Passagem para a Escuridão

Resenhas - Passagem para a Escuridão

Crônicas Fantásticas 14/09/2020

Passagem para a Escuridão: Livro Um
Resenha por Brena Gentil

Título: Passagem para a escuridão: livro um / Autor: Danilo Sarcinelli / Gênero: Dark Fantasy / Páginas: 318 / Ano: 2016 / Nota: 4 / 5

Reino da Tibéria, Ilha de Cipria. A família Dante, sob a fé no deus-sol Ravi, reina pacificamente após a derrota da Legião Negra do demônio Arkmal. Até que César Dante, filho do Rei da Tibéria, comete um ato violento de extremo fanatismo religioso contra membros da família Martino, aliados da família real, e segundo ele, seguidores do demônio.

César foi exilado, e a Tibéria prosperou por dez anos de paz. Durante seu exílio, a herança do trono tornou-se uma possibilidade ao protagonista, Lúcio Dante, neto do Rei Augusto Dante; porém Lúcio não se interessava pelos assuntos da realeza, desejava somente ter uma vida comum e cultivar o amor de Pandora.
Às vésperas do aniversário de Lúcio Dante, César retorna à casa. Tal fato é acompanhado de atentados e mistérios que abalam a paz do reino; e um presente sagrado dado por César a seu pai faz com que as máscaras caiam e os objetivos de cada personagem sejam revelados.

“A sede de poder e ambição são venenos para a alma.”

A premissa de “A Passagem para a Escuridão” é simples, até demais. Há somente uma religião, e diferente de nosso mundo real, lá as entidades religiosas existem, são concretas. O que torna a trama complexa é o leque de personagens que Danilo conseguiu construir para dar suporte às intrigas palacianas. A linha entre o bem e o mal é tênue e, mesmo que não concorde com algumas atitudes, há sempre uma motivação que gera empatia ao leitor por (quase) todos os personagens. Como é uma história de alta fantasia, é de surpreender que o autor consiga criar o mundo de forma tão realista, sem forçar o leitor a imaginar conceitos muito distantes de sua vivência.

A escrita de Danilo é segura e de um vocabulário equivalente à ambientação da estória. A narrativa é em terceira pessoa, onisciente, e por diferentes pontos de vistas. Ao mesmo tempo que tal artifício ajuda a compreender melhor a trama, tira um pouco do suspense para o leitor. Esse artifício também ajuda a nos aproximar de personagens secundários, eu mesma me apeguei mais a Marco e Diana que aos protagonista e antagonista. Algumas passagens são bruscas, além de nem sempre haver pistas para os plot twists seguintes. O livro é dividido em três partes: as duas primeiras são lentas, e a última, “Céu Carmesim” é pura ação e revelação. Essa lentidão é comum em primeiros volumes de qualquer saga, pois há a necessidade de apresentar o mundo e os personagens (que são muitos aqui); aposto que o próximo e último volume, que será lançado em breve, terá um ritmo mais frenético, pois os ganchos estão perfeitamente construídos nesse primeiro livro.

Neste primeiro volume temos um mapa do mundo e as árvores genealógicas das famílias; o leitor vai precisar desse guia de parentesco, certamente. Vou além: aconselho ao autor, caso ainda dê tempo, de no segundo livro pôr um breve glossário com cada personagem e o que aconteceu com cada um no primeiro volume, sempre de forma resumida, apenas para estimular a memória do leitor. Caso não seja possível fazer isso, visto que o livro deve sair do forno em breve, pode-se usar as redes sociais para posts com esse intuito.

Aproveito o espaço para lembrar a você, leitor que estará na CCXP, que Danilo Sarcinelli estará presente de 6 a 9 de dezembro. Você também pode adquirir o ebook na amazon!

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2018/11/12/813/

Nilton Alves 16/02/2020

Uma Dark Fantasia de tira o fôlego.
Uma história envolvente, com muita ação, drama, lutas e intrigas. Com personagens cativantes. Aqui temos a luta entre Tio e Sobrinho pelo trono. Além disso temos o forte crescimento de adoradores do Demônio Arkmal e sua Legião Negra que a muito tempo atrás foi derrotado pelo herói Constâncio.

