "lutas", que sempre eram finalizadas sem descrições detalhadas e de maneiras nada satisfatórias, em que Nancy nunca tomava iniciativa. Além disso, também desafiador é a maneira como a autora faz parecer que viajar o mundo em poucas semanas em barcos de madeira é uma tarefa fácil.

O que leva ao segundo ponto menos explorado, as personagens. A protagonista Nancy não tem carisma ou aprendizado ao longo do livro, apenas é levada de acordo com as situações "impostas" a ela pelos outros. Tenho a impressão que Minerva, sua companheira de viagens, é a verdadeira protagonista e Nancy apenas um "Watson". Fora elas,William, o interesse romântico de Nancy, a mãe de Minerva e em parte, Bartolomeu, o vilão brasileiro, valem a pena mencionar. O romance adolescente de William e Nancy não fede ou cheira e nem se desenvolve, surgindo como elemento necessário em um livro deste gênero, assim como o vilão, que existe para exercer seu papel, descrevendo uns estados brasileiros para mostrar que sim, ele é brasileiro. Em resumo, personagens sem camadas, mas mais decepcionante é o triste fato da autora ser incapaz de tornar estes secundários ao menos carismáticos, como a obra clássica do mesmo gênero "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson.

Enfim, no começo de tudo, antes de Nancy e Minerva embarcarem, estava ansiosa para que fossem ao alto mar para que a verdadeira história começasse, mas ao final, percebi que as coisas mais interessantes aconteceram fora de um barco, e que talvez esse seja o maior pecado do livro.

No entanto, a capa e diagramação interna são bem feitas e muito bonitas. Pela temática específica e paixão da autora, recomendaria para quem quer ler uma história de piratas sem muitas pretensões, seja criança ou adulto.