Também temos a descobertas de segredos macabros que mudaram a vida de Lucio Dante para sempre.

site: https://eumeuslivrosevoce.blogspot.com/2020/02/resenha-do-livro-passagem-para.html?m=1

Rafael 30/10/2019

Instigante.
Passagem para a Escuridão, livro 1, não sei por onde começar, assim como não soube como controlar minha ansiedade ao decorrer do livro. Tudo começa já com um grande ar de conspirações e lendas, essas envolvendo de forma mais direta, Lúcio e César, um almejando uma vida a seu modo e outro o poder e a realeza. Assim como nas lendas de Ravi e Arkmal, Tibéria também passa por momentos conflituosos, que com o decorrer dos eventos o leitor se pega cada vez mais submerso na trama, tentando entender até onde a lenda pode se tornar realidade.

Já falando um pouco da construção de mundo, temos um prato cheio para amantes da história Romana, que nos encanta a cada detalhe que nos é passado, na cultura, militarismo e política.

Nesse livro um, nos é apresentado um mundo parecido com o nosso, mas com o toque majestoso do @danilosarcinelli , assim como nos personagens, os mistérios são apresentados e revelados somente na hora e na medida certa, tornando a leitura tão prazerosa quanto empolgante, certamente o volume dois ainda será devorado esse ano !!!

Diego.Chronos 26/03/2019

Um ótimo livro
Uma trama que começa com um ar simples e vai ganhando grandes proporções, e uma reviravolta na história do protagonista Lúcio que dá um peso. Possui muitos personagens carismáticos. A leitura é super gostosa, fluida e veloz.
Vale a pena demais a leitura.

Brena 21/12/2018

Resenha po Crônicas Fantásticas

“A sede de poder e ambição são venenos para a alma.”

site: https://cronicasfantasticas.com/2018/11/12/813/

Anelise 30/06/2018

Resenha Passagem para a Escuridão
Passagem para a Escuridão conta a história de Lúcio Dante, que faz parte da linha sucessória do Reino da Tibéria. Ou seja, Lúcio é um príncipe.
Ele é órfão de pais, sendo criado pelos os avós. Sua mãe morreu no parto e seu pai sofreu um acidente no mar antes dele nascer.
Ele está prestes a atingir a maioridade e descobrir muita coisa sobre si mesmo.

Dez anos antes, seu tio e também príncipe, César Dante, acusou a família Martino - que é uma das famílias mais importantes do reino e também o Pai de Lúcio é um Martino - de ser adoradora do Demônio, mandando-os para a fogueira. Em meio a confusão em praça pública, Lúcio quase foi morto e seu tio foi exilado por seu avó e rei: Augusto Dante.
Porém Augusto percebe que seus dias estão contados e com o aniversário do princípe Lúcio chegando, aproveita a ocasião para trazer o filho de volta a Tibéria.
Lúcio é um jovem cheio de energia e com muitos sonhos, a começar que não tem pretensão de subir ao trono, então ele acredita que poderá ser livre e casar com quem quiser. Ele está enamorado com um das criadas - e amiga de infância: Pandora.
Eis que a partir daí, como todo livro é, começa a treta. Lúcio tem sonhos estanhos, em que um demônio o chama para seu destino e ele não entende bem o que é. E existem pessoas que querem acabar com a vida de Lúcio.

César Dante retorna do Exílio e traz consigo um artefato famoso: O Grimório de Constâncio. Constâncio foi um herói que utilizou o grimório - que lhe foi dado pelo Deus do Sol Ravi - para confeccionar uma espada que fosse capaz de derrotar o demônio Arkhmal. E com isso, César quer provar que é merecedor de suceder o trono.
Muitos ficam felizes com o retorno de César, especial a rainha Lívia Armina, que acha que tudo o que aconteceu uma enorme injustiça.
Mas, claro, nada segue da forma como a gente espera. Primeiro que César não é lá flor que se cheiro, ou melhor, ranço define apenas! Segundo que tem um enorme plot twist sobre a real origem de Lúcio, que muda totalmente sua percepção sobre a situação dele. Só não posso contar, porque é realmente algo importante e que tira uma certa graça do livro, mas eu fiquei chokita quando aconteceu.
O livro se divide em três partes: A Águia Dourada, Noite de Festa e Céu Carmesin. E cada uma delas conta uma parte da história, sendo a primeira uma apresentação, contando sobre o universo em que a história se passa, sobre o Lúcio, Pandora e outros personagens, que são todos muito cativantes, especialmente a Diana e do Marco. (Best canal que eu shippo mesmo!)
E claro, por se tratar de uma trilogia provavelmente, nada terminou aqui. Alias, mal começou. Então, tem muita coisa ainda para acontecer, mas posso dizer que sim estou uma guerra e o Lúcio vai ter que brigar pelo trono.
A edição do livro é linda, tanto a capa quanto a diagramação. E a escrita do Danilo é bem fluida, dá para ler tudo de uma só vez e sem se enrolar muito.
Admito que só fico um pouco perdido em meio a tantos personagens, eu vários vezes tinha que forçar minha memória para lembrar quem o tal fulano. Mas, isso é coisa característica deste tipo de livro mesmo, eu é que não sei lidar com um penca de personagens de uma vez.
Eu amei conhecer esta história e sim estou ansiosa pelo que vai acontecer. Quero treta, quero guerra, quero luta! É isso!

site: http://zodiacane.blogspot.com/2018/06/resenha-40-passagem-para-escuridao.html

Hobbit na Toca 13/02/2018

Um YA audacioso!!
Hoje trago mais uma resenha de mais um livro que me deixou acordada até uma da manhã porque eu queria saber desesperadamente como era o final. Passagem Para Escuridão é o primeiro livro de Danilo Sarcinelli.

Antes que eu comece a dar minha humilde opinião sobre este livro, preciso contar uma coisa. Algo que provavelmente vai dizer muito sobre o que eu achei do livro de forma bem rápida: eu comecei e terminei de ler esse livro em um único dia.

A história tem o maravilhoso dom de te agarrar e te sugar para dentro da narrativa, com capítulos gostosos e rápidos de serem lidos. Eu não tenho absolutamente NADA do que reclamar da escrita do Danilo, sua maneira de conduzir a historia foi um ponto chave para mim no enredo.

Sobre a história em si: somos apresentados a uma família real que mantem seu reino em paz durante muito tempo, porem ninguém... eu repito, ninguém nessa história é o que parece. Os personagens tomaram decisões e revelaram coisas que eu não estava esperando, mais de uma vez.

Sobre o protagonista eu poderia dizer simplesmente que estou apaixonada por Lúcio Dante, se não fosse o Marco roubar ainda mais meu coração. Lúcio é um príncipe que já pode ser considerado um adulto, porem ele carrega (na minha opinião) muitos traços ainda de um menino cheio de sonhos e foi muito bonito acompanhar seus pensamentos apaixonados. Mas não podemos esquecer que esta é uma dark fantasy e as coisas podem terrivelmente mudar. E como me surpreenderam...

Já Marco e Diana, que são personagens secundários com muita importância, foram com quem mais me identifiquei como pessoa mesmo. Eu sou a junção da timidez de Marco com a vontade de D de sair por ai e manejar espadas como os meninos fazem. Não posso negar que torci o livro todo para que os dois tivessem algum romance.

Acredito que o livro esta na categoria YA(Jovem adulto), mas não se deixem enganar. Danilo escreveu uma cena em particular que me fez fechar os olhos e tentar afastar a cena o mais rápido possível da minha imaginação.

Uma das minhas coisas preferidas também foi a própria religião e mitologia do mundo. Um livro onde a religião não esta la apenas de enfeite ou apenas para deixar o mundo mais complexo, ela interfere totalmente na história. Isso me fez ficar muito empolgada para conhecer mais dessa religião no próximo livro.

Eu amei esse livro e ele me deixa uma promessa gigante para o próximo livro! É audacioso e me surpreendeu de verdade! Mal posso esperar pelo segundo volume, que acredito ser a conclusão.

PS: Eu AMO essa capa! AMO!

Rafael.Ferreira 10/02/2018

Resenha por Estante Nacional
-- "Por que se submete as fraquezas da carne, quando a morte fervilha em seu espírito?" --

Desculpem a falta de termos técnicos, mas vou tentar resenhar o que li da escrita fo#@ de Danilo Sarcinelli. A qual virei fã. Resumo? O cruzamento mágico de personagens, enredo e sensibilidade humana dentro de uma fantasia.

Nosso continente principal é a Cipria e o maior palco desse livro é o reino de Tibéria. Palco principal dito, temos outros reinos explorados e que conversando com o escritor terão papel mais forte nas próximas histórias. O nosso mundo aqui vive em paz, e como uma boa história temos no passado uma longa guerra. Esta foi entre homens e demônios. Sim, não temos bem e mal aqui. Temos de um lado os demônios e seu mestre Arkmal que é um personagem importante a trama e do outro lado temos os humanos e suas buscas por paixões, ego, ética, trono, vingança ou simplesmente caos.

No início li o livro pensando que acompanharia Lúcio Dante e sua jornada. Talvez um jovem príncipe com poderes do bem para lutar contra o mal. Aff, eu cai do cavalo e fiquei mais perdido que amendoim na boca de banguelo. Isso é bom. Muito bom. Lúcio é um personagem entre tantos que Danilo criou. Vivos. Cheios de personalidades, desejos, falas, temperamento, planos. Tudo. Sério. Desde que li a saga de Fitz Cavalaria (Robin Robb) não havia me sentido próximo de um ou outro personagem. E as mulheres? Meu. Gente, sério. Temos um dos melhores livros de fantasia onde as protagonistas dão um show a parte. Pandora, Diana, Livia, Lis e muitas outras são princesas, plebéias, apaixonadas e apaixonantes. Mortais, assassinas e criadoras de planos maquiavélicos. O livro é orientado a pontos de vista, o que facilita muito nesse processo de aproximação ou ranço de alguém.

A paz do reino na primeira parte. A ingenuidade dos personagens e até a rotina comum de um reino nos engana. Estamos sob um queijo suiço, cheio de furos. Temos grupos de personagens tramando desde a busca pelo trono até a abertura dos portões do inferno.

-- "As lágrimas cegaram o príncipe por um breve momento, breve demais" --

Se não bastasse essa dramaturgia em um reino. Temos uma religião fortíssima e única na história até agora. Com traços de catolicismo, nossos personagens não adoradores dos demônios são fiéis ao Deus do Sol e da luz Ravi, que não dá as caras em nada. O que contribui para o clima ficar tenso a cada página. Calma, tem mais. Temos até mesmo uma pega "policial", investigativa aqui. Isso me foi muito novo, deu muito movimento e ação ao livro.

Para os críticos de plantão, o Danilo aqui cria nomes muito nacionais ou quase, logo, aquele lema de brasileiro faz cópia do que tem lá fora, cai por terra. E as métaforas? Frases como fugiu como um cão com o rabo entre as pernas e com uma mão lhe dou, com a outra lhe tiro. Com certeza voce já ouviu isso.

Temos aqui um trabalho desde a fisiologia dos povos até a fina arte de nos inundar com os pensamentos de cada personagem. Eu li pensamentos do passado e presente como se fosse a própria mente humana, que não tem controle, apenas vive realmente. Isso trouxe um grau de seriedade enorme aos enlaces dos personagens. A descrição do reino é linda e agrada a todos. Paisagens, lugares pobres. Estalagens famosas para aconchegar ou se propor a morte de alguém.

Dentre as fantasias que já li na vida, Passagem para a Escuridão ganhou um lugar especial para mim pois me trouxe a sensação de sair de onde estou e sentir um mundo rico de personagens e dramas dentro das páginas. Como disse, não gosto de comparações. Gosto de aquisições, e para essa vida, pretendo ler todos os demais livros que voce lançar Danilo, pois sua escrita é de uma destreza magnífica.

Pontos negativos? Não tem. O livro se fecha muito bem assim como deixa muitas pontas para os próximos. Erros? Uma palavra apenas que confidenciei ao escritor e na boa, só fiz isso pelo meu papel de leitor atento e iniciante na arte de resenhar.

O nosso autor pode fechar a obra de forma bela, ou encarar o desafio de engrandecer isso a partir de elementos que o mesmo criou e tornar a saga mais complexa do que já é, mais épica e mais inesquecível. Qualquer decisão que o mesmo tome, será bem vinda, de verdade. Quem diz isso é minha imaginação já ansiosa perante várias possibilidades que vislumbrei ao término do livro.

Recomendo a todos os amantes de fantasia adulta. Venha sofrer, se angustiar, sorrir, se emocionar e principalmente, amar uma história. Não esquecendo claro. Danilo, livro 2 na minha estante para ontem por favor. Passe a conta no PV.

Acervo do Leitor 02/02/2018

Passagem para a Escuridão de Danilo Sarcinelli | Resenha
Sangue. O vermelho que nos une. Por mais que alguns aleguem que uma “família” se forma através de afinidades e escolhas, a verdade é que sempre será o sangue que corre nas veias que a definirá. Como uma doença que nos marca na infância e carregamos para o resto de nossa vida o líquido rubro que corre em nosso corpo nos definirá, quer queiramos ou não. Seu sangue, sua família e seu lar, aquele local que sempre irá te receber mesmo quando você não fizer por merecer. Essa obra é sobre uma lar, o Reino da Tibéria, e sobre o sangue que corre nas veias de uma família, os Dante. Sobre como o líquido da vida pode queimar corações e mentes até se tornar negro como carvão. E quando a escuridão chega, infecta à todos.

“A consciência, meu filho, é como a luz. Ninguém a nota, no entanto, ela ilumina a tudo.”

A coroa pesa sobre a cabeça do já fragilizado Rei Augusto Dante. Possuidor de um espaçoso e pacífico reino que já não consolam um apertado e atormentado coração. Com um herdeiro candidato ao trono fraco e destemperado, César, uma filha, Flávia, que há muito se foi ao dar a luz a seu sobrinho Lúcio, e uma esposa Lívia distante devido as suas atitudes, o sangue que corre em suas veias anda fervendo e o pressionado em demasia. Tibéria, seu reino, encontra-se em paz. O grande conflito entre luz e trevas, entre a humanidade liderada por Constâncio e sua espada Solar contra o demônio Arkmal, e sua espada Caos, se tornaram apenas histórias do passado. Um conflito que deixou destruição e marcas para trás mas adoradores pela a frente. Existem certas necessidades pecaminosas que apenas o mal pode proporcionar. E este, que sempre habita em nossos corações, em alguns faz uma morada maior. Adoradores de Arkmal clamam por poder e sua volta, mas esbarram na fé e na inquisição comandado pelo príncipe César. Porem o ódio e o zelo pelo que se acha certo podem cegar da mesma forma. E todos cobram sua “visão”. Em sua jornada destemperada César visava o trono, mas acabou encontrando apenas o exílio proporcionado por seu pai Augusto.

“César viveu tanto tempo sob a sombra da mãe que passou a acreditar que não pode se queimar ao sol. ”

expectativa pesa sobre a cabeça do sonhador Lúcio Dante. Sua mãe morrera no parto, e ele cresceu com seu avô, o cansado Rei Augusto. Esperanças são derramadas sobre seus jovens ombros que ainda completarão dezoito anos. Alguns veem nele o futuro do reino, mas ele só tem olhos para mulheres. O vivo sangue que corre em suas veias, que constantemente esta sendo bombardeado para cima e para baixo, em breve irá escurecer. Um passado que ele desconhecia está chegando para assombra-lo. A mesma voz que sussurra desejos em seu coração também clama por poder. Arkmal está voltando. Há um silêncio de calmaria que precede o esporro em Tibéria. César está retornando do seu exílio forçado trazendo um artefato que pode abalar o mundo e clamando pelo trono. Rei Augusto, com seu coração e vida por um fio, está com problemas em escolher seu sucessor. Existem conversas e rumores nos corredores do palácio sobre ameaças de invasões. Entre desejos frustrados e atentados concretizados Lúcio terá que amadurecer antes de envelhecer. O dever o chama, assim como a escuridão. Qual clamará mais alto em suas veias?

“Demônios que se escondem sob a pele de homens e se aproveitam do desespero, desesperança e da ganância humana. ”

SENTENÇA
O autor Danilo Sarcinelli fez uma aposta arriscada. Um livro repleto de tramas truncadas e “intrigas palacianas” mas voltado para o público YA (jovem adulto). Uniu a jornada de auto-conhecimento, desamores e questionamentos morais de um jovem de 17 em uma trama densa, madura e por vezes pesada. Diálogos em detrimento da ação. Entre um amadurecimento precoce de seu público jovem-adulto ou um leve “rejuvenescimento” de um público consumidor mais velho, talvez tenhamos um impasse. Será que ambos conseguirão absorver a qualidade desta obra em sua totalidade? Por vezes queremos uma soda limonada para nos refrescar, as vezes um bom vinho tinto para nos aquecer, mas raramente os dois ao mesmo tempo. Sem dúvida um livro interessante e ambicioso. Alguns afirmam que o mundo é dos ambiciosos, outros, que ambição demais corrompe a alma. O que clama aos ouvidos deste jovem, talentoso e promissor escritor? Arkmal e seu Ego negro inflado ou apenas a “fome” de se firmar como um dos grandes escritores desta nova geração da Literatura Fantástica Nacional? Os dois caminhos estão abertos para o Danilo(autor), assim como estão abertos para seu protagonista Lúcio Dante, qual trilha ele vai escolher em um futuro próximo? Só aguardando o segundo volume desta série, literalmente, para saber.

site: http://acervodoleitor.com.br/passagem-para-a-escuridao/

Lucas.Machado 21/12/2017

Passagem para a Escuridão: uma fantasia medieval que lhe põe entre o bem e o mal
O livro “Passagem para a Escuridão”, escrito pelo autor brasileiro Danilo Sarcinelli, nos leva a Tibéria, um reino pertencente a ilha de Cipria, um grande pedaço de terra em meio ao Mundo dos Homens. A paz, até então, reinava para todos os tiberianos por 10 anos, mas nem sempre foi assim, justamente no período anterior a este quase houvera uma guerra civil iniciada por uma atitude, no mínimo, fanática do príncipe Cesar Dante, herdeiro do trono e filho de Augusto Dante, atual rei da Tibéria, que condenou ao fogo os primos do grande aliado da família real, os Martino, por culto aos demônios, o que gerou um grande desacordo entre as duas famílias, mas que foi resolvido após o exílio do presunçoso príncipe.

O nosso protagonista, príncipe Lúcio Dante, é neto de Augusto Dante e da rainha Lívia Armina, o mesmo cresce em um ambiente privilegiado, porém carrega consigo o peso da morte de sua mãe, Flávia Dante, durante o parto que lhe concedeu a vida, e também de seu pai e filho do conde Sila Martino, Sávio Martino, que beijou a morte durante uma viagem de barco. Pelos olhos de sua avó, Lívia, Lúcio é o responsável pela morte de sua mãe, por isso a mesma nutre um sentimento dúbio com relação ao mesmo, justamente por isso ela se apega ao único filho restante, César, que retorna do exílio após 10 anos. Esse retorno trás consigo muitos episódios que de coincidência não possuem nada, como o atentado a vida de Lúcio, que desacorda e parte para o mundo dos sonhos, ou melhor, dos pesadelos, pois o mesmo se encontra com um misterioso demônio que lhe dirá mais sobre o seu destino…

“Devia ter uns dois metros de pura monstruosidade. Sua pele era de cinza doentio, esticada sobre músculos esguio. Tinha garras afiadas nas mãos e pés e nem um fio de cabelo sequer. Sua face era dura e angulosa, com olhos tão negro quanto poços de piche. Da fronte projetavam-se chifres retorcidos de Touro e uma tanga marrom lhe cobria o sexo.”
O exilado César se apresenta enquanto vilão para esta história, pois o mesmo não se conforma com a sua sentença e nem com a aproximação do pai, rei Augusto, para com o príncipe Lúcio, porque isso o distância ainda mais do trono, que é sua maior ambição até então. O grande problema de César com seu sobrinho também tem haver com a sua linhagem, pois o Lúcio também possui sangue Martino, e seu tutor é Maximiliano Martino, irmão de seu pai.

Justamente por possuir tal linhagem, seu fanatismo religioso e sublime a Ravi, o bom deus desse universo que nos é apresentado, o impede de se aproximar de qualquer Martino, que para ele está mais próximo de Arkmal, o Senhor das Trevas deste universo que fora isolado no submundo por anos, tendo os registros de tais batalhas no Grimório, o livro sagrado e perdido até sua volta.

“A verdadeira escuridão que espreita o coração dos homens é a abulia e o vazio moral.”
A paixão de Pandora, serva da realeza, por Lúcio, príncipe da Tibéria, é recíproca, porém o amor de ambos é proibido justamente por essa distância entre seus status na sociedade. A palavra “status” descreve bem as relações entre as instituições, as poderosas famílias e a igreja, essas três referências possuem interesses específicos não apenas enquanto unidade, mas também enquanto indivíduos.

A trama de “Passagem para a Escuridão” se passa justamente nesses conflitos de interesses entre todos os personagens, não sendo aconselhável se apegar a nenhum deles, pois a reviravolta é inevitável e o autor deixa isso bem claro na terceira parte, intitulada de “Céu Carmesim”, em que a volta do príncipe César é o estopim para o fim da paz, o seu presente para o seu pai e para a Tibéria, ou melhor, “Cavalo de Troia”, faz com que cada máscara caia diante dos olhos do leitor, mostrando a natureza humana de cada personagem em sua forma mais real possível.

O jovem Lúcio é o grande centro desses conflitos, porém mistérios sobre sua origem, a morte de seu pai e sobre seu destino são revelados no livro, fazendo com que o mesmo fique entre a luz e as trevas por assim dizer, tendo que abdicar da visão condicionada pelo seu tio, Pandora e Augusto como era até então, necessitando adquirir uma independência e um amadurecimento precoce em meio as circunstâncias que lhes são apresentadas durante os recentes episódios, incluindo o assassinato de pessoas próximas, que participaram de sua jornada. Mas afinal, qual será o caminho que Lúcio irá escolher? Viaje até a Tibéria e aventure-se em “Passagem para a Escuridão”.

“Sua vida até aquele momento havia sido um lindo sonho de luz e de paz. Não passava de uma fantasia, uma ilusão. A dura realidade desabafa com um balde de água fria em cima de sua cabeça. O futuro dali em diante seria uma trilha escura cercada por sombras nefastas”.

site: https://medium.com/revista-subjetiva/passagem-para-a-escurid%C3%A3o-uma-fantasia-medieval-que-lhe-p%C3%B5e-entre-o-bem-e-o-mal-619363d83cce

Vanessa Boedermann 30/10/2017

Passagem para a Escuridão | Blog Corredora Literária
Livro de estreia do autor Danilo Sarcinelli, simplesmente sombrio e intrigante.
O Danilo consegue mexer com nossos sentimentos já nas primeiras páginas. Segurança na escrita que nos envolve completamente, muito bem detalhado sem prolixidade.
Sabe aquele livro que no decorrer da leitura você se pega sorrindo? Pois é o caso desse livro.

"A verdadeira escuridão que espreita o coração dos homens é a abulia e o vazio moral"

Entramos na Tibéria onde acontecimentos macabros acontecem.
Um grande e maléfico mistério permeia duas famílias reais no reino da Tibéria.
Haverá uma guerra civil e disputa pelo trono entre os príncipes e para entender o porquê você terá que ler!

Somos apresentados a vários personagens, muito bem trabalhados com suas subtramas.
Há muitas intrigas familiares, romances, fanatismo religioso, seitas demoníacas e rituais.
Sentimentos e valores pessoais são bem explorados em cada personagem.
Um objeto misterioso terá muita importância na trama.

"O bom pastor faz suas ovelhas acreditarem que escolhem o próprio caminho."

Lúcio é o personagem "principal", passa por uma situação difícil na infância. Ele se mostra muito forte durante todas as descobertas sobre si e sua família. Será que ele permanecerá assim no livro dois? Vamos aguardar!
Há um plot twist na trama que realmente me pegou de surpresa.

Pontas soltas ao final que deixam belos ganchos para o livro dois.
O livro é dividido em três partes, cada qual com onze capítulos, o que facilita a divisão de leitura também.
Nas páginas finais temos o mapa da Cipria e as árvores genealógicas das famílias.
Leitura fluída, rápida e muito gostosa.

Sentença
Se você tem medo de assuntos relacionados a demônios e rituais leia esse livro! Sim! Leia!
Antes de iniciar essa leitura estava apreensiva com relação ao assunto tratado e até a capa com o demônio Arkmal me perturbava e simplesmente me apaixonei pela trama.
Em muitas partes do livro parei para uma reflexão pessoal.
Entrou no hanking dos melhores livros que li até agora.
Não posso falar muito mais coisas para não dar spoilers, só posso dizer uma coisa, leia!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Diogo.Andrade 27/08/2017

Recomendo!
Com uma escrita fluida, hábil e segura, Danilo Sarcinelli nos conduz através de um mundo incrível onde o bem e o mal se confundem em uma trama de intrigas e busca por poder. As trocas de ponto de vista e diversos personagens nos presenteiam com diálogos interessantes e informações relevantes sobre suas motivações. Outro aspecto muito interessante da história é o papel que religião e lendas têm, servindo de fio condutor para a grande ameaça que vai se construindo. Recomendo!

Aglainir 13/08/2017

Resenha Passagem para a Escuridão
Despedindo-me, por enquanto, da Tibéria. Com certeza voltarei a visita-la no volume dois do promissor livro Passagem para a Escuridão do promissor autor Danilo Sarcinelli. Uma boa história de fantasia, muito bem escrita e competentemente conduzida pelo escritor, que nos relata a saga do jovem nobre Lúcio Dante. Honesto, puro e ingênuo. Que sonha em viver intensamente seu grande amor com Pandora. Mas, que sofre com as malícias e orquestrações de homens e parentes inescrupulosos que só pensam em poder e que luta contra um mal ancestral que tenta, a qualquer custo, leva-lo para o caminho das trevas.

Andre Luiz 08/08/2017

Uma Passagem para a Iluminação!
Acabei o livro. Tive um tempo de iluminação ao ler "Passagem para a Escuridão" de Danilo Sarcinelli.

Comecei sem pretensões, quando dei por mim estava rendido, querendo avançar na trama. Tão imerso estive que freei, não queria que o livro terminasse rápido demais.
Chegou ao fim e eu percebi que não terminou, vem mais pela frente. Que bom!
Quando vier o segundo livro, quero de novo. Assim a gente espanta as densas trevas do tédio e conhece em ricas palavras um pouco mais da Tibéria.

Aplausos! Parabéns Danilo!

André Luiz

allanfrancis.salgado 05/08/2017

UMA TRAMA ENVOLVENTE E MALICIOSA. UM LIVRO PARA SER DEGUSTADO E PENSADO.
Bom confesso que intrigas não é o meu ponto forte e partindo daí o livro do Sarcinelli sairia perdendo, mas ele soube colocar cada intriga em seu devido instante e com sua riqueza própria. Seu livro é daquele que vai acelerando o leitor aos poucos até ele se ver imerso na estória como um todo. O sistema de pontos de vista é utilizado com maestria pelo autor e enriquece o conteúdo. Estamos vendo a preparação para algo maior que ocorrerá no próximo ou próximos livros e que desperta a curiosidade. Detalhe gostei muito do Inspetor Diocleciano. Parabéns Danilo e obrigado por nos presentear com este agradável e excelente livro.